quarta-feira, 20 de abril de 2016

Minha decisão sobre a Cetip

Olá investidores,

Há essa altura do campeonato, provavelmente, todos vocês já sabem que a nossa querida Cetip anunciou, no dia 08/04/2016, a sua "combinação" com a Bovespa.


Eu coloquei a palavra combinação entre aspas porque, na prática, a CTIP3 está sendo comprada pela BVMF3 e será incorporada pela mesma, como fosse uma subsidiária dela.

No link acima está tudo explicado, porém, resumidamente, quem é sócio da Cetip hoje, caso aceite a oferta em questão, receberá ações da Bovespa e dinheiro. Reforço que LEIAM com atenção o arquivo porque todos os detalhes estão lá.

Uma informação que vale a pena ser destacada, porém, é a seguinte, que não está escrita exatamente dessa forma no comunicado e eu resumi a mesma:

O valor pago pelas ações da CTIP3 será de no mínimo R$ 42,00 e de no máximo R$ 48,51, e a média desses valores é de R$ 45,25.

Agora cabe a você, que é sócio dela assim como eu, a decidir se compensa ser sócio da BVMF3 ou não, pois essa é a única opção que foi-nos oferecida, rs.

Da minha parte, como eu não gosto da gestão da Bovespa e não quero ter ela na minha carteira de ações, decidi transferir o meu capital que estava na Cetip para a Porto Seguro.

A PSSA3 é uma velha conhecida da minha carteira de ações e tive que escolher justamente entre ela ou a CTIP3 em um passado próximo. Como agora estamos sendo FORÇADOS a sair da Cetip, contra a nossa vontade, a primeira vai voltar para o meu time.

Todos vocês conhecem os dados fundamentalistas da empresa e sabem que ela dispensa maiores comentários.

O meu preço médio em CTIP3 é de R$ 35,85, e pretendo lançar uma ordem de venda muito em breve no valor de R$ 45,00, que é praticamente a média do preço que seria pago pelas ações.

Levando tudo isso em conta, qual será a sua decisão? A minha já está tomada!

Abraços a todos.

40 comentários:

  1. Respostas
    1. Uó,

      Da Bovespa e não da Cetip, rs.

      Abraços.

      Excluir
    2. Continuo sócio da bvmf.

      Ela tem o que chamo de "fosso" e que Buffet falava.
      Eh um monopólio absurdo e ainda maior com a incorporacao da Cetip e tb da própria clearing da bovespa.

      A bovespa eh uma empresa moderna e pioneira e de boa gestao. Comprou participacao na bolsa do mexico e do chile, fluxo de caixa absurdo. bovespa nao precisa de PF pra ganhar dinheiro, os fundos e os estrangeiros eh que movimentam ela, e a parte de derivativos tb. Esperar PF dar lucro pra bovespa é piada.

      take my two cents.

      Excluir
    3. FS,

      É a sua opinião! Mesmo assim, não consigo gostar da gestão dela...

      Abraços!

      Excluir
  2. Também não gosto da governança da bvmf acho que vc seguiu pelo caminho certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Obrigado! Ela é uma empresa boa sim, porém, extremamente acomodada e isso incomoda bastante.

      Abraços.

      Excluir
  3. Investidor,

    É também não penso em ficar com ações da bvmf... mas também não tenho pressa de sair a 41, 42 ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Eu determinei um valor de venda, porém, caso ele não seja atingido até o dia da conclusão da negociação, vou desfazer-me das minhas ações a qualquer preço.

      Abraços.

      Excluir
  4. Respostas
    1. ADP,

      Isso significa que eu tomei uma decisão acertada!

      Abraços.

      Excluir
  5. Respostas
    1. GPL,

      Como assim? Pelo o que eu vi nas cotações, esse valor ainda não foi alcançado.

      Abraços.

      Excluir
    2. Quando a BVMF e a CTIP "bateram" o martelo no dia 08/04/16 (Sexta-Feira), a cotação estava em R$ 42,11, sabendo que a BMVF iria pagar entre R$ 40,00 e R$ 45,00 aos acionistas, decidi lançar uma ordem de venda programada no home-broker para o dia 11/04/16 (Segunda-Feira).

      Justamente no dia 11/04/16 a CTIP bateu a máxima histórica de R$ 43,30 pegando a minha ordem de R$ 43,00

      http://cotacoes.economia.uol.com.br/acao/cotacoes-historicas.html?codigo=CTIP3.SA

      Abraços

      Excluir
    3. Lemon,

      Entendi! Eu estava olhando apenas as cotações de fechamento, por isso não havia encontrado esse valor.

      Abraços.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Bagual,

      É bom já começar a pensar nisso!

      Abraços.

      Excluir
  7. Como não sou sócio da BVMF vou sair também, só vou aguardar o anuncio oficial. No futuro vou analisando a BVMF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Place,

      Na verdade, o anúncio oficial já foi feito, no dia 08/04/2016, como eu falei no post. O que está faltando para concluir definitivamente a transação são meros trâmites burocráticos.

      Abraços!

      Excluir
    2. Pelo que vi vai rolar uma AGE para aprovação da proposta e como o capital social esta 85% na mão de "outros" ainda pode rolar um cancelamento.

      Excluir
    3. Place,

      Entendo, porém, é praticamente certo de que tudo, infelizmente, será aprovado.

      Abraços!

      Excluir
  8. Grande Investidor Livr3,

    Não tenho o papel em carteira.
    Mas acredito fortemente que com essa aquisição estratégica da BMVF tenho o felling que as coisas vão melhorar no tange governança corporativa e novos movimentos de mercado.

    Continuaria sócio...o custo de oportunidade ao meu ver vale a pena.

    Ressaltando que não sei o tamanho da sua posição, a depender disso o raciocínio mudaria bastante...

    Pardal Investidor
    Sucesso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pardal,

      O grande problema é que quem continuará mandando na empresa será a Bovespa. E todos nós sabemos como é a gestão dela...

      De toda forma, obrigado pelo comentário!

      Abraços.

      Excluir
  9. Irei aguardar a assembleia dos acionistas para tomar uma decisão. Más como a Cetip estará nas mãos da BVMF, acho que daí poderá surgir uma boa sinergia de negócios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Como respondi acima, o X da questão é que quem continuará dando a última palavra nos negócios será a Bolsa. E a administração dela é PÉSSIMA!

      Abraços.

      Excluir
  10. Boa decisão!

    optou pelo caminho certo, também não sou fã da gestão da bovespa. ainda que não estejamos como sócio, espero que a cultura da cetip se misture com a da bovespa e passemos a ver melhoras na bolsa e nos produtos financeiros!

    Bons ganhos e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BI,

      Também acredito que tomei a decisão correta. Obrigado por sua opinião!

      Abraços.

      Excluir
  11. Semana que vem vou estudar a BVMF, quero saber se existe motivo pra tanta ojeriza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho a empresa ruim, porém ela sempre andou de lado desde 2008, por isso muita gente não gostava, a empresa não crescia.
      Agora tudo pode mudar ou não...
      rs

      Excluir
    2. Place,

      É fato que ela é uma empresa boa, porém, ela não atende aos meus critérios para fazer parte da minha carteira de ações.

      Pessoalmente, não acredito que as coisas mudem, mesmo com a aquisição da Cetip.

      Abraços.

      Excluir
    3. Uorrem,

      Estude sim e depois compartilhe suas conclusões conosco.

      Abraços.

      Excluir
  12. Olá IL,

    Já li alguns dos seus posts, mas não comentei.

    Acho acertada a sua decisão de venda CTIP3, pois, se não confia na "nova gestora", faz bem ao desfazer, principalmente aplicando em Porto Seguro, que é um "Porto Seguro" para investimentos: Boa gestão, rentável.

    Vou adicionar seu blogroll no meu, passa lá depois, se quiser me adicionar também meu blog é viverdeconstrucao.blogspot.com

    Abraço

    VDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VDC,

      Bacana, agradeço pelo seu comentário de estreia aqui no meu espaço. Concordo com os seus apontamentos sobre a Porto Seguro...

      Depois eu adiciono o seu blog, ok?

      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado IL!

      Estarei sempre por aqui, e já te adicionei!

      Abraço

      Excluir
  13. Investidor LIVR3,

    Acreditas de verdade nas ações da VIVT3?

    Possuo a empresa na carteira, mas fico assustado com a péssima governança do setor.

    No mais, Bastter não gosta muito da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Com certeza!

      Ela é uma das empresas mais sólidas da nossa Bolsa e tem lucros mais do que consistentes. A governança corporativa do setor realmente é complicada, porém, não acho a dela tão ruim assim...

      Quanto ao Bastter, não sou obrigado a concordar com tudo o que ele acha.

      Abraços.

      Excluir