segunda-feira, 2 de maio de 2016

Fechamento abril de 2016

Olá investidores,

Novamente tivemos um mês fantástico para quem é sócio das melhores empresas do país. Vale ressaltar também que a temporada de balanços do 1T16 já começou, e a primeira da minha carteira de ações a divulgar o seu resultado foi a nossa querida WEG.

E, só para variar um pouco, ela teve um resultado mais do que aceitável, principalmente levando em conta a crise pela qual estamos passando! Ela é a pior dos últimos 25 anos e deve ser totalmente colocada no colo do maior canalha da história desse país, seus comparsas e a sua quadrilha disfarçada de partido.

TODOS vocês ainda serão presos e acertarão as suas contas com o honrado juiz Sérgio Moro. Depois desse comentário, chega de papo e vamos logo aos números da minha rentabilidade em abril:

Mensal: 6,78%

Anual: 12,67%

Histórica: 12,67%

Como alguns já sabem, vendi Cetip no lucro e Estácio no prejuízo e coloquei em seus respectivos lugares a Porto Seguro e a Hering. Dessa forma, a visão geral da minha carteira de ações é a seguinte:



E a distribuição atual da minha carteira de ações é a seguinte:


Abraços a todos!

26 comentários:

  1. Parabéns pela rentabilidade do mês Investidor Livr3.

    Venho acompanhando suas postagens a algum tempo e partilho a mesma filosofia para investir.

    Estamos entretanto em pontos opostos com relação a Estácio, estou pensando em entrar na empresa neste momento. Você poderia esmiuçar as razões que te levaram a fechar sua posição com prejuízo?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado pelo comentário e fico feliz que pensamos da mesma forma!

      Na verdade, a Estácio continua sendo uma empresa boa, porém, eu cheguei a conclusão que, de acordo com meus critérios pessoais, não queria mais ser sócio dela.

      Tomada essa decisão, o ideal é sair a qualquer preço, afinal, esperar empatar é a pior burrice que alguém pode fazer, como brilhantemente demonstrou o mestre Bastter.

      Mas o meu lucro com Cetip compensou o prejuízo nela e ainda sobrou um troco...

      ;)

      Abraços!

      Excluir
    2. "Indo direto ao ponto, após estudar bastante, eu resolvi incluir no meu time a Estácio, cujas ações são negociadas na Bolsa sob o ticker ESTC3. Eu estava de olho nesse segmento educacional há um bom tempo e, após analisar todas as empresas, escolhi a mesma pelos seus números, o histórico mais robusto e principalmente a sua marca, que é forte e unificada em todo país."

      "de acordo com meus critérios pessoais, não queria mais ser sócio dela."

      Fico confuso com tanta mudança de posição e tão curto tempo.

      Excluir
    3. Uorrem,

      É assim mesmo, rs. Somos investidores que sempre estão evoluindo, correto?

      Até mesmo o mito Buffett já foi precipitado em algumas decisões...

      Bola para frente e segue o jogo!

      Abraços.

      Excluir
  2. IL,

    Belíssimo resultado.

    Estou gostando muito mesmo de parar de ficar nesta de olhar cotação e se desesperar, o importante mesmo é: Você esta confortável com o ativo?

    HGTX dispensa comentário, bem como Porto Seguro.

    No meu “breve” retorno às ações, eu comprei Hering e Arezzo, mas, no momento que estou, não tenho estômago mais p/ ações, e acabei vendendo 1 dia depois e comprando FIIs.

    12% de rentabilidade é um excelente número.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,

      Valeu colega!

      Sim, esqueça cotação, afinal, no longo prazo ela SEMPRE segue o lucro. Duvida? É só olhar o gráfico de qualquer empresa boa no site do mestre Bastter!

      Com certeza, são duas senhoras empresas, rsrs.

      Eu sou o contrário de você pois já tive FIIs, porém, vendi tudo e fiquei apenas com as ações, que são a minha grande paixão. Não consigo confiar nesses fundos, só essa palavra já me causa aversão...

      Pois é, e eu espero que ela continue nesse ritmo, embora o importante mesmo sejam os lucros das empresas.

      Abraços!

      Excluir
  3. IL, vc poderia colocar alguns gráficos para acompanharmos melhor. Tirando isso, bom rendimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado pelo comentário! Vou colocar eles daqui a pouquinho...

      Abraços.

      Excluir
  4. Bela rentabilidade. Parabéns!

    Só uma coisa : as trocas de empresas se dão apenas no fechamento anual delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Agradeço pela mensagem!

      Não necessariamente. As trocas são feitas quando eu determino, porém, eu sempre prefiro esperar o balanço anual para poder enxergar melhor a situação das empresas da minha carteira de ações.

      Abraços!

      Excluir
  5. Boa rentabilidade, amigo. Weg realmente entregou um resultado interesse, dado o contexto.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      Valeu amigo!

      O que acha da WEG? Não pensa em incluir ela no seu time? Essa empresa catarinense é boa demais, sô!

      Abraços.

      Excluir
  6. IL3, parabéns pela rentabilidade.
    Sigamos em frente...
    Faltando poucos dias para a queda dos comunistas.

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Agradeço pelas palavras!

      O fato é que agora falta pouco, mas muito pouco, para começarmos a livrarmos-nos dessa organização criminosa disfarça de partido.

      CADEIA para todos eles!

      Abraços.

      Excluir
  7. Investidor Livr3,
    Parabens pela rentabilidade, 6,78% no mês não é pouca coisa.
    Você escolheu boas empresas para sua carteira, de certo modo eu até classificaria ela como "defensiva" e bem resiliente para atravessar a crise.
    É isso ai!

    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BI,

      Obrigado.

      Eu gosto muito das empresas da minha carteira de ações e tenho certeza que ela vai me dar MUITAS alegrias!

      Abraços.

      Excluir
  8. Vc desconta a inflação na hora de calcular a rentabilidade histórica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Essa é a rentabilidade BRUTA, exatamente segundo a planilha do nosso titã ADP.

      Abraços!

      Excluir
  9. IL,

    Boa hein ... além dos bons resultados ... praticamente não tem ações com prejuízo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Valeu!

      É verdade, embora as queridas M.Dias Branco e Totvs estejam destoando das demais, rs.

      Mas em breve elas voltam a ficar no azul!

      Abraços.

      Excluir
  10. Já vendeu Estácio? Porque mudou de opinião tão rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Porque sim!

      Brincadeiras à parte, refleti melhor e cheguei a conclusão que não vale a pena ser sócio dessas empresas de educação e saúde, ainda mais em nosso país, salvo exceções, como a Odontoprev.

      Quanto a Estácio, nada mudou. Ela continua sendo uma empresa boa, tanto que eu sai no prejuízo e nem estou preocupado com isso.

      Abraços.

      Excluir
  11. Vou dar dois meses para vc pular fora da HGTX tb, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,

      Espero que não, mas quem pode prever o futuro?

      Abraços!

      Excluir
  12. Se Deus quiser vamos todos comemorar a saída daquela que eu não pronuncio mais o nome! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH,

      Agora falta pouco!

      E mais do que sair do poder, ela, o chefe e todos os comparsas da quadrilha disfarçada de partido devem ser PRESOS o mais rápido possível.

      Abraços!

      Excluir