terça-feira, 30 de junho de 2015

Fechamento junho de 2015

Olá investidores,

Indo direto ao ponto, junho foi um ÓTIMO mês para a minha carteira de ações, que performou muito bem e fechou com a ótima rentabilidade de 2,95%.

A situação atual das minhas ações é a seguinte:


E o comparativo com o CDI e o Ibovespa está logo abaixo...


O que eu posso dizer? Cada vez eu acredito mais nas ações. Compre elas mensalmente, reinvista todos os proventos recebidos, tenha disciplina e paciência e a sua riqueza será formada a cada dia!

Abraços a todos.

38 comentários:

  1. Boa rentabilidade histórica Investidor livre.
    A tese que a cotação segue o lucro se evidencia para longo prazo, sua rentabilidade esta bem azulzinha ao longo de 2014 e 2015, imagino suas ações estourando em um mercado de alta aonde até lixo fica sobrevalorizado e com toda certeza vai ser uma boa rentabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MD,

      É isso aí! O importante mesmo é focar nos balanços e principalmente nos lucros.

      Abraços.

      Excluir
  2. Excelente resultado! Parabéns mesmo! O sprint da Porto Seguro nesse mês foi fenomenal!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PPPP,

      Valeu parceiro! A PSSA3, realmente, está sendo merecidamente reconhecida pelo mercado.

      Abraços.

      Excluir
  3. Excelente resultado mensal, IL!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. MDIA é que tá ralando, CCR tá fraquinha tb. PSSA3 e CIEL foguetando.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,

      O pior é que a CCRO3 e a MDIA3 fazem parte do grupo de empresas da carteira que eu mais confio.

      Se a primeira continuar caindo, o aporte do mês provavelmente será nela, segundo o TSDB...

      A RADL3, novata do time, também colaborou bastante para o excelente resultado.

      Abraços!

      Excluir
    2. I.L., vc pode até confiar na MDIA, mas como confiar que o pessoal do nordeste vai continuar comendo biscoito nesta crise? rs E o povo vai continuar viajando de carro? rs. Mas é passageiro, espero, rs

      Excluir
    3. Uó,

      Eles vão sim, pode ficar tranquilo quanto a isso, rs. Vender farinha no Nordeste é um negócio que Buffett aplaudiria de pé, como já disse nosso amigo Wagner em outras ocasiões...

      A respeito da CCR, mais do que pedágios, o que eu gosto dela é a sua atuação em infraestrutura, que é uma área em que o país é extremamente carente.

      Abraços.

      Excluir
  5. IL,

    Meus parabéns pelo resultado! Excelente! Esse mês o que salvou foram os FIIs, que renderam quase 4%! Já a carteira de ações foi triste.
    PSSA3 tá na minha carteira objetivo, mas como provavelmente não vou aportar em ações tão cedo, acompanho de longe esse sprint kkk.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Agradeço pelas palavras! Falando em FIIs, vou começar a investir neles em julho.

      Por que você não acessa o post anterior do meu blog sobre eles dá a sua opinião sobre a minha futura carteira, que já está montada?

      A PSSA3 é uma bela empresa e cai bem em qualquer carteira. Espero que você consiga comprar ela em breve.

      Abraços!

      Excluir
    2. IL,

      Eu até olhei o post e tudo, mas não tenho opiniões muito sólidas com relação a FII. Não me aprofundo muito e nem tenho muito conhecimento, por isso não comentei. Analisei bem superficialmente os FII`s antes de montar minha carteira. Sei que isso não é o ideal, mas foi assim kkkk.

      Abraço!

      Excluir
    3. PR,

      Entendi. Eu estou fazendo mais ou menos isso também, contudo, espero não errar nas escolhas.

      Abraços!

      Excluir
  6. Excelente resultado! Seguindo os ensinamentos do Bastter?rsrs

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Bom demais IL!

    Empresas boas e longo prazo, a combinação perfeita! To ansioso por começar a aportar em ações novamente, tenho várias das suas empresas na mira para minha carteira!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gabriel,

      Pois é, essa é a fórmula do sucesso, rsrs. Quais são as empresas da minha carteira que estão na sua mira?

      Abraços.

      Excluir
    2. Quase todas rsrsrs

      Mas especificando as principais seriam VLID, MDIA, CTIP, PSSA e TBLE...

      VIVT e CCRO eu acho ótimas empresas mas ainda não me sinto muito seguro com o setor então ficam mais pro fim da fila.

      As outras já sou sócio, menos a RADL que eu não gosto, eu acho a margem de lucro muito baixa então prefiro ficar longe apesar de achar a melhor do setor!

      Excluir
    3. Gabriel,

      Bacana! O que eu posso dizer é que você estude bastante e escolha as integrantes da sua carteira com sabedoria.

      Abraços.

      Excluir
  8. Boas empresas, a Porto e a Raia são empresas que me chamam atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      Valeu colega! Eu gosto muito de ambas, visto que os segmentos em que elas atuam tem tudo para crescer MUITO nos próximos anos.

      Abraços.

      Excluir
  9. Fala IL. Parabéns pelo resultado. Tamo junto pro longo prazo :)

    Já pensei em encarteirar a Raia, mas duas coisas que me fizeram deixar pra um outro momento são:

    1) Farmácia é commodity. As pessoas vão sempre na farmácia mais perto. Independente do nome.

    2) Devido ao número 1, a margem é ridiculamente baixa.

    Oq vc acha?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,

      Valeu pelas palavras! Olha, eu não acho que farmácias sejam commodities, muito pelo contrário... E a RADL3 é referência nesse mercado, justamente por ser a maior rede do país.

      Além disso, o varejo farmacêutico está crescendo dois dígitos ao ano, na contramão da crise. Sobre a margem, nenhuma preocupação, pois ela atua em um setor defensivo e que é não cíclico, assim como a UGPA3.

      Abraços!

      Excluir
    2. Faz sentido mesmo oq vc falou cara. Obrigado. Acho que vou olhar a Raia com mais carinho :)

      Excluir
    3. Anônimo,

      Por nada. Lembre-se sempre apenas que o responsável pelo sucesso ou fracasso dos investimentos é você!

      Abraços.

      Excluir
  10. Olá IL,
    Sei que tivemos discussões calorosas há pouco tempo. Gostaria de deixar isso de lado e humildemente te pedir desculpas por qualquer coisa que eu tenha falado e te magoado.
    Ademais, parabéns pela rentabilidade no mês e pela anual.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      Fique tranquilo quanto a isso! Eu não vou guardar rancor de ninguém, ainda mais de você, que é um dos mitos da nossa blogosfera. Bola para frente e segue o jogo.

      Em todo o caso, parabéns por sua atitude e obrigado pelas palavras.

      Abraços.

      Excluir
    2. Temos muito mais coisa em comum do que diferenças. Somos sócios em várias empresas, aportamos mensalmente e temos ojeriza pela esquerda política. Inimizade entre a gente não faz sentido.
      Eu vi que você mudou sua opinião sobre FII e resolveu fazer um test drive adicionando alguns deles na sua carteira. Você vai ver que é legal receber os proventos mensais. No início eu também relutava como você e em grande parte pelo mesmos motivos: por serem fundos e por preferir ações. Mas quando você ver os aluguéis pingando mensalmente, a sua relutância mudará aos poucos. Hoje vejo que vale a pena ter uma exposição a FII.
      Abraços e sucesso

      Excluir
    3. ADP,

      Exatamente, rsrs.

      Sim, eu estou estudando bastante os FIIs nos últimos dias, já montei a minha carteira teórica e pretendo fazer a minha estreia neles na semana que vem!

      Eu continuo preferindo as ações, porém, os FIIs tem muitas vantagens, principalmente em comparação aos imóveis físicos. E o bom dos aluguéis é isso que você falou, o fato deles pingarem mensalmente na conta da corretora.

      Pretendo remodelar minha carteira de investimentos e os FIIs vão começar ocupando 20% dela.

      Abraços e obrigado pelas dicas!

      Excluir
  11. Investidor Livr3, parabéns pelo resultado, magnifico! Você é um cidadao muito bacana!
    Muito obrigado por ser meu amigo de blogosfera, tenho orgulho disso.
    A sua carteira de ações é de respeito, formada por boas empresas. Espero podermos compartilhar dawui a 5 ou 10 anos nosso sucesso e resultados.
    Poderíamos até pensar em futuramente formarmos um grupo ou clube e escrevermos um livro com nossos metodos e experiências.

    Grande abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Agradeço pelo depoimento! Em todo o caso, eu sou apenas um pessoa comum, um cidadão no meio da multidão que quer aprender cada dia mais.

      Também fico muito feliz em poder contar com amigos da blogosfera financeira como você e tantos outros. E tenho certeza que lá na frente seremos todos vitoriosos!

      Quem sabe não estrelamos a capa da revista Exame um dia? As suas ideias são interessantes também.

      Abraços!

      Excluir
  12. Fala IL,

    Qual será a próxima empresa que seremos ambos sócios? rs
    Em setembro vencerá uma boa grana das minhas LCIs, quem sabe eu não invista um pouco mais em RV.
    Gosto muito da Vlid3, ela é uma forte candidata numa futura diversificação na RV.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga BBB,

      Modéstia a parte, pode escolher qualquer uma das 11 restantes da minha carteira que você estará bem representado, rs.

      A respeito da VLID3, eu gosto bastante dela e considero-a a "pimenta" da minha carteira. Apesar de eu não gostar desse termo, é a minha aposta mais ousada.

      No mesmo setor dela temos a WEGE3, aí do seu estado, que é uma empresa simplesmente FANTÁSTICA! Não deixa de ser uma boa opção também...

      Abraços.

      Excluir
  13. IL,

    Ótimo resultado. Parabéns!!!

    Também estou muito interessado em FIIs. Vai ser a uma diversificação boa da minha carteira, assim que eu entender um pouco mais sobre eles.

    A MDIA3 também tem sido uma frustração na minha carteira. É continuar acreditando nos fundamentos dela e esperar o devido reconhecimento pelo mercado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID,

      Obrigado parceiro! Sim, os FIIs são muito interessantes, contudo, estude bastante sobre eles para você entender bem como eles funcionam!

      Quanto a MDIA3, eu estou absolutamente seguro com ela. A empresa é muito bem administrada e está sendo afetada pela recessão do país, porém, nada para preocupar-se.

      E o mercado já reconheceu ela... Teve um ano em que a mesma subiu 80%. Não lembro-me se foi em 2012 ou 2013.

      Abraços!

      Excluir
  14. Parabéns IL, você é o melhor investidor de todos os blogs.

    Ass: Anônimo Sincero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Agradeço pelo elogio, porém, só o tempo vai provar isso. O que eu quero mesmo é acumular patrimônio, aumentar minha renda passiva e ter uma boa rentabilidade.

      Abraços.

      Excluir