quinta-feira, 2 de abril de 2015

Avaliação dos balanços das minhas empresas

Olá investidores,

Divulgados todos os balanços do 4T14 e de 2014 das minhas empresas, resolvi fazer uma análise dos resultados das integrantes da minha carteira de ações. A ideia é tornar esse post anual e publicar ele sempre no começo de abril... Vamos lá?!

Lembrando que esse gráfico do Bastter mostra o objetivo de cada uma das empresas da minha carteira. Estou satisfeito com essa configuração e não pretendo mudar a mesma em 2015:



Financeiro:

1)Itaú

Esse aí dispensa comentários né? Eu fiz um post no começo de fevereiro falando sobre o resultado monstruoso que ele conseguiu em 2014. Sendo curto e grosso, ele é um dos pilares da minha carteira e pretendo ser sócio eternamente do mesmo caso as coisas continuem assim!

2)Cielo

É uma das queridinhas da minha carteira... Seu balanço de 2014 foi bom e as perspectivas são animadoras após a parceria com o BB, que é o seu controlador, junto com o Bradesco. Como vivemos em um país de terceiro mundo, os pagamentos eletrônicos são fundamentais na guerra contra a violência e também pela praticidade.

3)Cetip

A integradora do mercado financeiro fez bonito no ano que passou. A empresa conseguiu a proeza de melhorar TODOS os seus indicadores em relação ao ano anterior. Ela conta com um monopólio natural em seu segmento de atuação o que é uma enorme vantagem competitiva.

4)Porto Seguro

Temos uma novata na carteira! Optei por trocar a Natura por ela e não me arrependi. Seu desempenho no ano passado foi muito sólido e a empresa é controlada pelo Itaú, o que é certeza de boa administração e resultados.

Consumo não cíclico:

5)Ambev

Mais uma que dispensa comentários. Entra ano, sai ano, e ela continua entregando resultados MUITO consistentes. E em 2014 não foi diferente... Assim como em 2015 também não será! Uma empresa que cai bem em qualquer carteira.

6)M. Dias Branco

A rainha dos biscoitos e massa também mostrou serviço em 2014. Seu desempenho mostrou a sua vontade de crescer e ela continua sua expansão para o Sudeste, que é o maior mercado consumidor do país. Ventos promissores a caminho!

7)Ultrapar

Pergunta lá no posto Ipiranga... Quem nunca ouviu isso? O grupo Ultra teve um resultado razoável no ano passado, mostrando sua resiliência perante a crise brasileira. A empresa é muito bem administrada e com uma governança corporativa excepcional! 

Construção e transporte:

8)CCR

Amada por uns, odiada por outros. Eu faço parte do primeiro grupo, rs. Ela teve um resultado muito parecido com o de 2013. Nada para preocupar-se, contudo. A empresa segue investindo e buscando novas concessões para administrar em um país que tem muitas oportunidades.

Utilidade pública:

9)Tractebel

Eu gosto muito dessa empresa. Ela está sofrendo um pouco nos últimos anos e seu desempenho em 2014 foi abaixo da média, contudo, ela é muito sólida e bem administrada. Não podemos analisar tudo a ferro e fogo. A priori, permaneço sócio dela absolutamente tranquilo!

Telecomunicações:

10)Telefônica Vivo

Essa aqui é polêmica né gente?! Muitas pessoas torcem o nariz para o setor, contudo, ela vem mostrando um bom desempenho na última década e em 2014 não foi diferente. Mais um ano bom de uma excelente geradora de caixa.

Tecnologia da informação:

11)Totvs

Ela é a minha escolha nesse setor. No ano passado a mesma fez bonito e apresentou um ótimo balanço, com melhora em TODOS os indicadores, assim como a Cetip.

Bens industriais:

12)Valid

Chegamos na última integrante do meu time! Ela apresentou um bom resultado, entretanto, seus dados estão piores do que em 2011, logo, chegou o momento dela deslanchar de uma vez. Eu considero-a a minha "aposta" pessoal, digamos assim.

Então é isso gente! Gostaram dos meus comentários? Quais são os seus? Participe e deixe a sua opinião! Quero ressaltar ainda que esse post foi fortalecido por um comentário do PR em sua atualização mensal de março.

Fortalecido porque eu já estava com a ideia de fazer algo parecido com isso, rs.

Abraços a todos.

40 comentários:

  1. Fala IL!

    Bela carteira, quase todas estão em minha "lista de compra" rs. As únicas que não analisei ainda foram a CCR e a CETIP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande II,

      Valeu! Analise ambas que você não vai arrepender-se, principalmente a Cetip... Ela é uma joia!

      Abraços.

      Excluir
    2. Valeu vou analisar! estou de olho na ARZZ3. dados interesantes...

      Abraços!

      Excluir
    3. II,

      No setor de consumo cíclico olhe também a CGRA3.

      Abraços.

      Excluir
  2. Boa IL,

    Das que fazem parte da minha carteira: Itaú, Cielo, Porto Seguro, Ambev, Ultrapar e CCR eu concordo plenamente. As outras eu não acompanho muito de perto.

    Analisando sua carteira ela é bem defensiva. Acho que tá faltando um pouco de empresa cíclica aí ...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Valeu! Então rapaz, assim como Buffett, eu não sou fã de empresas cíclicas... Prefiro o devagar e sempre, rs. Alguma sugestão para apimentar essa mistura?

      Abraços.

      Excluir
    2. IL, não precisa ser necessariamente uma tão ciclica como Vale e Ggrb. No consumo cíclico temos perolas como Grendene, Lojas Renner e até mesmo a Hering que é a que está sofrendo mais das 3.
      Natura eu considero cíclica tb pois é afetada diretamente pela diminuição da renda.

      O problema das ciclicas é que é mais dificil saber se os resultados estão fracos por fruto do ciclo econômico ou porque a empresa esta piorando e com isso os investidores mais conservadores pular pra fora do barco mais rapidamente, jogando a cotação mais pra baixo.

      Sem duvida investir em não cíclica é muito mais confortável.

      Abraços

      Excluir
    3. EI,

      Entendi a sua visão. Realmente, a Hering está apanhando bastante nos últimos meses, e sem motivo, afinal, a empresa continua redondinha como sempre!

      Eu considero a Natura como uma "reserva" da minha carteira. E eu gosto também da Grazziotin, que é uma small cap de muito valor!

      O Brasil está em crise, logo, acredito que temos que ser um pouco mais complacentes com os resultados das empresas. O que eu gosto das não cíclicas é a sua enorme resiliência.

      Abraços.

      Excluir
  3. Itub $$$$$$$$
    Parabéns pelo post e pela bela carteira.
    MDIA e ITUB eu também to de olho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SC,

      ITUB3 significa exatamente isso que você escreveu, hahaha. Obrigado pelo apoio! Sou suspeito para falar, mas essas duas estão entre as preferidas do meu time.

      Abraços.

      Excluir
  4. Muito legal I.L.... dá para perceber a paixão que vc tem pelas suas empresas...Percebo que vc encarna o papel de sócio mesmo!!! Acho isso muito legal...
    Sucesso e grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PC,

      A paixão dura enquanto elas forem boas, rs. Acredito que mais pessoas deveriam agir assim. O brasileiro, em geral, encara a Bolsa como cassino e isso é muito triste.

      Qualquer um pode ser sócio das melhores empresas do país e quase ninguém aproveita. Agradeço pela força.

      Abraços.

      Excluir
  5. Muito legal o post, IL. Não há o que falar de sua carteira, exceto pelo fato de você não curtir nenhuma "apostinha" no setor cíclico ligado a commodities. Sei que incomoda ver alguns papéis perdendo 50% de valor em 2 meses, mas no geral, esse setor está bem descontado por conta das mudanças econômicas. Quando o setor voltar a deslanchar, isso vai jogar o IBOV nas alturas e aí quem não tem empresas de commodities dificilmente vai bater o índice.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Você, como sempre, enriquecendo esse humilde espaço. Sobre as empresas cíclicas, como falei para o EI, não consigo gostar dessa inconstância delas.

      Além do mais, é complicado encontrar uma desse tipo que seja confiável. Veja só a situação da PTbras e da Vale, por exemplo...

      Acredito que a melhorzinha desse grupo seja a Gerdau mesmo. Não é a toa que ela é a que está "menos" ruim atualmente.

      E sobre bater o Ibovespa, não há como prever isso, logo, temos que aguardar para ver o que vai acontecer. Grato pela sua participação.

      Abraços.

      Excluir
    2. Comprei Vale esta semana nos 15. mas vejo potencial dela chegar lá nos 11 ainda neste semestre.

      Excluir
    3. Uó,

      Cuidado com essa história de comprar "barato". O buraco da Vale parece que não tem fim!

      Abraços.

      Excluir
  6. Respostas
    1. VD,

      Eu paquero a WEGE3 há um bom tempo, rs. Foi complicado escolher entre ela e a VLID3 para ser a última integrante da carteira.

      Mas ela é uma ótima empresa que sempre está no meu radar.

      Abraços.

      Excluir
    2. Esta Weg é como a garota mais bonitas da escola, todo mundo quer, mas ninguém chega perto. rs

      Excluir
    3. UB,

      Ela faz parte do meu banco de reservas. Mas o EI já pegou a mesma, rs.

      Abraços.

      Excluir
  7. Bela carteira, excelente post IL3.
    Somos sócios em ITUB3 CCRO3 CIEL3 UPGA3 TBLE3 ABEV3 CTIP3 VIVT3.

    Grande abraço amigo!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      É isso aí meu amigo! Vamos em frente que atrás vem gente. Obrigado pelo apoio.

      Abraços.

      Excluir
  8. Nossa IL,

    Como eu falei, tenho um post no gatilho sobre a análise dos balanços das minhas empresas também, porém com um viés mais técnico, analisando os principais dados. Vai ficar bem extenso, mas pra quem gosta vai valer a pena acompanhar.
    Com relação a sua análise, perfeita. Uma análise bem simples e objetiva.

    Obrigado pelos créditos da ideia kkkkk.
    De todas as empresas da sua carteira, só não tenho VLID, então posso te dar parabéns pela carteira, é muito boa! E os balanços também foram muito bons no geral. No meu caso tenho algumas que estou um pouco preocupado, mas vou entrar com mais detalhes no post. Sai semana que vem, já tá programado pra sair!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Bacana! Eu fiz uma análise mais informal e o seu post mais técnico vai contribuir muito para o aprendizado de toda a blogosfera financeira.

      Valeu pelos elogios, rs. No começo da montagem da minha carteira de ações eu fiz várias burradas, contudo, estou confiante e satisfeito no desempenho dela no longo prazo.

      Deixa eu adivinhar... A PTbras faz parte da sua lista de preocupações, certo?

      Abraços.

      Excluir
    2. Boa diversificação inter e intra setores, boas empresas e gostei da análise mais informal, pretendo fazer algo do tipo com as empresas que invisto para expor meus pensamentos e também como seleciono e mantenho as empresas que sou sócio que é o nome do meu blog.

      Excluir
    3. Fábio,

      É isso aí! Vou ficar no aguardo da sua postagem, que certamente será muito enriquecedora.

      Abraços.

      Excluir
    4. Faz sim. Pelo menos não tem balanço ruim pra analisar, até porque nem divulgou o 3T14 kkkkkkkk.
      É rir pra não chorar ó.
      Mas na carteira de 2015 ela já tem um percentual bem reduzido.

      Abraço!

      Excluir
    5. PR,

      Pois é... Tem que rir para não chorar né? O quanto seria esse novo percentual?

      Abraços.

      Excluir
  9. Sua estratégia de investir em uma carteira com empresas mais consistentes e maiores em termos de patrimônio está dando muito resultado..eu tenho a tendência a escolher small caps que em momento turbulento provoca muita volatilidade nos resultados. abraço amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Na verdade a minha estratégia é comprar mensalmente ações de empresas boas e reinvestir TODOS os proventos recebidos.

      Eu não importo-me com o tamanho da empresa e sim com a sua qualidade. Veja que eu tenho empresas gigantes na minha carteira, como a Ambev, e uma small cap como a Valid.

      Abraços.

      Excluir
  10. Respostas
    1. DH,

      Tem que rir para não chorar, né?

      Abraços.

      Excluir
  11. Pensei que vc começaria os aportes na Kepler... está só namorando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Sim. Estou plenamente satisfeito com a composição da minha carteira de ações. No momento não penso em realizar nenhuma mudança nela.

      Abraços.

      Excluir
  12. Fala IL!

    Publiquei minha carteira, veja...
    http://investidoringles.blogspot.com/2015/04/minha-carteira-acoes-e-fii.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. É isso mesmo, foco nos resultados!

    Um dia preço e valor se encontram.

    Abçs!

    ResponderExcluir