segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Fechamento agosto (desgosto) de 2015

Olá investidores,

Indo direto ao ponto, esse agosto foi o PIOR mês da história da minha jovem carteira de ações, que teve um desempenho de -8,88%. Enfim, como depois da tempestade vem a bonança, esperemos que em setembro a coisa melhore.

Situação atual das ações:


É o fim dos buracos negros, =P. Resolvi caprichar mais no Paint e agora as imagens ficaram bem mais bonitas, não acham? Destaque positivo para VLID3, PSSA3 e CIEL3. Na ponta oposta, ferro (temporário) em MDIA3, ITUB3 e VIVT3.

O comparativo com os índices de mercado está logo abaixo:


Abraços a todos!

50 comentários:

  1. É, o povo tá mesmo parando de comer biscoitos, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Eu continuo comendo, rs. A MDIA3 é uma das empresas que eu mais confio na minha carteira e não vou abalar-me com essa queda temporária.

      Abraços.

      Excluir
    2. Os biscoitos que eu mais gosto são da mdia, hahaha. Mas isso foi pura coincidência, rs.

      Excluir
  2. IL acredito que quase ninguém vai escapar no azul nestes próximos meses,porem sua rentabilidade histórica ainda é bastante interessante dada conjuntura macroeconomia atual.
    Boa sorte em sua jornada !
    Pode acreditar : No dia que CIEL,ABEV estiverem levando ferro o resto da bolsa derreteu KKK.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MD,

      Obrigado pelo apoio! A situação está bem feia, porém, a carteira de ações ainda é jovem e precisa de tempo para amadurecer.

      O bom é que a cada mês eu recebo mais e mais proventos... E a ABEV3 e CIEL3 estão fazendo a sua parte nesse ano, rs.

      Abraços.

      Excluir
  3. IL.

    Quanto tempo acha que levará para BBAS chegar em 30, se é que vai chegar novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LS,

      Sinceramente, não faço ideia. Porém, vou aguardar a cotação atingir um dos dois stops.

      Abraços.

      Excluir
    2. haha, 30 reais para BBAS? Só se Aecio ganhar as proximas eleições, e olhe la.

      Excluir
    3. Uó,

      Sem problemas! Enquanto isso, ela permanece na carteira...

      Abraços.

      Excluir
  4. Legal ter voltado atrás e colocado stop!
    Ah, é "stop loss", não "less"

    Abs

    Anônimo do trade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Valeu! Ninguém é perfeito e por isso eu reconheço meu erro e mudo a minha atitude. Vou corrigir a palavra depois...

      Abraços.

      Excluir
  5. Fechamento feito, feridas devidamente medicadas. Agora é vida que segue.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      É isso aí! Nada vai abalar a nossa maratona.

      Abraços.

      Excluir
  6. A coisa está feia neste mês. Minha carteira de ações também teve um resultado trevas. Nem a diversificação com renda fixa segurou a onda.

    Segue o jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID,

      É uma situação absolutamente normal. Melhoras na economia só devem acontecer a partir de 2020.

      Abraços!

      Excluir
  7. Esse mês adicionei a minha carteira TOTS3, MDIA3 e ITUB3.
    O ferro na MDIA3 pra vc foi grande mesmo, acho ela é um bom exemplo para a irracionalidade do mercado, a soma do lucro dos dois primeiros trimestres está melhor que o ano passado, portanto ela agora está devidamente inserida no meu modelo de investimento automático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SC,

      Você escolheu ótimas empresas parceiro! Sim, estou com um "prejuízo" danado na MDIA3, porém, não penso de jeito nenhum em sair da empresa. Ela é uma das que eu mais confio para o longo prazo.

      Abraços!

      Excluir
  8. Está ruim para todo mundo na renda variável. Seu desempenho geral é muito bom.
    SRN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FI,

      Agradeço pelas palavras! Espero que o meu desempenho melhore ainda mais...

      Abraços!

      Excluir
  9. Olá IL,
    Revi também meu histórico e este mês também foi o pior de meus investimentos, kkkkkk. MDIA3 tomou um baita tombo e diminuiu sua representatividade na minha carteira. Devo comprar algumas ações dela neste mês.
    Tomo mundo levou ferro neste mês, kkkkkkkk.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      Pois é colega! Esse mês vai entrar para a história como o pior desempenho de muitos blogueiros, rs. A MDIA3 é uma bela empresa e eu aportei nela no mês passado.

      Com toda essa queda, porém, o TSDB pode indicar novamente a compra dela...

      Abraços!

      Excluir
  10. IL,

    Também tive um mês horroroso com relação à rentabilidade.
    Com relação aos FII`s, eu simplesmente desconto do aporte o valor que é recebido em proventos. Se aporto R$1000 e recebo R$100 em proventos, lanço um aporte de R$900. Não sei se é o correto mas é como tenho feito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Vamos esquecer o que passou e pensar no futuro, rs. Sobre a sua dica, eu faço isso, mas ela serve apenas para os aportes e a minha dúvida é sobre o valor que fica em caixa.

      Abraços.

      Excluir
    2. IL,

      Ignora o valor em caixa, faço isso.

      Abraço!

      Excluir
    3. PR,

      O caixa JAMAIS pode ser ignorado. O próprio ADP já disse isso em outra ocasião.

      Abraços.

      Excluir
  11. Parece que setembro vai ser mais ameno, acho que um "desgosto" assim não se repete imediatamente. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH,

      Assim esperamos! Melhor mesmo, só quando a anta cair. Vai ser o melhor pregão da Bolsa em anos.

      Abraços.

      Excluir
  12. BBPO11 agora deu entrada pelo meu TSB, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,

      Nem sabia que você usava o TSDB, rs. O BBPO11 sempre é uma boa...

      Abraços.

      Excluir
    2. Tenho meu próprio TSB, rs, CCR começa a ficar bonita, penso até em comprar só um pouquinho nos 11 reais,rs

      Excluir
    3. Uó,

      Olha só, escondendo o jogo dos colegas da blogosfera financeira?! Quanto a CCR, ela sempre está bonita, rs.

      Abraços.

      Excluir
    4. Tá nada, tem muita dependência de governos.

      Excluir
    5. UB,

      E qual empresa não tem? O governo pode ferrar TUDO com uma canetada...

      Abraços.

      Excluir
  13. Bom, primeiro entra no trade e depois faz o plano. Melhor que nada, né... kkk Mas ganhando ou perdendo, seu trade não vai fazer nenhuma diferença a longo prazo. Veja o Uó: meses operando corretamente (ou nem tanto) para juntar meros 4k na conta. Não, meu amigo, trade não é fácil!

    Todos sabemos que sua carteira é sólida, não há dúvudas sobre isso. Mas é na queda que aparecem as oportunidades. Já pensou numa realocação? Você não tem RF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Pois é, antes tarde do que nunca, rs.

      Obrigado pelo elogio à carteira, porém, a que tipo de realocação você refere-se? Eu tenho posição em Tesouro IPCA 2019, que por sinal, estou comprando mensalmente!

      Abraços.

      Excluir
    2. rs... meros 4K, mas vamos fazer o seguinte, vou emprestar 1K para o Troll e depois de 8 meses quero ver se estes 1K viraram 4K, rs. Trade né fácil não amigos, é para "machos"! que vez ou outra saem "machucados", rs

      Excluir
    3. UB,

      Pela sua experiência, não vale a pena fazer trade com ações?

      Abraços.

      Excluir
    4. Trade só vale a pena se for alavancado (dinheiro da corretora), dinheiro próprio tem que ser alocado em médio/longo prazo (ações) e longuíssimo prazo (FIIs)

      Excluir
    5. Uó,

      Interessante... E como você chegou a essa conclusão?!

      Abraços.

      Excluir
  14. Esse mês foi um desastre mas abriu uma oportunidade para realizar mais compras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4P,

      O importante é comprar sempre pois, de grão em grão, a galinha enche o papo!

      Abraços.

      Excluir
  15. Ola IL,

    Só passando para te deixar um abraço.
    A curtíssimo prazo não vejo melhora na bolsa, mas logo nossa musa de Brasília cairá fora do poder e então as coisas começaram a melhorar novamente.


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBB,

      Você é sempre bem vindo nesse espaço! Agradeço a gentileza e envio outro para você.

      Musa de Brasília é boa, rsrs. Eu continuo comprando e concordo com você que a economia só vai melhorar depois que a anta sair do poder.

      Contudo, eu sou sócio de empresas boas, e enquanto elas forem boas, eu permanecerei nelas.

      Abraços.

      Excluir
  16. MDIAS realmente te deu uma derrubada em, mas é aquilo pode ser uma oportunidade de baixar o preço médio dela. Eu não acompanho essa empresa então não sei. Mas força ai rapaz!
    abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DU,

      No curto prazo tudo pode acontecer, porém, no longo prazo a cotação segue o lucro. Eu comprei ela mês passado e devo adquirir de novo quando o TSDB indicar.

      Abraços.

      Excluir
  17. BBAS3 não encontra fundo. cuidado IL!

    ResponderExcluir