quarta-feira, 22 de abril de 2015

O meu banco de reservas

Olá investidores,

Quero mostrar para vocês nesse post quais são as empresas selecionadas por mim que podem um dia vir a substituir alguma das integrantes da minha carteira:

1)Bradesco no setor financeiro.

2)Natura no setor de consumo não cíclico.

3)AES Tietê no setor de utilidade pública.

4)Eternit no setor de construção e transporte.

5)TIM no setor de telecomunicações.

6)Linx no setor de tecnologia da informação.

7)WEG no setor de bens industriais.

Caso ocorra algum problema inesperado com as 12 empresas titulares do meu time, certamente uma das sete citadas acima entrarão em campo. O que você achou da minha lista? Deixe a sua opinião!

Abraços a todos.

38 comentários:

  1. Concordo com Bradesco, Eternit e Wege3.
    Falando em Weg, adquiriu mais uma fabrica de motores na África do Sul. Haja coração!!!

    Abraco
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      É isso aí! A WEG, pelo visto, continua com a sua estratégia de aquisições mundo afora.

      Abraços.

      Excluir
  2. Só um adendo: não há substituta para Telefônica no setor de telecom atualmente! rs

    Apesar de que a Tim tem mostrado alguma melhora nos últimos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Eu espero não ter que trocar a VIVT3 em um futuro próximo, rsrs. Mas, se for necessário, a TIM está aí!

      Abraços.

      Excluir
    2. Inclusive a TIM tem um plano maravilhoso para falar com qualquer pessoa do planeta por 5 centavos o minuto! Já viu esse plano, nobre IL?

      Excluir
    3. Troll,

      Eu só acompanho os balanços, rs.

      Abraços.

      Excluir
    4. Pô cara, estragou a piada... rs

      Excluir
    5. Troll,

      Não foi a minha intenção, rsrs.

      Abraços.

      Excluir
  3. IL,

    Bradesco aprovado
    Natura também
    Eternit uma boa empresa
    Tim tem dados bons, mas VIVT é muito melhor.
    Weg igualmente, ótima empresa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Valeu meu amigo! Lembrando sempre que essas sete empresas da lista do post são as reservas da minha carteira.

      Abraços.

      Excluir
  4. Se gosta dessas também porque não colocá-las na carteira de diversificar ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Porque eu coloquei o número de 12 empresas como o limite para a minha carteira. Essas outras só entrarão em campo caso aconteça algum problema com as titulares.

      Abraços.

      Excluir
  5. Fala IL, tudo bem?

    Boas empresas, a única que eu não gosto é a TIM (mais por uma questão pessoal eu acho,.rsrs)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Obrigado! Eu também prefiro a Telefônica Vivo e espero não ter que fazer essa troca um dia.

      Abraços.

      Excluir
  6. Parceiro, dentro da sua filosofia de investimento, a Wege já demonstrou nos coletivos que já merece uma chance no time titular! Dá uma chance pra ela professor!:)

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande 4P,

      Pois é, a WEG é um jogador esforçado, talentoso e que colocou um ponto de interrogação na minha cabeça, rs. Foi complicado escolher entre ela e a Valid, contudo, o que importa é que ambas são empresas boas.

      Abraços.

      Excluir
  7. Gosto bastante de ETER, WEG e BBDC. As duas ultimas já tenho e penso seriamente em entrar em Eternit.

    www.mrdividendos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MRD,

      Entendi! Você fez belas escolhas para a sua carteira de ações.

      Abraços.

      Excluir
  8. Investidor Livre, acho que deveria aumentar sua carteira, são grandes empresas e todas caberiam muito bem, talvez em um percentual menor....Bradesco e Weg estou de olho também.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Agradeço por sua opinião, contudo, como falei em outra resposta, não vou ter mais do que 12 empresas na minha carteira. Inclusive penso em, futuramente, reduzir esse número para dez!

      Bradesco e WEG, realmente, dispensam comentários.

      Abraços!

      Excluir
  9. Eu particularmente sou aberto a qualquer boa possibilidade de investimento.

    Caso entenda que duas empresas de um mesmo setor - a que está em carteira e a postulante - são bons ativos, não vejo mal algum em comprar ações de ambas; apenas tomarei o cuidado de manter o peso deste setor na minha carteira.

    Acredito, inclusive, que terei a oportunidade de exemplificar este raciocínio no fechamento do mês. A conferir. rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      Respeito o seu posicionamento, contudo, eu decidi não ter mais do que 12 empresas na minha carteira. Acredito que eu já escolhi as que melhor atendem os meus critérios pessoais e não pretendo mudar isso no curto prazo.

      Abraços.

      Excluir
  10. Olá, parabéns pelo blog. Começo esse mês a minha vida como investidor, e o blog tem sido muito útil pra mim. Tenho uma pergunta, muito de iniciante mesmo (hehe): vou começar com uma modesta quantia em 500 reais. Compro tudo de uma empresa só ou já começo a diversificar de agora? Como monto essa estratégia?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Fico feliz em poder contribuir com a sua educação financeira! A quantia que você investe é irrelevante. O importante mesmo é aportar TODOS os meses e reinvestir religiosamente os proventos recebidos.

      Sobre sua pergunta, isso é uma questão pessoal. Primeiro você deve definir as empresas da sua carteira e depois decidir o que fazer. O TSDB, do Bastter, é uma opção bem interessante para ajudar você.

      Abraços!

      Excluir
  11. Livr3!
    Creio que este comprometimento com algo que você mesmo definiu é muito positivo.
    Para mim são todas boas ou ótimas empresas, a coisa mais importante talvez seja sempre manter aportes regulares e reinvestir os benditos diivdendos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM,

      Exatamente! Independente de qualquer coisa, o FUNDAMENTAL mesmo é aportar todos os meses e reinvestir religiosamente 100% dos proventos recebidos.

      Obrigado pela força.

      Abraços.

      Excluir
  12. Investidor Livr3, vc viu o lucro da Tractebel hoje?
    348 milhões, 19,2% superior.
    Valeu sócio!
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Vi sim! A Tractebel é a melhor empresa do segmento de energia na Bolsa e tem uma governança corporativa EXEMPLAR.

      Abraços.

      Excluir
  13. Seu blog ficou mt bom no decorrer do tempo e sempre acompanho seus comentários das empresas, parabéns....
    acho na verdade que as empresas "titulares" já foram bem escolhidas, acho difícil ter que usar uma reserva, mas é bom já ter um planejamento no caso de incidente inesperado. IL, você acompanha o Bastter e gostaria de saber o que pensa sobre a venda coberta...penso que caso você praticasse ela poderia considerar também ter BBDC4 para ter duas opções (ITUB também), mas sei também que você não adere a preferenciais por elas não darem participação como sócio....(mas espero seu comentário), abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado pela força, de coração! Então, a ideia é exatamente essa. Eu confio nas 12 empresas da minha carteira e não quero mexer nelas, contudo, sempre é bom ter um plano B.

      A respeito da Venda Coberta, infelizmente eu não domino absolutamente nada sobre ela. Preciso estudar mais sobre o assunto. Peço desculpas por não poder ajudar.

      E sobre as ações, é isso mesmo. Assim como no meu nome, eu só compro ações com o final 3, afinal, sócio de verdade é ON!

      Abraços.

      Excluir
    2. agora entendi o novo nome rs, obrigado pela resposta. Eu acho que a venda coberta é uma boa opção, mas o seu alerta é importante, para poder realizar ela é preciso ter ações preferenciais, e assim não acho bom ter uma exposição muito forte...sobre o elogio eu que agradeço, as conversas por aqui são boas para análises de empresas e métodos.

      Excluir
    3. Anônimo,

      Pois é... Sócio é ON e, pelo o que eu entendi, só dá para fazer venda coberta com a PN. O blog é de todos e fico contente em poder fomentar o debate sobre investimentos, principalmente em ações.

      Abraços.

      Excluir
  14. Gostei da seleção, podia também dar uma olhadinha na GRND pra ficar no seu banco, divulgou excelente resultado essa semana, com crise e tudo.
    Um relatório do Bradesco mencionou uma possível troca de controle acionário de GETI, alguém ouviu falar nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IB,

      Valeu! Então rapaz, a Grendene, realmente, apresentou um resultado fantástico no 1T15. Ela está surpreendendo e pode pintar na minha carteira um dia sim.

      A respeito da AES Tietê, não fiquei sabendo de nada sobre isso. Que relatório é esse?

      Abraços.

      Excluir
    2. Na verdade é o relatório exclusivo que eles publicam no inicio de cada mês e que os correntistas tem acesso, mesmo não tendo conta na corretora deles. Traz as recomendações de carteiras pra cada mês.
      Recomendaram a compra de GETI3 colocando a seguinte frase:

      "Outro ponto a ser monitorado é uma possível venda do controle da AES Tiete que acabaria por desencadear direito de tag along aos acionistas minoritários (GETI3 oferece 80% de tag along). Vemos a GETI3 como uma oportunidade interessante que traz também a possibilidade de opção do direito de venda conjunta, no caso de mudanças no bloco de controle. A ação tem um DY atraente estimado para 2015."

      Parece mais especulação, mas vindo do Bradesco, não sei não.
      Pode ser que com o final do contrato bilateral com a ELPL eles queiram se desfazer do controle da empresa.

      Excluir
    3. IB,

      Entendi! Olha só, é aquela história, como não podemos prever o futuro, o ideal é ignorar as cotações e notícias e focar apenas nos balanços. Mas valeu pela colaboração!

      Abraços.

      Excluir
  15. IL,

    TIM e Linx me parece que destoam dos seletivos critérios adotados por você para as titulares. O restante está ok, mas esse negócio de ter lista de reservas é meio relativo, pois a reserva pode ficar pior antes da titular ficar ruim. EU não tenho este conceito de reserva.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Realmente, elas são as "piores" da lista, contudo, são as melhores dos seus setores depois da Telefônica Vivo e da Totvs. Concordo com você, mas acho que é bom o investidor ter algumas cartas na manga, se necessário.

      Abraços.

      Excluir