terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Investimentos do IL3

Olá investidores,

Antes de mais nada, quero desejar um feliz 2018 a todos! Faz bastante tempo que não posto aqui, né? Confesso para vocês que estou sem ânimo e motivação, cada vez mais sugado por esse buraco negro que é o Bostil...

Eu já "aceitei" que a República das Bananas é e sempre será essa coisa escrota. O meu cotidiano está cada vez mais f-se, como isso aqui nunca vai mudar mesmo, eu estou tentando ser o mais despreocupado possível nessa questão. 

Sem esquecer, é claro, do meu plano de imigração... De toda forma, hoje quero falar de como andam meus investimentos, e essa nova "filosofia" também foi aplicada para eles! Querem exemplos?

Antes eu fazia um acompanhamento minucioso de todo o meu patrimônio, já atualmente eu estou muito mais relaxado em relação a isso, principalmente pelo fato de estar enviando cada vez mais dinheiro para os EUA.

Vejam só, antes eu tinha várias planilhas do ADP, que são excelentes por sinal, e agora deixo tudo registrado em um simples bloco de notas. Analisando friamente, qual é a diferença?

Não acompanho mais o recebimento de proventos, eu fiquei praticamente três anos conferindo os valores e sempre bateu tudo certinho, por qual motivo esquentar a cabeça com isso?

O meu "novo" jeito de investir é esse, e tenho certeza que vocês estão bem curiosos para saber como anda a minha carteira de ações, principalmente a americana, não é? Pois então, compartilho com vocês um print diretamente do site da DriveWealth, mostrando a valorização atual dela.


Como vocês devem ter reparado, a minha carteira de ações está performando muito bem, com destaque para Microsoft e Union Pacific. O destaque negativo é a AT&T, tendo em vista que a Colgate-Palmolive está praticamente no 0 a 0...

Vejam que muitos ignorantes disseram que o mercado americano estava "esticado", e eu, e muitos outros blogueiros, estamos tendo resultados excelentes até o momento!

O ideal é sempre ir contra a manada, vejam o caso do bitcoin, agora que saiu na mídia é hora de vender e não de comprar, como diz o mito Buffet, tem que comprar ao som de canhões e vender ao som de violinos.

Apenas para vocês terem ideia, se eu fosse resgatar HOJE tudo o que eu enviei  para os EUA até o momento, eu já estaria no lucro, mesmo considerando todas as minhas despesas, principalmente na hora de fazer as remessas.

A minha estratégia para 2018? Simplesmente aumentar posição em TODAS as empresas que sou sócio. Agora em janeiro vou comprar Bradesco, em fevereiro A&T, em março Cielo e assim vamos indo.

Fora isso, também tenho posição em renda fixa, mas nada de títulos públicos para sustentar o governo vadio, e sim LCI.

E você, ainda não investe no exterior? Está esperando o que para tirar o seu dinheiro suado das garras da maior máfia estatal do mundo?

Abraços a todos!

36 comentários:

  1. Feliz 2018 Investidor livre. Ainda não estudei para investir no mercado de ações americano.abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Valeu!

      Pois é, estude sim que vale a muito a pena. Tem bastante material a respeito no site do VD.

      Abraços!

      Excluir
  2. IL3,

    O mercado americano tem muita opção, fica até difícil escolher. Dê uma olhada nos relatórios e na perspectiva de AT&T. Ela não tá andando tão bem assim. As demais acho que estão dentro do equilíbrio.

    No mais é só enviar money pra corretora e ir comprando aos poucos mesmo. Eu ainda vou comprar mais umas 10 ações diferentes e depois retornar adicionando dinheiro em cada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande BPM,

      Sim, como diz o VD, a NYSE é o shopping favorito de nós, investidores, rsrsrs.

      Estou tranquilo com a AT&T, a empresa é muito bem administrada, e cotação no curto prazo não significa absolutamente nada!

      Com certeza, o ideal mesmo é comprar todos os meses e ir acumulando cada vez mais ações.

      Abraços!

      Excluir
  3. Investidor Livr 3 como estão os planos de imigração?

    Se não conseguir EUA, na Europa Portugal tem sido um bom custo-benefício. Suiça é formidável, mas tem altíssimo custo de vida. No Reino Unido (UK) as chances de dilapidar o patrimônio por causa do câmbio valorizado e alto custo de vida são enormes. Nesse aspecto Portugal ganha muitos pontos, devido à combinação de boa qualidade de vida e baixo custo de vida (exceto alugueis em Lisboa e partes do Porto, que foi foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez).
    Estou pesquisando sobre a Itália também, pois apesar dos problemas e aspectos culturais até similares com o Brasil o país é seguro, a saúde funciona e o custo de vida do país também é acessível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,

      Estão meio parados, imigração não é uma coisa fácil, e tudo seria mais rápido se eu tivesse uma boa grana destinada apenas para esse projeto...

      Sim, Portugal está na minha lista, é um país que reúne muitas qualidades, mas principalmente o baixo custo de vida citado por você.

      Fora a terrinha, minhas opções são EUA/Canadá, Polônia e Japão/Austrália.

      A respeito da Itália, a única coisa que eu gosto de lá é a comida, rs. Como você bem disse, ela é muito parecida com a gente, inclusive eu brinco que a mesma é uma extensão da Banânia na Europa.

      Abraços!

      Excluir
    2. Nem se parece tanto, kkk. Já morei na Itália 1 ano em intercâmbio.
      Índice de homicídios na Itália 0,78/100mil habitantes, um dos mais baixos da Europa Ocidental.
      Sistema de saúde avaliado como o segundo melhor do mundo pela OMS em 2002.
      Entre os 20 melhores países pelo Índice de Qualidade de Vida em 2013. Em 2005 chegou a ser o oitavo. O custo de vida só perde pra Portugal e Espanha no lado ocidental da Europa.
      Quando falamos de aspectos culturais, corrupção, "jeitinho", máfia. Sim, a Itália é muito parecida com o Brasil. Mas não se engane, apesar disso o país é plenamente desenvolvido(tem o contraste do sul) e é colado no primeiro mundo, apesar da estagnação e crise da última década.
      Mas, de um modo geral, eu prefiro o liberalismo o liberalismo norte-americano ao walfare-state europeu. Falo Europa porque conseguir visto de residente permanente nos EUA é muito mais difícil.

      Excluir
    3. IL3, você pretende trabalhar com o que no exterior? Estou estudando a possibilidade de ir para a Austrália, o que me assusta é ficar muito tempo sem trabalhar na minha área até conseguir um visto de residência.

      Excluir
    4. Anônimo,

      É verdade, claro que é muito melhor morar na Itália do que nesse buraco sem fundo aqui, mas ela tem essa "semelhança" cultural com o Bananil sim, como você disse anteriormente.

      O problema da Itália é a sua proximidade com a África, já vi alguns relatos que o sul do país está virando um caos, de tantos selvagens que não param de chegar lá.

      E eu também prefiro os EUA, mas entre Europa e República das Bananas, não tem nem o que pensar né?

      Abraços!

      Excluir
    5. MIN,

      Eu trabalho com Contabilidade, e a minha ideia seria permanecer nessa área, mas caso não seja possível, estou disposto a encarar qualquer coisa!

      Trabalho é trabalho, ainda mais nos EUA, aonde qualquer pessoa que trabalhe dignamente é valorizada.

      Abraços!

      Excluir
  4. Quem é vivo sempre aparece. Some não, kkkk.
    Essa imigração aí seria pros states ou pra um daqueles que estão com imigração mais aberta (Canadá, Austrália, Nova Zelândia, etc)?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande ADP,

      Pois é, eu estou sempre na surdina lendo os blogs, principalmente o seu, hahaha.

      A preferência é sempre os EUA, mas não posso descartar nenhuma hipótese, porque o principal objetivo mesmo é a minha fuga da República das Bananas.

      Abraços!

      Excluir
  5. Tem algum post que fala sobre seu plano de imigração? Tenho muito interesse em aprender sobre esse tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SB,

      Post específico não, mas tem os posts sobre a minha viagem aos EUA, dá uma procurada aí que você acha.

      Acesse também o blog do Viver de Dividendos, tem bastante conteúdo sobre esse assunto lá.

      Abraços!

      Excluir
  6. Opa!!! Vou acompanhar de perto seu processo de imigração. Dependendo do que rolar este ano vou seguir o mesmo caminho!!!
    Bora encarar 2018!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IR,

      O processo de imigração depende basicamente de MAIS money!

      Claro que se eu quisesse ir para os EUA/Europa HOJE eu poderia, mas não quero fazer isso de forma atabalhoada, até porque imigrar dessa forma não compensa...

      Sim, mais um ano sustentando as castas da Banânia, essa é a nossa "vida" aqui.

      Abraços!

      Excluir
  7. Fala investidor Livr3,

    Cara, se vc tivesse hj cidadania europeia ainda assim esperaria aqui no Bananil pra tentar fazer mais Money ou já vazaria fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,

      Aí a situação muda de figura, indo legalmente (que é a minha única opção) é outro mundo! Provavelmente eu vazaria desse chiqueiro o mais rápido possível.

      Abraços!

      Excluir
  8. Olá IL3,

    Agora que você já é um investidor internacional experiente, já pode adicionar um tempero, aplicando em micro caps. :)

    Sucesso em 2018!

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande II,

      Pois é meu amigo, quem sabe agora em 2018, rsrs.

      Muito obrigado, desejo o mesmo para você!!!

      Abraços.

      Excluir
    2. Pois é. Esta é minha dúvida. Com essa corretora que você utiliza pode-se ter acesso às empresas pequenas?
      E outra, tem-se acesso a empresas Canadenses (e as pequenas)? Por exemplo, teria acesso a TSX:OSB, ou seja, uma empresa (Norbord Inc) com o ticker OSB listada na bolsa de Toronto (TSX)?

      Abraços

      Excluir
    3. Grande ADP,

      Não tenho certeza, mas acredito que sim... Eu gosto de empresa boa, não importa o tamanho dela, enquanto você é fã das small caps, rsrs.

      O jeito seria perguntar diretamente para a DriveWealth sobre essa possibilidade!

      Abraços.

      Excluir
    4. aproveitando pra comentar aqui, não é regra, mas de modo geral as micro caps tendem a não ter um balanço tão redondo, principalmente em mercado fora dos USA. Por exemplo, pesquisei exaustivamente diversas empresas aqui na Europa e acho que dá pra selecionar em duas mãos as que realmente valem aporte, isso com um pouco de esforço...

      Pega por exemplo essa OSB que o ADP citou, dos 10 últimos anos a empresa apresentou 6 anos em prejuízo. Aí vc paga bem mais caro para operar numa corretora com acesso a esses mercados, e no final só consegue comprar com esforço uma mão de empresas sendo que existe no mercado americano umas 30x de empresas muito melhores pra escolher. É o famoso custo beneficio.

      ainda vejo que o mercado americano é sem igual em numero de empresas fantásticas, temos grandes marcas lá fazendo lucro realmente e dando retorno aos acionistas. Nesse ponto o resto do mundo deveria aprender muito com os Americano, como fazer dinheiro.

      Excluir
    5. VD,

      Seu comentário está perfeito, assino embaixo de tudo que você disse!

      Em questão de empresas para ser sócio, o mercado americano é simplesmente inigualável! São tantas, mas tantas, mas tantas empresas boas, que dá para escolher umas 100 tranquilo, rsrs.

      Abraços!

      Excluir
  9. Fala IL

    Bacana sua carteira, bons ativos e a UNP tá com uma recuperada boa com relação ao ano passado crescendo mais de 8% dos dividendos nesse ano.

    So não curto muito nessa sua lista a MDLZ e a T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mestre,

      Gosto muito da UP, é o tipo de empresa que ninguém dá bola, mas que traz retornos surpreendentes.

      Por qual motivo você não gosta da AT&T e da Mondelez? Disserte mais a respeito! Verizon e Kraft seriam melhores?

      Abraços!

      Excluir
    2. MDLZ - vc pega os últimos anos mais recentes e ela vem perdendo mercado, vc observa isso pela receita dela que vem caindo, o lucro vem bastante instável, em 13 deu 2,19 depois em 16 caiu pra 1,05 ou seja em pouco tempo caiu a metade esse ano ta fechando em 1,44. Sobre os dividendos não digo que estão comprometidos pois ela tem uma boa margem de payout pra continuar crescendo-os mas acredito que encontrei coisas mais interessantes na bolsa, no express peguei fácil umas 50 empresas com perfis mais consistentes.

      T - pra mim tá com os números melhores que modelez, o lance que não curto muito o setor, acho que talvez um REIT que alugue torres de celulares pra ela seria mais interessante, mas olhando pro números só dois pontos me chama a atenção, divida um pouco alta e payout em níveis bem elevados, a empresa tem receita estável até pelo modelo de negocio, mas qualquer mudança pode complicar a sustentabilidade dos dividendos. Se você gosta muito do setor eu acho que a VZ tem números mais redondos e é mais focada, a VZ tem focado em comprar varias empresas regiões de fibra nos USA, enquanto que a preocupação da T está em comprar Yahoo empresa falida e outras tralhas da multimídia, sei lá acho que a VZ é a que tem feito aquisições mais focadas no core Business e isso se reflete nos números dela.

      KHC - dois anos com prejuízo, mas de 2016 pra k tem melhorado, porém acho muito recente, eu esperaria mais uns anos pra ver se vai pegar essa tendencia ou não, tem que ficar de olho na divida dela também porque está bem alta, ainda não preocupante mas algo pra se acompanhar.

      Excluir
    3. Grade VD,

      Antes de mais nada, obrigado pelos comentários!

      Entendi a questão da Mondelez, o problema é que eu queria uma gigante industrial do segmento alimentício na minha carteira de ações americanas, e ela foi a que mais passou nos meus critérios...

      Inclusive eu estudei também a Kraft, mas acabei ficando com a Mondelez mesmo. De toda forma vou ficar atento, porque queda nos lucros sempre é ruim!

      A respeito da AT&T, eu gosto do setor sim, essa receita praticamente estável que você citou é uma coisa muito interessante.

      Também fiquei entre ela e a Verizon, e achei a primeira melhor. Enfim, obrigado pelas análises. Vou acompanhar com mais atenção essas duas empresas!

      Abraços.

      Excluir
    4. Então, pelo que entendi, isso significa que não se tem acesso por ela às small caps?
      Teria acesso às blue chips canadenses?
      Eu poderia perguntar ao site, mas você tem acesso a plataforma, então creio que é mais rápida a resposta.
      Abraços

      Excluir
    5. ADP,

      Com disse anteriormente, não tenho certeza, acho melhor você perguntar diretamente ao VD, ele manja muito mais de investimentos no exterior do que eu, hahaha.

      Abraços!

      Excluir
  10. Vc tem diversas small caps para comprar na DriveWealth, eu mesmo montei no express uma lista de small caps no USA com acoes de dividendos que irão dobrar a distribuição dos dividendos em 10 anos. Peguei 10 empresas mas tenho aqui nos meus controles umas 20 small só com esse perfil.

    Alem das small americanas, tem varias empresas Canadenses, vc consegue acessar as empresas que estão listadas na NYSE ou Nasdaq, tem até alguns REITs do canada listados lá. São cerca de 134 empresas do canada nas duas bolsas, da pra brincar bastante só com as canadenses. Grandes nomes como BlackBerry, TD, Canadian Pacific, Brookfield, Banco Scotia e também o Montreal, entre outras empresas.

    A única coisa que vc não consegue comprar na DriveWealth são as Penny Stocks o que chamamos aquelas acoes que valem menos de um dólar, vale ressaltar que nem a NYSE curte muito isso, pois lá tem uma regra que se a empresa ficar 3 balanços (não me lembro o prazo certo) como cotação abaixo de 1 dólar ela recebe uma notificação, persistindo aí ela pode ser excluída da bolsa.

    Essas penny são muito especulativas e não são nada interessantes a longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Bacana, você esclareceu a dúvida do ADP com perfeição!

      Muito obrigado por seus comentários sempre enriquecedores.

      Abraços!

      Excluir
  11. fala IL

    comentei sobre vc no papo de dividendo #41 vai ao ar dia 6/2 kkkk num sei se vc acompanha o podcast lá, mas depois dá uma escutada, no final falo da sua queridinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VD,

      Poxa, que honra. Muito obrigado por citar meu nome em seu podcast!

      Vou dar uma ouvida nele e comento lá no seu blog assim que possível, ok?

      Abraços!

      Excluir
  12. "Como diz o mito Buffet, tem que comprar ao som de canhões e vender ao som de violinos." Excelente citação kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Sim, é a minha frase preferida do mito.

      Abraços!

      Excluir