quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O segredo do IL3

Olá investidores,

Vocês devem lembrar que, lá atrás, mais especificamente nesse post aqui, uma frase enigmática que eu escrevi nele. Aproveitando a situação, vou colocar ela aqui novamente:

Estou preparando uma grande mudança nos meus investimentos (o conceito vai permanecer o mesmo) e vou compartilhar ela com vocês em breve. Alguns colegas talvez já saibam do que eu estou falando, rs, mas peço sigilo ABSOLUTO para eles quanto a isso.

Pois bem... O dia da mudança chegou! Nos comentários desse próprio post, alguns colegas da nossa comunidade chutaram o que poderia ser isso, e a pessoa que acertou na mosca foi o único surfista investidor que eu conheço, rs.


Parabéns para o grande Surfista Calhorda! Um dos investidores mais saudáveis da nossa blogosfera financeira, afinal, todo mundo sabe que esporte é saúde! Ainda sobre as tentativas de adivinhação no post, alguns também acertaram, como o ADP e o PJ, e outros parcialmente, como o ilustre EI.

Indo direto ao assunto, eu decidi liquidar TODA a minha carteira de ações depois que o Ibovespa chegou nos 60k. As ordens de vendas foram todas lançadas ontem, no feriado da Independência, e praticamente 90% delas foram executadas hoje, restando uma ou outra que não pegou mas que serão alteradas amanhã.

O capital obtido com a venda das ações será aplicado, provisoriamente, em uma LCA do Banco do Brasil. A ideia é utilizar o último trimestre de 2016 para realizar todo o planejamento necessário para a mudança e só começar a aportar mesmo a partir de 01/2017.

E por que eu fiz isso? Simplesmente porque não dá para confiar no Brasil. Esse país, definitivamente, não é sério. Vou repetir:

NÃO É SÉRIO!

Deixar todo o seu capital aplicado aqui é uma loucura total. Eu não vou entrar em detalhes, porém, todo mundo sabe os inúmeros problemas que existem aqui e que nunca vão mudar, afinal, isso é CULTURAL.

Mesmo com o PT saindo do poder, a roubalheira vai continuar com o PMDB. Além disso, as chances de uma Marina Silva ou um Ciro Gomes da vida elegerem-se em 2018 é ENORME! 

O Brasil é um país esquerdista, logo, a nossa população adora um Estado inchado e grande. E vocês sabem muito bem o perigo que isso é para quem investe o seu dinheiro pensando em ter um futuro melhor...

Recomendo esse artigo do Mr. Rover, que mostra apenas uma fração de tudo ruim que existe na República Federativa das Bananas, mais conhecida como Banânia...

Sendo assim, eu decidi montar uma carteira de ações INTERNACIONAL. Em breve vou passar mais detalhes sobre ela, porém, já posso adiantar que ela será formada por 20 empresas, cada uma tendo um peso de 5%, e será dividida entre Brasil, EUA, Alemanha e Japão.

Além do mais, eu tenho um plano de imigração... E, embora eu nunca tenha saído do Brasil, tenho certeza que existem inúmeros lugares melhores para viver do que aqui. Eu tenho o sonho de morar nos EUA, por tudo o que essa grande nação representa, e tenho certeza que um dia vou conseguir realizá-lo.

E para aqueles que possam vir a duvidar de mim, o Investidor Livr3 aqui é o tipo de pessoa que mata a cobra e mostra o pau:


Que venha a nova carteira de ações!!!

Abraços a todos.

102 comentários:

  1. Caraca... fiquei boquiaberto agora! Muitas coisas passaram pela minha cabeça em alguns segundos: pensei no IR, e também pensei que é uma jogada muito abrupta para digerir. Mas, nem me arriscarei a comentar mais nada, vou apenas te desejar boa sorte.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH,

      Um pouco de emoção faz bem para a vida, rsrs.

      A respeito do IR, infelizmente, com dor no coração, eu vou pagar ele... O resto é tranquilo. Eu só vou precisar de um tempo para organizar tudo e continuar tocando a vida.

      Abraços!

      Excluir
  2. Eu sei que você não olha para preço, e que no longíssimo prazo a bolsa americana historicamente sempre subiu e, provavelmente, continuará a subir enquanto o país mantiver a tal "ética protestante ", mas não receia entrar neste mercado após quase cinco anos de altas?
    Talvez deva entrar aos poucos, dividindo o dinheiro dos aportes em vários meses (no mínimo uns 12, mas preferentemente 24).
    Mesmo o seu grande guru, que não se importa com preços, defende aportes regulares. Então pode ser uma boa forma de minimizar os efeitos negativos de oscilações de curto prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não tenho receio não, primeiro porque eu vou investir em EMPRESAS americanas e não em índices, e segundo porque os EUA são e sempre serão a maior economia do mundo!

      Quanto aos aportes periódicos, é exatamente isso que eu vou fazer... Pode ficar tranquilo que eu não vou comprar tudo uma vez só, rs.

      Abraços e obrigado pela preocupação!

      Excluir
  3. IL

    Boa noite!

    Cada qual com sua estratégia, lógico!

    Mas vc vivia falando de não rodar carteira : mas rodava.
    Vivia falando de não misturar trade com BH : mas fez.
    E agora liquida tudo?

    Sinceramente, não tenha como crítica, mas seu perfil verdadeiro, aquele de sua essência, não é o perfil bastteriano que anunciava.

    Acho que a hora de venda é interessante, mas liquidar tudo?
    Acho que um país "instável" como o nosso também abre bosa chances de ação.
    Por fim, se fosse de caso pensado e não uma atitude impulsiva, teria feito a venda parcial em agosto e outra hoje. Buscando fugir do IR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Boa noite!

      Eu girava a minha carteira quando necessário e nunca misturei trade com B&H. Respeito os seus apontamentos mas discordo deles.

      O meu perfil continua o mesmo. A questão é que eu abri a minha mente. Quando eu comecei, no final de 2013, eu tinha uma cabeça. Hoje eu tenho outra totalmente diferente. As pessoas evoluem, isso é normal!

      Sobre vender uma parte em agosto e outra em setembro, o problema é que o Ibovespa estava abaixo do nível atual, logo, as cotações das ações também. Eu quis aproveitar o topo "máximo" dele.

      Além disso, não estou afim de rolo. Prefiro vender tudo de uma vez, pagar o IR devido e resolver logo isso. Fiz uma simulação e nem vai ser tanto assim...

      Abraços!

      Excluir
    2. Mas como sabe se é o "topo máximo" ?

      Excluir
    3. GM,

      É a máxima do ano e também o maior fechamento desde agosto de 2014, quando existia uma possibilidade real do PT sair do poder.

      Na minha opinião, o Ibovespa não deve passar disso. Você sabe muito bem que as coisas não vão mudar e o logo o mercado vai perceber isso.

      Abraços!

      Excluir
    4. É bom ter cuidado com essas afirmações, IL3, até porque há mais espaço para o índice subir, caso Temer comece a emplacar as reformas amargas.

      Excluir
    5. Quisera que fosse tão óbvio assim...

      Mas acho que é hora sim de realizar uns movimentos de venda e embolsar os lucros.

      Diga-me, fechou a carteira com qual desempenho histórico na renda variável?

      Excluir
    6. DH,

      Mas será que o Temer vai conseguir aprovar as reformas necessárias? Veja o caso da Previdência Social, todo mundo com bom senso sabe que ela é um esquema Ponzi, porém, ninguém quer abrir mão dos seus "direitos"...

      E isso é só um exemplo dos abacaxis que existem por aqui.

      Abraços!

      Excluir
    7. Guardião,

      O mercado é irracional, todos nós sabemos disso. Isso tudo que foi escrito aqui é tão somente o meu feeling.

      Preciso olhar o meu controle com calma e depois passo essa informação para vocês.

      Abraços!

      Excluir
  4. Olá IL - tudo bem ? Achei interessante este movimento - eu estou fora das ações especificamente, apesar de manter posição em renda variavel através de FII´s.

    Mas eu queria comentar sobre a questão do plano de imigração - otimo a pessoa querer sair do Brasil, apensa tomar um cuidado com o sonho dos USA. Voce nao me parece um cara que vai ficar ilegal em um pais, então focando no lado da legalidade, é bem complicado conseguir um visto que permita morar e trabalhar nos USA. Isso ocorre simplesmente porque tem milhões (para nao dizer bilhoes) de pessoas querendo ir para lá.

    Eu aconselho a procurar desde ja uma forma alternativa de ir para terra do Tio Sam (como abrir empresa e investir US$ 500K - apesar que seu eu tivesse esse dinheiro nao iria me preocupar em investir ele nos USA). Uma opção pode ser Europa, caso voce tenha algum ascendente europeu que possibilite a cidadania ... enfim, estou comentando coisas que voce já sabe; mas acho que vale a pena falar novamente.

    Um grande abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande EP,

      Você sumiu rapaz! Muito bom ver você de volta aqui...

      Então, eu sei que vou receber críticas e elogios pelo o que eu fiz. Cada um vai ter a sua opinião e o fundamental é que todas elas sejam respeitadas.

      A respeito dos EUA, eu sei disso, e você acertou na mosca, rs. Não existe NENHUMA possibilidade de eu imigrar ilegalmente para lá. Levando isso em conta, eu preciso dar um jeito, LEGALMENTE, de conseguir isso. Mas ainda tenho tempo para pensar sobre...

      Eu conheço sim o visto de investidor, que é o EB-5, porém, existem outras opções, como ir como estudante, arrumar um trabalho e ficar por lá, tudo dentro da lei obviamente.

      A respeito da Europa, é claro que é melhor morar lá que aqui no Bananão, porém, além de meu coração não pulsar por ela igual a América, tem o problema do cigarro.

      Eu nunca fui para lá, porém, já li VÁRIOS relatos na internet que os europeus fumam muito, mas muito MESMO. Como eu odeio cigarro, fica complicado morar num lugar assim, rs.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Sua aversão ao cigarro não é nada diante do problema do terrorismo islâmico e imigração massiva de maometanos.

      Você também reclamou do estado inchado no Brasil e esqueceu que os países europeus possuem, na maior parte dos casos, estados tão inchados quanto o Brasil.

      Infelizmente a civilização europeia está decadente por causa da perda de seus valores morais e substituição por lixos provenientes do marxismo cultural, como multiculturalismo e ideologia de gênero.

      O que vou falar agora parece contraditório, mas não é: se quiser imigrar legalmente para os EUA torça para que o Trump ganhe. Caso contrário, a Hillary continuará com o projeto de destruir os valores morais dos Estados Unidos.

      Boa sorte na nova empreitada, adicionei seu blog no meu blogroll.

      Abraços!

      Excluir
    3. Marcelo,

      Pois é, rs.

      Então, é claro que eu prefiro morar na Europa do que no Brasil, porém, a América e até mesmo o Canadá estão muito à frente dela. Isso é inegável!

      Exatamente... E tudo isso está acontecendo também por causa do maldito politicamente correto. A verdade é que nós vivemos em uma época muito chata. Os anos 70, 80 e até 90 não eram assim!

      Você tem alguma dúvida de quem eu apoio na eleição presidencial americana desse ano? Sou TRUMP desde criancinha! É ele quem vai por os EUA nos trilhos e restaurar os valores da nossa civilização ocidental.

      Valeu, depois eu coloco você também.

      Abraços!

      Excluir
  5. Nobre IL,

    Se tem alguém comemorando seu movimento, certamente é o Dimarcinho. Eu acho que você está completamente fora de si. Primeiro, que seu ódio pelo próprio país é patológico. Não creio que você irá encontrar a paz que procura em outro lugar, antes de descobrir a origem dessa aflição interna que, a meu ver, não tem relação com a situação do atual do Brasil, pois o PT saiu do poder, exatamente como você desejava. Eu acredito que você deve procurar um profissional de saúde. É muito desdém contra a própria gente. Isso não é normal.

    Em segundo lugar, uma estratégia arrojada como essa requer muito, mas muito planejamento e conhecimento. É coisa para profissionais fazer stock picking internacional. O ideal seria ir vendendo 20k mensais enquanto estudava a melhor forma de migrar seus recursos. Vai acompanhar relatórios em inglês de dezenas de empresas? Por isso, a melhor forma de diversificação internacional é em ETFs mesmo. Isso sem mencionar os custos de operação. Você pesquisou como é o envio e o resgate de recursos? E a tributação?

    A não ser que você tenha atingido sua IF, essa foi uma das maiores cagadas que já vi. Quero ver sua cara quando o IBOV atingir 100k no final de 2017 com o dólar na casa dos R$ 2,50.

    Vamos torcer para eu estar falando um monte de besteiras, mas realmente acho que essa foi uma bela pisada de bola... Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Vamos por partes:

      1) Primeiro quero ressaltar (de novo) que o Dimarcinho é a maior piada da blogosfera financeira, rs. Voltando ao seu comentário, você afirma isso baseado no que? Eu não sou obrigado a gostar do país em que eu nasci e não vejo nada de errado nisso.

      Em um passado recente, alemães, espanhóis, italianos e portugueses migraram para cá em busca de uma vida melhor. É proibido fazer o caminho contrário? Claro que existem brasileiros de bem, honestos e trabalhadores como eu, e são justamente esses que não merecem permanecer aqui.

      2) Como eu falei anteriormente, o mote da minha estratégia não mudou. Comprar mensalmente ações de empresas boas e reinvestir TODOS os proventos recebidos. Se isso será feito no Brasil, nos EUA, na Alemanha ou no Japão é irrelevante! Algumas coisas mudam, é evidente, mas nada impossível de adaptar-se.

      3) Isso não vai acontecer!

      Quer apostar comigo?

      Em 2008, no auge da euforia com o Brasil, o Ibovespa bateu nos 70k pontos (não chegou nem nos 75) e depois foi só ladeira abaixo.

      http://oglobo.globo.com/economia/se-romper-maxima-historica-ibovespa-pode-buscar-os-95-mil-pontos-2930840

      Por que agora, com uma situação muito mais complicada, isso iria acontecer em 2017?

      Valeu pelo seu comentário.

      Abraços!

      Excluir
    2. "Primeiro quero ressaltar (de novo) que o Dimarcinho é a maior piada da blogosfera financeira, rs"

      Era. Agora é você.

      "Como eu falei anteriormente, o mote da minha estratégia não mudou. Comprar mensalmente ações de empresas boas e reinvestir TODOS os proventos recebidos."

      Sim, mas você não deve vender as ações das empresas boas.

      3) Isso não vai acontecer!

      Nem você, nem o troll, nem eu e nem ninguem sabem o que vai acontecer com o Brasil.

      IL, você detonou o seu patrimonio puramente baseado em achismo. Você ACHA que o Brasil vai piorar cada vez mais e baseado em suas crenças cometeu o grande erro de girar o patrimonio.

      Excluir
    3. Fala IL tudo bem.
      Vou me intrometer aqui na conversa para dar um ponte de vista de alguém que estudar seriamente cultura brasileira + Contas públicas .

      Troll: PT, PSDB , PMDB , PP etc só muda grau de intervenção na economia: O Brasil sempre foi e sempre será paraíso dos sofistas.
      Caso do PT partido sofistas ideólogos formados em federais por marxistas culturais que entendem tanto de economia como uma pessoa formada em educação física.


      Sobre questão da Aflição pelo país natal, lhe afirmo de bate pronto: Ideologia e esperança não tem nada de ciência, portanto quando observamos claramente qual ideologia coletiva, podemos estimar a probabilidade de acerto em relação reformas que precisam ser feitas no âmbito contábil.


      O máximo que da para se conseguir seria não afundar nosso pais aos níveis da argentina outro país qual partilha do mesmo embuste lógicos e ideólogos do Brasil há décadas.
      Agora virar uma suíça, Alemanha , Canadá, Nova Zelândia nem daqui 100 anos.

      Sobre decisão precipitada: Tudo depende do projeto de imigração ao qual precisaria obter muito dinheiro e tempo " O Viver de dividendos aborda bastante este tema no blog dele."
      Já estudei diversas formas, sendo que a mais fácil exigi quantias substancia de dinheiro.

      Investimentos: Regime tributaria etc
      Não acredito ser um bom momento para se investir na bolsa americana, porem uma coisa tu pode ter certeza, melhor manter seu dinheiro em ativos de valor em moeda forte do que moeda podre inflacionada.
      Para isso bastaria ir alocando ao poucos e mantendo dinheiro na renda fixa tranquilamente.

      A tributação é muito maior sim, mas tu tem que analisar outro fatores além da rentabilidade = manutenção do poder de compra.
      Ganhar 14% a.a ilude muita gente pois se tira IR imposto da 1 ou 2% de juros real a.a , só que inflação real aquele que acontece em nossa vidas é muito maior do que oficial.
      Por consequência nossa moeda é extremamente depreciada.

      Porque não invisto fora do país?
      Não tenho escala , quero obter escala para começar mandar remessas para fora do pais.
      Por hora vou mantendo meu portfólio alocado em terra tupiniquins.

      Sobre fundamentos da bolsa tupiniquim: distorcidos em relação ao indicadores macro, única vantagem na bolsa brasileira, depende da merda feita pelos keynesianos nos países desenvolvidos, enquanto estes países estiverem rodando Q3 e trabalhando com juros negativos nossa bolsa fica artificialmente inflada.

      Não tem nada de fundamentos em boa parte das empresa brasileiras: Basta ver como bolsa oscila sobre qualquer sinalização de aumento de juros no FED.

      Nossa bolsa é especulativa!
      Poucas empresas vão conseguir aumentar lucro com as dificuldade que temos no ambiente macro.
      Quais fundamentos? Faço revisão frequentemente nos fundamentos de diversas empresas.

      O mercado antecipou uma melhora igualmente com levy ano passado e nas eleições 2014.
      Depois que não passar nem metade das reformas , a bolsa corrigi esta distorção.


      IBOV 100k Com petro tendo uma dívida astronômica, mineiro de ferro e recessão no mundo? Ta usando crack troll
      Brasil é 100% dependente de um ciclo de commodities para alavancar a bolsa.

      Bancos e setor financeiro: olhou o tanto de empresa em recuperação judicial fora nível inadimplência da pessoa física, subir pode mas lastreado em especulação ou cagada feito no primeiro mundo.
      Fundamento que é bom não existe ao preços atuais.










      Excluir
    4. Anônimo,

      Como falei para o seu colega que comentou abaixo, essa é a sua opinião que também será respeitada!

      Eu prefiro pensar que estou reorganizando o meu patrimônio. Se eu vejo uma coisa errada, não posso arrumar ela?

      Abraços!

      Excluir
    5. Mr. Dividendos,

      Aonde eu assino?

      É exatamente isso que você escreveu de forma magistral aí em cima. O Brasil não é um país confiável, o empresário aqui é visto como um bandido, enquanto esses vagabundos esquerdopatas são endeusados como heróis.

      E isso, infelizmente, NUNCA vai mudar...

      Abraços!

      Excluir
    6. Troll,

      na verdade não estou comemorando. Estou atordoado! Pois ele faz tudo diferente do que eu falo e também do que ele próprio prega! rsrsrs

      Excluir
    7. Dimarcinho,

      Como já expliquei para outros colegas, felizmente, as pessoas mudam as suas convicções.

      Abraços!

      Excluir
    8. dimarcinho, se nem você mesmo faz o que você prega, por que alguém deveria segui-lo?

      Excluir
    9. EI,

      o fato de vc estar enganado sobre minha pessoa MAIS UMA VEZ não me surpreende, rsrsrs

      []s!

      Excluir
    10. Dimarcinho,

      Vão começar a discutir de novo?

      Abraços.

      Excluir
    11. Tranquilo IL, não existe discussão com dimarcinho, ou vc pensa como ele ou está errado. Simples assim!
      ;)

      Excluir
  6. Parabéns pela coragem.

    Concordo com tudo o que você disse com relação ao "Comunistão" (Brasil).

    Nosso maior carma é ser um país de esquerda.

    Morro de vontade de liquidar toda a minha posição em Brasil.

    Mas no final decidi balancear meu patrimônio em 50% Brasil e 50% exterior.

    Estou fazendo os aportes aos poucos, talvez eu até deixe uns 60% fora.

    Pode não ser a melhor estratégia, mas atende muito bem a minha situação.

    Europa é um caso perdido e você sabe o porque (imigração dos refugiados), os únicos lugares mais estáveis para se viver por lá são Suiça e Liechtenstein.

    Não sou o dono da razão, mas já que decidiu manter todo o patrimônio no exterior eu lhe recomendaria dividi-lo em duas corretoras, em dois países diferentes, exemplo: Suiça e E.U.A.

    Nunca se sabe quando haverá uma crise política ou financeira.

    Pelo que parece a Suiça é um dos países mais estáveis para manter as economias.

    Forte abraço e boa sorte.

    GPL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPL,

      Obrigado pelo apoio!

      Exatamente, é muito complicado achar pessoas que tenham a mesma cabeça que a nossa. Ainda bem que aqui na blogosfera financeira todos nós temos um pensamento parecido.

      Com certeza, e isso nunca vai mudar. É só olharmos para os jovens, como nós, que deveriam ser o futuro da nação, e estão mais preocupados em seguir uma ideologia falida do que fazer algo que preste.

      Eu liquidei toda a minha carteira de ações, porém, ainda vou deixar um pouquinho investido aqui. Mais especificamente, três empresas, que citarei em breve.

      A situação da Europa está bem complicada mesmo e não vejo melhoras no curto prazo, muito pelo contrário. E uma das causas disso é justamente o tão elogiado Welfare State...

      Eu ainda estou decidindo isso, porém, inicialmente vou abrir conta apenas em uma corretora americana, embora a Suíça seja uma opção excelente também.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. Ola IL.

    Investimentos devem nos deixar tranquilos.

    Se voce optou por mudar completamente, isto te incomodou e nada mais certo que ir na direcao desejada.

    Desejo sucesso nesta migracao.

    Acho que so eu na blogosfera nao quero ir para os eua kkk, a familia è muito importante pra mim aqui.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,

      Perfeito...

      É só você levar a sua família para um país civilizado! ;)

      Abraços.

      Excluir
  8. IL,

    Sendo bem honesto com você, acho que você está bem confuso sobre o que quer. Neste sentido acho que é uma boa se manter em RF com liquidez até se decidir.

    O processo de imigração para qualquer país é bem complexo, principalmente se você nunca nem saiu do país. Não pense que é fácil esse negócio de viver em outro país, que não é mesmo.

    Investimento no exterior também é algo bem complexo, pois exige altos custos com transações/transferências internacionais, risco cambio, etc

    Neste momento a única coisa que consigo visualizar é que realizou lucro e girou patrimônio, exatamente aquilo que contraria a estratégia de longo prazo/B&H.

    É tão difícil se segurar pra não vender nas quedas como quando sobe, portanto tudo faz parte do aprendizado.

    Desejo sucesso em seus planos!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande EI,

      Como já falei em outros comentários, eu sei o que quero. A única diferença é que a minha cabeça mudou. Simplesmente isso!

      Nada é fácil nessa vida, porém, isso não deve ser desculpa para não corrermos atrás dos nossos sonhos. Estou estudando bastante sobre imigração e acredito que tudo vai dar certo.

      São algumas mudanças que eu terei que adaptar-me, mas nada de tão complicado assim. Aprender coisas novas, afinal, sempre é bom!

      Na verdade, eu prefiro encarar isso como dar um passo atrás para dar dois a frente. Quando tudo estiver pronto, a minha situação estará bem melhor.

      Ao menos eu vendi no "topo", né? E olha que o Ibovespa já está despencando hoje. Parece que a minha bola de cristal acertou, rs.

      Agradeço pelas palavras.

      Abraços!

      Excluir
    2. IL, permita-me ser honesto, mas continuo achando que não sabe o que quer.

      Eu já fui mais de 30 vezes para os EUA, trabalho em empresa americana e posso dizer que não tenho este deslumbramento todo que morar lá é a melhor coisa do mundo. Eu adoro os EUA, inclusive nas minhas férias vou pra lá, mas morar lá é outra coisa e posso te garantir que você não tem nem ideia, acredite nisso.

      Sobre investir no exterior, sobretudo Japão, não vejo muito sentido. A bolsa do japão está de lado há 20 anos, o juros lá são baixissímos e o país enfrenta um problemão com a inflação negativa que atrapalha o crescimento.

      Sobre o topo: topo de que? de ontem pra hoje? o que te garante que no ano que vem não terá ido para 100k?

      Abraços

      Excluir
    3. EI,

      Geralmente nós quase sempre concordamos, porém, dessa vez vou ter que discordar de você, rs.

      Disserte mais a respeito de morar nos EUA, porém, o feedback que eu tenho recebido é justamente o contrário. Caso a pessoa tenha um plano de imigração bem elaborado e respeite a cultura e as leis do país, não vejo NENHUMA dificuldade nesse sentido, muito pelo contrário.

      Você, se já foi para lá mais de 30 vezes, como diz, sabe muito bem que os EUA são uma nação de imigrantes. Os americanos não tem absolutamente NADA contra eles, e sim a respeito dos ilegais, o que eu concordo 100%.

      Você realmente acha que não há sentido em ser sócio das empresas boas de uma das maiores economias do mundo? Cotação segue lucro, logo...

      A respeito do topo, o que achou da queda de quase 4% de hoje do Ibovespa? Você acha mesmo que as coisas vão mudar no Brasil, com a população que nós temos?

      Abraços!

      Excluir
    4. IL,
      É claro que vamos discordar, você mudou completamente sua estratégia.
      Pelo visto você não sabe nada dos EUA. Vai pensando que eles recebem imigrantes de braços abertos ...
      Sobre o Japão, bom, eu nunca estudei, mas se vc está falando que é bem negocio alguém de fora investir lá é porque deve ter estudado. Eu tenho os 2 pés atrás. Um pais que não cresce deve ter algum problema, né?

      Se essa queda de 4% significa alguma coisa pra vc é porque realmente sua cabeça mudou.

      Não me leve a mal, mas acho que vc deve mesmo ficar na RF ou partir pra trades logo ...

      Abraços

      Excluir
    5. EI,

      Vamos lá, rs.

      Eu nunca pensei dessa forma. E acredito que isso não deve acontecer em lugar algum, talvez apenas na Alemanha pelo sentimento de culpa que a população tem.

      Entretanto, como já expliquei acima, caso você vá para outro país, principalmente os EUA, e adote ele como sua casa, respeitando a cultura e a lei deles, por qual motivo isso daria errado?

      Quantos e quantos imigrantes LEGAIS, e isso faz toda a diferença, moram lá, estão extremamente felizes e não pensam em voltar aqui nem de férias? Com todo o respeito, EI, mas nesse aspecto você está desatualizado...

      Sobre o Japão, não tenho os números do crescimento do PIB deles aqui, porém, é fato que são uma das maiores economias do mundo e contam com empresas extremamente sólidas

      A queda é só para mostrar que aparentemente a minha opinião sobre o futuro está correta.

      Vou repetir:

      O Brasil nunca vai mudar! Mesmo com isso, vale a pena ser sócio de algumas empresas daqui, porém, jamais deixando todo o seu capital neste local.

      Abraços!

      Excluir
    6. IL,
      Veja bem, não estou criticando seu plano de emigrar. Na verdade não estou criticando nada, só estou alertando-o que aparentemente você está perdido.
      Eu tenho vários amigos que moram nos EUA. A maioria está feliz, mas a adaptação foi muito dificil. Alguns estão legais e outros ilegais.
      Recomendo apenas que conheça bem a cultura americana (ou qualquer outro pais antes de ir).
      Sobre os investimentos, também não tenho nenhuma critica, pois vc faz o que quer com seu dinheiro, meu ponto é que contraria tudo que voce sempre disse, o que é um indicativo que possa estar perdido. Neste aspecto fique na RF e faça movimento aos poucos.
      Abraços

      Excluir
    7. IL, cara, não sei se é de propósito ou não, mas você é muito arrogante. Você NUNCA foi pros EUA, e tá chamando quem já foi várias vezes de desatualizado..
      Sério, repensa um pouco isso. Você é o investidor convicto mais sem convicção que existe. Mudou SEMPRE TODAS as estratégias que dizia que não mudaria por nada.
      Abraço e sucesso em mais essa mudança!

      Excluir
    8. EI,

      Tranquilo, agradeço a sua preocupação comigo. Você é um dos meus parceiros aqui na nossa blogosfera financeira e tenho certeza que está torcendo pelo meu sucesso.

      Obrigado!

      Abraços.

      Excluir
    9. Anônimo,

      Não tem arrogância nenhuma aqui!

      Veja que eu discordei de forma extremamente educada do EI. Além disso, ir para os EUA "turistar", estudar ou trabalhar é uma coisa totalmente diferente de ir para morar.

      A questão não é convicção e sim evolução. Não é vergonha nenhuma mudar uma posição que eu tinha anteriormente. Eu mesmo, por exemplo, não sigo 100% dos "ensinamentos" do Bastter.

      Agradeço pelos votos de sucesso.

      Abraços!

      Excluir
  9. IL,

    Decisão polêmica, hein?! rs.

    Bom, se me permite, direi o que penso.

    Primeiramente, tudo que você disse sobre o Brasil é válido sim, não há o que falar. E o mercado de ações dos países citados por você é absolutamente incomparável com o brasileiro.

    Eu, por exemplo, que adoro small caps, vejo o mercado americano como ideal para encontrar não empresas boas, mas empresas quase perfeitas aos meus olhos como investidor. Fora a transparência dos relatórios, as políticas de dividendos extremamente sólidas e muito mais atrativas e, além de tudo, a abundância em empresas para todos os estilos e perfis.

    Porém, por outro lado, um ponto negativo: é difícil, para nós aqui do Brasil, avaliar vantagens competitivas em small caps de lá, já que normalmente não podemos consumir e avaliar os produtos das empresas que compramos, seguindo a sábia dica do grande Peter Lynch. De qualquer jeito, é um fato que é extremamente mais fácil montar uma carteira internacional com qualidade superior a uma nacional.

    Porém, aqui entra a questão chave: o custo. Pelo que já pesquisei, manter uma carteira no exterior acarreta um ônus significativo, o que, para pequenos investidores como nós, ao meu ver não compensa. É algo que sei que você deve ter colocado na ponta do lápis, e é um fato que a longo prazo os custos são bastante relevantes. Aliás, se possível, seria muito interessante que você nos detalhasse como exatamente irá transferir seu dinheiro para fora.

    E apenas mais dois pontos que gostaria de citar. Primeiro, creio que o Ibovespa ter chegado aos 60 mil pontos, maior alta desde 2014, não significa absolutamente nada. Isto, para investidores a longo prazo, é absolutamente irrelevante. Chegar ao pico dos últimos anos não significa que o mercado vá cair, como também não significa que irá continuar subindo. Discutir esse ponto, para mim, é confrontar meros palpites, rs.

    Por último, repito: concordo que este país definitivamente não é sério, e que nosso problema é cultural. Temer não irá fazer absolutamente nenhuma mudança relevante, mas veja: isso sempre foi assim e, mesmo com tantas adversidades, inúmeras empresas continuam a lucrar ano após ano. Para o pequeno investidor, no longo prazo é isso que importa. Boas empresas continuarão a valorizar-se e dar ótimos retornos aos acionistas, não tenho dúvida quanto a isso.

    No mais, desejo-te sorte nesta nova caminhada. A partir de 2017 o exercício de acompanhar os relatórios com certeza será imensamente mais prazeroso para você, rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM,

      Concordamos nessa, rs.

      Eu não tenho preferência por small caps, e sim por empresas boas, e é fato que os EUA, como a maior economia do planeta, oferecem uma infinidade de companhias fantásticas.

      Sobre o custo, não acho que seja algo tão caro assim. Da mesma forma que pagamos corretagem e custódia aqui, pagaremos lá. Qual a diferença? Vou entrar em detalhes nisso futuramente...

      Para mim significa, embora é evidente que um investidor deve focar nas suas empresas. Ibovespa em alta significa cotações em alta e o contrário a mesma coisa, embora existem exceções.

      Pois é, e mesmo assim você ficaria tranquilo de deixar TODO o seu capital em um país que não é sério? Eu, jamais...

      Valeu amigo!

      Abraços.

      Excluir
  10. Puta que pariu!!
    Amigo, lhe desejo sucesso!

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Você, como sempre, curto e grosso! Agradeço a mensagem e desejo o mesmo para ti.

      Abraços!

      Excluir
  11. Bom, pelo menos não tomou esta decisão em janeiro último, teria perdido uma boa alta.
    Sorte na gringa!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Quando eu tomei essa decisão, ficou estabelecido que as vendas só seriam efetuadas quando o Ibovespa chegasse nos 60k. E parece que eu fiz bem, afinal, ele está despencando hoje...

      Obrigado.

      Abraços!

      Excluir
    2. UB,

      É a sua opinião, rs.

      Abraços!

      Excluir
  12. IL, saindo do Brasa vc pode investir em horizontes além do States, pode concentrar lá, mas investir em outras bolsas tipo de Singapura, Israel, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra, diversificar não só em ativos e tipos de investimento, mas de mercado tb, era oq eu faria no seu lugar, não deixe de nos contar todos processos, acertos e erros, será útil pros medrosos tipo eu 😀
    Vai investir em Reits tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,

      Então, como eu falei no post, a minha ideia inicial é fazer EXATAMENTE o que eu fazia aqui no Brasil, mas incluindo os EUA, a Alemanha e o Japão, que são algumas das maiores economias do mundo.

      Tudo o que é demais faz mal, inclusive diversificação em excesso. Vou dar uma olhada com calma nas opções de investimento no exterior, porém, não deve mudar muito do que eu já praticava antes.

      Abraços!

      Excluir
  13. Muito interessante esse post e tenho interesses semelhantes para o futuro. Não sei se já planejou isso, mas poderia ir contando aqui sobre esse processo todo, como que abre conta em banco e em corretora lá, como operar na bols, etc. Tenho certeza que iria despertar o interesse de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Migraineboy,

      Pode ficar tranquilo que eu vou dividir tudo com vocês, embora já tenha bastante informação sobre isso no blog do ilustre Viver de Dividendos.

      Abraços!

      Excluir
  14. Aí sim!!!

    Bolsa brasileira subiu bem no ano, o dólar deu uma recuada. Pode não ser o momento perfeito, mas é o melhor que foi apresentado.

    Dá pra ir diversificando um pouco em empresas e títulos mais curtos de renda fixa para evitar comprar muito no topo da bolsa americana.

    Boa sorte na nova perspectiva.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Você gostou da minha atitude, não é?

      Sim, o meu objetivo foi tentar "acertar" o melhor momento para fazer isso, e acho que se não foi perfeito, chegou bem próximo dele.

      Vou fazer tudo com calma, ainda tenho bastante tempo para estudar, planejar e executar a estratégia de investimentos, que será muito parecida com o que eu já fazia antes.

      Fico agradecido por sua mensagem.

      Abraços!

      Excluir
  15. Já imaginava que fosse investimento internacional. A grande surpresa para mim foi levar todo seu patrimônio para o Tio Sam. Eu também tenho vontade de investir nos EUA, mas para fins de diversificação. mandaria no máximo 50%. Hoje ainda não me considero com patrimônio suficiente para compensar uma diversificação por lá, frente aos custos de remessa e impostos. Talvez daqui a uns 2 ou 3 anos.

    enfim, ninguém melhor do que vc mesmo para saber o que é melhor para vc. Só me resta desejar boa sorte na sua nova empreitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Até porque não tinha muito para onde fugir, correto?

      Então, na realidade eu não vou mandar todo o meu patrimônio para o exterior, e sim a maior parte dele. Além de investir em três empresas brasileiras, vou manter alguns valores aqui em renda fixa.

      O fato é que não vale a pena deixar TODO o nosso patrimônio ao alcance fácil desses bandidos, safados e vagabundos do governo.

      Valeu pelo apoio.

      Abraços!

      Excluir
  16. Uma das maiores regras da filosofia bastteriana é não girar patrimonio. Exatamente o oposto do que você fez. O governo e a corretora agradecem. Parte do seu patrimonio agora esta nas mãos deles.

    Você poderia simplesmente direcionar os novos aportes aos seus investimentos no exterior sem detonar o que você já possui. Mas não.

    Você era um dos investidores mais sabios da blogosfera pois estava acumulando patrimonio a despeito de tudo. Enquanto muitos se descabelavam criando estrategias mirabolantes voce simplesmente comprava açoes de boas empresas e ficava cada vez mais rico a cada mes que se passava.

    Mas no fim se revelou um baita de um sardinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Essa é a sua opinião e ela será respeitada em sua totalidade, embora eu discorde da mesma. Vamos dar tempo ao tempo para ver o que acontecerá comigo.

      Abraços!

      Excluir
  17. IL

    Confesso estar num misto de espanto e curiosidade.

    Vai jogar o dinheiro para o TD Selic? E já estudou alguma coisa na bolsa americana, alemã ou nipônica? Como vai ser a logística destes investimentos? O que é preciso para eu investir na bolsa alemã a partir do Brasil, por exemplo? Como declaro isso para o nosso IR? Fico ansioso por um post explicativo, porque acho que merece um post, e seria um marco na blogosfera. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Normal, acredito que ninguém esperava essa atitude de mim, rs.

      Como falei no post, o dinheiro será aplicado temporariamente em uma LCA do BB. Eu não coloco mais um centavo no TD e pretendo fazer um post sobre isso em breve.

      Estudei sim, inclusive as empresas da nova carteira de ações já foram até mesmo SELECIONADAS. Vou divulgar elas para vocês no momento adequado.

      Sobre suas outras dúvidas, muitas delas podem ser esclarecidas no blog do Viver de Dividendos, porém, o que posso adiantar é que não é esse bicho de sete cabeças que você está pensando.

      Abraços!

      Excluir
    2. IL

      Então nos divulgue as empresas americanas selecionadas.

      Estou deveras curioso!

      Excluir
    3. Guardião,

      Eu vou divulgar sim, mas apenas mais para frente. Peço apenas que você tenha um pouco de paciência.

      Abraços!

      Excluir
    4. Por que de ter segredo com relação aos nomes???

      Excluir
    5. Vou arriscar que pelo menos duas são dessas quatro : ibm, wallmart, directv, american express.

      Excluir
    6. Guardião,

      Não é segredo, é que eu simplesmente vou fazer um post futuro explicando sobre as novas empresas, principalmente as americanas.

      Abraços!

      Excluir
    7. GM,

      Palpites interessantes, porém, das sete empresas empresas americanas que vão fazer parte da minha futura carteira internacional de ações, você não acertou nenhuma, rs.

      Abraços!

      Excluir
    8. Hummmmmm

      Seria então Apple, Google, Disney e General Eletric???

      Excluir
    9. Guardião,

      Parabéns!

      Agora sim você conseguiu acertar, mas apenas UMA delas. Tem uma outra citada por você que quase entrou também, porém, resolvi tirar ela no último momento...

      Acho que já dei dicas demais né?!

      Abraços!

      Excluir
    10. To ruim de jogo, hein?!

      Arrisquei oito pra acertar só uma!!!

      Posso dar mais chutes?

      Excluir
    11. Guardião,

      Pois é, rs.

      Mas acho melhor você parar por aqui!

      Abraços.

      Excluir
  18. Eu te enviei um e-mail ontem e pedi que fizesse contato pelo e-mail "carloalbuquerquesoares". Gostaria de dizer que essa não é minha identidade verdadeira, mas que eu te passaria minha identidade se você achar viável/interessante fazermos uma parceria na criação de um blog voltado para investimentos em empresas de diversos países e também com um portfolio robusto que inclua metais (ouro/prata/palladium)... Escreva e no e-mail de retorno eu já te dou o meu e-mail pessoal, se você tiver interesse, é claro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlo,

      Agradeço a proposta, porém, não tenho interesse em fazer parcerias no momento.

      Abraços!

      Excluir
  19. Buenas, IL! Te desejo sorte e sucesso! Infelizmente, concordo que no Brasil mudam as moscas mas a merda continua a mesma... por isso, tenho planos de imigrar no futuro - vamos ver no que dá!

    Parabéns pela decisão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IV,

      Agradeço pelo apoio!

      Depois compartilhe também o seu plano de imigração.

      Abraços.

      Excluir
  20. Olá IL,
    Queria comentar sobre sua revelação e dividir meu comentário em duas partes, uma boa e depois a ruim. Espero que não leve nada para o lado pessoal.
    Primeiro, não vejo nada de mal em querer emigrar. Nosso objetivo é sempre querer melhorar nossa qualidade de vida, e muitos países por aí oferecem condições melhor que a do Brasil. Se a pessoa está ciente de que não existe lugar perfeito no mundo e tem disposição para trabalhar, estudar e seguir as leis, creio que ela terá grandes chances de não se frustrar. Sendo sincero e sem exageros, todos os dias quando vou trabalhar não tenho certeza se voltarei vivo para minha família devido a extrema insegurança que as cidades possuem. Mesmo que se sofra um downgrade na carreira, o sentimento de segurança não possui preço.
    Sobre o Brasil, concordo sobre o seu viés esquerdista e marxista. Praticamente só temos partidos de esquerda e os de direita são nanicos e inexpressivos. O Estado é inchado e quer se meter em tudo na nossa vida. Os valores morais da sociedade se esvaziaram, nossas crianças estão sendo doutrinadas nas escolas e não há perspectivas de melhora. Se você se sente desconfortável com isso, o ideal é sim fazer um planejamento de emigração.

    Agora começa minha fala ruim. Já aviso de antemão que não sou dono da verdade nem quero parecer um e não tenho certeza do que vou falar porque não sei o que você verdadeiramente pensa, mas tenho uma forte impressão que sim, você está perdido se comparado com o que você era.
    Se a intenção é investir fora, você poderia simplesmente vender as ações aos poucos e fazer essa movimentação gradualmente. Mas este movimento abrupto comprova que você, ao contrário do que afirma de que preço não importa, está vendendo única e exclusivamente tudo de uma vez baseado no preço das ações, o que vai contra tudo o que você sempre afirmou. Nos seus próprios comentários você mesmo afirma que pelo menos vendeu no topo. Desde quando você seria o cara de afirmar uma coisa dessas?
    E essa história de que é loucura ter ações aqui por causa de política seria uma coisa que Bastter, um cara que você admira, seria o primeiro a puxar forte sua orelha. Brasil esquerdista? Sim é. Mas quando não foi no período pós-militar? Pelo menos desde FHC o viés foi esquerdista e as empresas estão aí. E agora que a esquerda sofreu um golpe e um pouquinho do sentimento libertário está surgindo em algumas pessoas é que você vende tudo de uma vez? Se o motivo fosse esse, você deveria ter vendido tudo na época que o impeachment tinha esfriado. Mas acho que o motivo não é esse, né, mas sim a subida da bolsa. Você claramente misturou trade com hold. Além disso alocou tudo a “perda fixa”, um termo que você utilizou não deve ter nem 3 meses.
    De qualquer forma o investimento e o dinheiro é seu. Desejo sucesso na nova jornada e espero que mantenha o blog para nos informar quais seriam as empresas que formarão seu novo portfólio.
    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      Quanto a imigração, não preciso acrescentar nada, pois seu comentário estão absolutamente perfeito. Não é para os incomodados mudarem-se? Pois é exatamente isso que eu vou fazer, rs.

      A respeito da minha atitude, o que posso dizer para você é que as pessoas, felizmente, mudam seus princípios. Antes eu tinha uma cabeça e hoje eu tenho outra!

      O preço, realmente, não importa, principalmente se você faz aportes pequenos mensais. Contudo, para toda regra existe uma exceção que pode mudar isso.

      O meu caso é fora do comum. Eu não liquidei a minha carteira de ações pelos motivos "tradicionais" e sim porque está sendo feito uma reorganização do meu patrimônio.

      Nesse sentido, e como eu estou fazendo tudo de uma vez, quanto mais eu receber nas minhas vendas melhor... Veja só, por exemplo, eu era sócio de 15 empresas aqui no Brasil e agora serei de apenas 3.

      Portanto, eu fui obrigado a tomar essa decisão ao invés de simplesmente direcionar os novos aportes para as empresas do exterior. Eu realmente fiquei sem alternativas!

      A questão não é apenas política e sim cultural. Veja que os lucros das empresas já estão começando a diminuir, salvo uma ou outra exceção como a sua ex-querida Cielo, rs.

      O governo está absolutamente quebrado, vamos ter rombos bilionários nas contas públicas pelo menos até 2020 e tudo indica que os impostos serão aumentados.

      Eu quero ressaltar que continuo acreditando no investimento em ações e, tal qual meu ídolo Buffett, vou ter a chance de poder participar do mesmo mercado dele!

      E o blog vai continuar sim, pode ficar tranquilo, o que está acontecendo é um momento de transição e eu pretendo compartilhar todas essas novidades com vocês.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraços.

      Excluir
    2. IL,
      Obrigado pela resposta extremamente cordial. Realmente pode acontecer sim da pessoa mudar seus princípios, o que consequentemente fica mais coerente ela realizar as medidas necessárias para adequação. Você quer manter o nosso mantra de investir em empresas lucrativas, só que quer fazer isso em outro lugar. Te desejo sabedoria na escolha das novas empresas e sucesso.
      E atualize o blog sim, postando as novas empresas. Será um ensinamento muito valioso para a blogosfera.
      Abraços

      Excluir
    3. ADP,

      Exatamente!

      Fico feliz que você tenha compreendido a minha decisão e agradeço pelos votos de sucesso. Fique sossegado que o blog vai permanecer no ar, mas agora entrando em uma nova fase.

      Abraços!

      Excluir
  21. Parabéns pela atitude.
    Só quem zerou a carteira uma vez na vida sabe como é a sensação...hehehe
    Investir na banânia fazendo B&H é complicado.
    Querer melhorar o retorno do capital acumulado é corretíssimo, cada um com sua estratégia e sua consequência.
    Realmente investir em empresas de "lá", dá uma segurança muito maior de que ao longo do tempo, você ganhe.
    A CVM de lá (SEC), fica muito em cima das empresas, existem várias bolsas, a quantidade de empresas listadas é muito maior, é todo um mundo novo, fico imaginando que vc terá que aprender coisas novas, mas toda mudança implica nisto mesmo, aprender...

    Parabéns mesmo pela coragem, o que uns acham insensatez, eu acho de coragem. Aqui em banânia, nos recriminamos aqueles que erram, lá fora, se tem orgulho de quem tenta acertar e fracassa. POis vá lá, tente e se não der certa, volte mas de cabeça erguida, pois vc tentou.
    Aqueles que te recrimanam hoje com certeza estarão com pedras lhe esperando no aeroporto para escarrar em você.
    Não ligue.
    Boa sorte e continue nos atualizando !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poney,

      Muito bom ver você por aqui! Seja sempre bem-vindo ao meu espaço.

      Valeu, rs.

      Então, o que pesou bastante na minha decisão é justamente isso. Por que deixar todo o seu capital em um país que, por exemplo, o próprio presidente do STF rasga a constituição e não acontece nada enquanto temos N opções melhores lá fora?

      O mundo é enorme, é burrice ficar preso em um só local. Diversificação deve ser não apenas entre ativos mas também entre nações diferentes...

      E além disso tudo o que você falou, temos também o respeito ao sócio minoritário, tendo em vista que mais de 70% dos americanos investem em ações lá. A realidade é outra, totalmente diferente da Banânia.

      Pois é Poney, eu poderia muito bem fazer tudo isso e sumir, entretanto, resolvi dar a cara a tapa por consideração e respeito aos meus leitores, mesmo sabendo que seria criticado e elogiado.

      É aquela história, é melhor arrepender-se do que fez do que não fez. O que eu tenho a perder? Na pior das hipóteses, ganho experiência, rs.

      Abraços e agradeço pela mensagem!

      Excluir
  22. opa Livre!! Excelente noticia meu amigo! Vc tem TODO O MEU APOIO.
    Eu nao vou fazer isso que vc fez (vender minhas acoes no BR) mas meus novos aportes serão: TD, FII e ações no exterior.

    Por sinal tenho um livro mt bom pra lhe recomendar, MUITO BOM MESMO, que se chama the bogleheads guide to investment. Tenta baixar o pdf dele no google (eu consegui) se vc nao conseguir me diz um email seu que te mando em anexo. Aconselho demais a ler esse livro que te recoemndo, ele eh fininho, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal,

      Obrigado pelo apoio!

      Bacana, espero que nós dois tenhamos muito sucesso nesse novo caminho da nossa jornada.

      Vou dar uma pesquisada sobre ele no Google, muito obrigado pela indicação!

      Abraços.

      Excluir
  23. Livre, acabei de abrir minha conta no BB americas, foi ate meu ultimo post sobre isso. A corretora eu vou escolher a Interactive Brokers? Qual corretora vc escolheu nos EUA? e pq?

    Olha já montei minha carteira de empresas lá, seria bom trocar impressões com vc. Meu primeiro aporte vai ser berkshire.

    De cabeça me lembro das minhas: berkshire, disney, apple, johson e johson, armanino foods, yum, costco, cvs, google, etf de reits da vanguard e etf de saude da vanguard, além do VTI e do VOO da Vanguard.

    Abraçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FS,

      Eu vi lá no seu blog, inclusive já comentei o seu post, rs.

      A minha corretora, assim como a sua, também será a Interactive Brokers, principalmente pelo fato dela oferecer acesso às diversas Bolsas que existem no mundo.

      Com certeza, assim como eu adiantei para o Guardião, em breve vou publicar um post revelando e explicando as empresas selecionadas. A Berkshire do mito não custa mais de U$$ 200.000,00? Como você vai comprar ela?

      Ótimas empresas, vamos ter muito tempo para debater sobre elas e todas as outras que existem no magnífico mercado americano de ações.

      Abraços!

      Excluir
  24. Creio que em breve poderemos dizer seja bem vindo a NYSE para mais um investidor brazuca.

    Cara siga seus sonhos, faça aquilo que você acha certo, se você chegar lá na frente e ver que não era bem isso que você queria pega e dá a volta o que não pode é ficar se frustando só olhando os problemas ou com medo do futuro, com medo de mudar.

    Tenho certeza que você já pensou bastante a respeito de tudo e se está fazendo isso é porque acha que realmente este é o melhor caminho. No final isso que importa.

    Amanhã será meu último dia aqui no Brasil a partir daí começo uma nova empreitada na minha vida, além disso quem me acompanha lá no blog sabe do processo de fusão que estou passando na minha empresa e ainda mais essa mudança de pais enfim você não tem nem noção o quanto de gente falando que vou quebrar a cara nos dois.

    Quando fiz minha primeira fusão me disseram o mesmo e o engraçado que as mesmas pessoas hoje também falam que vai dar errado, não ligue pra isso se preocupe apenas em tentar fazer o seu melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      É isso aí!!!

      Perfeito, nós estamos acostumados a permanecer em nossas zonas de conforto e, quando fazemos uma mudança radical, sofremos uma chuva de críticas de todos os lados. Mas não tem problema. O importante é tentar!

      Pensei sim, inclusive a conversa em que tivemos antes ajudou muito nessa decisão. Quero agradecer publicamente a você por isso!

      Normal, as pessoas são como hienas, adoram ficar gorando as nossas coisas para depois rirem e falarem:

      "Está vendo? Eu não disse que você ia dar-se mal?"

      Porém, eu tenho certeza ABSOLUTA que o seu plano de imigração, assim como o meu, darão certo, e em um futuro próximo teremos a chance de viver em países civilizados.

      Pois é, a primeira fusão da sua empresa já deu certo e acredito que na segunda também acontecerá a mesma coisa! Enquanto isso, os pessimistas ficam só torcendo contra. Algumas coisas nunca vão mudar mesmo...

      Abraços!

      Excluir
  25. IL,

    Gostaria de complementar algumas coisas, vamos lá:

    1 - Você lembrou muito bem o fato do STF "rasgar" a constituição, vamos usar um exemplo hipotético:

    "Emenda Constitucional 32/2001, artigo 62, parágrafo 1º, inciso II: 'É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria que vise detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro'".

    Quem garante que essa emenda seria cumprida se algum governo desesperado resolvesse atirar para todos os lados para tapar o rombo do cofres do Governo ?

    Lembrando que já existe um "confisco light" via inflação, é só ver o quanto rende o FGTS e a Poupança perante a inflação.

    Fora que já teve alguns deputados querendo passar uma lei de uma tal de "poupança fraterna", é só pesquisar no Google.

    2 - Vi que tem muito "Basteriano" lhe criticando, respeito a opinião desses caras, mas eles não se deram conta que o Brasil NÃO é um país sério, só nos últimos meses todos nós vimos que não existe segurança jurídica nenhuma por aqui e as pessoas que deveriam apoiar o ajuste fiscal estão mais preocupadas em aumentar o próprio salário, mesmo ganhando bem e tendo estabilidade, pouco se importando com os 12 milhões de desempregados.

    Gostaria de ver a reação dessa galera se o governo implantar medidas estilo Chipre (limitando o saque) ou se estourar uma hiperinflação.

    Não adiantará nada poupar, estudar e praticar esportes.

    Gosto da filosofia Bastter, mas é bom repetir 10.000 para si mesmo: "O Brasil não tem estabilidade política e financeira".

    3 - Recomendo que você faça o download do arquivo "Plan B Checklist" em https://www.sovereignman.com/, tem algumas dicas interessantes como:

    - Manter uma conta off-shore, legalmente declarada no IR, mas fora da jurisdição do governo local.

    - Possui um segundo passaporte

    - Ter um pouco de alocação em metais preciosos

    - Manter dois meses do seus gastos em dinheiro físico, no caso do Brasil dar preferência por uma moeda estrangeira tipo Dolar, Libra ou Franco Suiço.

    4 - A lavagem cerebral foi tão bem feita por aqui que muitos acreditam que os Socialistas Fabianos do PSDB representam a "direita" no Brasil.

    É também desesperador quando vejo Guilherme Boulos, Gregório Duvivier, Vanessa Grazziotin e Sakamoto (aquele que é financiado pelo George Soros) como colunistas da Folha (do Foro) de SP.

    Abraços,

    GPL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPL,

      Falar mais o que?

      Você simplesmente gabaritou!

      É exatamente isso, poderíamos ficar aqui até amanhã listando todos os problemas do Brasil que nunca serão resolvidos, pois a fonte de todos eles é o brasileiro...

      Levando isso em conta, o investidor tem que tomar providências para proteger o seu patrimônio, e é justamente isso que eu, você e tantos outros que investem e investirão no exterior estão fazendo.

      Sobre a mídia, melhor nem entrar em detalhes, rs. Não sei se você sabe, porém, eu sou formado em Jornalismo, e afirmo com convicção que 99% dos jornalistas são ESQUERDISTAS!

      Abraços.

      Excluir
  26. Cara,

    e aquela história de que empresas boas superam crises e etc?
    Que o LONGO PRAZO é o meu pastor e nada me faltará?

    As coisas não são tão simples como parecem, não é mesmo?

    Sucesso na sua nova empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho,

      Eu continuo acreditando nisso, rs.

      A única diferença é que ao invés de investir apenas em empresas brasileiras, eu investirei também em empresas americanas, alemãs e japonesas.

      Obrigado!

      Abraços.

      Excluir
  27. Cara acho que isso foi uma bela de uma cagada. Viver no exterior com certeza é melhor do que aqui, mas em termos de investimento, acredito que a bolsa brasileira vai estar entre as que mais valorizarão nos próximos 5/10 anos. Com o resto do mundo a juro zero e economias parando, qualquer coisa estruturante aqui alavanca muito.

    Claro, considerando que as reformas estruturais sejam aprovadas e postas em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      O problema é que essas reformas não vão passar. Não precisa ter bola de cristal para saber disso.

      Abraços!

      Excluir
  28. Tive muitas ondas para surfar nos últimos meses e fiquei fora da Blogosfera, só estou lendo agora o seu post. Acertei na mosca, mas confesso que me espantei com o movimento abrupto, eu pretendo iniciar minha carteira internacional também, mas vou fazer isso com dinheiro novo e de maneira bem gradual.
    Lhe desejo muita prosperidade para os novos caminhos dos seus investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista,

      Pois é, às vezes precisamos fazer mudanças drásticas em nossa vida, rs.

      Obrigado pela mensagem!

      Abraços.

      Excluir
  29. Grande IL,

    Tomara que dê tudo certo nessa sua nova empreitada... escolha bem a sua cidade nos eua ... ao contrario do que muita gente pensa.. os eua não são essa maravilha toda .. há grandes disparidades com cidades figurando entre as piores do mundo como detroit...

    Claro que é uma coisa que pode dar certo ou não .. pode se adaptar bem lá ou não . mas acho que todo mundo deveria pensar em imigrar ... eu no futuro penso nisso também ... um dia farei um post sobre isso ..

    Ah, e divulgue a carteira aí rs ... há alguns meses tenho pensando em abrir conta lá fora ... depois de acompanhar os blogs do viver de dividendos e do investidor internacional .. mas ainda não consegui tempo pra analisar isso a fundo ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Rodolfo,

      Pode ficar tranquilo que eu vou saber fazer isso, rs. Detroit é apenas (mais) um exemplo do que os democratas são capazes de fazer quando estão no poder...

      Com certeza, todo mundo deve ter um plano de fuga da República Federativa das Bananas, mais conhecida como Banânia. Ninguém é obrigado a viver no lugar em que nasceu!

      Vou divulgar a nova carteira de ações sim, o problema é que estou sem tempo para fazer isso, porém, pretendo subir um post novo a respeito em breve.

      Abraços!

      Excluir
  30. Fala IL, blz.

    Cara, também acho que o Brasil vai demorar muito para melhorar, a questão cultural tb concordo com você, mas apesar disso temos excelentes empresas. Eu mesmo trabalho em uma empresa de capital aberto que não tem corrupção, pelo menos até hoje não surgiu nada, eu diria que os donos apesar de serem brasileiros a cultura deles são de americanos, isso você vê nos valores da empresa. Eu também pretendo um dia fazer parte do mercado internacional, mas farei isso com dinheiro ganho com dividendos de emrpesas brasileiras, algumas dessas que inclusive eramos sócios :( rs. No mais, boa sorte com sua nova caminhada, irei acompanhar aqui.
    Abraçoss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Aldo,

      Beleza, e você?

      Pois é, o problema da Banânia é CULTURAL, e infelizmente não tem solução. Eu, você, e muitos outros investidores, somos a exceção da exceção nesse país...

      Concordo que, ainda assim, temos (algumas) empresas boas aqui, e eu pretendo continuar sendo sócio delas, rsrs.

      Muito bacana o seu relato! Desejo sucesso em sua empresa, e espero que você também vá para o mercado internacional! Não deixe todo o seu capital aqui, isso é loucura total.

      Obrigado pelo apoio.

      Abraços!!!

      Excluir