quinta-feira, 16 de março de 2017

Exclusivo: Bradesco suspende a Digiconta

Olá investidores,

Em mais de três anos de blog, creio que esse vai ser o meu primeiro furo jornalístico relacionado ao mundo das finanças. Indo direto ao assunto, é EXATAMENTE isso que vocês leram no título do post. O banco Bradesco, aquele que deseja tudo de BRA para você, suspendeu a Digiconta:


Antes que perguntem, eu consegui essa informação com uma gerente do banco hoje, dia 16/03/2017, à tarde. Sim, ela ainda consta bonitinha no site, porém, se você tentar ir na agência abrir uma não vai conseguir. Duvida? Então faça como eu, ligue no Fone Fácil, e tenha a confirmação dessa péssima notícia! Depois do BB acabar com a sua Conta Digital, o Bradesco, infelizmente, foi pelo mesmo caminho...

Só que não...

É uma pena e, mais do que isso, um grande desrespeito com nós, clientes, que somos os únicos responsáveis por essas instituições financeiras existirem. Até agora essa bomba ainda não saiu em nenhum site, porém, isso deve acontecer nos próximos dias ou horas, afinal, a suspensão foi feita ontem, dia 15/03/2017.

Ainda não temos mais detalhes sobre essa mudança, porém, acredito que quem já tem a Digiconta manterá ela, tal qual aconteceu no BB. Também não sei se o Bradesco voltará atrás nessa decisão, mas penso que não, afinal, tudo indica que os bancos estão querendo acabar de vez com as contas digitais.

Não acredita em mim? Então leia a opinião de um diretor executivo do Bradesco, em fevereiro, sobre o assunto:

Desde 2011, o Banco Central já permitia que os bancos oferecessem contas movimentadas exclusivamente por meio eletrônico, sem cobrança de tarifas. Algumas instituições lançaram essa alternativa, mas sem maior divulgação. Pagani, do Bradesco, admite que o desempenho da Digiconta do banco está aquém do esperado.

— Esperava até que houvesse uma procura maior, mas ela acaba tendo uma quantidade relativa de clientes que não é relevante em relação aos outros. A verdade é que ela é restrita. Se o cliente for fazer um saque, por exemplo, já foge da cesta padrão e paga tarifa — disse.


Portanto, mais do que nunca, recomendo a todos que corram o quanto antes para o Itaú e abram suas iContas, afinal, se dois dos três maiores bancos do país já fizeram isso, e a Caixa e o Santander não oferecem essa modalidade, porque o Itaú ficaria sozinho nessa?

Infelizmente o grande blogueiro Guilherme, do excelente Valores Reais, usou a sua bola de cristal e acertou na mosca! A nós, resta esperar para sabermos o que acontecerá nos próximos dias...

Abraços a todos.

58 comentários:

  1. Respostas
    1. Einstein,

      O bom senso indica que sim, mas devemos aguardar novas informações.

      Abraços!

      Excluir
  2. Quando soube das contas digitais imaginei que seria difícil criá-las, mas até que foi tranquilo. Acabei optando pela Iconta e até o momento para mim está tranquilo, faço todos docs e teds que preciso sem pagar nada.
    Uma dica que dou para quem não tem conta: Faça uma conta básica pelo app do Itaú e quando chegar o cartão, vá na agência e peça para mudar para Iconta... o atendente vai criar dificuldades, basta não aceitar nenhum outra opção e insista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Pois é, o Itaú realmente é bemmm aberto nessa questão da iConta... Mas isso pode mudar! Por isso que é bom todo mundo correr para abrir a sua.

      Valeu pela dica!

      Abraços.

      Excluir
    2. Investidor Livr3,

      O Banco do Brasil ainda tem conta digital?

      Excluir
    3. Anônimo,

      Não!

      Eles acabaram com a conta digital tradicional, como eu mostrei no link do post, e criaram uma tosca para substituir, que não chega nem aos pés da antiga.

      Abraços!

      Excluir
  3. Por isso que o maior banco do hemisfério sul (o banco laranja), está dando uma surra no banco amarelo e no banco vermelho.
    E o Bob Setubal agradece a mediocridade dos outros....
    Falei e disse!!!
    Grande abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      O Bradesco é bom, sempre foi líder de mercado, o Itaú só passou ele nos últimos anos. Agora, que foi um erro TREMENDO acabar com a Digiconta, isso foi!

      Abraços.

      Excluir
    2. Espero que era banco laranja seja o Banco Intermedium, porque o Itaú está com nada, essa iConta sabota todas as corretoras. Não tem XP Investimentos, Rico, Easynvest e nem uma outra...

      Excluir
    3. Anônimo,

      Parece que o Itaú também acabou com a iConta, porém, essa informação ainda não está confirmada.

      Abraços!

      Excluir
  4. Se tivesse FII de agencias bradesco a noticia seria otima rs.

    Concordo que é ruim.

    Olha ja pode trabalhar no blog Porta dos Investimentos kkk.

    Brincadeiras a parte, otimo furo jornalistico ou bloguistico.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC,

      Pois é, rsrs.

      Eu sou formado em jornalismo, esqueceu? Estou apenas fazendo a minha parte, hahaha.

      Abraços!

      Excluir
  5. Partiu comprar mais um lote de ITUB kkk, e tenho a Iconta antes era Uniclass , fizeram de tudo pra eu não trocar primeiramente me deram 6 meses de isenção , no 7 mês la estava eu mudando minha conta ,a gerente fez cu doce , entrei no twitter e facebook do itau reclamando , quando cheguei novamente na agencia a gerente com cara de bosta resolveu mudar, ai depois de um tempo briguei com aquele abuso de adiantamento ao depositante volta e meia caia 48 da minha conta fiz escândalo e tiraram isso tanto da minha conta física quanto da jurídica .agora o próximo alvo eliminar maquina de cartão e conta PJ e ficar somente com moderninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SM,

      É isso aí!

      Não podemos dar moleza para os bancos. Parabéns por suas atitudes!

      Abraços.

      Excluir
  6. Salve, Livr3! Ouvi dizer que o Itaú também está criando restrições em relação a iconta. Parece que só os bancos menores continuarão disponibilizando essa modalidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Marcelo,

      Sério?!

      Aonde você leu a respeito? Pode compartilhar essas informações conosco?

      Abraços.

      Excluir
    2. Um amigo foi perguntar informações sobre a iconta em uma agência e os funcionários fingiram que desconheciam essa modalidade. Claro que poderia ser alguma recomendação da gerência da agência bancária, mas é um indicativo que o Itaú não quer ter clientes digitais. Depois disso meu amigo abriu conta no Intermedium.

      Abraços!

      Excluir
    3. Marcelo,

      Entendi...

      Mesmo assim, a não ser que as coisas mudem a partir de agora, na minha opinião o Itaú sempre foi o bancão mais aberto nesse aspecto das contas digitais.

      Abraços!

      Excluir
  7. IL,

    É esses bancos só de olho no lucro!

    Abs,

    ResponderExcluir
  8. Vejo esses bancos novos comendo o mercado dos bancões ai... oferecendo muito mais por muito menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Verdade!

      Ainda bem que temos a internet para democratizar o acesso aos serviços bancários. Concorrência é mais do que bem-vinda!

      Abraços.

      Excluir
  9. IL, como acionista do Bradesco, qual a sua opinião?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      A minha opinião já foi colocada no post, rs.

      Achei uma decisão absurda, mesquinha, ridícula, e vamos parar por aqui...

      Abraços!

      Excluir
    2. Como acionista eu não estaria nem aí se é mesquinha ou ridicula. Só me importaria a estratégia e impacto no balanço. Neste aspecto você tem algum comentário?

      Excluir
    3. EI,

      Acabei lendo a sua pegadinha muito rápido, rs.

      Como acionista, eu não sei. Aparentemente eles fizeram isso para reduzir os custos e, consequentemente, aumentar os lucros.

      Mas tem que esperar os próximos balanços para ver... Não acho que a economia será tão significativa assim.

      Abraços!

      Excluir
  10. Olá!

    Fiz essa Digiconta em 2014 e como a biometria deles não li minha mão nem por um cacete, migrei uma conta que já tinha no Itaú para a iConta, sem problema algum e só tenho elogios ao Itaú. De lá pra cá foi ficando cada vez mais difícil abrir esse tipo de conta, mas pelo menos hoje em dia tem o Intermedium que já dá um super adianto.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacqueline,

      Oi!

      Verdade, o Itaú é bem mais amigável quando o assunto são contas digitais... O problema é que agora ele está sozinho na história. Será que a situação vai continuar assim?

      Eu conheço a conta digital do Intermedium, mas não consigo confiar nesses banquinhos.

      Abraços!

      Excluir
  11. grande livre!

    Como vc está se aventurando tb no exterior talvez meu ultimo post venha a lhe interessar, são meus resultados lá fora até agora.

    http://frugalsimple.net/global/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal,

      Vou ler o seu post assim que possível!

      Obrigado pela indicação.

      Abraços!

      Excluir
  12. Cara, eu trabalhei em um desses bancos, e acredite, não é a alta administração que decidiu acabar com a digiconta. A digiconta acabou porque os gerentes das lojas se recusavam a abrir ou fazer a mudança dos clientes para tal modalidade, isso partia dos sindicatos que davam essa diretriz visando manter um poder sobre a automação dos bancos, já quem tem conta digital ta pouco se fodendo pra greves, pois faz tudo online. É verdade que isso influencia nos lucros do banco, mas pra eles vale muito mais a pena do que renegociar salários.

    Graças a este cenário, o número de pessoas que aderiu à digiconta foi muito baixo, isso explica:
    "— Esperava até que houvesse uma procura maior, mas ela acaba tendo uma quantidade relativa de clientes que não é relevante em relação aos outros."

    Grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BI,

      Entendi...

      Então, mais uma vez, temos o dedo dessa máfia dos sindicatos na suspensão da Digiconta! É uma pena, pois os bancos não deveriam sujeitar-se a esses pelegos, contudo, não é isso que está acontecendo.

      Você acha que o Itaú também deve acabar com a iConta?

      Abraços!

      Excluir
    2. Faz sentido Burguês, consegui abrir 2 digicontas no Itaú e migrar minha conta tradicional do Bradesco para digital, mas foi bem custoso, pessoal não facilitava. Vamos ver se irão manter, se cancelarem as vigentes (nao seu se pode), vou migrar para os bancos 1005 digitais.

      Abraço!

      Excluir
    3. Uó,

      Penso que eles farão o mesmo que o BB:

      Manterão as contas antigas, e proibirão contas novas.

      Abraços!

      Excluir
  13. O Itaú já não está abrindo mais iconta tentei esse final de semana.

    Agora eles abrem a conta de forma digital mas não tem mais o pacote da iconta colocaram uma conta ridícula grátis só que sem ted e doc tipo o que os outros bancos fizeram.

    Não sei porque vc ainda acreditou que o Itaú não iria fazer o mesmo, afinal estamos num oligopólio bancário porque um deles iria dançar fora do ritmo.

    O negócio é ativar minha conta no Intermedium e ser feliz kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Não é possível!

      Você está falando sério?!

      Então, pelo visto, os dois bancões combinaram para suspender as contas digitais juntos, assim o "impacto" da notícia seria menor.

      Caramba, não dá para acreditar nisso...

      Eu estou garantido, tanto que encerrei a minha iConta no Itaú na semana passada, justamente por já ter a conta digital do BB e a Digiconta.

      Mas e os outros?

      É complicado!

      Abraços.

      Excluir
    2. e vocês querem iconta ou conta digital pra que? pra não pagar taxas? acho que estão pensando muito pequeno ... desculpa falar
      Existem opções pra não pagar taxas dependendo do montante de recursos nestes próprios bancos
      No personnalite, por exemplo, com R$ 150k em TD, você tem tudo "de graça", até cartão de crédito platinum ...
      eu hein, esta pobreza pega ...

      Excluir
    3. EI,

      Com todo o respeito do mundo, mas você está TOTALMENTE desinformado!

      A questão não é pagar taxas ou não. A questão é que a Digiconta, no caso do Bradesco, e seus similares em outros bancos, são AMPLAMENTE superiores em comparação com quaisquer outros pacotes que existam.

      E, além disso, ainda eram de graça!!! Ou seja, quem não quer uma coisa dessa? Infelizmente, porém, os bancos perceberam essa mamata e resolveram acabar com ela.

      Não tem nada a ver com pobreza, my friend, e sim com bom senso.

      Abraços!

      Excluir
    4. IL, são AMPLAMENTE superiores em que?
      Como eu falei, eu não pago nada no personnalite, NADA, e tenho acesso a um monte de transações por mês (TED, DOC, aplicativo, token, pagamentos, gerente me ligando, etc), além de cartão platinum com programa de pontos totalmente grátis.

      Tudo tem um custo e ninguém trabalha de graça. Pra você ter uma conta e não manter dinheiro no banco, isso tem um custo para o banco, agora se você tem dinheiro lá, os bancos, acho que todos, te oferecem algum pacote de benefícios de acordo com o montante acumulado.

      Acho engraçado, todo mundo é capitalista até doer no próprio bolso. Quando tem que pagar por um serviço acha que está sendo roubado ...

      abraços

      Excluir
    5. EI,

      Em todos os aspectos!

      Enquanto você deve ter no máximo 4, ou 5, TEDs gratuitos por mês, por exemplo, as contas digitais oferecem de 40 a 50. Dá para comparar?

      Certo, mas você deve ter dinheiro investido no banco, correto?

      E quem disse que eu não tenho dinheiro no banco? O fato é que eu tendo ou não, ninguém obrigou eles a criarem as contas digitais.

      Abraços!

      Excluir
    6. IL, entenda que ninguém dá nada de graça pra ninguém. Em local nenhum do mundo existem contas gratuitas, sem taxas, com transações ilimitadas, sem contrapartidas por parte do cliente. Por que aqui seria diferente?
      Os bancos não são obrigados a oferecer este formato, então qual o motivo da indignação se eles descontinuaram um produto que pelo visto era deficitário?
      Agora, me diga uma coisa, você usa mais de 4 ou 5 TEDs por mês? e ainda está preocupado com taxas?

      Eu como acionista do banco, confio na administração. Muito provavelmente criaram este tipo de conta para combater a ameaça das fintechs, mas como aparentemente esta onda pode estar virando uma marola, os bancos resolveram descontinuar o produto. Pra dizer a verdade nem sei os motivos, mas estou deduzindo ...

      Já falei, pobreza pega ... fica pensando como pobre e vai ficar pobre.

      Excluir
    7. EI,

      Beleza.

      Respeito a sua opinião, mas discordo dela.

      Abraços!

      Excluir
    8. Economicamente Incorreto,

      Primeiro você afirmou que abrir conta digital é pensar pequeno. Deu o exemplo de que com 150 mil investidos você ganha tudo de graça. Qual seria exatamente a desvantagem de tudo ser grátis sem a necessidade de se investir muito dinheiro mesmo? Você acha que receber de graça com mais exigências é melhor que receber de graça com menos exigências? What?

      O que todos estão reclamando é justamente isso: perdemos uma gratuidade com nenhuma exigência pedida para tal. Não é sobre se eles podem ou não cancelar. É claro que podem. O questionamento não é esse.

      Não acredito que ainda temos que mastigar e explicar isso para autor de blog de finanças...

      Excluir
    9. Anônimo,

      Perfeito, o EI ainda não entendeu o cerne da questão...

      É claro que os bancos podem fazer isso, assim como nós também temos o direito, e o DEVER de reclamar dessa decisão.

      Abraços!

      Excluir
    10. EI

      minha conta no DB era digital e gratuita, a vantagem lá é que as remessas e recebimentos internacionais dentro da UE não pagava, era tipo nosso DOC e TED o modelo é bem parecido com esse nosso, na verdade todos os bancos lá na Alemanha oferecem essa conta, obvio que como aqui não é tão divulgada.

      a tarifa pra esses bancos é carne de vaca, eles não ganham dinheiro com tarifa bancaria, pego peloa minha empresa eu pago lá mais de 1500 por mês de tarifa bancaria, desses minha cesta é a menor porque me obrigam, então o q eles ganham dinheiro não é com a tarifa bancaria mas sim com outros serviços

      por isso acho que meio um tiro no pé resolver cobrar isso dos clientes, por isso bancos como o intermedium ou nubank tem crescido, não só aqui mas mais lá fora.


      Excluir
    11. VD,

      O que é DB?

      Também penso que os valores cobrados nas tarifas bancárias são irrelevantes para os balanços dos bancões...

      Com certeza, veja como o Nubank estourou a boca do balão, inclusive meu cartão chegou ontem, rsrs. Farei um post a respeito!

      Abraços.

      Excluir
    12. Deutsche Bank tipo um BB da Alemanha

      Excluir
    13. anonimo, você tem todo o direito de reclamar, eu também quero uma BMW de graça, vou fazer piquete na Av. Paulista. O problema é a BMW se solidarizar com a minha causa e finalmente me dar uma. merecedor eu acho que sou.

      Obviamente é melhor ter os serviços "na faixa" sem nenhuma exigência, mas se os bancos cancelaram, deve ter algum motivo. Talvez seja difícil para um anônimo comentador de blog de finanças entender que se trata de um mundo capitalista e que as empresas são movidas a lucros. Se o produto não trás retorno esperado para o banco, morre, simples assim. O Google dá tudo de graça, todo mundo feliz, e ele ganha muito dinheiro nas nossas costas, cabe a cada um entender como funciona o modelo de negócios e avaliar se o barato está saíndo barato mesmo ou mais caro para ele. Eu sou adepto do fato que os serviços tem valor e devem ser remunerados, seja por pagamento direto ou indireto (no caso do personnalite pelo dinheiro investido) para serem viáveis.

      VDD, entendo, é tudo uma questão de modelo de negócio e eventualmente de legislação (pode ser o caso da UE), aqui, se não me engano, os bancos são obrigados a oferecer algum tipo de conta sem tarifas, mas não necessariamente com tudo ilimitado.

      Sobre o Nubank, é aquilo, é um fenomeno, mas será que faz cócegas nos grandes bancos?

      Eu, por exemplo, tenho cartão Amex Platinum e Itaucard Platinum e em ambos não pago nenhuma tarifa. Qual a vantagem de ter um Nubank?

      Abraços

      Excluir
    14. EI,

      A sua opinião está registrada!

      Abraços.

      Excluir
    15. Fiz o Nubank, me deram limite de 1800 podendo ser estendido pra 4k. kkkkk tive que rir. Meus gastos superam e muito esse valor sem contar as compras no exterior. Tenho o Amex Platinum Card e o Estilo Platinum.

      Abraço!

      Excluir
    16. BPM,

      É uma questão de mercado, porém, já vi gente que tem Nubank com limite de mais de 20k...

      De toda forma, não dá para comparar uma fintech com os bancões brasileiros.

      Abraços!

      Excluir
  14. Acertei no timing, então, pois não tem nem um mês que criei uma iConta no Itaú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madruga,

      Boa!

      Se o Itaú fizer alguma mudança na iConta, você está garantido.

      Abraços!

      Excluir
  15. Nessa história a gente vira iDiota! Vamos ver até quando o Intermedium vai manter e até quando algum grande banco não compra o intermedium.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BPM,

      Gostei do trocadilho, rsrs.

      Verdade, apesar de eu não gostar de bancos pequenos, a conta digital do Intermedium é uma opção...

      Abraços!

      Excluir
  16. Prezado amigo blogueiro,

    Achei que apenas uma edição em inglês iria deixar de receber muitas pessoas no Brasil que não conseguem ou não querem ler em inglês. Como eu disse por lá o foco é publicar em inglês, mas para não deixar muitas pessoas na mão e dependendo do Google Translate achei por bem deixar as cópias em português brasileiro também.

    A cópia em português ficará no Blogger, com a url http://frugalsimples.blogspot.com.br Veja que na versão em português temos um “S” a mais para deixar a URL também em português.

    As futuras atualizações do frugalsimple.net também estarão disponíveis em português via blogspot.com.br

    A versão em português será um pouco mais enxuta e com menos fotos para otimizar para celular e conexões mais lentas e economizar dados do leitor, mas o conteúdo escrito será o mesmo. Sinta-se a vontade para comentar em qualquer um dos dois. Seu blog consta em ambos os blogrolls.

    Se preferir fique a vontade para add o http://frugalsimples.blogspot.com.br no seu blogroll também.

    Grande abraço!

    Frugal.

    ResponderExcluir