terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ibovespa de volta aos 70.000 pontos

Olá investidores,

Pois é, esse dia finalmente chegou! O retorno dos 70k pontos na nossa bolsa, mais especificamente 70.015 pontos.


E agora meus amigos? Hora de vender tudo e alocar na perd, digo, renda fixa? Aguardar para ver se chegamos aos 100.000 pontos? Brincadeiras à parte, não compactuo com essa animação toda do mercado.

Claro que o anúncio da futura privatização da Eletrobras ajudou muito no pregão de hoje, contudo, a situação fiscal é GRAVÍSSIMA!

Vocês tem noção de que, provavelmente, só voltaremos a ter superávit primário novamente em 2023~2024? Ou seja, ficaremos dez, vou repetir, DEZ anos sem pagar os juros da dívida e, pior, aumentando ela! E isso é apenas uma das (muitas) heranças malditíssimas da quadrilha disfarçada de partido...

De toda forma, mesmo diante desse cenário catastrófico, essa marca simbólica é o que temos para hoje, portanto, "aproveitem" o nosso Bull Market!


E é claro que eu tirei uma foto no touro mais famoso do mundo né? Divulgarei a mesma para vocês em breve, rs.

E você, o que pretende fazer com os seus investimentos a partir de agora?

Abraços a todos!

38 comentários:

  1. Fala IL3,
    Confesso que estou com a "pulga atrás da orelha" com Bovespa a 70K. Escrevi sobre isso ontem, que corremos o risco de tomarmos o caminho da Venezuela a depender das eleições 2018.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SF,

      Exatamente, inclusive li o seu post e achei ele muito bom!

      Mesmo com o Capo fora da jogada, as chances de um Ciro Gomes ou uma Marina Silva da vida vencerem são enormes. Aí, não preciso nem falar o que vai acontecer, né?

      Abraços!

      Excluir
  2. IL,

    Não irei fazer nada. No máximo, uma caipirinha, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM,

      É isso aí meu caro, nada de tomar atitudes impensadas.

      Abraços!

      Excluir
  3. O Brasil não tem fundamentos pra que a bolsa fique em alta. Também acredito que isso ai seja fugazi... Estou a fim de vender tudo. Principalmente porque eu não aporto nada mensalmente, e isso é providencial pro buy and hold. Meu dinheiro só fica lá parado. Vou vender tudo e comprar quando essa porra desabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF,

      Com certeza, até porque isso aqui, infelizmente, não é um país sério...

      Eu nem sabia que você tinha comprado ações, rsrs. Mas qual é o seu objetivo? Se for B&H tem que aportar todo mês, se for trade, veja se já não é a hora de realizar os lucros.

      Abraços!

      Excluir
    2. Seria B&H, mas não aporto nada... Acho que vou diminuir minha exposição em ações e fazer uns swing trades. De qualquer modo vou precisar do dinheiro pra construir casas no futuro.

      Ontem vendi quase 20k. Só não vendo. Mais pra não dar dinheiro pro governo. Virando o mês vendo mais... Mas não tenho no que deixar.

      Se não passar uma boa reforma da previdência o país vai falir e tudo vai pro buraco. Uma verdadeira lástima.

      Excluir
    3. CF,

      Entendi...

      Pois é, o mercado está todo empolgado com esse governo, contudo, só no ano que vem as despesas previdenciárias vão aumentar mais 50 BILHÕES DE REAIS.

      Acho que as pessoas ainda não entenderam a gravidade da situação fiscal... E, caso essa "reforma" passe, será totalmente mixuruca, ou seja, sem resolver verdadeiramente o problema.

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá IL!

    Cara isso me lembra muito lá em 2007/2008 quando comecei na bolsa. O Ibov estava subindo subindo, e eu com minhas jogatinas estava ganhando ganhando até se ferrar rsrs Como não coloquei muito em risco a perda não foi nada demais. Porém acabei ficando longe da bolsa por 5 6 anos rs (sera que traumatizou rs)

    Abraços e bora diversificar na NYSE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Pois é, agora é o momento em que a Exame vai voltar a estampar a Bolsa na capa, e a sardinhada vai entrar em peso no mercado.

      Da minha parte, como aporto todo mês, essas variações são totalmente irrelevantes. Ainda mais que estamos na NYSE, hahaha.

      Abraços!

      Excluir
  5. Vamos ver o que acontece com a bolsa

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIL,

      Verdade, o jeito é aguardar para ver o que vai acontecer.

      Obrigado, e sucesso para você também!

      Abraços.

      Excluir
  6. Olá IL3,

    É incrível como os cretinos no poder sabem o que deve ser feito, mas não o fazem.

    Preferem manter os benefícios que conseguem nas sombras dessa centena de estatais às custas de todos os brasileiros.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Internacional,

      Pois é meu amigo, tem que ser muito inocente para achar que os políticos farão algo contra eles próprios, rs.

      A Banânia na realidade é um país de castas, se você for da casta judiciária ou política, está feito, mas se for da comum (99,9% das pessoas), terá que sobreviver para sustentar as outras duas.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá IL3,
    Não farei nada diferente, continuarei com a mesma estratégia.
    No mais, trabalhando e aportando.

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bagual,

      Perfeito, o caminho do sucesso é exatamente esse.

      Sucesso meu caro!!!

      Abraços.

      Excluir
    2. Olá IL3,
      Não farei nada diferente, continuarei com a mesma estratégia.
      No mais, trabalhando e aportando.[2]

      Abraço


      Ps.: Bagual resumiu minha estratégia também.

      VDC :)

      Excluir
    3. VDC,

      Nota 10 para vocês dois, ok? =)

      Abraços!

      Excluir
  8. Olá IL3,
    Você está dentro ou fora da bolsa brasileira? Você tinha vendido tudo, não?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilustre ADP,

      Vendi sim, mas voltei a comprar agora em 2017.

      Atualmente eu sou sócio de apenas quatro empresas aqui, que são Bradesco, Cielo, Engie e WEG.

      As outras oito são americanas, sendo que eu já comprei AT&T, Coca-Cola, Colgate-Palmolive e Microsoft.

      Abraços!

      Excluir
    2. Vamos ver até quando IL vai segurar agora seus papéis, rs

      Excluir
    3. Uó,

      Até quando eu quiser, rs.

      Abraços!

      Excluir
  9. Olá, IL.
    Estou calmamente esperando o próximo crash da bolsa americana.

    https://www.bloomberg.com/news/articles/2017-08-22/wall-street-banks-warn-winter-is-coming-as-business-cycle-peaks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,

      Nem li e nem vou ler, rs.

      Estive nos EUA agora em abril, e tive a oportunidade de ver in loco como a economia americana é uma coisa extraordinária!

      A bolsa de lá quebrando ou não, estou preocupado tão somente com as minhas empresas.

      Abraços!

      Excluir
    2. quem espera sempre alcança, ou se cansa,,,

      Excluir
    3. UB,

      Investindo em ações de empresas boas, você sempre será beneficiado, esperando ou não!

      Abraços.

      Excluir
  10. Quero ver uma Coca Cola ou J&J quebrar, isso eu quero ver, empresas que já passaram por vários crashs, empresas centenárias mas quem espera sempre alcança rsssss. E se essas empresas baixarem os preços compro mais sem estress.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      Com certeza! As empresas que você citou, e tantas outras, passaram por coisas muito piores no passado e estão de pé até hoje.

      O leva as pessoas a pensarem que hoje a situação é pior, com toda a evolução que ocorreu nas últimas décadas?

      Abraços!

      Excluir
  11. Por hora estou comprando micro caps e ações fora do radar, posteriormente pretendo refazer minha reserva de emergência visando comprar novamente caso ocorra alguma baixa, lembrando que comprei grande quantidade de ativos após circuite break, então disponho de boa margem de segurança.

    Não é novidade nenhuma no mercado de capitais BR , quem manda na bolsa Br são bancos de investimento do Eua como ( Morgan Stanley e Goldman Sachs). Este dois players sozinhos são responsáveis por mais da metade de Altas&quedas nas ações,se trata do caso clássico de Bunda brancas operando por meio de corretoras no exterior.

    Não acredito na efetividade do buy holder passivo no Brasil devido fraqueza na economia tupiniquim, ou seja para ganhar neste tipo de estratégia é preciso crescimento robusto da economia, sendo assim você pode comprar a melhor empresa no mundo, mas caso esta empresa opere numa economia fechada tender aumentar em muito a probabilidade de levar prejuizo.


    Para quem opera este tipo de estratégia no BR : Itaú, ambev,weg, greendene, mdia, bradesco, egie e mais meia dúzia de empresas que cabe na palma da mão.



    Abraço







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mestre,

      É isso aí, continue seguindo a sua estratégia, afinal, ela deve atender os seus objetivos.

      A respeito das empresas daqui que valem a pena investir, concordo 100% com você, principalmente a Grendene. Essa empresa é uma joia, pena que não pude encaixar ela no meu time...

      Abraços!

      Excluir
  12. IL, tive vontade de vender no ano passado, quando chegou em 60.000 ou 65.000 pontos. Está em alta há bastante tempo, mas não necessariamente chegou no topo ou não tem espaço para subir, tudo depende de uma série de variáveis demasiadamente complexas.
    eu mantenho minha carteira, até porque são empresas lucrativas e boas pagadoras de dividendos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Perfeito, estou com você, rsrs.

      Ignorar o mercado, até porque ele é totalmente irracional, e permanecer sócio de empresas boas enquanto elas continuarem boas.

      Abraços!

      Excluir
  13. IL3,

    O que faço agora é comprar verdinhas com esse câmbio que está favorável e aportar lá fora.

    Percebi que não tô aí na sua blogroll :(

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BPM,

      Pois é, já eu espero que o dólar despenque ainda mais, rsrs.

      Acabei de acrescentar você, beleza?

      Abraços!

      Excluir
  14. Cada vez mais vejo que quem está certo mesmo é o Bastter. O negocio é mesmo aportar todo santo mes em ativos de valor e dane-se o resto.

    IL, vc parece analista de manada mae dina pregando o fim do Brasil. Vc vendeu tudo jurando que o brasil ia afundar de vez mas a bolsa so fez subir.

    Não estou dizendo que vai ser assim pra sempre, afinal é renda variavel, mas prever o futuro = chute. Ninguem sabe o que vai acontece com o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Como assim???

      Eu vendi tudo por outros motivos, tudo muito bem explicado naquele post! De toda forma, o mercado está com uma euforia sem sentido.

      Vamos ver até quando isso vai durar...

      Abraços.

      Excluir
  15. Olá IL

    Segurou nas bolas do bichão pra dar sorte? kkkk

    Vai ver foi isso que impulsionou os 70k aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Claro, passei as mãos com gosto nas bolas do touro mais famoso do mundo, hahaha.

      Só não paguei o mico de tirar foto fazendo isso, embora muita, mas MUITA gente tenha feito, rs.

      Abraços!

      Excluir