terça-feira, 13 de setembro de 2016

Dados sobre a liquidação da minha carteira de ações

Olá investidores,

A pedido do Guardião do Mobral, e provavelmente por curiosidade de grande parte da blogosfera financeira, revelo abaixo quais foram as rentabilidades finais da minha carteira de ações:

Mensal: 3,81%

Anual: 24,29%

Histórica (A partir de 01/2016): 24,29%

Acredito que tenha sido um valor bom, afinal, isso dá mais do que 2% ao mês, embora tenhamos alguns colegas investidores com uma rentabilidade de praticamente 3x% em 2016...

E, analisando a evolução da rentabilidade anual ao longo dos meses, como mostra a imagem abaixo, percebe-se CLARAMENTE que eu vendi tudo na hora certa. Senão no "topo", bem próximo dele:



Fora isso, compartilho também abaixo com vocês a visão geral das minhas ações, que mostra por qual valor foi vendido cada uma das minhas empresas e também o lucro ou prejuízo que obtive nas negociações em questão:


O preço de venda é médio porque algumas ordens foram executadas acima do valor que eu lancei, outras no valor exato, outras abaixo, e nem em todas as companhias ocorreram isso, contudo, acho de bom grado esclarecer essa questão.

Como podem ver, nitidamente valeu a pena esperar o Ibovespa bater nos 60.000 pontos para liquidar tudo. Das 15 empresas que faziam parte da minha carteira de ações, 14 delas, ou seja, 93,5% delas foram vendidas com ganho.

A MULT3 foi a campeã da "competição"! Ela, que sempre foi considerada uma empresa cara pelos antalistas, terminou a sua trajetória com o melhor desempenho do meu time.

Em segundo lugar veio a MDIA3, após uma recuperação simplesmente espetacular. O próprio ADP deve-se lembrar que até outro dia ela estava na casa dos 70 reais. E, fechando o pódio, temos a HGTX3, mais uma novata que foi muito criticada por alguns desinformados e mostrou todo o seu potencial.

Mas, como sempre, existe uma exceção à regra, rs. E no meu caso foi a TOTS3, que embora seja a nossa IBM tupiniquim, não vem apresentando um bom desempenho (leia lucros) nos dois últimos trimestres, inclusive tendo prejuízo no 1T15. O mercado, como vocês já sabem, precifica tudo antes e não depois, logo, tivemos esse reflexo na cotação dela.

Por outro lado, vou poder usar esse pequeno prejuízo para abater o IR devido, que, a propósito, foi MUITO menor do que eu esperava. Mas muito menor mesmo! Vou fazer um post futuro para abordar isso com mais detalhes, mas já posso adiantar que o fato do imposto ser cobrado apenas em cima do LUCRO, e não do valor total vendido, faz toda a diferença.

Abraços a todos!

30 comentários:

  1. Por ora, foi um ótimo negócio. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Qual o valor em termos absolutos da carteira?
    3000, 30.000 ou 300.000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Isso eu não posso revelar. Espero que você entenda!

      Abraços.

      Excluir
  3. Obrigado IL por sanar minha doentia curiosidade.

    Boa sorte nessa empreitada.

    Não vai mais um tradezinho com BBAS não?
    Olha que tem janela se abrindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Por nada!

      E a sua curiosidade é absolutamente normal, fique tranquilo quanto a isso...

      Valeu!

      A respeito de trades, estou sempre de olho no mercado, rs. Caso a "oportunidade" apareça, estamos aí!

      Abraços.

      Excluir
  4. Vai ser legal acompanhar esta nova empreitada, IL.

    Te desejo sucesso neste novo desafio!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      Com certeza!

      Valeu, desejo o mesmo para você.

      Abraços!

      Excluir
  5. Muito boa rentabilidade, apesar de ser um período bem curto o que não quer dizer muita coisa, se considerar todo o histórico mesmo (não só 2016) não vai dar estes 2% a.m.

    Só não posso concordar com a frase:

    "percebe-se CLARAMENTE que eu vendi tudo na hora certa. Senão no "topo", bem próximo dele"

    Afinal não tem como saber o que vai acontecer no futuro

    É IL, este trade foi bom!

    Abraços

    ps.: desculpe as provocações, mas não resisti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      A rentabilidade foi zerada no começo de 2016 em virtude de diversos problemas, porém, a sua observação é válida.

      Pelo menos o trade deu lucro, né?! :)

      Abraços!

      Excluir
  6. hehe, atirou no que viu e acertou no que não viu. bom demais!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Não seja injusto, rs.

      Eu já havia planejado vender tudo quando o Ibovespa chegasse nos 60k bem antes disso realmente acontecer.

      Mas que foi bom, foi sim.

      Abraços!

      Excluir
  7. Correr esse risco todo para ganhar 24% é dinheiro de pinga. Boa sorte na nova empreitada. Provavelmente terá sucesso, ainda que esteja partindo uma premissa equivocada.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Não acho que quase 25% de rentabilidade em menos de 9 meses seja dinheiro de pinga, porém, respeito a sua opinião.

      Obrigado pelos votos de sucesso!

      Abraços.

      Excluir
  8. IL,

    Muito boa rentabilidade ... muita gente apostando na ccro para rodada de privatizacoes do Temer ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Valeu!

      Pois é, eu também acredito que ela deve ser beneficiada nos próximos meses.

      Abraços!

      Excluir
    2. Quero saber de onde vai sair o dinheiro, pois a dívida dela já está altíssima. Vaio fazer nova emissão de ações e diluir o minoritário?

      Excluir
    3. Troll,

      É verdade, porém, a CCR conta com ativos valiosíssimos que podem ser vendidos no mercado para levantar caixa.

      Abraços.

      Excluir
  9. Um verdadeiro Buffet rsrsrs

    O momento certo de vender foi aquele que você achou que deveria vender, as ações podem subir mais uns 50% ou cair que o momento certo pra vc foi aquele.

    Agora sugiro nem ficar mais olhando muito senão daqui a pouco vc entra em paranoia rsrsrs

    Bola pra frente que atras vem gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Isso sim que é elogio, rs.

      Muito obrigado pela citação!

      Pois é, mas parece que o meu "chute" foi certeiro. Veja que o governo já está jogando para o ano que vem todas as reformas que o país (urgentemente) precisa.

      Ou seja, na realidade, nada vai mudar, como eu já havia previsto anteriormente, rs.

      É isso aí, agora é pensar no presente e futuro, afinal, quem vive de passado é museu. Mas e você, como está a vida nova na Irlanda?

      Abraços!

      Excluir
    2. vou lançar um vídeo sobre os updates das primeiras experiências nessa primeiras semana.

      também tem um artigo sobre ETF que vai sair no meio da semana, você que vai começar a investir no mercado americano, se poder prestigiar agente e dar uma visitada e comentar depois o que achou seria muito legal!

      Excluir
    3. VD,

      Bacana, lance esse vídeo sim que todos nós estamos curiosos para saber como está sendo a sua experiência!

      Vou dar uma lida nele sim, embora, a princípio, não tenha nenhuma intenção de investir em ETFs, rs.

      Abraços!

      Excluir
  10. Opa Livre, vc já abriu conta em alguma corretora gringa? Se sim qual e pq?
    Eu já montei um esboço de carteira internacional, baseada basicamente em ETFs da ishares com base na Irlanda e que não pagam dividendos. Os da Vanguard sao bons tb mas a maioria paga, e levar a dentada do Leão do tio sam em 30% é bastante desagradável. Vc já leu o livro the bogleheads guide to investiment? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,

      Ainda não!

      Pretendo abrir a minha conta na IB no final do ano... Escolhi ela pois é uma corretora americana, bem conceituada, e o mais importante, tem acesso a vários mercados globais, principalmente os que eu investirei em futuro próximo.

      Se eu não invisto em ETFs nem na Banânia, imagine em outros países, rs. A minha carteira de ações global já está pronta e divulgarei ela para a nossa comunidade em breve!

      Infelizmente ainda não tive tempo de ler o livro, porém, ele está na minha lista.

      Abraços!

      Excluir
    2. Opa Livre, muito bom. Eu acho que já é consenso a IB entre muitos blogueiros por aqui. Tb será a minha corretora.

      Sobre os ETFs no exterior, depois que vc der uma lida no livro do bogleheads que é excelente talvez vc mude o seu conceito, os etfs de acumulação tem a vantagem de nunca distribuir os proventos e vc nunca pagar o imposto, pensando no longo prazo, tipo uns 25 anos isso vai fazer muita diferença. Qnd puder dê uma olhada no ativo SWDA um etf da ishares, global. Gostei muito dele.

      Uma ação que tenho 4% de DY vc vai pagar 1,2% anual de imposto de renda, imagina isso por 25 anos. Enfim, eu também já havia montado minha carteira global e depois que fui estudar melhor sobre a tributação foi que pensei assim, ficou só a berkshire e o google. Na verdade qnd o DY fica abaixo de 1,8% dá menos de 0,6% de imposto que é o mesmo custo de vários ETFs por aí.

      Em banania realmente não vale a pena ter ETF, exceto o ivvb11, para quem nao pode investir fora. O VOO e o VTI com taxas de 0,05% ao ano sao mt bons. O SWDA tem taxa de 0,2% a.a e reinveste tudo.

      Excluir
    3. FS,

      É isso aí, a IB parece ser a melhor opção do mercado mesmo.

      Como falei anteriormente, preciso apenas de tempo para ler o livro, porém, não tenho nenhuma intenção de investir em ETFs, rs.

      Não tenho tanta preocupação com impostos, até porque pretendo imigrar em breve, porém, é sempre bom saber como as coisas funcionam.

      A respeito da Banânia, estou chegando a conclusão que não vale a pena ter quase nada aqui, rs.

      Abraços!

      Excluir
  11. Você acha que a bolsa vive um momento de alta?
    Não considera que à longo prazo a bolsa não bata a RF? empresas como abev, itub?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      A curto prazo não. Para depois de 2020, talvez...

      Claro que não considero! Os fatos provam isso, rs.

      Abraços!

      Excluir
  12. Investidor Livr..vc ainda investe em FII? O que pensa a respeito deles? Abraço

    Hercolubus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hercolubus,

      Já investi, contudo, não invisto mais. Penso que ninguém deve colocar dinheiro em algo que tem a palavra maldita fundo em seu nome...

      Abraços!

      Excluir