terça-feira, 10 de maio de 2016

Compras do mês e uma surpresa

Olá investidores,

Em maio eu aumentei posição na nossa querida Telefônica Vivo e decidi, para o espanto de muitos, abrir posição no Banco do Brasil, visando o BUY&HOLD.


Coloquei até em maiúsculo e negritei para vocês não pensarem que eu enlouqueci, rs.

Indo direto ao ponto, estudei bastante o banco e cheguei a conclusão de que, mesmo ele sendo estatal, e inferior ao Itaú, é o tipo de empresa que necessariamente precisa estar na carteira de qualquer investidor que visa o longo prazo, como Ambev, Souza Cruz, que recentemente fechou o capital, e tantas outras...

Em um passado não tão distante, membros da nossa blogosfera financeira, inclusive, chegaram a ter 30% de sua carteira de ações em BBAS3. Logo, por qual motivo eu não posso ter 5% dele na minha, levando em conta que:

1)Sou sócio da Cielo, que é controlada por ele, junto com o Bradesco, e tem várias parcerias com a primeira, como a Cateno.

2)Tenho conta no banco e faço movimentações mensais nele.

3)Mais do que isso, minhas aplicações de renda fixa ficam nele, afinal, eu não invisto mais em Tesouro Direto, mas isso é papo para outro post...

4)É uma empresa com bons fundamentos e mais de 200 anos de história.

5)A carteira é minha e eu sou sócio das empresas que eu desejar!

Sim, eu sei que a roubalheira vai continuar, mesmo com a saída da quadrilha disfarçada de partido do poder, porém, pesando os prós e contras, acredito que vale a pena sim incluir ele no meu time.

Como bem diz o grande Fábio, do Investidor Sócio, que por sinal sumiu da nossa comunidade, as únicas estatais que prestam da Bolsa são o Banco do Brasil e a Cemig. E eu resolvi laçar a primeira...

=)

E você, o que achou dessa novidade?

Abraços a todos!

58 comentários:

  1. Investidor Livre!!c acho que fez uma boa compra. BBAS3 trata-se de uma ótima empresa para ser sócio. Está sempre pagando dividendos, apresenta lucro consistente, tradição, marca etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Com certeza!

      E ela vai representar apenas 5% da minha carteira de ações.

      Abraços!

      Excluir
  2. Eu não sei porque você deixou de investir em títulos públicos, mas eu deixei de fazê-lo por motivos éticos, de não financiar um governo corrupto.

    Hoje invisto em um fundo de renda fixa de crédito privado que consultei no site da CVM e só tem 5% do PL alocado em títulos públicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Esse é um dos motivos, porém, não o principal.

      Quanto ao seu fundo de renda fixa, a minha opinião é de que exista coisa bem melhor no mercado...

      Abraços!

      Excluir
  3. Ola IL.

    Excelente compra.

    Se eu fosse voltar as acoes, certamente BBAS seria minha primeira compra.

    Dividendos lhe aguardam ...

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,

      Obrigado!

      Sim, eu sei que ele é um bom pagador de dividendos, porém, isso não foi determinante na minha atitude de incluir o mesmo na minha carteira de ações.

      Abraços!

      Excluir
  4. IL, realmente a carteira é sua e pode fazer o que quiser, mas é bem incoerente. E aquele papo de empresa estatal, bla, bla, bla, ineficiente, bla, bla, bla?
    Brincadeiras a parte, realmente não entendi a razão de entrar no BB ... diversificação?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Aquele papo continua o mesmo.

      O que eu fiz foi uma exceção à regra. O Itaú é SUPERIOR ao Banco do Brasil, porém, o segundo não deixa de ser uma empresa boa e que cai bem em qualquer carteira de ações.

      A questão é essa!

      E agora, com a mudança do governo, a situação do banco tende a melhorar, e até uma privatização pode acontecer, visto que o país está absolutamente quebrado.

      Mas, obviamente, eu não estou contando com isso. A minha decisão foi baseada com as informações que já temos, e não com o que poderá acontecer no futuro.

      Abraços!

      Excluir
  5. Bem, você é um investidor livre para fazer o que quiser. Como estão os balanços da empresa? Eu esperaria até o PT sair do poder para investir em alguma estatal ou empresa pública, mas você que manda no seu dinheiro!
    Quero ler sua opinião sobre tesouro. Atualmente estou bem exposto nele.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF,

      O seu trocadilho foi bacana, rs.

      Quanto aos balanços do Banco do Brasil, continuam "normais", com o banco lucrando mais ou menos R$ 3 bilhões por trimestre.

      A quadrilha disfarçada de partido acabou, já era, o chefe e toda a sua cúpula de bandidos serão presos e mofarão muitos e muitos anos na cadeia.

      Sobre o Tesouro Direto, ainda pretendo fazer um post sobre isso, mas, resumidamente, quero deixar uma pergunta para reflexão:

      É melhor ser sócio do governo ou do banco do governo?

      Pense nisso e responda-me.

      Abraços!

      Excluir
  6. Não era você que até bem pouco tempo atrás criticava de forma bem veemente quem comprava ações que tinham qualquer ligação com o governo? E agora você aparece com BBAS?

    Cuidado com sua forma de se expressar, você é o convicto com menos convicção disparado de toda a blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sim.

      E não preciso esconder isso, porém, as pessoas podem mudar suas convicções, não é?

      Principalmente quando estamos falando de algo extraordinário, que é justamente o caso do Banco do Brasil.

      Abraços.

      Excluir
  7. Você há de me perdoar, mas vou colocar uma pimenta nesse post. rs

    Se ele é inferior ao Itaú, por que não aumentou posição no Itaú?

    Se a Cielo é controlada também pelo Bradesco, por que não investiu em Bradesco?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      Fique a vontade para fazer isso, rsrs.

      Respondendo ao seu primeiro questionamento, simplesmente porque eu já sou sócio do Itaú e a minha ideia é ser sócio de um banco de cada tipo.

      Quanto ao segundo, pelo fato de que o Bradesco é muito parecido com o Itaú, tirando o fato de que o BBDC3 é mais conservador enquanto o ITUB3 é mais agressivo.

      O que eu busquei foi o COMPLEMENTO ao invés de mais do mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  8. IL,

    Particularmente, não acho o Banco do Brasil uma empresa ruim. Mas comparando-o com o Itaú, não há dúvidas sobre a superioridade do segundo. Sendo assim, meu pragmatismo me obriga a concluir que estes 5% de sua carteira estariam melhor alocados em ITUB3.

    Ao meu ver, a administração do BB é de longe a pior e menos transparente dentre os três grandes (e bons) bancos. Mas claro, não deixa de ser uma empresa com alto valor agregado.

    Não compraria, mas respeito e desejo sorte em sua decisão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM,

      É verdade, porém, os 5% que agora representam o Banco do Brasil saíram justamente da Cielo, logo, isso acabou não afetando o Itaú...

      A respeito da administração do banco, podemos pensar que, mesmo ela não sendo das melhores, ainda assim o BB é uma empresa boa com um valor intangível enorme.

      Imagine se ela melhorar?

      Abraços!

      Excluir
  9. I.L. tá mais perdido que cego em tiroteio...

    ResponderExcluir
  10. IL, prefiro investir no pacote farmácia (RADL3 + HYPE3). Bora investir nessas empresas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefe,

      A Raia Drogasil é uma empresa excelente, enquanto a Hypermarcas está em processo de reestruturação.

      Eu, pessoalmente, estou feliz com a Extrafarma, por meio da Ultrapar.

      Abraços!

      Excluir
  11. Boa compra sócio, vc foi bagual rsrs...

    Sucesso, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      É isso aí! Desejo o mesmo para você.

      Abraços.

      Excluir
  12. Pode comentar sobre o balanço divulgado pelo BB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      O resultado foi ruim, porém, já esperado, tendo em vista as provisões que foram feitas para o rolo com a Sete Brasil.

      A situação do banco deve começar a melhorar mesmo a partir do 3T15...

      Abraços.

      Excluir
  13. A carteira e a grana é sua, mas como você posta, pelo menos podemos comentar, rs. Minha opinião:
    ITUB >>>>> BBAS. Pelo menos para mim pareceu que você está investindo em BBAS3 por questões políticas, ou seja, Temer assume e os grileiros do PT saem, e as coisas tendem a melhorar. Mas parece que a coisa não é tão simples assim. Dizem as más línguas que Henrique Meirelles, o quase atual Ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central do governo Lula, fará questão de manter o alto escalão do BBAS. Pode ser que tenha algum esqueleto para se manter no armário. Mas é só boato. Particularmente não curti sua compra, mas a carteira é sua.
    Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      Sim, é fato que o Itaú é superior ao Banco do Brasil.

      Porém, isso não é impeditivo para eu ou qualquer outro investidor ser sócio de ambos os bancos, visto que eles são diferentes e acabam complementando-se com suas vantagens e desvantagens.

      A saída da organização criminosa disfarçada de partido do governo é uma benção e, certamente, vai fazer com que a gestão e os lucros do BB sejam aprimorados nos próximos anos.

      Quanto ao Henrique Meirelles, é fato que ele tem uma boa relação com o maior bandido da história do país, porém, vamos ter que aguardar para ver o que vai acontecer.

      E vale ressaltar, amigo, que você mesmo já chegou a ter 30% de sua carteira em BBAS3.

      Abraços e obrigado pela mensagem.

      Excluir
    2. Sim, mas na época que comecei a comprar a empresa, ela estava com lucratividade crescente. Além disso, ignorava o fato de ser estatal e era um completo ignorante político. Poderiam até suspeitar que existia algo, mas ninguém poderia supor que esquemas mega corruptos estariam alastrados em diversas estatais. Hoje o clima de desconfiança é grande. BBAS até 2010 até tinha lucratividade em consonância com os concorrentes privados, mas ultimamente está sendo passada para trás. Se eu fosse arriscar alguns trocados em BBAS, esperaria pacientemente voltar para a casa dos 13 reais pelo menos. No atual patamar preferiria a qualidade do ITUB ou BBDC.
      Abraços

      Excluir
    3. Em Alice no País das Maravilhas a menina chega pra o coelho e pergunta qual caminho tomar...

      O coelho pergunta: Aonde você quer ir?
      A menina responde: não sei
      O coelho responde: Para quem não sabe para aonde ir qualquer caminho serve.

      Excluir
    4. ADP,

      Entendo, porém, estou ciente dos riscos que estou correndo.

      Abraços e obrigado pelo "alerta".

      Excluir
    5. Uó,

      Eu sei exatamente para aonde eu quero ir.

      Relaxa que a situação está absolutamente sob controle!

      Abraços.

      Excluir
  14. Não esquenta amigo!
    Garanto que o bilionário Barsi não vende BBAS3 e vou dizer mais, o BB vai ser sempre integrante da minha carteira, assim como ITAU.
    E digo mais, espere para ver....
    O povo tem umas empresas bagrinhas na carteira e fala mal do nosso BBAS3.
    FALEI E DISSE!!
    PAU NOS FARISEUS!

    Abraços
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Agradeço pelo apoio!

      Sim, o mito Luiz Barsi Filho não vende BBAS3 porque ele sabe que uma empresa dessa tem que estar na carteira de qualquer investidor de longo prazo.

      Tudo indica que a situação vai melhorar nos próximos meses, principalmente a partir do segundo semestre.

      Abraços!

      Excluir
  15. Só pra te lembrar que os bancos estatais a pouco tempo atrás foram usados como instrumento político do governo para tentar baixar juros na marra. Nosso país sempre teve uma política muito conturbada, ok que o PT levou isso a níveis extremos, mas o fato é que o país nessa área deixa muito a desejar. Portanto pra mim investir em estatal é alto risco dados os reverses políticos que esse país sofre.

    Mas a carteira é sua se vc se sente confortável com a empresa é isso que importa só dando minha opinião como vc pediu.

    Aliás pra finalizar passei por algo parecido nos USA comprei ações do HSBC tinha conta lá gostava do banco do atendimento enfim pensei se é bom pra mim deve ser bom também no mercado, olhei os números não eram grandes coisas, digamos que ele seria um BB comparado com outras opções no mercado internacional que seriam um Itub. Moral da história, passado alguns meses a emoção ficou de lado e acabei vendendo quando a dura realidade bateu à porta.

    Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Concordo, e é justamente por isso que existe a diversificação e que ele representará apenas 5% da minha carteira de ações.

      O fato é que infelizmente o governo pode interferir em todos setores da economia, para pior, exatamente como fazia a quadrilha disfarçada de partido.

      Claro, opiniões são SEMPRE bem-vindas, ainda mais as divergentes, rs.

      A comparação com o HSBC é interessante, porém, eu considero o BB superior a ele em vários aspectos, principalmente no valor intangível do mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  16. Depois de tudo que você escreveu sobre liberalismo, estado mínimo, cabide de emprego das estatais e mais um monte de baboseiras com muita superficialidade, esse seu investimento em BBAS pega mais mal do que trair a esposa com a cunhada perneta. É por essas e outras que eu tenho certeza de que seremos sócios em PETR4, nem que seja para você entrar lá nos R$ 60.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Os meus valores não mudaram. O que eu fiz foi simplesmente abrir uma exceção perante os meus critérios.

      Um banco é uma opção excelente em qualquer lugar do mundo, imagine aqui na República das Bananas, que é o paraíso dos banqueiros...

      A respeito da Petrobras, estou FORA de qualquer empresa que trabalhe com commodities.

      Abraços!

      Excluir
    2. Ultimamente em tenho "trolado" o amigo I.L., mas tenho que concordar com o amigo Troll, coerência neste blog foi pro espaço. Sei que o I.L. está no caminho de tentar achar a carteira mais bombante possível no caso de queda do governo atual, mas para isto terá que apagar posts antigos que falam "Fujam de Empresas Estatais", "Não seja Sócio do Governo". Imagina se um investidor iniciante cai aqui, não vai entender bulufas, rs. Enfim, o dinheiro é dele e faz o que quiser, mas que está confuso isto está, rs.

      Excluir
    3. Uó,

      Não existe incoerência nenhuma.

      Eu não posso mudar a minha cabeça sobre uma convicção que eu tinha antes?

      A minha estratégia de investimento continua absolutamente a MESMA:

      Ser sócio de empresas boas enquanto elas permanecerem assim e reinvestir TODOS os proventos recebidos.

      Abraços.

      Excluir
  17. Investidor,

    Não gosto de nenhuma das 2 . .rs .. boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. IL,

    Boa compra, apesar dos pesares. Deve ser minha próxima empresa em carteira (e possivelmente a última estatal que comprarei, ao menos pelos próximos 2 ou 3 anos). Espero que com o novo governo Temer a situação melhore e nossas empresas voltem a dar lucro.

    Vi que você fez essa postagem no dia 10 e o resultado da Cemig saiu no dia 13. Você ainda a considera uma boa opção entre as estatais depois do péssimo 1T16 dessa empresa?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UMQ,

      Valeu!

      Olha, como diz o grande mestre Bastter, um trimestre não quer dizer absolutamente NADA.

      Porém, como estamos falando de uma empresa administrada pela organização criminosa disfarça de partido, e que precisa fazer MUITAS obras, assim como a Petrobras, é bom ficar com o alerta ligado...

      Apesar disso, em uma carteira de ações bem diversificada, acredito que ela tem o seu espaço sim.

      É bom ressaltar também que o Pilantrel deve virar réu nas próximas semanas e, com isso, a Cemig, assim como o Banco do Brasil, vai libertar-se das garras dos companheiros.

      Abraços!

      Excluir
    2. Tua linha de pensamento é bem parecida com a minha em relação a essa empresa, apesar de eu não acompanhar o cenário político tão de perto quanto você demonstra acompanhar.

      Abraço!

      Excluir
    3. UMQ,

      É isso aí, enquanto isso vai acompanhando a empresa.

      Abraços.

      Excluir
  19. Eu estou com BB na carteira, mas tem muita coisa escura no armário desta empresa...... Um esqueleto já apareceu que é o rombo de 1Bi e pouco de um empréstimo de um cliente ligado a petróleo..... Foda, deve ter muito mais escondido ai........

    Estou esperando melhorar, para vender logo.....

    Outra coisa... eu odeio este banco...... atendimento ruim, sistema ruim, pessoas péssimas...... e ultimamente crescimento de lucro só por recorrentes......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MBF,

      Se você acha tudo isso do BB, é melhor vender as suas ações o mais rápido possível...

      Abraços!

      Excluir
    2. Sim Investidor...... só que BB apesar de ser ruim, os fundamentos ainda não são assim tão lixosos igual de uma Petrobras......
      Ah, vc pode ganhar colocando em outra empresa?
      Sim....mas eu creio que logo logo o valor de compra do BB será atingido e eu me desfaço das ações.....

      Excluir
    3. MBF,

      A decisão é toda sua!

      Abraços.

      Excluir
  20. Amigo IL3, vc segue a risca as indicações de compras do Bastter System? Próximo mes farei minhas compras através das indicações do Bastter System.

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Com certeza!

      Bacana, fico feliz que você vai começar a utilizar o sistema desenvolvido pelo mestre Bastter.

      Como você fazia antes?

      Abraços.

      Excluir
    2. Ooortunidade do momento sem ligar muito para porcentagem do ativo em carteira.

      Abraços

      Excluir
    3. Bagual,

      Procurar "oportunidades" na Bolsa é ferro na certa!

      Siga o BS e seja feliz meu caro.

      Abraços!

      Excluir
  21. Livr3, pode add na sua lista meu blog http://investimentodepaciencia.blogspot.com.br/

    ja coloquei o seu la...
    Parabens pelo sucesso.

    ResponderExcluir
  22. Rapaz, por essa não esperava.... rs

    ResponderExcluir
  23. Comecei na bolsa por BBAS. Chegou a ser 20% da minha carteira juntamente com Eztec também com 20%. Hoje em dia tenho uns 10% em BBAS. Já pagou muitos dividendos, não estou insatisfeito de forma alguma. O banco tem muita coisa pra melhorar assim como a gestão do país para os próximos 30 anos. De estatal só tenho bbas e cemig. O PT fez um estrago grande, mas olhando no longo prazo esse dano pode ser reduzido. Faz uns 18 meses que não compro BBAS. Coloquei o objetivo nele de apenas 3% no Bastter System. Ta com lucro estagnado faz 4 anos ( o recorrente ) mas nada que não possa melhorar. Não pretendo vender, quando chegar o dia de comprar (está muito longe) compro com tranquilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,

      Eu costumo dizer que o BB é um gigante adormecido. Ele tem um potencial INCRÍVEL, podendo inclusive ser o maior banco do país!

      Pena que ainda não privatizaram ele...

      Abraços!

      Excluir