quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

XP compra a Rico

Olá investidores,

Eu sei que estou atrasado, contudo, nos mesmos moldes do meu último post sobre o Banco do Brasil, quero compartilhar com vocês a notícia abaixo, que confirma a aquisição da Rico por parte da XP:

XP Investimentos anuncia compra de 100% do capital da Rico Corretora

A XP Investimentos anunciou nesta quinta feira (1) a aquisição de 100% do capital da Rico Corretora, fundada em 2010 e que oferece a seus clientes opções de investimentos em ações, tesouro direto, fundos, renda fixa e futuros.

A aquisição ratifica a estratégia da XP em oferecer mais opções de produtos a seus clientes. "A Rico continuará como uma corretora independente e junto com a XP preencherá a nossa prateleira de serviços", disse Guilherme Benchimol, presidente do Grupo XP em comunicado enviado à imprensa. 

O plano é que mesmo após a fusão, as corretoras sigam independentes, com experiências e equipes distintas.

"A Rico Corretora foi um sonho iniciado em 2010, e depois de muitas conversas com a XP, entendemos que realmente a nossa união seria a melhor maneira de perpetuar nossos projetos", afirma Norberto Giangrande, CEO da Rico.

A transação ainda está sujeita à, dentre outras condições, aprovação do Banco Central e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).


Ao contrário do meu último post sobre o BB, dessa vez eu não gostei dessa notícia não. Concorrência é mais do que bem-vinda, ainda mais no Brasil, e a XP está dominando todo o mercado de corretoras! Para quem não sabe, ela é dona também da Clear...

Mas e você, o que achou dessa mudança?

Abraços a todos!

26 comentários:

  1. Olá IL!

    Interessante. Será que afeta o site do Bastter patrocinado pela Rico? rs. Acho que não.

    Bom, duas empresas se unindo, para conquistar mais mercado juntas.

    Cheguei a olhar XP e Rico quando mudei de corretora, mas achei as corretagens caras. Fui de Socopa.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,

      Espero que não mude nada no Bastter, rs. Pois é, a XP está indo com tudo e o prejudicado é o pequeno investidor! Mais do que corretagem, o principal é ver se a corretora é confiável...

      Abraços!

      Excluir
  2. Pô, vlw! Não tava sabendo. Sou cliente da Rico e não sabia.
    Eles nem pra mandar um email ou deixar uma nota no site.

    De certa forma pode ser bom pq garante uma robustez maior à Rico (e agora ao grupo como um todo). Mas diminui a concorrência entre as corretoras. Por mais que a participação de mercado das corretoras que não são de banco seja pequena, a concorrência entre elas é sempre saudável pro cliente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      Por nada, fico feliz em ajudar!

      Com certeza, afinal, um monopólio sempre é bom para as empresas e péssimo para os consumidores.

      Abraços!

      Excluir
  3. Corrigindo meu comentário anterior. A RICO emitiu uma nota no site dela sim, mas na parte interna (só acessível pelos clientes). Agora q entrei e vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      É isso aí! Não pode deixar os clientes sem satisfação, rs.

      Abraços.

      Excluir
  4. Fico preocupado com estes oligopólios...

    Fico imaginando como será o cenário com a XP, Clear e Rico no mesmo grupo. Será que haverá espaço para as 3 marcas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NI,

      Eu também...

      A XP, na minha visão, está acima da Clear e da Rico. Digamos que a primeira seja mais "elitizada" que as outras duas.

      Abraços!

      Excluir
  5. Achei péssimo tb, uso a rico e detesto a XP. Pra diversificar abri na EASY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FP,

      Você não gosta da XP por que? Eu já ouvi falar da Easy, embora não tenha conta nela.

      Abraços!

      Excluir
  6. Achei bom.. para a XP.
    Já para mim... Não To ganhando nada com isso, ou seja...
    To contigo sobrre a concorrência.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho opinião. Só sei que uso easynvest e estou satisfeito. Acha que vale a pena ter conta na XP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Isso é você que tem que decidir! Pesquise sobre os serviços oferecidos por ela, e veja se você precisará deles.

      Abraços!

      Excluir
  8. Papo nas mesas diz que o Itaú vai comprar a XP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Será? O jeito é aguardar para ver...

      Abraços!

      Excluir
  9. Pra mim, que invisto via xp, haverá maior oferta de produtos de RF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI,

      Acho que não vai ter relação, porém, só dá para confirmar perguntando a eles.

      Abraços!

      Excluir
  10. Respostas
    1. CF,

      A Rico tinha musculatura para isso, contudo, não dá para saber o que vai acontecer após a aquisição.

      Abraços!

      Excluir
  11. IL,

    Quanto menos concorrência é sempre pior né ... mas acho que é normal.. depois do boom da bolsa até 2008... é estranho o mercado ter.. 40 .. 50 corretoras ... todo setor passa por consolidação ...

    Eu uso a XP eu gosto, não é perfeita, mas ... minha humilde opinião é a que oferece a melhor cesta de produtos. Já trabalhei lá também ... mas hoje não tenho mais nada haver com a XP ou a carreira de investimento.

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      É verdade! As 50 corretoras que você citou realmente são um exagero, porém, acredito que dava para ter ao menos umas 10, não acha?!

      Já eu não gosto da XP porque ela não tem parceria com o Bastter, rs. Brincadeiras à parte, ela parece ser uma opção excelente para o pequeno investidor.

      Abraços!

      Excluir
  12. Bom dia IL,

    Realmente é uma tendência natural essas compras/fusões, o mercado age desta forma, pelo menos a principio não vejo muitos problemas quanto a isso, o pequeno investidor continuará tendo opções (embora muito menos que os grandes é claro), basta querer pesquisar e estudar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IE,

      Discordo, afinal, a Rico era a segunda maior corretora independente do país, e a principal rival da XP. Se ela continuar comprando todo mundo assim, no final não vai sobrar nada, rs.

      Abraços!

      Excluir
  13. Daqui a pouco vai estar igual sistema bancário com 3 ou 4 dominando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Na minha opinião já está até pior, afinal, a única concorrente de peso da XP era justamente a Rico!

      Assim fica complicado...

      Abraços.

      Excluir