quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Top five

Olá investidores,

Vamos fazer um exercício imaginário? Acho que quase todo mundo concorda comigo que o número mínimo de ações que um investidor deve ter são cinco. Sendo assim, se você tivesse que escolher, dentre todas as empresas da sua carteira, apenas cinco, quais seriam? E por que? As minhas favoritas (todas são empresas boas) estão abaixo, com uma breve justificativa:

1)ITUB3

O maior banco privado do país dispensa maiores comentários. A cada ano os lucros aumentam e o Brasil é o paraíso dos banqueiros.

2)ABEV3

Com crise ou sem crise, o brasileiro continuará tomando cerveja, não é? Além disso, a empresa é praticamente um monopólio em seu segmento.

3)MDIA3

Seus produtos tem demanda constante e sempre vendem, independentemente do cenário econômico atual.

4)TBLE3

Não dá para viver sem energia elétrica. Mesmo se não chover, a Tractebel tem um parque gerador diversificado e forte.

5)SBSP3

Amada por alguns e odiada por outros, a Sabesp, fecha a minha lista. E sabem por que? Porque água é vida!

Cabe aqui uma menção honrosa para a CIEL3. Considero ela, juntamente com a ABEV3 e o ITUB3, como o tripé da minha carteira.

Essa é a minha seleção. Entretanto, quero ressaltar que eu estou plenamente satisfeito com todas as empresas da minha carteira. Essas cinco, contudo, são as minhas preferidas. Tive a ideia de fazer esse post baseado em um comentário do ADP, onde ele diz que pensa em reduzir a sua carteira para ficar com exatamente cinco ações.

Eu não tenho essa intenção. A minha estratégia consiste em manter as minhas 12 empresas selecionadas no meu portfólio. Agora é com você caro leitor... Deixe um comentário explicando o que você faria nessa situação hipotética e vamos descobrir quais são as empresas favoritas da blogosfera financeira.

Abraços a todos!

30 comentários:

  1. Perfeito I.L.
    Na minha carteira só NÃO tenho SBSP...

    W.R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I.L. cismou com esta Sabesp, quero ver até onde este namoro vai, quero ver quem vai dar pé na bunda de quem, rs

      Excluir
    2. Uó,

      E você cismou com a Cemig, rs. É fato que a Sabesp é uma empresa boa e a crise hídrica certamente será superada.

      Abraços.

      Excluir
  2. Ótimas empresas, mas eu sou favorável a ter um mínimo de duas por setor. É por isso que minha carteira terá entre 12 e 14 empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Obrigado! A sua carteira está com 8 empresas não é? Quais outras estão na sua mira?

      Abraços.

      Excluir
    2. Há várias candidatura, IL, como Natu, Abev, Cetip entre outras.

      Excluir
    3. Troll,

      Então vá as compras, rsrs.

      Abraços.

      Excluir
  3. MDIA3 eu não conhecia, vou dar uma estudada.
    ITUB3 vai entrar na minha carteira no ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SC,

      A MDIA3 é um reloginho! Estude ela que você certamente não vai se arrepender. Já o ITUB3 dispensa comentários. Faça como o LDL e compre-o o quanto antes.

      Abraços.

      Excluir
  4. Respostas
    1. IM,

      Muito boa a sua seleção. Temos três empresas em comum.

      Abraços.

      Excluir
  5. Escolher apenas 5 ações é uma tarefa complicada, seu top 5 ficou muito bom, tiraria apenas SBSP pra entrar a WEGE.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplinvest,

      A SBSP3 é a pimenta da lista, hehehe. Não sou sócio da WEGE3, contudo, ela é uma empresa que chama-me bastante atenção.

      Abraços!

      Excluir
    2. Como você disse: SBSP3, amada por uns, odiada por outros!

      Abraços!

      Excluir
    3. Simplinvest,

      Eu estou no primeiro grupo, rs.

      Abraços!

      Excluir
  6. IL,

    ABEV3
    Desde 2006 vem batendo, ano após ano, recordes de lucro líquido. Trabalha sem dívida, tem excelente margem, FCL robusto, bom market share. Empresa excelente.

    CRUZ3
    Como você mesmo já disse, é uma empresa redondinha que dá lucro há 100 anos. Sem mais comentários.

    ITUB3
    Um monstro, lucros estúpidos ano após ano, um dos maiores bancos do Brasil, e na minha opinião pessoal o melhor dos 3 maiores.

    MDIA3
    Empresa rendondinha, a Ambev dos alimentos. Vem crescendo constantemente com dívida sob controle, margem estável, e um ótimo FCL.

    VALE5
    Apesar de estar ciclando, acredito muito nos fundamentos da empresa. O que mais me atrai nela é o FCL extremamente positivo. O que mata na empresa são os não-recorrentes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Sua lista é ótima! Temos três empresas em comum também. Fique atento apenas com a VALE3.

      Abraços.

      Excluir
  7. Olá Investidor Livre! se fosse para escolher as cinco mais da minha carteira, iria escolher as que pagam bons dividendos misturado com algum crescimento. Cemig, Cetip, Odontoprev, Cielo e Eternit.

    ResponderExcluir
  8. Suas escolhas foram ótimas! No momento, eu substituiria a SBSP3 pela Grendene. Eu desfiz minhas posições na SBSP, pois eu acho que essa novela do racionamento vai demorar pra acabar. Mas resolvendo esse problema, ok.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4P,

      Obrigado! Eu não tenho a Grendene, contudo, ela é uma empresa exemplar.

      Abraços.

      Excluir
  9. Eu iria de Taesa, Cemig, Ambev, Cielo e Bradesco. Mas é meio difícil mesmo escolher apenas 5...
    Tenta propor esse mesmo exercício só com empresas small caps. Vamos ver a opinião da turma...

    ResponderExcluir
  10. IB,

    Belo time! A sua sugestão está anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. ABEV3, ITUB3, CTIP3, BRSR6, CIEL3.
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Você tem bom gosto! Mas a empresa que surpreendeu-me na sua lista foi o Banrisul.

      Abraços.

      Excluir
    2. Não se esqueça que gaúcho é bairrista, rs

      Excluir
  12. Excelentes empresas, sem dúvida alguma:

    Tenho muita dificuldade em escolher apenas 5, mas minhas Top Five são:

    ITUB
    CIEL
    ABEV
    GRND
    GETI

    Suplentes (eu disse que tenho dificuldade com escolhas, rs): UGPA, CCRO e PSSA

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Sua lista é ótima! E as reservas também. Foi sofrido para mim tirar a CIEL3 das escolhidas, rs.

      Abraços.

      Excluir