quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Fechamento dezembro de 2015

Olá investidores,

Em 2015, novamente, o Ibovespa teve um desempenho sofrível. Porém, como não somos sócios do índice, e sim de empresas boas, vamos ignorar tudo isso e continuar o nosso plano de investimentos.

As rentabilidades do mês, anual e histórica estão a seguir:


Mensal: -1,60%

Anual: -4,30%

Histórica: -2,84%


A visão geral das minhas ações está logo abaixo:


E elas estão distribuídas da seguinte forma:


Abraços a todos!

26 comentários:

  1. IL,

    Esse ano foi cruel mesmo com relação às rentabilidades. Mas como vc mesmo disse, esse não é o foco. Não somos sócios de índice, somos sócios de empresas reais, que tem produtos reais, e que tem como objetivo o maior lucro possível. Tenho certeza que dias melhores virão!

    Abraço e feliz 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Exatamente! Quando a situação melhorar, vamos todos rir desses momentos ruins.

      Abraços e feliz 2016!

      Excluir
  2. Respostas
    1. DH,

      Obrigado! Desejo o mesmo para você meu caro.

      Abraços.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Bagual,

      Valeu meu amigo. Para você também!

      Abraços.

      Excluir
  4. Acredito que você percebeu que a análise de rentabilidade no BH pode ser bem prejudicial nesses momentos ruins e deve olhar esse critério com cadáver menos freqüência. Eu acho que é uma atitude bem saudável, sua visão sobre o assunto está nessa direção?

    IL , vc tmb poderia fazer alguns post sobre como é a gestão de seu negócio e alguns assuntos que não são investimentos , mas sai complementares para uma boa vida.

    Grande abraço e bom 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sim, afinal, não temos controle sobre ela, portanto, o que nós podemos fazer?!

      Agradeço pela sugestão, porém, o objetivo do blog é expor a minha jornada no investimento em ações.

      Abraços e feliz 2016!

      Excluir
  5. IL eu fico olhando para 2015 e não consigo ficar triste em relação a minha evolução de patrimônio, consegui aumentar em 64% meu patrimônio esse ano, se num ano ruim eu consegui realizar esse feito fico empolgado com o que vou conseguir conquistar quando tiver a oportunidade de vivenciar um bom ano. No mais continuo no piloto automático, seguindo minhas previsões de alocação em cada um dos meus ativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SC,

      Perfeito! O importante é acumular patrimônio e aumentar a renda passiva.

      Abraços.

      Excluir
  6. Rentabilidade é tão secundário para um blog de finanças quanto um motor o é para um carro.
    É apenas um detalhe, sem muita importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qd a rentabilidade começa a ficar ruim o pessoa começa a considerá-la secundária, rs.

      Excluir
    2. Anônimo,

      Em partes, porém, ela é uma variável que infelizmente nós não conseguimos controlar. Portanto, foco no trabalho e nos aportes.

      Abraços!

      Excluir
    3. Uó,

      A rentabilidade deverá ser ruim pelo menos até 2020. É só a partir desse ano que a economia provavelmente voltará a crescer com força.

      Abraços.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Rodolfo,

      Obrigado, para você também.

      Abraços.

      Excluir
  8. Excelente 2016 I.L., se quiser participar do ranking 2015 coloque aí a rentabilidade.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Valeu! Vou atualizar o post com ela em breve.

      Abraços.

      Excluir
  9. Muita carteira está sangrando tb. Estou mais exposto a VALE e deixei o bonde passar (para a venda) agora é engolir este prejuízo e esperar por dias melhores!
    Feliz 2016!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      É isso aí! Sigamos aportando e reinvestindo todos os proventos recebidos.

      Abraços.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Guardião,

      Empresa boa de um segmento muito promissor para o longo prazo.

      Abraços.

      Excluir
  11. IL, o resultado até que não foi tão ruim, comparado com o índice.
    Segue a vida e a estratégia.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Sem dúvidas! Entretanto, pretendo zerar a minha rentabilidade e começar a computar ela a partir de 2016, que é o momento em que considero que minha a carteira de ações está PRONTA, após muitas mudanças e compras precipitadas.

      Abraços.

      Excluir
  12. IL,

    Sou novo por aqui, mas arrisco dizer que sua carteira é a que mais gostei dentre todas que já vi na blogosfera.

    Parabéns e vamos em frente.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM,

      Obrigado pelo elogio e seja muito bem-vindo à blogosfera financeira! Eu bati bastante cabeça antes de montar ela, rsrs.

      Abraços.

      Excluir