quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Aportando

Olá investidores,

Ano novo e estratégia velha! Esse mês eu comprei ações da CIEL3 e da VIVT3. O meu planejamento continua o mesmo, que é aportar mensalmente em empresas boas independentemente do cenário econômico atual e reinvestir todos os proventos recebidos.

Das integrantes da minha carteira, já recebi comunicados da Cielo e da Totvs avisando que o resultado de 2014 será publicado no final do mês.

Acredito que a Cielo entregará um resultado excelente e a Totvs um resultado bom. O fato é que o primeiro trimestre do ano é o momento ideal para o investidor fazer a avaliação anual da sua carteira e efetuar modificações, caso seja necessário. 

Enfim, ambas certamente permanecerão no meu time visando o longo prazo. Sobre a entrevista do Uó, vou enviar as perguntas para ele ainda hoje e devo publicar o conteúdo no máximo na semana que vem.

Abraços a todos!

54 comentários:

  1. Olá Investidor Livre, espero que o resultado em Cielo venha como sempre, com ótimos lucros.....
    Quanta a telefônica, prefiro ficar de fora, principalmente depois dos prejuízos que tive em Oi, parece ser um setor bem complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Estou absolutamente tranquilo com a Cielo, rs. Sobre a Vivo, ela é a melhor empresa do setor e tem uma ótima geração de caixa. Não dá para comparar ela com a Oi!

      Abraços.

      Excluir
  2. Estratégia é tudo, parabéns pela disciplina.
    Esse ano espero achar minha estratégia ideal, em 2014 me acostumei a economizar e controlar meu orçamento, em 2015 quero refinar minha estratégia e deixar ela bem consolidada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SC,

      Valeu! Espero que você consiga encontrar a sua estratégia ideal e coloque-a em prática o mais rápido possível.

      Abraços.

      Excluir
  3. Eu não aporto mais na Vivo, inclusive zerei minha posição nela no último topo, como diz o bom velhinho, não confie em nada que voa ou fala, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Fugir de empresas que voam eu concordo, mas eu nunca vi o seu xará criticando o setor de telecomunicações, rs.

      Abraços.

      Excluir
    2. Sempre tive problemas com essas telefônicas, a qualidade do serviço é sofrível. Um dia a casa cai com alguma medida drástica. Concordo com o Uó. Mas, todo setor é assim, tem prós e contras, tem que avaliar a conjuntura. No geral, excelentes escolhas.

      Abraço!

      Excluir
    3. DH,

      Elas são um mal necessário, infelizmente! E enquanto a Vivo continuar assim, continuarei sócio dela, rs. Não podemos esquecer também do Carlos Slim, o bilionário das telecomunicações.

      Abraços.

      Excluir
    4. Buffet não investe no setor de aviação? Quem disse?

      https://www.netjets.com/AboutNetJets/Berkshire-Hathaway/

      Excluir
    5. Troll,

      Essa é nova para mim! Mas certamente essa empresa deve ser bem administrada e lucrativa.

      Abraços.

      Excluir
    6. UB,

      Você vai subestimar o seu ídolo, rs?

      Abraços.

      Excluir
    7. Meus ídolos são Steve Jobs, Bill Gates, e Mark Zub...
      O velhinho é apenas uma referência, rs.

      Excluir
    8. Uó,

      Mas ele é um mito também, rs.

      Abraços.

      Excluir
  4. IL,

    É isso que fará a diferença no longo prazo. Ano vai, ano vem, e a estratégia permanece a mesma.
    TOTS, CIEL, VIVT são empresas da minha carteira que sigo tranquilamente até 2016 no mínimo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Concordo plenamente com você! Eu espero ser sócio delas enquanto elas permanecerem empresas boas.

      Abraços.

      Excluir
  5. IL, Fiz meu aporte hoje também. Comprei CMIG3 e HGTX3, seguindo a planilha. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Você não usa o TSDB? Gosto da Hering, já a Cemig, sendo estatal e com o PT no comando, sei não...

      Abraços.

      Excluir
    2. IL, não uso TSDB não, uso uma planilha com o mesmo princípio, mas tenho maior controle, gráficos, etc, mas a ideia é a mesma. Assim eu lanço minhas compras em um único local, fica mais fácil. Se usasse o TSDB teria que lançar em 2 lugares (planilha e TSDB), além de ter apenas a opção de acesso on-line.
      CMIG tenho uma posição pequena (4% target), bons dividendos e boa empresa, não tenho porque mexer nisso agora. Inclusive esta compra foi para chegar no target, daqui pra frente avalio a situação se vou aportando dinheiro novo ou apenas reinvestindo dividendos.
      A Hering é uma incógnita, mas para mim está parecendo que vai virar empresa de dividendos e diminuir o crescimento. Não foi com este objetivo que investi inicialmente, mas também não é mal negócio se tiver bons dividendos. Lucros consistentes ela tem.
      Abraços

      Excluir
    3. EI,

      Entendi. Eu uso o TSDB e as planilhas do ADP. Até o momento, tudo está correndo bem e sem maiores problemas!

      Sobre a Cemig, os dados dela são bons, sem dúvidas, contudo, como eu não invisto mais em empresas estatais, e ainda mais administradas pelo PT, estou totalmente fora dela.

      Já a Hering eu considero um dos poucos casos verdadeiros de turnaround na Bolsa. A sua administração é exemplar e está segurando bem a onda.

      Abraços.

      Excluir
  6. Estou esperando a proxima reunião do copom para decidir sobre aporte na NTNB.

    Boa modalidade, e parabéns pela fidelidade ao seus conceitos e estratégias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      É bem provável que a Selic seja elevada novamente. Em todo o caso, eu sigo comprando um pouquinho todos os meses. Agradeço pela força!

      Abraços.

      Excluir
  7. Belas compras.

    Este mês reinvesti os cupons das minhas NTN-Fs e ainda tenho mais uns 15 dias para decidir o destino do aporte. Provavelmente Itaú ou Eternit.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      Valeu! Reinvestiu os cupons aonde? O fato é que tanto a Eternit como o Itaú são boas opções para o destino do seu capital.

      Abraços.

      Excluir
    2. Em mais NTN-Fs. Em 5 anos aportando e reinvestido tenho um retorno líquido de quase 90% nelas.

      Abraco!

      Excluir
    3. LDL,

      Show de bola! Continue assim que você chegará longe.

      Abraços.

      Excluir
  8. Pergunta de iniciante aqui...

    Cada NTNB-P que vc compra aparece nos extratos (CEI, extrato mensal do tesouro e situação na corretora) como uma compra separada?

    Exemplo: Em dezembro compro uma NTNB-P 2019 na taxa de 6%. E em janeiro, compro uma NTNB-P 2019 na taxa de 6,3%. Elas aparecem separadas?

    Acredito que sim (na lógica da minha cabeça deveria aparecer separado), mas preciso confirmar na prática ou perguntando :P

    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José,

      Na verdade o sistema do TD vai somando automaticamente os títulos comprados mensalmente e mostra um panorama geral do cenário atual.

      Abraços.

      Excluir
  9. IL, sua carteira atual de ações possui que ativos?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      ABEV3, MDIA3, NATU3, UGPA3, CTIP3, CIEL3, ITUB3, TBLE3, CCRO3, TOTS3, VLID3 e VIVT3.

      Gostou?

      Abraços.

      Excluir
    2. Penso que esta carteira irá performar melhor assim:

      ABEV3, MDIA3, UGPA3, CTIP3, CIEL3, ITUB3, TBLE3, TOTS3

      Faça um simulado no final de 2015.

      Excluir
    3. Uó,

      Talvez, futuramente, eu reduza o número de ações da minha carteira pela metade. Mas isso é algo que ainda está apenas em projeção.

      Abraços.

      Excluir
  10. Cielo e Totvs seguem firme na minha carteira também IL!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplinvest,

      Bacana, isso prova que temos bom gosto, rs.

      Abração!

      Excluir
    2. UB,

      Agora eu fiquei mais tranquilo, rs. Você, por sinal, rendeu-se aos encantos da Cielo.

      Abraços.

      Excluir
    3. Mas isto já tem muito tempo, rs

      Excluir
    4. Uó,

      Antes tarde do que nunca!

      Abraços.

      Excluir
  11. Boa carteira IL. Possuo 7 ações desta sua carteira. Minhas dúvidas são Valid e Natura. Mas nao estudo as mesmas.

    Grande Abraço!
    Bagual


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Valeu! Tanto a NATU3 como a VLID3 são empresas boas. Estude elas que você não se arrependerá.

      Abraços.

      Excluir
  12. IL, gostei da carteira. Possuo 7 ações destas que vc listou em sua carteira.
    Minha carteira atual:
    ABEV3,BBAS3,BBSE3,BEMA3,BRFS3,
    BRSR6,CCRO3,CIEL3,CPLE3,CTIP3,
    ETER3,ITUB3,ITSA4,UPGA3,VALE5,
    VIVT3.

    Aguardo o seu parecer.
    Abraço sócio!
    Rk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Sua carteira é ótima! Minhas únicas ressalvas são a BRSR6 e a CPEL3. O que você viu nelas?

      Abraços.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Bagual,

      Acho ela uma empresa excelente e muito pouco comentada.

      Abraços.

      Excluir
  14. Como voce recebe esses comunicados? Tenho Cielo e nao tenho nem nocao das datas dos dividendos...Recebe os comunicados pela sua corretoda?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Eu recebo os e-mails do próprio RI da Cielo. É só você cadastrar-se no serviço de alerta de e-mails dele que você começará a receber os próximos comunicados.

      Abraços.

      Excluir
  15. Minha estratégia guarda grande semelhança com sua, inclusive tenho viv3. Da parte em RV divido metade em ações e metade em empresas, mas os dividendos.... os dividendos são meus, gasto na esbornia mesmo, servem como motivação para continuar aportando forte. Quanto mais eu aporto, mais dividendos eu ganho e sintir o resultado é importante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BB,

      Você está cometendo um erro gravíssimo. É justamente o reinvestimento dos dividendos que forma a tão famosa bola de neve dos juros compostos.

      Recomendo que mude a sua atitude imediatamente.

      Abraços.

      Excluir
  16. IL, vou substituir cple3 pot tble3. BRSR6 segue em autperfom.

    Valeu
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Essas foram apenas as minhas observações, contudo, quem manda na sua carteira é você!

      Abraços.

      Excluir
  17. Tenho 2 lotes de ciel3 e fico imaginando até quando a ação subirá. As margens da empresa são ótimas e o lucro também, mas não acham que pode chegar a hora que a cotação dela ficará um tanto acomodada? afinal não dá pra sustentar um crescimento de 40% ou 30% ao ano para sempre no valor da ação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IB,

      Sócio tem que esquecer as cotações e focar nos lucros.

      Abraços.

      Excluir