segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Retrospectiva e metas para 2015

Olá investidores,

Essa aqui vai ser a penúltima postagem de 2014! A próxima será feita no dia 30, último pregão do ano, e será sobre o fechamento do mês. Hoje eu quero relembrar como foi o meu 2014 e também traçar as metas para o ano que está chegando.

No final de 2013 eu escrevi o post abaixo, no qual listei as minhas metas para 2014:

http://investidorlivre.blogspot.com.br/2014/01/retrospectiva-e-metas-para-2014.html

Vamos ver se eu cumpri elas?!

Levando isso em conta, estou pensando em começar um novo curso nesse ano, vamos ver, estudo nunca é demais.

Essa meta foi cumprida com louvor! Eu já sou formado em uma graduação, comecei a minha segunda em 2014 e em 2015 estou indo para o segundo ano dela. Como eu disse no post original, estudo nunca é demais, correto? Pretendo, assim que terminar essa segunda, começar uma terceira, mas isso é um projeto para o futuro.

Bom, para 2014 eu pretendo aportar todos os meses em ações, Tesouro Direto e Poupança.

Mais um compromisso que foi seguido e cumprido à risca no ano que passa! Eu aporto TODOS os meses, religiosamente, independentemente do que aconteça. Eu recebo meu salário, destino uma parcela dele para os meus investimentos e vivo com o resto. E é isso que TODOS deveriam fazer! Não espere sobrar, afinal, certamente não sobrará nada.

Fora os investimentos, nesse ano pretendo realizar o sonho de conhecer os Estados Unidos.

Infelizmente não consegui realizar esse objetivo. Mas de 2015 não passa! Já estou fazendo o planejamento e pretendo conhecer a terra do Tio Sam, cujo o mesmo é meu novo avatar, em agosto/setembro de 2015, pois estaremos em baixa temporada e ainda no verão. Não tenho muita vontade de conhecer a Flórida, pois quero distância de brasileiros e latinos. Sendo assim, devo ir para a costa oeste ou leste dos EUA nesse período.

Pretendo fazer uma viagem internacional por ano.

Como disse anteriormente, não viajei para o exterior em 2014, contudo, a meta continua de pé e pretendo começar a cumprir isso em 2015.

Sobre a minha rentabilidade, informo que vou começar a postá-la todos os meses a partir desse mês de janeiro que se inicia. Vou utilizar as planilhas do ADP e também vou participar do ranking do Victor, conforme combinado com ele. 

Objetivo cumprido! Estou divulgando a minha rentabilidade todos os meses com a planilha do ADP, que virou referencia na blogosfera financeira. Além disso, estou participando do ranking do VS, e pretendo terminar a competição no pódio, hehehehe.

Em resumo, digamos que eu cumpri quase todas as minhas metas. Na blogosfera financeira o ano foi sensacional, com muitos debates calorosos e construtivos e com o surgimento de novos blogs, o que é muito bacana, sem dúvidas alguma!

O ano não foi excepcional mas foi bom! E espero que 2015 seja ainda melhor. Não mudei a minha visão e ainda considero que dinheiro e saúde são as duas coisas mais importantes da nossa vida.

Eu fiquei muito chateado com a reeleição da terrorista, contudo, a vida não pode parar. Para 2015 e diante eu pretendo continuar estudando, trabalhando, investindo e consumindo, afinal, temos que fazer a Economia girar, rs.

O blog também tornou-se um hobby para mim e pretendo continuar com o mesmo, que servirá de registro da minha caminhada rumo a independência financeira. Vou fechar o ano com 70 postagens, considerando o fechamento de dezembro, o que considero um número bem razoável, visto que dá quase seis postagens por mês.

Estou bastante satisfeito com a minha estratégia e a carteira de ações e pretendo aumentar a minha participação em todas as empresas, pois eu confio nelas e acredito que terei um bom resultado, senão em 2015, certamente serei recompensado lá na frente.

Ou vocês já esqueceram-se que o Ibovespa, que tem um monte de lixo, subiu quase 100% em 2009? Mostrem-me um CDI que teve essa rentabilidade! Acho que é isso... Desejo a todos da blogosfera financeira e a meus leitores um feliz 2015 e que vocês consigam realizar todos os seus objetivos.


Abraços a todos!

20 comentários:

  1. IL,

    2014 foi um ano longo, muitos acontecimentos, bons e ruins.
    Com relação às suas metas, achei legal o fato de que vc cumpriu quase todas as que tinha prometido para 2014. Eu coloquei algumas metas para 2015, na verdade bastantes, tenho medo de não cumprir mas pelo menos tenho um grande desafio pela frente.

    Um abraço e que 2015 seja o nosso ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Obrigado pelas palavras! Agora eu fiquei curioso... Qual é o seu grande desafio pela frente?

      Abraços!

      Excluir
    2. IL,

      As principais eu fiz um post para organizar as idéias, mas na verdade é muito mais coisa.
      Ah, vou jogar na mega da virada, quem sabe as metas vão todas pelo alto hein?

      Abraço!

      Excluir
    3. PR,

      Entendi! Eu também vou jogar, mas definitivamente não podemos contar com isso.

      Abraços.

      Excluir
  2. Livre

    E ótima essa sensação de dever cumprido e com louvor. Parabéns pela disciplina.

    Qto ao PT vida segue. Talvez isso crie um momento para comprar mais... Depois vem a recompensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TL,

      Valeu amigo! Independentemente do PT ou não, temos que seguir a nossa caminhada.

      Abraços.

      Excluir
  3. Fala IL,

    A felicidade está também nas realizações.
    Quando se coloca por escrito os objetivos, assim como você fez no seu blog, as chances de alcançá-las são muito maiores. Parabéns.

    Sobre ações x LCIs, acredito que não devemos rivalizadas, mas sim usá-las de uma maneira que nos dêem o melhor retorno.
    Foi em 2009 que entrei na bolsa e vi meu capital pular de 30k para 60k em questão de poucos meses. Na época, estava all in em FHER3.
    Hoje, particularmente, acredito que o melhor investimento são as LCIs, mas isso não quer dizer que vou ficar casado com elas para sempre.

    Pelo que sei, seu resultado na bolsa até novembro/14 é, se não o melhor, mas um dos melhores de todos os blogs que acompanho.
    Com certeza, quando retornar a comprar ações, não o farei sem antes dar uma passadinha aqui e espiar quais as ações que o caro colega possui em carteira.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBB,

      Poxa, muito obrigado pelas palavras! Eu realmente acredito que no longo prazo as ações são o melhor tipo de investimento, contudo, a carteira precisa de tempo para crescer e amadurecer.

      Minha rentabilidade em 2014 certamente ficará acima do Ibovespa (o que é bom) e abaixo do CDI (o que é ruim). Vamos ver o que 2015 reserva-nos!

      Abraços.

      Excluir
  4. Tive um péssimo ano, mais errei do que acertei, vamos ver se aprendi a lição em 2015.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,

      Em 2015 tenho certeza que você acertará bastante!

      Abraços.

      Excluir
  5. E parabéns pelas suas conquitas, seguimos juntos na caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Obrigado, desejo o mesmo para você!

      Abraços.

      Excluir
  6. IL, parabéns pelos projetos e disciplina em cumprir metas anuais.
    FELIZ 2015!
    SUCESSO!

    BAGUAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Agradeço pela mensagem! Esperamos que 2015 seja melhor do que 2014.

      Abraços.

      Excluir
  7. IL muito bons os seus resultados e com a estratégia que você segue a tendência natural é que os juros compostos cada vez mais melhorem sua rentabilidade.
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos, eles foram úteis para melhorar minha estratégia e modo que eu lido com meus investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SC,

      Obrigado pelos elogios! Como você mesmo disse, a tendência é que a carteira amadureça e o efeito dos juros compostos é aquilo que Einstein já havia previsto:

      A força mais poderosa do universo!

      Abraços.

      Excluir
  8. Olá IL
    Parabéns por ter atingido as metas previstas para 2014.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos,

      Valeu amigo! Você sumiu, atualize o seu blog depois com as novidades.

      Abraços.

      Excluir
  9. Amei ter encontrado o seu blog, sou fã dessas metas de fim de ano. Infelizmente nem todas foram realizadas, mas agradeço muito a Deus o fato de está com vida e saude assim como a minha familia, assim terei força para conquistar o restante e as novas em 2015. Parabens pelas suas conquistas, sem duvidas 2015 será ainda melhor. E quer saber: espero que alguem tenha como meta, tomar frente, para acabar com tanta safadeza, roubalheira, injustiça, abusos de poder, como o Brasil tem apresentado ultimamente. Pois se ficarmos calados e quietos, só Deus mesmo para ter misericordia. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Obrigado pelas palavras! A forma de acabarmos com tudo isso no Brasil é diminuindo o peso do Estado. A população tem que sair do sono profundo em que encontra-se e pedir por mais MERCADO e menos Estado.

      Os fatos mostram que quanto mais livre economicamente um país é, mais desenvolvido e rico ele é.

      Abraços.

      Excluir