sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Fechamento janeiro de 2015

Olá investidores,

Mês sangrento para a Bolsa, contudo, minha carteira segurou muito bem o tranco e fechou em queda de "apenas" -2,42%.


A maioria das ações apanharam feio, e os destaques positivos do mês foram VIVT3, ABEV3 e CTIP3, enquanto no ranking negativo tivemos MDIA3 (como pode?), TBLE3 e CCRO3. Este mês foram pagos proventos da Ambev e da Totvs, que serão totalmente reinvestidos em fevereiro!


E, como já era esperado, estou tomando uma lavada do CDI...


Vale sempre ressaltar que o CDI desse gráfico é bruto, ou seja, estou considerando os 100% dele, o que é algo extremamente complicado de conseguir, principalmente em bancos grandes.

A carteira de investimentos está dividida da seguinte forma:


Enfim, é isso. A maratona é longa e vai chegar no final dela quem tiver mais resistência, disciplina e paciência. A estratégia não vai mudar por causa das pequenas pedras que estão aparecendo no meu caminho.

Abraços a todos!

25 comentários:

  1. O resultado deste mês comprometeu a rentabilidade histórica. CCRO3 também... cai logo na hora da foto!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH,

      Verdade! Mas isso não é motivo de preocupação. Em fevereiro, inclusive, devo aportar na CCRO3.

      Abraços.

      Excluir
  2. Também me pergunto como a MDIA caiu tanto esse mês, esse é o mercado um verdadeiro caos. Mas os fundamentos da empresa continuam ótimos isso é movimento de curto prazo. abçsss !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LS,

      Sem dúvidas! Essa é mais uma prova do quanto o Mercado é ineficiente e irracional.

      Abraços.

      Excluir
  3. IL,

    A rentabilidade histórica zerou hein. Mas foco que sua estratégia está perfeita!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Eu percebi, rs. Mas independente disso, como você mesmo falou, a estratégia continua.

      Abraços.

      Excluir
  4. Olá IL,

    Pequenas pedras?
    Não creio que ao final de 2015 você ainda usará esse termo.
    Mesmo assim, para quem está 100% na bolsa, você segurou bem mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBB,

      Usei esse termo porque o Brasil vai sobreviver, apesar do PT. A caminhada é longa e eu não posso abalar-me por qualquer coisa.

      Abraços.

      Excluir
  5. Eu encheria o carrinho de CCR se pudesse. Ainda que alguma denúncia de corrupção a afete, para o longo prazo a empresa é uma máquina de dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Concordo com você. É só ver a quantidade absurda de carros que passam diariamente nos pedágios das rodovias administradas pela CCR.

      Infelizmente o meu poder de aporte não é tão alto, contudo, vou continuar comprando mensalmente as ações da minha carteira.

      Abraços.

      Excluir
  6. IL, até que a carteira se segurou (o que é esperado de uma carteira com características defensivas), Parabéns!
    Vamos nos recuperar em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Obrigado! Não acho minha carteira tão defensiva, a maior diferença dela em relação ao Ibovespa é a ausência da PTbras e da Vale.

      Abraços.

      Excluir
  7. Parabéns pelo resultado muito superior ao Ibov.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos,

      Valeu! Mas eu não vou iludir-me. Estou "perdendo" dinheiro atualmente. Mas tenho fé que o jogo vai virar lá na frente.

      Abraços.

      Excluir
  8. 2015 começou com os dois pés esquerdos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      Sim, rs. E as perspectivas não são nada animadoras...

      Abraços.

      Excluir
    2. Porra LdL! Para de falar em ESQUERDO!

      A resposta é simples, todo mundo que tem muita grana tá tirando e comprando terras na Nova Zelandia.

      Quem tem pouca, está tirando e enfiando no cu, pra pagar a putada do reveiom na praia, material de minino e outras contas de ano novo.

      Excluir
    3. VS,

      Nós somos a nata da sociedade brasileira nesse aspecto de finanças pessoais. E vamos continuar assim!

      Abraços.

      Excluir
  9. Parabéns pelos resultados Investidor Livr3!
    abs

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde IL, você vendeu BRFS3? Se sim, porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Vendi sim, no final do ano passado. A empresa é boa, contudo, optei por permanecer apenas com a MDIA3 como a minha representante do segmento alimentício.

      Abraços.

      Excluir
  11. Entendi. Vou vender também então. obrigado.

    ResponderExcluir