domingo, 18 de janeiro de 2015

Entrevista com o Warren Buffett

Olá investidores,

Conforme prometido, desfrutem da entrevista do nosso Buffett brasileiro, o mineiro , uma das figuras mais peculiares e cativantes da nossa blogosfera financeira. A bola agora está com você meu amigo:

Pessoal, vou procurar ser breve nas respostas para não cansar o leitor, mas posso responder mais detalhadamente algum item nos comentários do post, basta questionar.

Lista de perguntas dos leitores:

1 - Qual é, para você, a empresa da Bolsa com o maior potencial visando o longo prazo? (Operador Sardinha)

Pergunta difícil caro Sardinha, não sei responder. Não tenho conhecimentos para determinar potencial de crescimento de uma empresa. Qualquer coisa que colocar aqui será um “achismo”. Porém, tenho uma lista de empresas queridas, e a organizei segundo o meu “achismo” de crescimento nesta ordem:


2 - Fale sobre a sua formação, seus estudos, e no que isso o ajuda para formar sua carteira e escrever seus artigos. (Fernanda)

Olá Fernanda. Sou engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, porém trabalho na área de tecnologia da informação. Tenho uma empresa que desenvolve sistemas de missão crítica para a área industrial com foco em automação e controle de processos. Na área financeira iniciei meus estudos fundamentalistas em meados de 2013. Antes disto não utilizava nenhum critério para compra de ações, muito porque estava concentrado naquela época na realização de trades do tipo swing e position. Mas muito antes dos trades, no período de 2008 a 2012, eu investia em fundos de ações da Vale e Petro. Acredito que muitos começam desta forma, e o recado que vou deixar aqui é começar investir apenas depois de um longo estudo fundamentalista sobre as empresas. Neste post (http://blogdouo.blogspot.com.br/2014/02/como-chegar-ao-seu-primeiro-milhao.html) eu falei do ciclo TEI, vale a pena dar uma lida.


3 - Quem é na blogosfera financeira a pessoa que mais se parece com seu estilo de investimento? (Poney Investidor)

Olá Poni, nunca tinha parado para pensar nisto, acredito que eu tenho um modo peculiar de investimento que desvia um pouco das outras pessoas da blogosfera. Eu sou praticante do B&H ativo que é difícil de ser aceito pela maioria. Ainda faço trades que é menos aceito ainda. Invisto em FIIs, ações, títulos do governo, LCIs/LCAs, FIPs, enfim, tudo que está ao meu alcance. Ainda compro alguns micos como BRIN3 e OGXP3. Posso ser um ponto fora da curva, mais para baixo da curva do que para cima, rs.


4 - Por que você acha que na blogosfera financeira só existem homens? (Poney Investidor)

Esta pergunta é fácil responder Poni, os homens são naturalmente mais exibidos do que as mulheres, rs. Faz parte da natureza masculina. Aqui na blogosfera notamos com frequência uma alta exibição de capacidade de aportes, acumulo de capital, dentre outras coisas. Porém, desde que entrei, está difícil ver alguma exibição do que realmente interessa: rentabilidade. Analisando por este prisma, os únicos que chamam atenção são o AdP e o Dr. Honorários. O G35 também tinha um gráfico de rentabilidade histórica muito interessante mas está começando do zero. Voltando ao ponto da sua questão, acredito que os homens se aventuram mais no mercado, a mulher é menos aventureira, é mais ponderada e mais cuidadosa com as coisas o que inclui dinheiro.


5 - Você pretende investir no exterior? (Poney Investidor)

Não Poni, não irei mandar dinheiro para o exterior, é contra os meus princípios deixa meu dinheiro trabalhando para os gringos.


6 - Quais são os setores da Bolsa que você mais gosta? (Além da Poupança)

Puxa AdP, gostava tanto do setor de educação... rs. Mas então, sigo apostando no setor financeiro o que inclui os bancos, a Cielo, a CETP e as empresas seguradoras. Gosto também do setor de alimentos mas ainda temos poucas empresas. E o setor de educação precisa agora de um cuidado maior, virou uma grande incógnita.


7 - O que você recomendaria a um iniciante em ações? (Além da Poupança)

Ficar fora do mercado. Todo iniciante já quer de cara sair comprando todas as empresas do mundo, pensa que descobriu o mapa da mina. Investimento em bolsa deveria ser encarado como uma profissão. Para um médico operar ele não precisa de pelo menos 6 anos de estudo e 2 anos de residência? Para operar no mercado não é diferente. O nosso grande problema é que educação financeira não faz parte do currículo escolar, se fizesse, o camarada já saberia o que fazer com o seu primeiro salário. Então o que eu recomento é: estudo! Estude as modalidades de investimento, estude os ativos de cada modalidade, estude a si próprio (seus objetivos, seu perfil, seu modo de vida). Só depois de muito estudo coloque o seu dinheiro na roda, caso contrário vai se dar mal, se der bem de cara será pura sorte.


8 - Quais empresas hoje você acredita que seriam boas escolhas para se investir visando o longo prazo? (Além da Poupança)

AdP, de certa forma, em termos de investimentos em empresas, já respondi esta questão na pergunta 1. Mas o mercado é cíclico e não devemos ficar presos a uma lista fixa. Cada ocasião tem a sua oportunidade. Hoje estamos vivendo retração industrial, mas a indústria voltará a crescer em determinado contexto. Estamos vivendo o fim do boom imobiliário e é melhor ficar longe das empresas ligadas a este setor, mas futuramente este setor pode voltar forte, basta ver quantas famílias não possuem casa própria no Brasil (eu mesmo não possuo). Estamos vivendo também o pior momento das commodities dos últimos anos, sem perspectivas de melhoras porque está sobrando óleo e minério no mundo, mas um dia este setor pode melhorar também. A conclusão é: faça sim sua lista de ativos preferidos, mas faça os devidos ajustes de acordo com o momento da economia. E não se esqueça da renda fixa, ela é muito importante para se formar caixa nos momentos de euforia de mercado.

9 - Quais livros você recomenda para os níveis básico, intermediário e avançado no que diz respeito a investimentos? (Guardião do Mobral)

Ótima pergunta Seu Guarda, mas acho que irei contribuir pouco, pois li apenas alguns livros na área de investimentos - e li depois de velho infelizmente. Se tivesse lido pelo menos um destes livros lá pelos meus 20 anos de idade minha vida seria outra...


Em um nível mais avançado eu gostei muito destes aqui:


Mas o livro mais bacana que li ultimamente nem é da área de finanças, é comportamental. Não adianta ler apenas livros de investimentos, sempre digo que nosso pior inimigo não é o Sr. Mercado, nem Eike Batista, nem Dilma, nem o PT... nosso pior inimigo somos nós mesmos. Então procure se conhecer, identificar suas falhas, seus maus hábitos. Assim será uma pessoa bem melhor, tanto na área de investimentos quanto em qualquer área da vida. Sugestão de leitura:


10 - O que você acha do PT? Você é filiado a algum partido político? Como o investidor deve encarar a relação entre política e Bolsa? (Bagual)

Olá Bagual, tema bem polêmico este, rs. O que eu acho do PT é o mesmo que eu acho de qualquer outro partido: é uma reunião de pessoas com uma ideologia em comum e com objetivos alinhados com esta ideologia. Enquanto estão na oposição fazem uma propaganda muito bonita e de certa forma convincente. Mas quando se tornam situação, e como as pessoas são falhas, a propaganda anterior fica só no campo das ideias e o projeto de governo se transforma em um projeto de poder. Mas repito: isto não é uma exclusividade só do PT. O investidor deve encarar a relação entre política e bolsa com cuidado. Se o governo atual é intervencionista e prejudica certos setores, o investidor deve então ficar longe de empresas deste setores. Se o governo pratica uma política de incentivos que beneficia um setor, então vale a pena se posicionar em empresas deste setor (é o que ocorreu no setor de educação nos últimos anos).


11 - A sua esposa sabe dos seus investimentos? Como ela enxerga essa situação? (Investidor Troll)

Troller, a esposa prefere ficar longe dos investimentos, ela acredita que estão em boas mãos, rs. Na verdade não são meus investimentos e sim nossos investimentos porque aqui em casa não temos contas separadas. Todos os salários, gastos, proventos são comuns. Acredito que todo casal seve ter contas comuns, mas este é outro assunto. Sobre a participação dela nos investimentos é mínima, até gostaria que fosse maior, mas ela prefere cuidar de outras coisas como nosso filho. Este sim nosso maior investimento.


Perguntas do IL:

12 - Por que você começou a investir na Bolsa?

Para ganhar dinheiro fácil, rs, “sabe de nada inocente”. Acho que você deveria perguntar assim: “Por que você continua investindo na bolsa?”, mas esta pergunta você mesmo já respondeu em post recente não é mesmo?


13 - Por que a maioria dos brasileiros foge da Bolsa igual o diabo foge da cruz? Você acha que um dia esse cenário poderá mudar?

Ah, vou falar por mim e não pelas outras pessoas. Quando estava fora do mercado e via alguns colegas investindo eu não tinha o mínimo interesse. Acreditava que aquilo era coisa daqueles especuladores que se via nos filmes aproveitando a vida e acabavam quebrados no final. Ou então daqueles especuladores tipo Naji Narras que iam parar nas páginas policiais. Enfim, eu não pertencia àquele mundo. Porém, em determinado momento comecei ver nas bancas revistas como esta da figura acima o que me fez pensar que o mundo da bolsa poderia ser acessível a todos. E realmente é. Porém, como a grande maioria, entrei no oba oba sem nenhum estudo e em momento errado. Se eu tivesse entrado em 2004, por exemplo, em não em 2008 estaria no lucro hoje em dia, porém este resultado estaria escondendo as minhas fragilidades. Penso então que as pessoas não entram neste mundo por receio como eu tinha no início. E aquelas que entraram vão sair rapidinho, pois entraram sem o mínimo de preparo como eu entrei. Ficam então os esperançosos e os teimosos que são a minoria. Se isto pode mudar? Com certeza pode, mas isto só será possível quando investimentos em educação começarem a darem frutos, e isto vai demorar. Até lá a única bolsa de interesse geral será a Bolsa Família.


14 - Como surgiu a ideia de criar um blog e, depois, um portal de investimentos que, pelo menos para mim, tornou-se a principal referência da blogosfera financeira?

Muito obrigado pela referência. Criei o blog com o interesse inicial apenas de divulgar a minha rentabilidade mensal (grandes coisas, rs). Depois passei a divulgar alguns estudos nesta área de finanças. Depois pensei em transformar o blog em um portal de investimentos dando um caráter mais profissional. Mas finalmente transformei o espaço não em um portal e sim em um local onde posso escrever sobre o que vier na cabeça, não só assuntos de investimentos mas também outros temas como política e futebol. Ou seja, um botequim online, rs. Claro que o tema principal continua sendo investimentos mas me sinto mais livre para escrever qualquer coisa. Uma terapia, digamos.


15 - Qual é a sua estratégia atual de investimentos? Explique-nos sobre ela.

Puxa, isto daria uma série de posts, mas vou resumir: aporte em ações de crescimento, ações de dividendos, e FIIs para o longo prazo. Aporte em renda fixa nos momentos em que não enxergar boas compras na renda variável. Não sou a favor de aportes periódicos nem a favor de estabelecer percentuais para cada classe de ativo. Apesar de acreditar na eficácia deste tipo de conduta prefiro atual de forma mais ativa.


16 - Quais são as empresas favoritas da sua carteira e por que?

Hoje são: 


Diferenciais: gestão, momento de mercado.


Diferenciais: gestão, domínio de mercado, potencial de crescimento.


Diferenciais: gestão, domínio de mercado, consumo não cíclico.


Diferenciais: domínio de mercado, consumo não cíclico.


Diferenciais: domínio de mercado.

17 - Recentemente surgiram vários blogs novos em nossa comunidade. Como você vê isso e o que você acha dessa “onda” que está surgindo?

Vejo com bons olhos. Vivemos em uma época estranha onde as pessoas passam preciosas horas do seu dia no Zap e no Face. Não tenho nada contra estas tecnologias, mas vejo as pessoas utilizarem estas ferramentas de forma equivocada. Todos poderiam usar estas novas tecnologias em benefício próprio, mas o que vejo pro aí são milhões de trabalhadores do Mark Zuckerberg. Este sim um cara genial como foi Steve Jobs. Vejo então nossos colegas de blog utilizando as novas tecnologias de forma inteligente. Em vez de estarem postando vídeos bobinhos no Zap Zap estão escrevendo posts inteligentes e instigantes. Por outro lado, vejo que muitas pessoas param no meio do caminho por falta de ânimo, acabam também entrando em discussões inúteis e agredindo umas as outras. É triste ver algumas brigas aqui na comunidade, mas faz parte da convivência humana penso eu.


18 - O que você acha das rixas que, de vez em quando, acontecem entre os blogueiros? Atualmente a situação está mais calma, contudo, o clima já esquentou em outras ocasiões.

Como disse acima, acho triste, mas é algo que não tem como se evitar. O ser humano tem o hábito de pré-julgar. Todos temos sempre nossas opiniões formadas e são elas que valem. Recentemente iniciei uma série de postagens sobre operações day-trade com mini índice e o que eu mais recebi foram críticas. Aí pergunto: por que estão me criticando? Provavelmente aquela pessoa já passou por experiência parecida e não teve sucesso, e isto cria na sua mente um julgamento de que aquilo não funcionará para nenhuma pessoa. Recebi poucos elogios e notei também que muitas pessoas que até então comentavam no meu blog sumiram. Das duas uma: ou não estão entendendo nada ou estão esperando o meu primeiro deslize para aparecerem e falarem: “não lhe disse!”. Enfim, quem dá a cara a tapa tem que estar preparado para tudo. Quando batem eu uma face eu mostro a outra, mas tem gente que revida na mesma moeda. Faz parte.


19 - Agora, para encerrar, peço que deixe uma mensagem para todos que leram essa entrevista e acompanham o seu blog e também a blogosfera financeira em geral.

Posso deixar uma música?

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança

Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar

Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Vou pra rua e bebo a tempestade
Vou pra rua e bebo a tempestade

Pessoal, quero ressaltar que TODOS que enviaram perguntas ao Uó tiveram pelo menos uma delas respondidas aqui, exceto o EI, pois a pergunta selecionada dele foi acidentalmente "ignorada" pelo Uó, mas eu já avisei o mesmo e assim que ele responder-me editarei o post com a alteração.

Espero que tenham gostado da entrevista. Quero agradecer MUITO ao Uó por ter topado participar da mesma e brindar-nos com o seu inestimável conhecimento. Fiquem a vontade também para comentarem.

Abraços a todos!

81 comentários:

  1. Bacana a entrevista.

    "Você pretende investir no exterior? (Poney Investidor)
    Não Poni, não irei mandar dinheiro para o exterior, é contra os meus princípios deixa meu dinheiro trabalhando para os gringos."

    Caramba, Uó, é justamente o oposto. Os gringos vão trabalhar para você!!! Ser sócio da Berkshire Hathaway é ter o seu seu xará e o Charlie Muger, dois dos maiores investidores do mundo trabalhando pra valorizar seu patrimônio.

    10 - (...) Como o investidor deve encarar a relação entre política e Bolsa? (Bagual)

    (...) Se o governo pratica uma política de incentivos que beneficia um setor, então vale a pena se posicionar em empresas deste setor (é o que ocorreu no setor de educação nos últimos anos)."

    Aí quando o governo resolve parar com o incentivo ao setor, o estrago ao investidor pode ser grande. O governo é imprevisível, pode de um dia para outro preparar um nabo bem grande para o investidor, como foi no caso das elétricas. Não seria melhor ter ações em um país no qual o governo fica de fora dos negócios, como Cingapura e Hong Kong?

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Obrigado por suas ponderações! Vamos aguardar agora as réplicas do Uó, rs.

      Abraços.

      Excluir
    2. Acho que o Anom está certíssimo. Estou revendo estes conceitos.

      Excluir
    3. Uó,

      O importante é nos reciclarmos sempre.

      Abraços.

      Excluir
    4. Sentiram o dedo grosso do Estado nos investimentos de vocês? :)

      Colapso da energia, falta de água e aumento de impostos.

      Ou a gente acorda ou vamos ser sugados até a morte.

      Excluir
    5. II,

      O Governo SEMPRE vai querer prejudicar a população. Temos que tentar fugir disso.

      Abraços.

      Excluir
  2. Muito bom Uorrem.... sempre um cara gente boa e de bem com a vida...
    Ganhou ainda mais o respeito e prestígio de todos da blogosfera.

    Excelente série I.L

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PC,

      Valeu! Se a entrevista for um sucesso, posso pensar em "intimar" outros membros da blogosfera financeira para participarem.

      Abraços.

      Excluir
    2. Uó,

      Você está com a moral lá em cima!

      Abraços.

      Excluir
  3. Esqueci de responder a pergunta d o E.I., mas não se preocupe I.L., responderei depois lá no meu próprio blog a pergunta dele e outras que ficaram de fora.
    Abraço e muito obrigado pela consideração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,

      Combinado! Você é que manda, rs.

      Abraços.

      Excluir
  4. Entrevista épica! Todos os envolvidos estão de parabéns. Agradeço a menção, Uó!

    Abraço, IL!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns IL e parabéns ao Uó , o cara mais boa praça da blogosfera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Valeu! Concordo 100% com você.

      Abraços.

      Excluir
    2. Uó,

      Você está no top 3 então, rs.

      Abraços.

      Excluir
    3. Uó, certamente que sim.

      Gente boa, maduro, cordial e bom investidor.

      Você e o Soulsurfer são campeões nessas categorias!

      I.L. excelente iniciativa, sugiro agora entrevista com o Dividendos, que é outro vencedor nesse nosso mundo virtual.

      Excluir
    4. Guardião,

      É uma boa sugestão, contudo, não sei se o Dividendos toparia. Aparentemente, ele considera-me arrogante, rs. Mas vamos ver, se ele aceitar, por que não?

      Abraços.

      Excluir
    5. Isso é a maior bobagem I.L.

      Estou seguro que o Dividendos não é o tipo de sujeito que teria tamanha imaturidade.

      Houve um mal entendimento dele com o Soul certa vez e ambos resolveram a questão com tranquilidade.

      Excluir
    6. O Div vai topar sim, só pedir cordialmente.

      Excluir
    7. Uó,

      Como disse ao Guardião, podemos tentar sim.

      Abraços.

      Excluir
    8. Sou ríspido geralmente por duas razões:
      Não gosto de ver o pessoal perdendo dinheiro, então procuro questionar pra fazê-los pensar no que estão fazendo.
      Não gosto dos que fazem comentários como se tivessem certeza sobre algo que não se tem como ter certeza.
      Temos que ter responsabilidade sobre o que postamos. Tem muita gente iniciando os investimentos e eles se espelham nós que possuem mais experiência.

      Excluir
    9. Dividendos,

      Ninguém está perdendo dinheiro. Você não querer investir em ações é um direito seu, mas quando a Bolsa deslanchar, qual será o seu comportamento? Espero que o seja o mesmo de agora...

      A única certeza da vida é a morte. Mas a história mostra que no longo prazo a renda variavel sempre vai vencer a renda fixa. E nem precisa ir tão longe assim.

      http://g1.globo.com/hora1/noticia/2015/01/economista-avalia-bolsa-de-valores-e-o-desempenho-das-principais-acoes.html

      Quem aplicou seu dinheiro desde 2011 nas ações da Cielo teve uma rentabilidade de 329%. O dia que o CDI ou qualquer outro indicador render isso você avisa-me.

      Cada investidor é TOTALMENTE responsável por suas decisões. Ninguém aqui é criança. O que nós fazemos é postarmos nossas experiências e debatermos as mesmas.

      Abraços.

      Excluir
    10. Qual longo prazo?

      No longo prazo do meu pai só deu renda fixa. Juros (e inflação) lá no alto. Aumento de 329% em 4 anos é bobeira pro CDI, já que ele rendeu 1340% em 1990.

      É disso que o Dividendos tá falando, não dá pra ter certeza de nada. O que pode é cada um ter sua opinião, mas reconhecendo na humildade de que pode estar errado.

      Abração!

      Excluir
    11. Anônimo,

      Claro, até porque é muito justo comparar o CDI de 1990, da época da hiperinflação, com a rentabilidade de uma empresa de 2011 para cá. :rolleyes:

      Enfim, cada um investe aonde quiser, afinal, dinheiro não aceita desaforo.

      Abraços.

      Excluir
    12. Olá IL
      Esse eh um debate difícil de ter.
      O ponto que eu insisto, eh que em renda fixa eu sei quanto terei daqui a vários meses.
      Não estou dizendo que a RV eh melhor ou pior, estou dizendo que ela eh imprevisível. Pode começar a subir loucamente amanhã ou cair por mais vários meses a fio. Ninguém tem como prever isso.
      Eu não terei problema de elogiar uma carteira de ações que remunera muito acima do CDI. Isso pode perfeitamente acontecer.
      Acho também que alguns investidores não estão prontos para a RV e/ou talvez não vão ter a disciplina necessária para colher os frutos da mesma e se frustrarão como muitos que vemos.
      Abraço

      Excluir
    13. Dividendos,

      Ok, entendido.

      Abraços.

      Excluir
  6. Que barato essa entrevista! Bacana ver o nicho envolvido. Uó, não comentei nem li com cuidado seus posts de mini-indice pq estava de férias!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS I.L. PELA INICIATIVA E ESCOLHA DO ENTREVISTADO.

    PARABENIZO O COLEGA UO, PELA BELA PERFORMANCE NA ENTREVISTA.

    Abraço!

    rk (Bagual)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Agradeço pelas belas palavras! Você é sempre bem vindo no meu blog.

      Abraços.

      Excluir
    2. UB,

      Bem que eu achei estranho, rs.

      Abraços.

      Excluir
  8. Parabéns pela iniciativa é aos envolvidos.
    Importante para quem está começando ter uma ideia de como cada investidor pensa.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos,

      Grato por sua opinião.

      Abraços.

      Excluir
    2. UB,

      O Dividendos é outro personagem marcante da blogosfera.

      Abraços.

      Excluir
  9. IL, parabéns pela democrática entrevista, ficou muito boa e completa.

    Uó, boas respostas, parabéns!

    Muitas vezes nos identificamos com algumas pessoas mesmo sem conhece-las pessoalmente e posso dizer que tenha boa identificação com vocês.

    ps.: estou esperando a resposta para minha pergunta, rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Valeu meu amigo! Quem sabe um dia não podemos marcar o primeiro encontro dos blogueiros de finanças brasileiros?

      Abraços.

      Excluir
    2. E.I., sua pergunta vai até carecer de um post só para ela, rs, é meio complicada de responder.
      Abraço e obrigado!

      Excluir
    3. Uó,

      Que moral com o EI em?

      Abraços.

      Excluir
  10. Parabéns ao IL e ao UÓ.
    Permita uma sugestão para os blogueiros de finanças que acompanham o blog.
    Copiem as perguntas em seus blogs e as respondam (com o devido copyright e crédito para o blog de onde saiu às perguntas - nesse caso o IL). Assim podemos identificar os pontos em comum entre nós, investidores, e identificar pontos de divergência. Por consequencia, garantir que procuremos investimentos cada vez melhores para a nossa carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM,

      Obrigado! Fico feliz em poder colaborar com a blogosfera financeira.

      Abraços.

      Excluir
    2. Uó,

      E os elogios não cessam, rs.

      Abraços.

      Excluir
  11. Muito boa a entrevista!
    Vale a pena ler ..não só pelo papel de investidor..mas como pessoa o Uó parece ser gente boa!!
    Valeu pelo tópico Investidor Livre!

    ResponderExcluir
  12. Essa entrevista ficou demais!

    Acho muito legal conhecer a visão de mercado de outras pessoas, você sempre aprende algo que pode somar a sua estratégia.

    Aguardando a próxima entrevista!

    Parabéns IL e UO!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplinvest,

      Valeu amigo! Aprender com outros investidores sempre é bom.

      Abraços.

      Excluir
  13. Ótimas respostas, Uó! Parabéns pela entrevista IL!!

    Uó, espero que não tenha levado a mal minhas "críticas" nos primeiros posts operando mini. Estava focando o custo x benefício de operar deste jeito, ou melhor, stress x lucro diário. rsrsrs

    Mas, pelo que tenho visto nestes últimos posts da série, você está conseguindo levar a coisa com bastante maestria!!

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IC,

      Grato! Vamos continuar acompanhando a nova série do Uó, rs.

      Abraços.

      Excluir
    2. Estou ajustando ainda I.C., mas só no final do mês terei uma conclusão se continuo ou não, analisando o custo x benefício como você pontuou bem.
      Abraço!

      Excluir
    3. UB,

      Bacana, pelo o que eu vi você está tirando uma grana boa.

      Abraços.

      Excluir
  14. ótima entrevista com o U.ó, gostei das indicações de livros.....também concordo que no momento o melhor setor dentro da bolsa é o financeiro......

    ResponderExcluir