quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Interagindo com o RI de uma gigante americana

Olá investidores,

Ainda no embalo do começo dos meus investimentos no exterior, especificamente nos EUA, quero mostrar para vocês a resposta que recebi de um questionamento feito a Johnson & Johnson, que, segundo qualquer pesquisa que você faça na internet, controla 97% do mercado mundial de higiene.



Inclusive no blog do meu amigo VD, esse fato também é mencionado. A questão é que eu já li em vários lugares sobre isso, porém, NUNCA em uma fonte confiável. E o que eu fiz? Questionei a J&J EXATAMENTE sobre isso.

A minha pergunta foi parecida com isso:

Olá, é verdade que a Johnson & Johnson controla 97% do mercado mundial de higiene? Se sim, existe algum documento oficial de vocês que comprove isso? Estou estudando a empresa visando ser sócio dela.

Obrigado!

Detalhe que eu fiz a pergunta às 16h00, e eles responderam para mim às 2h do dia seguinte. Ou seja, em menos de 24 horas eu já obtive um retorno, e um belo retorno. Veja abaixo a resposta original, em inglês:

Dear Free Investor,

Thank you for contacting us here at Johnson & Johnson. It is always important to hear from our customers and we appreciate the time you have taken to contact us.

As you can imagine, we receive many more inquires regarding projects and studies than we are able to handle. As indicated on our Web site, due to the volume of these requests, we are unable to answer individual questions or participate in surveys or interviews.

There is a wealth of information on our Web site, and we suggest you start by downloading our Student Information Document located on our Contact Us page. You may find our new history blog at www.kilmerhouse.com particularly interesting.

Unfortunately, we do not provide proprietary information on manufacturing, advertising, market share, competition, pricing, strategic planning or sales information by operating unit, geographic area or product category. We also cannot provide the names of our employees.

We hope you'll search all the parts of JNJ.com. We especially encourage you to take a look at our current Annual Report and those from past years, which you may find on our Web site in the Investor Relations section.

Again, thank you for your interest in Johnson & Johnson.

Wishing you well!

Agora a versão em português, traduzida no Google mesmo:

Caro Investidor Livre,

Obrigado por entrar em contato conosco aqui na Johnson & Johnson. É sempre importante ouvir dos nossos clientes e agradecemos o tempo que você tomou para entrar em contato conosco.

Como você pode imaginar, recebemos muitos mais inquéritos sobre projetos e estudos do que somos capazes de lidar. Conforme indicado em nosso site, devido ao volume desses pedidos, não podemos responder perguntas individuais ou participar de pesquisas ou entrevistas.

Há uma abundância de informações em nosso site, e sugerimos que comece baixando nosso Documento de Informações do Aluno localizado em nossa página Fale Conosco. Você pode encontrar nosso novo blog de história em www.kilmerhouse.com particularmente interessante.

Infelizmente, não fornecemos informações proprietárias sobre produção, publicidade, participação de mercado, concorrência, preços, planejamento estratégico ou informações de vendas por unidade operacional, área geográfica ou categoria de produto. Também não podemos fornecer os nomes de nossos funcionários.

Esperamos que você procure todas as partes de JNJ.com. Recomendamos especialmente que você dê uma olhada no nosso Relatório Anual atual e nos últimos anos, que você pode encontrar no nosso site na seção de Relações com Investidores.

Mais uma vez, obrigado pelo seu interesse na Johnson & Johnson.

Desejando-lhe bem!

Resumidamente, a J&J não confirmou e nem negou, rsrs. A moça que respondeu para mim, muito simpática por sinal, simplesmente disse que não poderia revelar esse tipo de informação. Mesmo assim, reparem no TAMANHO da resposta que eles enviaram.

Quando que eu teria um retorno assim no país das bananas?

E isso que eu sou uma pessoa comum, um brasileiro, que mora em um "país" de quinto mundo, mas mesmo assim fui tratado com toda a consideração e respeito. Qual é a conclusão que eu tiro disso? Que se fazer B&H no Bananil é legal, nos EUA deve ser uma coisa fantástica!

Como disse no blog do VD, já abri minha conta na DriveWealth e em fevereiro começo as remessas. NYSE, aí vou eu!!!

Abraços a todos.

46 comentários:

  1. Legal em IL!

    Vou fazer o mesmo com ações que estou estudando lá!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Faça sim!

      É muito legal ver o respeito que as empresas americanas tem por seu sócios. Mas é aquele papo né, os EUA são fora de série e ponto final!

      Abraços.

      Excluir
  2. Vc mandou email ou foi no Contact Us?
    Achei o email com cara de resposta automática (ou ctrl+c, ctrl+v). Quero perguntar a mesma coisa e ver o q eles respondem.

    Como eles mesmos falaram q recebem milhões de perguntas parecidas, acho q eles vão dar milhões de respostas parecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Foi por meio do site deles...

      Olha, com todo respeito a sua opinião, mas não achei a resposta nem um pouco automática. Faça a sua pergunta também para ver o que eles vão falar!

      Abraços.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu peguei sua pergunta, joguei no google translate e perguntei a eles via "Contact Us". Tb recebi a resposta às duas da manhã (coincidência?). Olha a resposta:

      "Dear Anônimo26 de janeiro de 2017 19:58,

      Thank you for contacting us here at Johnson & Johnson. It is always important to hear from our customers and we appreciate the time you have taken to contact us.

      To request a printed copy of our investor documents including annual reports, proxy statements or 10K forms please refer to the link below:

      http://www.investor.jnj.com/document-request.cfm

      Again, thank you for your interest in Johnson & Johnson.

      All the best,

      Mariah D.
      Consumer Care Center"

      Me enviaram pra um link quebrado! kkkkkkkkk

      Excluir
    3. Anônimo,

      Viu como as respostas são diferentes, até mesmo para perguntas iguais?

      Quanto ao link quebrado, isso pode acontecer, avise eles para arrumarem isso rapaz! 😉

      Abraços.

      Excluir
  3. IL,
    Impressionante a disposição do RI deles para responder uma pergunta que não é nem de um investidor.
    Esse tipo de atitude faz falta aqui. Para a maioria das empresas parece um grande favor responder perguntas do investidor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KB,

      Exatamente, os EUA são outro nível, eles são feras em TUDO que fazem.

      Abraços!

      Excluir
  4. Os RI não podem tratar certos dados pra não correr o risco de caírem na legislação referente ao "pump and dump", como no filme do Lobo de Wall Street, onde a firma dele era dona de 85% da empresa de sapatos que fizeram o IPO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF,

      É verdade, contudo, eu realmente quero descobrir se a Johnson & Johnson controla 97% do mercado mundial de higiene...

      Abraços!

      Excluir
  5. IL, sem querer cortar o seu entusiasmo, mas essa é uma mensagem. As respostas são pré-aprovadas (script).

    Mas, não deixa de ser legal a agilidade e a atenção dispensadas.

    No Brasil, não consigo nem sequer resolver o problema com a Net depois de duas semanas...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício,

      Mais do que entusiasmo, o que realmente chamou a minha atenção foi a rapidez da resposta. Não deve ser script não, pois eu tenho até o nome da moça que respondeu-me, apenas optei por não divulgar ele.

      De resto, concordo com você.

      Abraços!

      Excluir
  6. Realmente, parece até outro mundo. Jamais recebi uma resposta tão longa de nenhum RI. É muito legal ver o respeito que eles têm em, mesmo não respondendo sua questão, apresentar as justificativas de forma clara e educada.

    Já cansei dos ctrl+c que frequentemente recebo por aqui. Respostas vagas, padrões, e em muitos casos copiadas diretamente dos releases, como se eu não os tivesse lido. É um desaforo! Claro, não vale para todas as empresas, mas, em média, os RIs daqui são muito ruins.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM,

      Perfeito...

      O nosso mercado de capitais está anos-luz do americano, e até mesmo de outros países desenvolvidos. E o pior é que eu tenho certeza que isso jamais vai mudar!

      Abraços.

      Excluir
  7. IL,


    A J&J, P&G e Unilever são empresas fortíssimas, com valor de mercado lá nas alturas, possuem trocentas empresas sob suas asas - elas são tão grandes e controlam tantas empresas que até se parecem mais com uma Holding que empresas de produção, de fato.

    E por falar na Johnson & Johnson, olha o negócio mais recente dela: http://pt.euronews.com/2017/01/26/johnsonjohnson-compra-biofarmaceutica-suica-actelion

    Sim, ela comprou o maior laboratório biofarmacêutico da Europa. Para tanto, desembolsou nada mais nada menos que expressivos 30 bilhões de dólares!

    Abraço!


    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,

      Pois é, não dá para deixar de fora da carteira de ações essas gigantes que você citou! O seu exemplo da J&J ilustra bem isso, e mostra o poder dessas companhias.

      Abraços!

      Excluir
  8. IL

    Resposta padrão da empresa, do tipo copia e cola.

    O texto é como discurso de quiromantes, falado no geral e se encaixa a qquer tipo de pergunta que pudesse ser feita.

    Tenho certeza que se refizer o texto e na segunda linha escrever em português, na sequência em espanhol, depois mandarim, alemão, aramaico e depois voltasse ao inglês a resposta seria a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Guardião,

      Respeito a sua opinião, porém, discordo dela.

      Já recebi respostas automáticas e essa daí não tem NADA a ver com elas.

      Abraços!

      Excluir
  9. Fala IL, tudo bem?

    Sinceramente não achei nada demais a resposta do RI deles..

    Eu não concordo que aqui no Brasil não temos respostas de bom nível dos RI. Quando que eu trabalhava teríamos te dado uma resposta muito mais "personalizada".

    às vezes você ainda não teve sorte, ou nunca mandou pra mim rs.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IV,

      Tudo, e você?

      Eu achei. Deve ser porque eu já enviei algumas perguntas para a Ambev, por exemplo, e fui sumariamente ignorado, rs.

      Na minha opinião a situação dos RIs piorou muito! A própria Eternit, que era uma referência nesse sentido, passou a não responder mais os meus e-mails, mesmo eu tendo AÇÕES dela...

      Revele a empresa que você trabalha para eu fazer o teste, rs.

      Abraços!

      Excluir
    2. Poxa IL, infelizmente eu não trabalho mais lá. E preferiria não divulgar a empresa agora, por questões pessoais, hehehe.

      Mas existem empresas boas, por exemplo, Grendene, Brap, CPFL..

      É claro que, dependendo da pergunta, se for muito espinhosa, podem mesmo deixar pra debaixo do tapete. Mas, pelo telefone não tem como fugir!

      Abraços!

      obs: Vou te adicionar ao blogroll

      Excluir
    3. IV,

      É uma pena, hahaha. Seria bacana poder fazer esse teste, rs.

      Concordo que existem, porém, elas são a exceção da exceção, afinal, não existe a cultura do B&H em nosso "país".

      Beleza, depois eu retribuo a gentileza.

      Abraços!

      Excluir
  10. Ahhhh velhinho... esse texto aí... sinceramente... Tô vendo essa moça selecionando um texto no word, dando CTRL+c, clicando no seu email CTRL+v.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Você tem todo o direito de pensar isso!

      Abraços.

      Excluir
    2. Isto não é copy-paste, é auto-responder, rs

      Excluir
  11. Hi my friend IL!

    It’s really amazing how the treatment of EUA companies are so different from what we have here in “Bananania” (how you like to say haha).

    J&J are a big company, for sure it will bring good results to you.

    Only to have the possibility to speak with colleagues from other country I think it’s already good.

    This week I was with colleagues from other countries, and, American people is always different, it’s hard to explain, but, you see they have a life totally different, they don’t think about violence, they don’t want to be rich making bad things, because: They already have peace, they already have a good place to live, good things in a good price, they don’t have violence (again), and their country offers services to whose that wants to grow with the country …

    I really like Europe, but I agree with you that EUA it’s an amazing country …

    See you my friend

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Great VDC,

      Sure enough, it's what i always say, everything that americans do, they do well done, unlike Bananil, which is exactly the opposite, lol.

      It is one of the largest companies in the world, although it will not be part of my stock portfolio. But its quality is simply unquestionable! Exactly, we already enjoyed practicing english, hahaha.

      For it is VDC, i have never met the american people personally, yet the impression i have of them is the best i can! Did you know, for example, that the US is the second (may you consider the first) country more supportive of the WORLD?

      Http://exame.abril.com.br/brasil/brasil-fica-for-do-top-100-de-paises-more-solidarios/

      The Banânia, as always, passing vexame, and not getting even among the top 100 ...

      I also like Europe, it is evident that life there is infinitely better than here in the fifth world, but my fascination is for the United States of America. To know this country is to realize the dream of a life.

      Hugs!

      PS: Did you like my English, made in Google Translate? ;)

      Excluir
    2. That's the good my friend.

      I think maybe next month I will be some meetings there ... USA ...

      I hope so, because it will be a great opportunity to visit USA again.

      See ya

      Excluir
    3. VD,

      Great!

      I wish good luck to you, my friend.

      Hugs!

      Excluir
  12. IL,

    É, tem coisas que só a bolsa americana faz por vc .... poder comprar empresas como a própria johnson ... ou empresas com GE, Nike, Mcdonalds, Coca cola ....

    Boa sorte na empreeitada .... eu estou estudando .. mas acho q ainda vai demorar um pouco ... vá postando ai os resultados pra gente ir aprendendo junto ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Exatamente, poder ser sócio dessas empresas fantásticas é o tipo de coisa que não tem preço!

      Obrigado, e fique tranquilo que eu vou compartilhar toda minha trajetória com vocês.

      Abraços!

      Excluir
  13. Grande IL!!
    Você teria um site de ações americanas onde eu pudesse verificar o DY, P/L, etc. uma espécie de GUIAINVEST TIO SAM?Procurei mas não consegui encontrar!Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IA,

      A respeito desses indicadores específicos que você citou não. Mas no Bastter e na Morning Star existem outras informações úteis!

      Abraços.

      Excluir
    2. FS,

      Depois vou dar uma olhada.

      Abraços!

      Excluir
  14. Fala IL, beleza?

    Agora tá todo chique investidor internacional hein? Kkkkkkk

    Estou de volta!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PR,

      Muito bom saber que você voltou!

      Pois é, enquanto os bananeiros vão "aproveitar" o Carnaval, eu vou fincar a minha bandeira na NYSE.

      Você ficou ausente todo esse período por que?

      Abraços!

      Excluir
  15. Oi IL.

    Parabéns pela iniciativa de expandir sua carteira e investir em outros mercados. Também tenho esta vontade e estou acompanhando os blogs dos colegas que fazem isto.

    Você comparou a DriveWealth com alguma outra corretora (talvez a Invest Brokers)? Quais os custos que você paga?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ID,

      Agradeço pelo apoio!

      Faça isso sim, o mundo tem mais de 200 países, não faz sentido nenhum deixar TODO o seu patrimônio no Bananil.

      Eu optei pela DW por causa da facilidade em abrir a conta, como o fato de não precisar transferir US$ 10.000,00, ao contrário da IB....

      Sobre os custos, honestamente, não sei todos de cabeça, porém, isso é irrelevante para mim.

      Abraços!

      Excluir
  16. Opa IL

    A JNJ é muito forte tem várias marcas com domínio de mercado.

    Quanto aos RI lá nos States entrei poucas vezes em contato com eles. Até porque quase tudo que preciso pra analisar já encontro no releases. Mas americano nesse ponto é meio igual japonês e alemão se tiver escrito em algum lugar eles não vão te dizer.

    Manja essa nossa cultura de que o pessoal chega e pergunta a mesma coisa que já foi perguntada nos comentários passados ou que você já falou em algum post e nos geralmente respondemos na maior boa vontade, por lá não tem muito disso. Claro que vai encontrar excessões em ambos os lados, mas de modo geral minha percepção é essa.

    Quanto a JNJ de todas as grandes varejistas a aue pra mim tem o maior market share nos países é ela. Pega uma Coca ou MCD ou PG etc vc vai ver alguns países que eles não tem grande força nas prateleiras dos mercados. Já a JNJ em todos os cantos que já fui os caras chegam com força

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VD,

      Com certeza, a Johnson & Johnson é não apenas uma das maiores empresas americanas, mas sim do mundo!

      É verdade, eles são mais "frios", como diriam os bananeiros, rsrs. Mas eu, pessoalmente, prefiro esse jeito deles do que o nosso "calor" falso.

      Concordo com você, porém, o grande problema que eu vejo na J&J é que suas marcas são boas, mas não top of mind.

      A Colgate-Palmolive tem a Colgate, a P&G tem a Gillete, marcas que viraram REFERÊNCIA, por exemplo, e nós não vemos isso na J&J.

      Abraços!

      Excluir
  17. JJ excelente empresa.
    Veja CVS tb Livre!

    Fui em muitas CVS pessoalmente, são demais!
    A vontade não foi apenas de ser sócio, mas de comprar uma franquia e montar uma pra mim.
    CVS não é apenas farmácia, tinha consulta médica, vacinação, pequenos socorros e etc. Imóveis muito bem localizados, atendimento de primeira, bonita organização (fui numas 10 sério) e em todas achei mt bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal,

      Com certeza, pena que ela não fará parte da minha carteira de ações, rs.

      Quanto a CVS, eu ficarei com o Pfizer, a gigante farmacêutica que com certeza vende seus produtos lá, rs. E, é claro, pretendo conhecer a rede quando for para os EUA!

      Abraços.

      Excluir
  18. IL, muito bom. Realmente esses RI quando funcionam deixam a gente mais seguros de saber que alguém tá lá gastando tempo para responder qualquer pessoa que faz qualquer pergunta.

    J&J é apenas mais uma, temos várias no segmento que são boas, acho que umas três na carteira tá de bom tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BPM,

      Você falou tudo!

      A diferença entre o mercado de capitais americano e o brasileiro é simplesmente ABISSAL! E o fato de poder ser sócio das maiores empresas do mundo é algo que não tem preço...

      Abraços.

      Excluir