terça-feira, 9 de agosto de 2016

Aporte do mês

Olá investidores,

Chegou a hora de compartilhar com vocês o que foi adquirido no começo de agosto, para muitos, o mês do cachorro louco e do desgosto, embora eu nunca tenha entendido essas associações imbecis que alguns fazem...

Parodiando o meu grande amigo Viver de Dividendos, que por sinal tem um blog excelente, eu passei no meu mercado favorito, mais conhecido como Bovespa, e aproveitei para aumentar a minha posição na EGIE3 e na VIVT3:


Dizer o que dessas duas empresas? A Engie Brasil Energia (antiga Tractebel) é a melhor empresa de nosso mercado, segundo a palavra suprema de El Rei da blogosfera financeira. Já a Telefônica Vivo, está VOANDO baixo com a nova presidência do Amos Genish!

Enfim, entra mês, sai mês, e a minha estratégia NÃO vai mudar. Contudo, ela será aperfeiçoada em breve, rs. Mas e você, leitor inteligente, comprou o que esse mês?

Abraços a todos!

32 comentários:

  1. IL,

    Se a Engie é a melhor eu não sei, mas é fato que está entre as dez. Este mês finalmente coloquei a Porto Seguro na minha carteira. Já estava namorando-a há algum tempo.

    E qual será este tal aperfeiçoamento? Segunda vez que vejo você o citando e agora fiquei curioso, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM,

      Com certeza!

      A Porto Seguro também é uma empresa excelente, cai bem em qualquer carteira...

      Eu só vou revelar mais para a frente, rs. Tenha paciência!

      Abraços.

      Excluir
  2. Grande IL3,
    EGIE3 , excelente empresa. VIVT3, não acompanho mais esta empresa.
    E O SEGREDO DO IL3 será revelado qdo?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      A VIVT3 é boa assim como a EGIE3, rs.

      Não tem segredo nenhum, e sim uma mudança que eu já deveria ter feito desde o começo dos meus investimentos.

      Abraços!

      Excluir
  3. Egie é top mesmo! Será que vou me acostumar com esse nome. Num demora muito Gdf Suez fecha capital da menina, será ?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Sem dúvida! Nós seremos obrigados a acostumar-nos, rs. Espero que isso não aconteça jamais! Quero ser sócio da Engie por muitos e muitos anos...

      Abraços.

      Excluir
  4. IL,

    Gosto de egie .. comprei algumas vezes a antiga tble ... eram pagos bons dividendos agora não sei como anda ...

    Vivt não sou muito chegado, das poucas vezes que comprei isso ... isso passou meses no mesmo lugar rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Eu também sou fã dessa empresa, principalmente da governança corporativa dela. O respeito com os sócios é uma coisa impressionante!

      Você sabia que um dia ela já foi uma estatal? É o milagre da privatização...

      Quanto a Telefônica Brasil, é normal a cotação dela não sair do lugar, tendo em vista que a mesma uma empresa 100% de dividendos.

      Mas o que importa mesmo é que ambas são lucrativas!

      Abraços.

      Excluir
  5. A propósito vamos às compras, se as mulherada gosta de gastar com bolsa e sapato agente tem o direito de gastar com ações e FIIs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      É isso aí! Vamos aproveitar os nossos shoppings favoritos, rsrs.

      Abraços.

      Excluir
  6. Boas empresas mesmo IL.

    Eu comprei Ambev, Grendene e Hering.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Valeu!

      As três que você citou também dispensam comentários! Tanto que somos sócios em todas, rs.

      Abraços!

      Excluir
  7. IL, você consegue levantar uns trocados alugando suas ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Pergunta interessante!

      No começo de 2014 eu alugava sim, porém, como o retorno era ridículo, parei de fazer isso e decidi focar em aumentar o meu aporte.

      Na minha opinião, o custo-benefício não compensa!

      Abraços.

      Excluir
    2. Claro que compensa. Já faturei um XBOX One alugando ações.

      Excluir
    3. UB,

      Disserte mais sobre isso.

      Para mim, não compensou.

      Abraços!

      Excluir
    4. Para mim se os trocados de aluguel já cobrir os custos das corretagens já vale a pena. Minha meta é aumentar o yield da minha carteira em pelo menos 0,5% a.a.

      Excluir
    5. Anônimo,

      A grande questão é:

      O trabalho compensa o retorno?

      Para mim, não.

      Abraços!

      Excluir
    6. Trabalho? Que trabalho? Trabalho é bater enxada debaixo de sol quente, rs
      Ps: Não há almoço grátis.

      Excluir
    7. Uó,

      Eu ainda acho que não vale a pena. Mas cada um tem a sua opinião!

      Abraços.

      Excluir
    8. ganhei 358 reais ano passado alugando minhas acoes.
      Acho que esse ano vai dar uns mil reais pelo andar da carruagem.
      abraço

      Excluir
    9. Simple,

      Parabéns, porém, eu não tenho paciência para isso, rs. Acredito que trabalhando posso ganhar bem mais que esses valores.

      Abraços!

      Excluir
  8. Fiz a minha primeira compra de ações. 1 lote de GRND3. E também comprei um pouco de IPCA 2035.

    Próximo mês vou de EGIE3.

    Admiro a sua coragem por estar 100% em ações. Apesar eu de ter certeza que o buy & hold é imbatível no longo prazo ainda não tenho coragem de fazer isso e vou manter um pé na renda fixa para escapar de uma volatilidade muito alta.

    Ass: Beta Zumbi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zumbi,

      Começou muito bem! A Grendene é uma empresa fantástica...

      Obrigado, porém, como eu diversifico bastante, e ainda sou jovem, estou absolutamente tranquilo quanto a isso.

      Renda fixa é perda fixa, ficar nela, ainda mais 100%, é ilusão!

      Abraços.

      Excluir
  9. Olá colega I.L.!
    Nem te conto o que comprei... rs
    Adicionei o seu blog no meu RSS Feed Reader (http://abacusliquid.com/blogosfera/)
    Quando tiver uma oportunidade adicione também o meu novo site no seu reader (http://abacusliquid.com).
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uó,

      Pode contar, rs.

      Vou providenciar a substituição dos blogs, ok?

      Abraços!

      Excluir
  10. IL esse mês eu fui de FII FAED11B e comprei também um pouco de BB. Tudo no piloto automático, para sobrar mais tempo para a família e pro surf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista,

      Muito bom!

      Somos sócios no gigante BB. =)

      Abraços!

      Excluir
  11. E o tal do tal aperfeiçoamento?

    Vou chutar:

    1 - Está comprando metais preciosos
    2 - Começou a investir no exterior
    3 - Liquidou toda a carteira de ações e colocou na poupalixo
    4 - Virou militante da esquerda e resolveu doar toda a sua riqueza para melhoria dos "excelentes" serviços públicos
    5 - Nenhuma as opções anteriores

    Brincadeiras à parte, sigo acompanhando suas estrategias.

    Forte abraço,

    GPL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GPL,

      Bons chutes, rsrs.

      A alternativa 4 com certeza não é!!!

      Então, eu vou revelar em breve qual será essa mudança. Preciso apenas de um pouco mais de tempo para poder ajeitar tudo.

      Abraços!

      Excluir
  12. Opa Livr3 passando aqui pra ver como vai seu blog e seus posts.
    EGIE eu tenho.
    Vivo eu tinha considerado entrar há uns 2 anos, após alguns estudos decidi nao entrar, nao sei bem pq, acho que me dei mal numas empresas de dividendos e resolvi investir pouco nelas. Saí de eternit e sabesp (que essa subiu igual um foguete depois). Considerando a tecnologia, internet, whastapp e tanta coisa digital rolando, tipo Uber, o que vc acha que vai acontecer com a Vivo no longo prazo, tipo uns 30 anos? Eu acho muito complicado esse setor, decidi ficar fora. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Frugal,

      Engie dispensa comentários, ela é uma empresa simplesmente fantástica! Sobre a Vivo, gosto bastante do segmento em que ela atua e a nova gestão dela vem mostrando serviço.

      Não temos como prever o futuro, logo, se ela ficar ruim um dia é só sair, rs.

      Abraços!

      Excluir