sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Aperfeiçoando a minha estratégia

Olá investidores,

Para quem não sabe, eu vou começar a investir no mercado dos EUA em fevereiro. A minha estratégia será ABSOLUTAMENTE a mesma que eu já praticava antes, com algumas pequenas mudanças. Comprar mensalmente ações de empresas boas e reinvestir TODOS os proventos recebidos.


Como vocês já devem saber, eu zerei a minha carteira de ações por motivos que foram explicados anteriormente, e comecei a remontar ela, com a aquisição do Bradesco agora em janeiro. Além dele, as outras companhias que farão parte do meu novo time são as seguintes:

AT&T, Coca-Cola, Colgate-Palmolive, Engie, Google, Mondelez, Multiplan, Pfizer, Union Pacific, Visa e WEG.

No total, eu serei sócio de 12 empresas, e comprarei apenas uma por mês, ao invés de duas como eu fazia anteriormente. Outra novidade é que o TSDB, ou melhor, o Bastter System, não será mais utilizado. Eu vou adotar um estilo parecido com o do meu colega Investidor Disciplinado.

Como todas as empresas que eu pretendo ser sócio são boas, não faz sentido algum precisar de um sistema para dizer qual eu devo adquirir em cada mês. Dessa forma, eu terei um calendário de compras, que divulgarei em breve.

Os meus leitores, inteligentes como são, certamente já devem ter percebido que eu vou adotar um rodízio de compras entre Brasil e EUA, seguindo a ordem alfabética dos nomes das empresas.

A partir de agosto, com o fim das companhias tupiniquins, eu, obviamente, comprarei apenas as americanas, até o ciclo terminar. Quero dizer também que, ainda partindo do princípio de que TODAS as empresas tem qualidade, elas terão o mesmo peso na minha carteira de ações, ou seja, aproximadamente 8,33%.

E as empresas alemãs e japonesas, IL3? Meus caros, eu realmente queria contar com elas, porém, não estou disposto a transferir US$ 10.000,00 (embora eu tenha essa quantia) tanto para o BB Americas, como para a IB, apenas para abrir as duas contas...

Honestamente, acho isso um desaforo inclusive. Se fossem US$ 1.000,00 ainda vá lá, mas 10x isso? Francamente!

Para começar, eu vou ficar com a dupla DriveWealth e Remessa Online mesmo. Às vezes as coisas não caminham como nós gostaríamos, logo, em um futuro próximo tudo pode mudar.

Abraços a todos!

30 comentários:

  1. Isso aí IL.

    Optei pela dupla Drive e Remessa também. Mandar 10k de uma vez também não me interessou. Prefiro ir com cautela

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Verdade, eu sei que nós infelizmente (sobre)vivemos no quinto mundo, porém, eu esperava um pouco mais de facilidade nesse aspecto.

      Abraços!

      Excluir
    2. Também achei complicado esse valor inicial.

      Acho uma boa começar com a DriveWealth. Falei com o pessoal da IB e se um dia transferir o que temos de ações da Drive, eles vão esperar apenas o depósito do que falta para completar $10k.

      Assim dá pra começar aos poucos com a Drive e um dia mudar pra IB sem ter que transferir tudo de uma vez.

      Abs

      Excluir
    3. Bruno,

      Sério?

      Legal, muito bom saber disso, é uma estratégia interessante para fugir do alto aporte inicial.

      Abraços!

      Excluir
  2. Então você não vai mais usar a estratégia de alocação de ativos do TSDB? Por mais que o bastter pregue que "preço não importa" o TSDB te ajudava a comprar ações a preços menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não.

      Eu sei disso, contudo, a grande verdade é que preço não importa, logo isso é irrelevante.

      Abraços!

      Excluir
  3. IL, publiquei hoje em meu site um post sobre como evitar o "abacaxi" nos investimentos em ações.

    É uma humilde contribuição para esse debate, relacionei 10 lições de Aswath Damoradan, extraídas do livro Mitos de Investimentos:

    http://antipoda.com.br/fuja-do-abacaxi-nos-investimentos-em-acoes/

    Abraço e bons negócios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício,

      Valeu, depois dou uma lida no artigo.

      Abraços.

      Excluir
  4. Fala IL,

    Desejo sucesso com a nova carteira.

    Eu nao lembro o valor do seu aporte, mas, tem certeza que renda fixa e Fiis nao fariam seu patrimonio subir mais rapido?

    O que voce pretende comprando estas acoes: Crescimento patrimonial ou viver de dividendos?

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC,

      Obrigado!

      Eu não revelo valores, contudo, já invisto em renda fixa. Tenho uma quantia considerável lá, inclusive.

      Sobre os FIIs, eu já cheguei a montar uma carteira e comprar alguns, porém, desisti dos mesmos.

      Tanto faz, rs. A única coisa que importa para mim é se as empresas são boas. Caso positivo, eu serei beneficiado, de uma forma ou outra.

      Abraços!

      Excluir
  5. IL, preço não importa relativo a acertar cenário se a empresa é boa.

    Mas usar o BS faz você acumular muito mais ações no longo prazo pois se beneficia das quedas.

    A distância da porcentagem q você tem daquela empresa em geral é parâmetro pra dizer que uma ação está mais barata (considerando empresas boas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF,

      É verdade, contudo, repare que quando a Bolsa cai, quase tudo cai, e o contrário também é verdadeiro!

      Levando em conta esse aspecto, não vejo mais o BS como algo insubstituível.

      Abraços!

      Excluir
  6. Apesar de acreditar que preço importa sim, confesso que faz muito sentido dizer que preço não importa e não utilizar alocação de ativos (BS é alocação de ativos, é nome publicitário e não deveria ser utilizado). Preço não importa mas se faz alocação de ativos? Incoerente. Você está correto e coerente.
    Quem gosta de fazer esta estratégia de aporte em rodízio é o Eduardo Leitão do blog Leitão em ação.
    Parabéns pelas empresas. Fez o devido dever de casa e analisou cada cada uma delas?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      Agradeço pelo apoio!

      Não analisei as empresas com profundidade, com exceção das brasileiras, contudo, sei que todas elas são boas e isso é o que realmente importa.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá, vi em outro post ações japonesas e alemãs, mas não entendi muito bem o seu racional por trás das escolhas.

    Também estou me empenhando em diversificar meu portfólio e saltar da eterna Ilha de Vera Cruz.
    Levando em conta a crise européia desde 2010 resolvi buscar as empresas que tem sobressaído neste período e 90% são suíças.

    Nos EUA, chegou a pesquisar sobre as "dividend aristocrats"?São empresas que pagam dividendos crescentes ininterruptamente há mais de 25 anos. O legal é que abre um pouco a nossa visão em relação as "blue chips" americanas, tem muita empresa redondinha que nem conhecia, fora as "utilities".

    Alguns exemplos:
    Archer Daniels Midland (Agricultura)
    Brown Forman (Bebidas)
    Clorox (consumo)
    Clorox (consumo)
    McCormick & Company (alimentos)
    Sysco Corporation (consumo)
    Cintas Corporation (serviços)
    Pentair, Dover, Illinois Tool Works, Becton Dickinson & Company, C. R. Bard, Cardinal Health, Medtronic, Aflac, Franklin Resources, S&P Global, Air Products and Chemicals, Ecolab, PPG Industries, Sherwin-Williams, Nucor, Automatic Data Processing, HCP, Inc., e outras...

    Sem contar que as dividend aristocrats têm batido de longe o S&P500 e ainda existem outras listas:
    Dividend King
    Dividend Kings are S&P 500 companies who have increased their dividend for 50+ consecutive years. That is an amazing record of consistency.

    Dividend Champions
    Dividend Champions are companies which have increased their dividend for 25 or more consecutive years. Unlike the the Dividend Aristocrats , Dividend Champions are not necessarily members of the S&P 500 index.

    Dividend Contenders
    The purpose of the Dividend Contenders List is to identify all U.S. companies which have increased their dividend for 10 years or more, but less than 25 years.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Valeu pela colaboração!

      Essa questão da escolha das empresas é algo bem pessoal, logo, cada um tem os seus critérios que devem ser respeitados.

      Abraços!

      Excluir
  8. A única coisa que espero de você é consistência. Porque ideias você tem muitas, rs
    Boa sorte na gringa!

    ResponderExcluir
  9. livre os mesmos 10k abre a conta no BBA e depois na IB.

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,

      Eu sei, mas o problema é que são mais de R$ 30.000,00 que vão ficar "passeando" por aí.

      Definitivamente eu não gosto disso, rs.

      Abraços!

      Excluir
  10. Grande IL

    Só medalhão na sua carteira. Boa estratégia. Sobre a compra eu não gosto muito de comprar na que está "mais barata". Particularmente nunca concordei com essa estratégia do Bastter de privilegiar as que estão pra trás é como se vc desse um bônus para o mau aluno. Comprar a que está pra trás quase nunca vai sinalizar que você está comprando a mais barata.

    Eu já utilizo uma análise de DCF pra saber a que está mais barata e então essa receberá o aporte. Mas isso depois que a carteira já foi montada. Nesse estágio de montagem que vc está fazendo aí não importa muito qual será a aportada o importante é comprar sempre.

    Sobre a corretora além de deixar a grana curtindo lá vc também se livrou da taxa de custódia cobrada pela IB. E na DW dá pra comprar as principais empresas europeias. Tenho uma lista aqui de 8 medalhões europeus só coisa top mas na DW tem mais de 100 empresas do velho mundo listradas.

    Deu aquela moral lá pra nós na abertura da conta ? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VD, mestre do Tesouro Direto, rsrs.

      Valeu! Sentiu falta de alguma empresa indispensável na minha carteira de ações?

      Pois é, antes eu usava o BS, porém, cheguei a conclusão de que não vou mais precisar do mesmo. É exatamente isso que você falou, ele indica a compra da ação que mais caiu, e às vezes ela está desabando merecidamente!

      Seguindo isso, você corre o risco de ficar aumentando a sua posição em empresas que na verdade você não deveria. E as que você deveria, quase nunca serão compradas...

      Como eu não acredito em fórmulas mágicas no mercado, vou adotar esse rodízio simples que já mostrei no post. A idéia é simplificar mesmo, rs.

      Exatamente VD, estou indo na DW porque você indicou! Olha a responsabilidade, rsrs. Sobre as empresas europeias, elas são ADRs? Se não, tenho interesse...

      Ainda não abri a conta, devo fazer isso essa semana, mas pode confiar que vou usar o seu link!

      ;)

      Abraços!

      Excluir
    2. São empresas europeias elas são listadas mesmo como uma Coca Cola tu tá comprando parte da empresa como as ON aqui do Brasil.

      A vantagem dessas que elas precisam seguir as normas contábeis rígidas da NYSE já no mercado OTC a empresa não tem obrigação de publicar os dados de acordo com as normas. Enfim além desse detalhe tem outros pormenores que complicam o mercado OTC. Como manipulação de ofertas enfim coisas meio desagradáveis que já ocorreram no OTC. Mas isso é assunto que renderia até um bom post, quem sabe no futuro num falo sobre isso.

      Quanto a sentir falta lkkk tá querendo me colocar contra a parede acho que por lá estou sentindo falta de umas 300 empresas que poderiam entrar aí na lista facilmente. Mas vc está bem servido.

      Excluir
    3. VD,

      Legal, muito bom saber disso! Depois vou dar uma olhada com calma nessa lista...

      Bacana, rs. A sua opinião é muita importante para mim. Isso significa que eu estou no caminho certo!

      Abraços.

      Excluir
  11. IL,

    Bacana .. boa sorte na nova empreeitada.. vamos acompanhar .. eu ainda não fiz essa migração . quem sabe .. futuramente ... mas estou monitorando ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Agradeço pelas palavras!

      Na minha humilde opinião, deixar todo o seu patrimônio aqui no Bananil é loucura, rs. Acompanhe sim, pois também quero ver você investindo no exterior!

      Abraços.

      Excluir
  12. Olá livr3, boa sorte na empreitada. Uma dúvida: bradesco, weg, engie e multiplan já não estavam na sua carteira de ações da bovespa? Pq desfez posição nelas pra recomprar depois? Não sabia se manteria elas na época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,

      Obrigado!

      Realmente, Engie, Multiplan e WEG já faziam parte da minha carteira de ações, porém, eu optei por resetar tudo e começar do zero!

      Preferência pessoal mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  13. IL3, excelentes empresas. 12pra começar ou pretende ficar só nessas mesmo? Eu já tô começando com umas 20 kkkkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande BPM,

      Valeu!

      Inicialmente pretendo ficar só nessas mesmo, rs. Eu sei que existem muitas opções excelentes nos EUA, porém, diversificação demais também acho ruim...

      Penso que 12 por mês é o número ideal! Compra uma companhia por mês e pronto, rs. Você está indo com muita sede ao pote rapaz, hahaha.

      Abraços!

      Excluir