quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Em busca de segurança

Olá investidores,

Após refletir bastante no Carnaval, e conforme adiantado para o EI, optei por tomar uma decisão radical sobre a Natura. Inicialmente eu havia optado por não sair da empresa, contudo, mudei de ideia e vendi as minhas ações da mesma.

Eu tomei essa decisão por alguns motivos, mas o principal deles, sem dúvidas, foi a desaceleração da NATU3 nos últimos dois anos. Em todo o caso, a empresa piorou sim, mas ela ainda continua boa, e eu acho essencial frisar isso.

Para o lugar dela eu convoquei um jogador que estava no meu banco de reservas... Eu sempre achei ele muito talentoso, contudo, por injustiça, não havia dado ainda uma oportunidade ao mesmo. Analogias do futebol a parte, a nova integrante da minha carteira é a Porto Seguro!


Eu escolhi ela porque, por incrível que possa parecer, eu não tinha NENHUMA seguradora, que são negócios maravilhosos (Buffett é a prova viva isso) no meu portfólio. Sim, eu sei que parte dos lucros da PSSA3 vão para o Itaú, contudo, ambas atuam em negócios completamente diferentes.

O carro chefe da primeira são os seguros e o da segunda são os empréstimos. Logo, não vejo nenhum problema em ser sócio de ambas. Por sinal, para quem não sabe, a Porto é controlada pelo Itaú, ou seja, isso é praticamente garantia de boa administração, respeito ao sócio e lucros crescentes.

Assim como a Natura, a Porto Seguro vai representar 5% do meu capital. Com essa mudança, minha carteira ficou com 30% no setor financeiro, que eu considero o melhor da Bolsa, 20% no de consumo não cíclico e 10% nos cinco restantes...

Eu não queria mais mexer na minha carteira, contudo, as coisas mudam e eu não sou obrigado a ficar em nenhuma empresa, afinal, eu só quero ser sócio das empresas que eu confio de olhos fechados!

O que você achou da mudança? Pode criticar-me, se quiser, mas com educação e respeito.

Abraços a todos!

38 comentários:

  1. mimimi não tem criterio
    mimimi sardinha
    mimimi migrar é para os pássaros (e vudu é pra jacu)

    (só um comentário vazio de um anônimo desconhecido)

    PS.: Isso ae. Se não tá satisfeito tira fora porque os reservas tão com fogo nos zóio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sim, a ideia é essa mesmo. Em resumo eu fiz essa troca porque eu vislumbrei que a Porto Seguro, atualmente, é melhor que a Natura. Mas, como falei no post, isso não significa que a NATU3 tenha ficado ruim.

      Abraços.

      Excluir
  2. IL, sobre a compra de Porto Seguro não tenho muito o que dizer, sou sócio e me parece uma excelente empresa (sou cliente há quase 20 anos).

    Já a saída da Natura, são seus critérios, mas eu ainda vou esperar mais um pouco, pois não fiquei tão assustado assim com o balanço.

    Vamos acompanhar e aprender (ambos) baseado no que acontecer no futuro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. EI,

    Obrigado pelo apoio! Respondendo a um post seu de mais de um ano atrás, sim, a Porto Seguro é um ótimo porto seguro.

    Já a Natura, como eu falei em várias ocasiões, continua sendo uma empresa boa, apesar da sua piora recente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. IL, mas a BBSE nao tem apresentando um resultado melhor desde o seu inicio na bolsa, assim como as suas perspectivas futuras nao lhe parecem mais interessantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Sim, os resultados da BBSE3 são melhores, contudo, o seu maior problema é quem manda nela...

      Abraços.

      Excluir
  5. Uau, excelente troca! Este mercado ainda tem muito potencial de crescimento.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que foi uma troca muito sensata.
    PSSA está crescendo ano a ano consistentemente. Só de caixa + aplicações ela possui 6,7 Bi, sendo que o mercado avalia ela como 9,3 Bi. E não possui dívidas.
    Natura está capengando aos poucos e, apesar não ser uma empresa ruim, perdeu um pouco de sua consistência nestes últimos anos.
    Além disso, ela lucrou 870 milhões enquanto Natura lucrou 730 milhões. Sendo que a primeira é avaliada em 9,3 Bi enquanto a segunda é avaliada em 12 Bi. Por algum motivo o mercado está pagando mais pela Natura sendo que ela lucra menos que a PSSA, que possui lucros crescentes e caixa robusto.
    E se eu fosse chutar um crescimento entre os setores de seguros e cosméticos, chutaria que o de seguros possui potencial de crescimento maior.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      Sua análise foi precisa! A Porto Seguro é uma empresa ótima que anda "esquecida" pelo Mercado. E, realmente, o segmento de seguros tem um potencial enorme aqui no Brasil.

      Abraços.

      Excluir
    2. AdP, que tal fazer um comprativo PSSA x BBSE? Você é bom nisto, rs.

      Excluir
    3. Seguradoras são complicadas para analisar. E BBSE tem poucos balanços.

      Excluir
    4. ADP,

      Isso é verdade. Fica a sugestão para um futuro próximo.

      Abraços.

      Excluir
    5. Eu penso que o valor da natura hj e mais alto pq cosméticos e um setor muito resiliente versus o de seguro. claro que o seguro tem muito a crescer no país, mas a crise tem que ser superada agora. Seguros de vida e residenciais são os primeiros a serem decontratados.

      Excluir
    6. TL,

      Respeito a sua opinião mas discordo dela. Com crise ou sem crise, ninguém vai deixar de pagar o seguro do carro, por exemplo, ainda mais no Brasil!

      Seguros são uma prevenção contra algo ruim que possa acontecer, sendo assim, enxergo eles como uma despesa essencial.

      Abraços.

      Excluir
  7. Boa troca, trocou uma empresa boa por uma excelente!

    ResponderExcluir
  8. Boa rifada IL.
    Porto seguro é uma empresa de excelência.
    Possuo BBSE3, mas se bobear vou encarteirar maus essa empresa Bagual.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Valeu amigo! O fato do Itaú ser o dono dela também traz uma segurança enorme.

      Abraços.

      Excluir
    2. Isso é verdade. Administração de qualidade é tudo.

      Excluir
    3. TL,

      Pois é, isso também pesou muito na minha escolha.

      Abraços.

      Excluir
  9. Ótima escolha, IL!
    Ademais, posso garantir por experiência própria que é uma excelente empresa (olhando não só os números, que são ótimos). Fui uns dias atrás procurar informações sobre um determinado seguro e, além de ter sido atendido muito rapidamente, o funcionário sanou todas as minhas dúvidas e se colocou em plena disposição para sanar as demais (liguei pra lá depois e outro me atendeu, também muito gentil e solícito). Conhecer 'por dentro' as empresas que somos sócios, se possível, é sempre muito bom para testar sua qualidade! Resumo: fiquei com o seguro e estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Muito obrigado por seu relato! Eu acho super bacana essas experiências "in loco" com as empresas que somos sócios.

      Como diz Peter Lynch, invista naquilo que você conhece!

      Abraços.

      Excluir
  10. Bela aquisição, IL!

    Como tenho ambas as empresas no meu radar, não tenho lá muita certeza se foi uma boa venda... talvez se justifique mais pelo custo de oportunidade que pelos fundamentos da empresa - que continuam muito bons, diga-se de passagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      Valeu! Ambas as empresas são boas, contudo, eu enxergo um futuro mais próspero para a Porto Seguro.

      Abraços.

      Excluir
  11. Acredito que fez uma boa troca não só pela empresa mas pelo setor, seguros é muito mais interessante e a qualidade da Porto Seguro é espetacular.

    ResponderExcluir
  12. Bom sou sócio das duas no momento....acredito ainda na Natura, gastou muito em investimentos em 2014, a empresa está fazendo reestruturação no seu relacionamento com as consultoras, vou aguardar para ver o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      O problema é que eu estipulei o número de 12 empresas como o máximo da minha carteira. Logo, para incluir a Porto, tive que remover a Natura, que era quem mais estava incomodando-me no momento.

      Abraços.

      Excluir
  13. IL,

    Nunca olhei nem prestei muita atenção no setor e muito menos na empresa, mas olhando brevemente os balanços, vi que é uma empresa que vem apresentado um crescimento extraordinário de lucro, a margem mais que dobrou em 2 anos e tem um FCL muito bom.

    Parabéns pela troca, só achei muito radical sua decisão com NATU, talvez você esteja vendendo a empresa em um momento de turbulência. No máximo era pra se colocar em quarentena e analisar os próximos balanços. Como você mesmo falou, a empresa vem piorado mas ainda está longe de ser uma empresa ruim.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Sim, a Porto Seguro tem ótimos dados e atua em um segmento de mercado muito promissor. Sobre a Natura, ela ainda é uma empresa boa, contudo, fiquei decepcionado com os últimos resultados da empresa e as desculpas da administração.

      Abraços.

      Excluir
  14. A Porto Seguro é uma das empresas que se salvam no Brasil.

    Lucros crescentes, juros crescentes, inflação crescente, preços de carros crescentes e prêmios de seguro crescentes.

    Tem tudo para surfar nos próximos anos.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Exatamente! Seguradoras são máquinas de ganhar dinheiro.

      Abraços.

      Excluir
  15. Tenho parente que é consultara da natura. Segundo ela as vendas já foram melhores...mau sinal.
    Quanto a porto seguro, só o nome da empresa já é atrativo. Vamos ver os resultados a frente, sigo sócio dela a quase 1 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IB,

      É evidente que a Natura pisou no freio nos últimos anos. Já a Porto está em pleno crescimento.

      Abraços.

      Excluir
  16. Não vejo problema comprar uma empresa boa que depois ficou ruim (ou está piorando) isso faz parte do jogo. Não podemos controlar o futuro da empresa, somos minoritários, o que podemos fazer é oq vc fez ir acompanhando e sair quando a empresa não preencher seus critérios.

    O problema é comprar uma empresa que nunca foi boa e continuar nela, como a maioria acaba fazendo.

    Ótima troca a porto conseguiu o menor índice combinado dos últimos tempos uma mostra crível de uma boa administração. Tenho ela na carteira, pra mim uma excelente empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VD,

      Exatamente, ninguém tem bola de cristal, logo, devemos acompanhar as nossas empresas e ver se elas ainda preenchem nossos critérios.

      Isso acontece porque as pessoas acham que uma empresa ruim vai melhorar um dia, ao invés de entrarem logo em uma empresa boa...

      Concordo com você, a PSSA3 já chamava a minha atenção desde o ano passado. Os seus ótimos fundamentos e o fato dela ser administrada pelo Itaú pesaram para ela ser promovida para a carteira.

      Abraços.

      Excluir