quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Começo da temporada de balanços

Olá investidores,

Como eu já havia dito em outras ocasiões, o primeiro trimestre do ano é a ocasião ideal para o investidor analisar os balanços das empresas da sua carteira de ações e realizar ajustes, caso necessário. No meu caso, as duas primeiras empresas do meu time a divulgarem seus resultados foram a CIEL3 e a TOTS3.

E ambos os resultados foram ótimos! A Cielo mostrou a sua força, apresentando um ótimo resultado, com o lucro líquido, que é o indicador que o investidor sempre deve estar de olho, afinal, sabemos que a cotação segue o lucro no longo prazo, cresceu 20,4%.



Já a Totvs, apesar de alguns olharem para o setor com certa desconfiança, vem mostrando bastante serviço! A empresa melhorou todos os seus números em relação ao ano passado e o lucro líquido da mesma cresceu 17,8%.



Sabem aquela história de que empresas boas tendem a permanecerem boas? Cada vez mais eu acredito nisso. Vejam que, mesmo com Copa do Mundo, eleições, Governo jogando contra, empresas que são bem administradas conseguem superar tudo isso com tranquilidade.

E ainda temos mais boas novas! A Cielo anunciou proventos no valor de R$ 0,48 por ação, uma bonificação 1:5 e ainda uma recompra de ações, que é uma das coisas que mais beneficiam o pequeno acionista! Está bom ou quer mais?

Vejam o que é a boa governança. Enquanto alguns não investem na Cielo porque ela está "cara" e preferem a PTbras, a primeira entrega resultados cada vez melhores, enquanto a segunda está no fundo do poço e chegando à humilhação de ter que divulgar um balanço de mentirinha do atrasado 3T14 na calada da madrugada.

Esse é o padrão estatal de administrar uma empresa. E é exatamente por isso que eu recomendo que você jamais seja sócio de empresas estatais. Enfim, fiquei muito contente com o desempenho delas e ressalto que elas permanecerão na minha carteira até o próximo balanço anual, no primeiro trimestre de 2016.

Abraços a todos!

12 comentários:

  1. BOm demais mesmo. Tenho Cielo e, no setor da Totvs, tenho Bematech, que só me traz alegrias também. Vamos firmes e fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DI,

      Verdade! A Cielo é só alegria e a Bematech parece-me uma empresa interessante, apesar de atuar mais na parte de hardware.

      Abraços!

      Excluir
  2. Cielo veio mostrando para o que veio. Fez a JV com o BB e com a Linx, cresceu os lucros, anunciou distribuição de dividendos e vai fazer mais uma bonificação.
    Só não estou lembrado desta recompra de ações que você postou.

    TOTVS veio com bom balanço. Só não invisto por não gostar do setor e de ter conhecido uma pessoa que trabalhou lá e me passou más referências.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADP,

      A Cielo chegou com tudo! Esperto foi você que "descobriu" essa joia em 2011, quando ela apanhava injustamente do Mercado. Sobre a recompra de ações, veja o link abaixo:

      http://cielo.riweb.com.br/Show.aspx?IdMateria=U6DQKWSB/pF8UHFDSM1Z7A==&idcanal=NcDSh23/YI0Lheongw5msw==

      Eu gosto da Totvs, o setor em que ela atua é fundamental para o sucesso das empresas e o Brasil é extremamente carente na área de TI.

      Abraços.

      Excluir
  3. IL, Sem palavras para a Cielo

    Totvs está boa, mas é um setor mais complicado, por isso evito.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      A Cielo é uma máquina mesmo, rs. Sobre a Totvs, não entendo o medo que você tem do setor! Acho o mesmo fundamental no mundo moderno e muito promissor.

      Abraços.

      Excluir
    2. IL, também acho um setor fundamental, tanto que investi o que tenho de mais valioso nele, minha profissão, mas já acho que estou exposto demais ao setor para aportar mais dinheiro nele ;)

      Excluir
    3. EI,

      Entendo, contudo, acho que você deveria olhar com mais carinho para a nossa IBM tupiniquim.

      Abraços.

      Excluir
    4. IL, talvez por conhecer bem este mercado de software e conhecer bem a Totvs do ponto de vista tecnológico eu não tenha uma visão tão simplista assim.
      mas já disse várias vezes, me parece uma excelente empresa.
      abraços

      Excluir
    5. EI,

      Bacana! Sobre a Totvs, enquanto ela continuar assim, eu continuarei nela.

      Abraços.

      Excluir
  4. Investidor, bom dia!
    Tenho seu blog cadastrado na minha lista de blogs favoritos e acompanho suas postagens com frequência.
    Estou fazendo uma pesquisa das ações, FIIs e modalidades de renda fixa mais promissoras para os próximos 4 anos. Você poderia participar?
    Se sim, basta responder este post listando as 5 ações preferidas, 5 FIIs preferidos e a modalidade de renda fixa preferida.
    Grato,
    Uó!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      As ações eu já listei lá no seu blog, mas coloco aqui de novo:

      ABEV3
      CIEL3
      ITUB3
      MDIA3
      TBLE3

      Não invisto em FIIs e na renda fixa pretendo aportar apenas na NTNB Principal 15/05/2019 até maio de 2017, quando ela deixará de ser ofertada pelo Tesouro.

      Abraços.

      Excluir