sexta-feira, 12 de maio de 2017

Itaú compra a XP

Olá investidores,

O meu próximo post seria sobre as fotos da minha viagem, contudo, como essa bomba estourou ontem à noite, reproduzo abaixo para vocês, na ÍNTEGRA, o e-mail que eu recebi da XP.


É importante ressaltar, antes de mais nada, que o Itaú ficará com 49,99% das ações, ou seja, o controle ainda estará nas mãos da XP. Mas tudo indica que isso mudará em breve. E vai piorar, como sempre, para nós.

Ou alguém ai usa a corretora do Itaú? Não tem jeito... Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. E você, achou o que dessa novidade?

Abraços a todos!

48 comentários:

  1. Se não pode vencer seu inimigo junte-se a ele.

    ResponderExcluir
  2. A Rico já ficou um lixo depois da XP ter comprado ela, com aumento absurdo da taxa de corretagem. Agora com essa... abrindo a conta em outra corretora em 3, 2, 1. Abs. www.finansferas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FB,

      Sim, inclusive eu deixei a Rico justamente por conta dessas mudanças... Por enquanto eu ficarei na XP, vou esperar para ver o desenrolar das coisas.

      Abraços!

      Excluir
  3. Desbancarizou para bancarizar, rs. Não sou correntista da XP mas sou sócio do Itaú, espero que de lucro isto aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      No final, como sempre, o que manda é o dinheiro. Foi só o Itaú colocar a oferta na mesa, que a desbancarização sumiu...

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá IL3,

    Vão precisar mudar o slogan "desbancarize".

    Eu tinha conta na Ágora quando foi comprada pelo Bradesco. Era a maior corretora da época (2007???). Todo mundo que eu conhecia tinha conta lá. Foi piorando, piorando e hoje nem é lembrada por ninguém praticamente.

    Só acho que abre uma nova oportunidade de surgir uma nova corretora independente forte nesse meio.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Com certeza, hahaha.

      Pois é, uma vez eu fui no Bradesco, citei a Ágora, e nem a gerente sabia que ela era do banco! Dá para acreditar?!

      Verdade, o problema é que a Rico, que era a maior concorrente da XP, foi engolida por ela. E agora, quem é a terceira maior?

      Abraços!

      Excluir
    2. Exatamente! Eu tinha conta na Ágora e ela era por 6 vezes, se não me engano, a melhor corretora mas quando a Bradesco comprou ela virou um lixo.

      Vamos ver se Socopa, Modal, Talarico kkkkkk vamos ver quem vai aproveitar o momento pra angariar os clientes.

      Abraço!

      Excluir
    3. BPM,

      Pois é, sempre que um bancão compra uma corretora boa, acontece isso. É tiro e queda!

      Vamos ver o que vai acontecer com o XP, mas o histórico dessa situação não é nada bom...

      Abraços!

      Excluir
  5. Odiei essa notícia. Quem sairá perdendo seremos nós, investidores.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Fala CF,

      Seria ótimo se desse para comprar ações sem a intermediação delas, né?

      Pena que isso não é possível...

      Abraços!

      Excluir
  7. Estava prestes a ir pra XP, desisti logo. Vou pra Easynvest.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Vejo muita gente falando da Easy. Parece que ela é boa também.

      Abraços!

      Excluir
  8. Sou cliente XP e não sei o que pensar. Espero que não encareçam demais o serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIN,

      Pelo o que saiu na mídia, tudo vai continuar como antes. Mas você sabe como são as coisas, né?

      O jeito é esperar para ver.

      Abraços!

      Excluir
  9. IL,

    Para renda fixa, acho a Easy excelente, principalmente por conta das taxas (zero). Já para ações... realmente desconheço alguma com baixas taxas (é o principal) que seja decente.

    Que tristeza esse nosso mercado...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM,

      Entendi...

      Pois é, o nosso mercado de capitais é simplesmente ridículo, a propósito, o que não é ridículo no Bananão?

      Abraços!

      Excluir
  10. IL3,
    Jamais pensei que um dia eu seria sócio da xp. E como diz o UO, espero que dê lucro.

    Grande abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bagual,

      Pois é, para você ver como as coisas mudam, rsrs.

      Abraços!!!

      Excluir
  11. Estou na Ativa. Satisfeito. Taxa 0 no TD, 15 de corretagem e R$ 9,90 de custódia. Não é das mais baratas mas é uma corretora com décadas de mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Já tive conta na Ativa, lá em 2014, mas encerrei o meu relacionamento com ela. Muito bom saber que você está satisfeito com a mesma!

      Abraços.

      Excluir
  12. Tenho ações do ITUB3 e tenho conta na XP.

    Não gostei do negócio, só espero que os produtos que são acessíveis ao pequeno investidor não "desapareçam" de forma misteriosa.

    Nos últimos tempos ocorreram alguns avanços, por exemplo: Aboliram a taxa de custódia do Tesouro Direto e de outros produtos de Renda Fixa, por outro lado a corretagem está cara demais (R$ 18,90 por ordem).

    Vamos esperar para ver o que acontece.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPL,

      Bacana, rsrs.

      Eu também não gostei, concentração de mercado sempre é ruim, mas quando colocam o dinheiro na mesa, não tem jeito...

      Verdade, eles também cobravam a TED para resgatar o dinheiro, e agora essa cobrança não existe mais. De toda forma, como você falou, temos que aguardar os próximos capítulos.

      Abraços!

      Excluir
  13. Sou cliente da Rico e sócio do Itaú.
    Achei boa a notícia. A XP tem números MUITO bons. Se vendesse ações da XP na bolsa eu com certeza seria sócio, vem crescendo uma enormidade em lucros e em ativos sob management, isso não tem o que discutir.
    Então pra ser sócio da XP vou continuar comprando ITUB que é uma baita empresa. Ao invés de reclamar vamos nos juntar à eles.

    Pessoal precisa aprender o que é capitalismo.
    "ah mas as taxas da rico..." Só o que eu ganhei de aluguel das minhas ações ano passado (cujo trabalho foi 100% da Rico de alugar) cobriu com muita folga todos os meus custo, eu estou no mercado "de graça" por assim dizer.

    Pessoal precisa aprender uma coisa:

    Eu posso até ser novo, mas não me acho bobo e nem nada.
    Se vc quer ficar rico, vai ter que enricar alguém junto.
    Quem quiser ficar rico sozinho vai ser muito mais difícil.
    A bolsa nos dá acesso a sermos sócios de verdadeiros monopólios lucrativos, mas ao invés de entrar na onda o pessoal prefere reclamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,

      Respeitosamente discordarei de você mestre.

      A XP já tinha comprado a Rico, que era a maior concorrente dela, aí agora o Itaú compra a XP? E as opções para nós, aonde foram parar?

      É fato que tanto a XP como o Itaú são ótimas empresas, embora eu não conheça os números da primeira, contudo, estamos analisando aqui o lado do CONSUMIDOR.

      Eu espero que surjam novas corretoras, pois já li uma notícia que o Itaú assumirá o controle da XP daqui alguns anos, e todos nós sabemos como as corretoras dos bancões são uma porcaria.

      Abraços!

      Excluir
    2. Isso ai IL3, concordo com você e descordo do Frugal, nessa voga aí nós vamos ter que pagar 20 de corretagem porque todas as boas corretoras serão de bancos e eles vão colocar as taxas que quiserem. Esse monopólio é ruim ao meu ver e quem entrar com menores taxas e um pouco mais de confiabilidade vai levar grande fatia do mercado de investidores pequenos. Foi o que aconteceu com a XP quando a Ágora perdeu mercado.

      Abraço!

      Excluir
    3. Que comentário infeliz do FS.

      "Pessoal precisa aprender o que é capitalismo."
      Falando como investidor:
      Ninguém questiona o poder de lucro do Itaú, como investimento, ele é ótimo, uma baita empresa, baita monopólio, tanto que também sou acionista.

      Agora falando como consumidor:
      Que merda, Itaú chegou e levou a XP, vai piorar o serviço e encarecer.
      Essa é a realidade.

      Sou Investidor do ITUB3, e correntista do BB, por gostar mais do atendimento e ambiente do banco.

      Jamais misturo os sentimentos de investidor e consumidor. Não defendo o Itaú, pois não gosto do serviço que ele presta, porém, gosto do lucro que ele faz.

      Capitalismo é eficiência. É o produto melhor, pelo menor custo, é a oferta de um produto de maior valor, pelo menor preço.

      Capitalismo é liberdade de escolha, ninguém é obrigado a querer ou gostar de um serviço mais caro, simplesmente porque gosta do Itaú.

      Mas você pode estar querendo fazer filantropia, se o Itaú cobrar taxas maiores pra você ter conta corrente, você deve ficar feliz, afinal pessoal precisa entender o que é capitalismo não é mesmo?

      Ou então, abasteça sempre no posto de combustível mais caro, pois é o capitalismo.

      Outra coisa, o que tem a ver "enricar" nesse sentido? O IL não quis dizer que o Itaú não poderia ter comprado a XP (fazendo do Guilherme Benchimol um bilionário), e sim, que como consumidor, o serviço da XP tende a piorar devido à compra.

      Agora uma opinião que tenho sobre corretoras:
      Quanto a ser sócio de corretoras, estou fora na hora, tanto faz o nome ou história. Se a XP anunciasse IPO, não compraria nem no IPO, nem com 30 anos de bolsa. Nada é mais volátil do que corretoras, imobiliárias.

      Um livro bom que fala sobre isso, é A Bola de Neve, e ver as experiências de WB com a Salomon Brothers.

      Abraços

      Excluir
    4. BPM,

      Exatamente, essa é uma chance de OURO para as corretoras que sobraram ocupar esse espaço do mercado! Basta elas terem inteligência, que conseguirão muitos clientes.

      Eu mesmo, por exemplo, sou um que dei bye bye para a Rico.

      Abraços.

      Excluir
    5. Anônimo,

      CLAP, CLAP, CLAP!

      Seu comentário está perfeito do início ao fim! É exatamente isso, para nós, investidores, essa transação foi uma notícia PÉSSIMA.

      Já para os donos da XP, não preciso nem falar né?

      De toda forma, o jeito é continuar acompanhando o mercado, e ver qual corretora vai surgir para ocupar o vácuo que a XP certamente deixará.

      Parabéns pela sua participação!

      Abraços.

      Excluir
  14. http://viverdeinvestimento.com/acoes/corretoras-de-valores

    A Spinelli é muito boa.

    ResponderExcluir
  15. Tenho conta na Clear, quero ver como vai ficar agora.

    Abraços


    Att,

    Pretoriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretoriano,

      A Clear é uma boa opção mesmo!

      Abraços.

      Excluir
  16. Eu estava na dúvida entre XP e Easynvest para renda fixa, com essa aquisição acabaram minhas dúvidas, já abri minha conta e já apliquei com a Easynvest. Até falei um pouco sobre isso no meu blog...

    Pra renda variável a XP já não tinha custo atrativo (quase 20 temers de corretagem), a tendência é piorar.

    Importante destacar que o Itaú comprou agora 49,99% mas há previsão de aquisição de até 100% nos próximos anos.

    Abraços!

    Vou te add no meu blogroll, se puder me add também fico grato!

    http://ministrodoinvestimento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SM,

      Eu tenho conta na XP, mas pretendo usar ela para investir apenas em em renda fixa. A respeito de ações, estou trabalhando com a Clear, que também é do mesmo grupo.

      Verdade, fiz uma simples operação de compra recentemente, e a XP cobrou quase 25 reais de taxas! Assim não tem condições...

      Sim, eu fiquei sabendo disso, e é justamente por esse motivo que é uma pena que a compra ocorreu.

      Vou dar uma olhada no seu blog, beleza?

      Abraços!

      Excluir
  17. Eu que estava com intenção de investir algum dinheiro pela XP, confesso que vou esperar um pouco. Nunca se sabe o que está por trás dessa compras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MP,

      Se você está desconfiado, o jeito é aguardar mesmo. Mas o fato é que o Itaú é um banco extremamente sólido. Quanto a isso, fique tranquilo!

      Abraços.

      Excluir
  18. Olá IL

    Estou contigo nesses pontos de ser ruim a compra da xp

    Essa questão de monopólio é um dos grandes problemas do Brasil, temos monopólio em tudo, telefonia, bancos, operadoras de cartão, construtoras, frigoríficos e em breve teremos em corretoras.

    Esse coronelismos quem paga o preço somos nós consumidores, ao invés de abrirmos e facilitarmos mercado para criação de novos concorrentes, os governos dificultam e acabam favorecendo grandes empresas para conseguirem o domínio do mercado, no final nada mais óbvio de que vamos pagar um alto preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      É isso aí!

      Como falei em mensagens anteriores, a compra da XP pelo Itaú foi uma PÉSSIMA notícia. E não podemos esquecer que ela também é dona da Clear e da Rico!

      Ou seja, não temos nenhuma corretora independente com força para ocupar o espaço dela...

      A respeito da Banânia, é aquela história (mais do que real) de criar dificuldades para vender facilidades.

      Abraços!

      Excluir
  19. IL,

    É um movimento normal ... antigamente (na época que comecei a operar) a ágora era a maior do mercado de independente.. uns anos depois o bradesco comprou .. e os investidores pularam pra outras corretoras ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Pois é, o problema é que esse filme nunca acaba bem, exatamente como no caso da Ágora.

      Abraços!

      Excluir
  20. IL, o que você acha de BDRs?

    abraços


    Pretoriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretoriano,

      Nem sei como funciona!

      Prefiro investir direto pela DW.

      Abraços!

      Excluir
  21. Para o dono e/ou sócios da XP foi um excelente resultado, mas por um outro lado o Itaú acabou que por eliminar um concorrente de certa maneira, logo tende a aplicar as suas regras, que não necessariamente serão as melhores para os clientes, estudando e aprendendo ainda sobre esse mundo dos Investimentos.

    ResponderExcluir