domingo, 14 de dezembro de 2014

Nunca antes na história deste país

Olá investidores,

Vamos completar a frase do título desse post? Uma organização criminos, digo, um "partido" conseguiu fazer o que os petralhas estão fazendo com a PTbras. A empresa, a maior do Brasil, deixou as páginas econômicas e virou figurinha constante nas páginas policiais.


Mas não era difícil prever o que aconteceria com ela. Em dezembro de 2013, há quase um ano atrás, eu fiz um post no blog, onde eu mostrava a gravidade da sua situação, destacando principalmente a dívida estratosférica e as perdas milionárias que ela tinha ao não reajustar o preço dos combustíveis. 

http://investidorlivre.blogspot.com.br/2013/12/a-situacao-da-petrobras.html

Vejam que, há um ano atrás, eu já alertava para a situação da Petrobras. Poucas pessoas comentaram o post, e o nosso amigo Dimarcinho apareceu para defender a empresa, dizendo que ele acreditava no pré-sal e que, caso tudo desse errado, o Tesouro, diga-se, nós, assumiríamos o prejuízo.

O tempo passou e, como ele é o senhor da razão, vemos que a situação da petrolífera está cada dia pior. De lá para cá o lucro, a margem e o ROE caíram. Já a divida AUMENTOU ainda mais. Aonde isso vai parar?

Em março de 2014 tivemos o início da Operação Lava Jato e, com isso, o descobrimento que uma quadrilha infiltrou-se na PTbras e desviou BILHÕES de reais da empresa. Vou repetir. BILHÕES de reais. Estima-se que o total desviado tenha chegado a 20 bilhões de reais, ou seja, praticamente o lucro de um ano inteiro da estatal.

Além disso, o pré-sal mostrou-se um investimento desastroso, afinal, o preço do barril de petróleo está em queda livre e o dólar não para de subir! E, para piorar, ainda temos os EUA revolucionando o planeta com a descoberta do gás de xisto, diminuindo ainda mais a dependência do ouro negro.

E como as ações se comportaram? Precisa mesmo responder? Em queda livre, obviamente! A PETR3, que chegou a custar quase R$ 50,00 no auge da euforia em 2010, fechou o último pregão a inacreditáveis R$ 9,46. 

O Mercado não é bobo e sabe muito bem o que está acontecendo com a empresa. E a tendência é essa situação piorar ainda mais! Alguém tem dúvidas de que o ativo desabará amanhã, com o adiamento, pela segunda vez, da divulgação dos dados do 3T14?

Vale destacar também a imbecilidade de querer comprar mais barato, afinal, é uma "oportunidade"! Como diz o Bastter, na Bolsa de verdade as empresas aumentam seus lucros, a cotação, consequentemente, também aumenta, e você compra cada vez mais caro e tem cada vez mais patrimônio.

É evidente que o ano de 2008, por exemplo, foi uma exceção à regra. Mas o padrão funciona da forma que eu expliquei aí em cima! Tinha muita gente dizendo que entrava na PTbras a 12. Ela já está abaixo disso e agora o fundo dela, aparentemente, não tem limites!

A PTbras, hoje, virou especulação. Qual é a minha posição? Eu estou apenas observando e torcendo para que ela vá a falência e seja privatizada o quanto antes. É a ÚNICA forma da mesma ser salva.

Como o PT jamais tomará essa atitude por vontade própria, cabe a nós torcermos para acontecer o pior cenário possível e eles serem forçados a fazerem isso, pois não haverá outra alternativa.

Enfim, a PTbras é a prova máxima da ineficiência do Estado como empresário. O Estado NÃO tem que ser empresário. Precisamos de menos Estado e mais Mercado. Essa é a solução, não só para a PTbras, mas para o desenvolvimento do Brasil.

Abraços a todos!

54 comentários:

  1. 1) Não sei se a Petrobras vai cair mais na segunda, acho que talvez tenha um repique por causa do FCL positivo e da possível demissão da Graça Foster.

    2) Não acho o xisto tão revolucionário assim, mas acredito que seja o suficiente para deixar o petróleo abaixo de 70 dólares por alguns anos.

    3) Se for esperar pela desgraça desse desgoverno acho que está mais fácil estatizar tudo do que privatizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Land,

      1)Ela vai cair sim, resta saber quanto.

      2)O preço do barril de petróleo já está batendo os 60 dólares!

      3)Concordo 100% com você.

      Abraços.

      Excluir
    2. Você estava certo, Petrobras caiu pra caramba hoje.

      Excluir
    3. Land,

      Isso já era esperado. Meu chute é que chega nos cinco reais até sexta-feira.

      Abraços.

      Excluir
  2. Como ex-investidor de OGX, posso dizer que sinto cheiro de mico aqui e a PETR irá afundar ainda mais. Em breve acredito que teremos emissão de ações para captação de dinheiro para poder financiar a empresa.
    Captação = Jeba nos minoritários e queda na cotação.
    Infelizmente o futuro não se avizinha muito bom nem para a empresa e nem para o Brasil. 2015 promete ser pior do que este ano.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poney,

      A situação é gravíssima. Para quem estava comprado na empresa desde a década de 90, a hora de sair foi na capitalização em 2010. Agora, é ladeira abaixo.

      Abraços!

      Excluir
    2. Não acho que podemos considerar a Petrobras um "mico", ainda. A comparação com a OGX é também exagerada.

      A situação é gravíssima, como destacou o IL, não vislumbro nenhuma saída com o Governo do PT, muito menos com essa desgraça da Dilma no Planalto, esse asno imprestável, MAS, a empresa existe, bem como possui patrimônio, perspectiva e negócios sólidos, ao contrário dos micos.

      Reparem, eu disse "ainda".

      Excluir
    3. DH,

      O grande problema, para mim, é que a imagem da Petrobras perante o mundo foi completamente destruída. E recuperar isso será extremamente difícil, principalmente com a blindagem que existe sobre a diretoria da empresa e a Desgraça Foster.

      A Petro transformou-se em sinônimo de corrupção, e, pior, impunidade! Esse é o legado do PT no comando da petrolífera. E todos nós sabemos que nada vai mudar na gestão dela.

      Abraços.

      Excluir
  3. IL,
    A melhor coisa que você fez foi não entrar nesta roubada. A situação está gravíssima.

    No meu caso coloquei em quarentena e me arrependo de ter vendido apenas metade no final de agosto, não pela cotação, mas pela exposição. Mas na época e tinha uma esperança de mudança no governo e por isso não vendi tudo. Pelo menos, como fiquei com menos de 5% de exposição na época fiquei mais tranquilo. Hoje ela representa 3.5% da carteira. Coloquei em quarentena aguardando as cenas dos próximos capítulos.

    Se a situação permanecer como está eu vou limando aos poucos.

    Infelizmente estamos vivendo um momento único, porém negativo, neste pais. O problema é que esta porcaria toda arrasta o mercado todo pra baixo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Esse é o modus operandi do PT. Destruir e dividir para conquistar. A PTbras, infelizmente, deixou de ser uma ação para B&H e transformou-se em um ativo meramente especulativo.

      Lamento desanimar-te, contudo, as cenas dos próximos capítulos não devem ser nada agradáveis. Acredito que os EUA vão colocar para valer na empresa e exigirem indenizações bilionárias. Uma eventual falência não deve ser descartada.

      O Mercado está deprimido, contudo, as empresas boas tendem a permanecerem boas, logo, a estratégia dos aportes mensais continua.

      Abraços.

      Excluir
    2. e o pior é que o segundo governo daquela inútil ainda nem começou

      Excluir
    3. EI,

      Serão mais quatro anos de corrupção, inflação e recessão.

      Abraços.

      Excluir
    4. Vai ter só isso mesmo! Mais do mesmo...

      Excluir
    5. DH,

      Sem dúvidas. Mudanças só em 2019, e isso apenas se conseguirmos tirar o PT do poder.

      Abraços.

      Excluir
  4. Eu já estou com Petro em quarentena há mais de um ano. As denúncias de corrupção são apenas a constatação de um fato já conhecido de todos e duvido que tenha começado no governo do PT. Isso é herança de décadas passadas, certamente. O que pesa contra a empresa são as incertezas do pré-sal, bem como o preço do Oil. Os recentes escândalos são apenas a cereja do bolo.

    Cara, mas B&H é assim mesmo! Não se acerta tudo e por isso é importante ter uma carteira diversificada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Concordo em partes, mas é triste ver no que transformou-se a maior empresa do Brasil. A única salvação dela é a privatização!

      Abraços.

      Excluir
    2. Tem que ter muito estômago pra ver o mercado desabando do jeito que está. No momento PETR4 abaixo de 9,50

      Ibovespa abaixo de 47k

      Que foda!

      Excluir
    3. EI,

      Isso é só o começo! Eu acho que o Ibovespa pode despencar até os 30k. Enfim, não podemos nos abalar. Foco nos balanços das empresas.

      Abraços.

      Excluir
    4. Este mercado caindo. Eu não aguentei e fiz umas compras, mas nao de petrobras. Comprei Natu3 e Ccro3. Fazia tempo que a planilha nao mandava comprar essas.
      Abraços

      Excluir
    5. EI,

      Ótimas compras! As minhas já foram encerradas. Agora apenas em janeiro de 2015, rs.

      Abraços.

      Excluir
  5. Respostas
    1. II,

      PETR3 virou especulação, rs. Boa sorte.

      Abraços.

      Excluir
  6. ...e esperando que desabe cada vez mais! só assim teremos uma pequena esperança de que este país melhore. Na minha opinião a Petrobrás não irá falir mas será privatizada em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Será? Sem dúvidas é o mais correto a ser feito, contudo, com essa quadrilha no poder, dificilmente isso acontecerá.

      Abraços.

      Excluir
  7. Brace yourselves, the winter is coming!

    Abraços IL.

    ResponderExcluir
  8. IL, quando a PETR4 foi criada havia muita lógica em ter empresas criadas pelo estado. Não havia grupos econômicos com dinheiro suficiente para se montar uma empresa desse porte, só o estado tinha a grana necessária, além disso era necessário dominar a produção de petróleo por questões de soberania e defesa nacional.


    Hoje podemos questionar, mas antes não havia tal possibilidade.

    Se ela for privatizada e pagar bons dividendos pode vir para minha carteira. Vai depender do crescimento dos lucros. e diminuição das dívidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Esses argumentos de defesa nacional, recurso estratégico, soberania nacional, entre outros, são os mais toscos que existem, rs. Sendo assim, vamos estatizar toda a produção de alimentos, afinal, existe algo mais estratégico do que comida?

      Nos EUA, nunca houve uma estatal para explorar petróleo, muito pelo contrário. É justamente pelas petroleiras privadas de lá poderem concorrer livremente entre si que eles estão revolucionando o mundo com a descoberta do gás de xisto.

      A única salvação da Petrobras é a privatização. Caso isso ocorra, até mesmo eu posso incluir ela na minha carteira.

      Abraços e obrigado por sua opinião!

      Excluir
  9. Seu mestre:

    https://www.youtube.com/watch?v=Nn5U0kMrXq8

    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho,

      Não entendi a sua ironia. O que o Bastter falou de errado? Brinde-nos com a sua inteligência.

      Abraços.

      Excluir
    2. Ele fez uma defesa gigante sobre a Petrobras, simples assim.

      E vc aqui no artigo criticando....

      Afinal, ele é seu mestre ou não é?

      Excluir
    3. Dimarcinho,

      E...? O que o Bastter pensa sobre a PTbras não tem nada a ver com o que EU penso. O Bastter não é meu mestre, mas é uma pessoa cujos ensinamentos ajudaram-me bastante a definir a minha estratégia de investimentos.

      Abraços.

      Excluir
    4. "E...?"

      Porra, cara! Tente abrir sua mente por 5min.

      O cara escreve textos massacrando várias e várias ações.

      Mas na ação que alega ter q tá passando mals bocados, todos os outros argumentos de repente sumiram e agora faz um vídeo fazendo uma defesa quase apaixonado, utilizando argumentos falaciosos e, pior de tudo, incoerência com a própria estratégia dele.

      É esse tipo de gente q vc está seguindo.

      Excluir
    5. Dimarcinho,

      Mostre-me os textos do Bastter massacrando ações de empresas boas. Sobre a PTbras, estou lixando-me se o Bastter estar sendo incoerente ou não.

      Eu, pessoalmente, jamais investirei em empresas cujo o Governo seja o sócio majoritário e penso que a hora de sair da PTbras foi em 2010, pois aquela capitalização estava na cara que era roubada.

      E eu não sou seguidor do Bastter, rs. Um seguidor do Bastter jamais calcularia a rentabilidade da sua carteira de ações e eu faço isso mensalmente, não é?

      Concordo com muitas coisas que o Bastter "prega", mas discordo de outras. Em resumo, você quer provar-me que o Bastter é um charlatão contraditório, é isso?

      Abraços.

      Excluir
    6. Quem não calcula a rentabilidade de seus investimentos não é "seguidor do Bastter".

      É, no mínimo, incauto. Afinal de contas, como ele vai saber se seus rendimentos estão indo melhor do que a renda fixa, onde ele pode obter um rendimento com maior segurança? Como eu digo: lavagem cerebral q fazem por lá.

      E, sim, quero lhe provar que o Bastter é um charlatão contraditório. Ele é vendedor e, como todo bom vendedor, sabe vender bem o peixe dele. Mesmo que esteja vendendo gato por lebre. A questão é que quando o comprador não sabe diferenciar gato de lebre, aí o vendedor faz a festa.... é igual ir no açougue comprar carne sem entender.... vão entubar a fraldinha como se fosse picanha, kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Dimarcinho,

      Pois é meu amigo. E eu concordo com você no aspecto da rentabilidade! Está vendo como eu discordo do Bastter em algumas coisas?

      Se você acha isso dele, porque não toma alguma atitude para salvar os inocentes que estão caindo na sua lábia? Ficar falando isso para mim não vai adiantar, até porque eu não sou um retardado e sei cuidar de mim e dos meus investimentos.

      Em resumo, acho o trabalho do Bastter sensacional, e não vejo problemas em ele ganhar uma grana com isso. Existe almoço grátis? É evidente que não! Nem relógio trabalha de graça...

      Abraços.

      Excluir
    8. IL e dimarcinho,

      Eu não vi nada demais no video do Bastter. Não achei que ele está defendendo a Petrobrás. Ele está dizendo para as pessoas pararem com o histerismo e que o que está acontecendo com a Petrobrás não é nada diferente do que qualquer pessoa que conhece a empresa já não imaginasse. O mais grave, segundo ele, e eu concordo, é a não publicação do balanço. O resto é esperado de uma empresa nas mãos do governo (pirnicpalmente este).

      No fundo, no video ele está sugerindo para quem tem, ficar de olho e pelo menos colocar em quarentena até observar melhor o que está acontecendo (foi o que eu fiz). O que ele quis no video é falar para as pessoas não venderem agora, na emoção, ou baseado nas notícias.

      A posição do IL é mais radical, para ele, devemos passar longe de empresas estatais por diversos motivos, dentre eles a incompetência gerencial e os problemas de corrupção.

      Cada um tem seus critérios.

      Excluir
    9. EI,

      Exatamente. Eu já havia assistido ao vídeo do Bastter e não achei nada demais na análise feita. Não entendi por que diabos o Dimarcinho ficou tão agitado.

      Abraços.

      Excluir
  10. "orque não toma alguma atitude para salvar os inocentes que estão caindo na sua lábia?"

    Caso não tenha percebido, tenho tentado com bastante afinco em meu blog divulgar a informação correta.

    O problema é que existem muito pessoas como vc, q estão praticamente apaixonadas pela doutrina pregada lá e não conseguem nem parar para refletir um pouco.

    Ou seja, estou tentando fazer um trabalho de MELHORAR a educação financeira e recebo críticas, sou acusado, xingado, etc....

    Pior: não ganho 1 real com isso. Enqto o outro ganha uma grana. Não me admiraria, inclusive, q mtos desses anônimos sejam inclusive alguns 'sócios' do negócio....

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho,

      O seu blog é muito bom, contudo, muito técnico, o que acaba por dificultar ao invés de facilitar a vida do pequeno investidor. Talvez seja mal de engenheiro, rsrs.

      Entendo a sua preocupação comigo, contudo, pode ficar tranquilo quanto a isso! Eu gosto muito da "filosofia" Bastter mas nem por isso sigo fielmente os ensinamentos do Mestre.

      Você tem que começar a moderar os comentários do seu blog para acabar com a farra dos anônimos desocupados.

      Sobre grana, sugiro que coloque anúncios no seu blog. Todos nós prestamos "consultoria" gratuita e acredito que o mínimo que os visitantes e amigos da blogosfera podem fazer é clicar nos anúncios para ganharmos um troco.

      Abraços!

      Excluir
    2. dimarcinho,

      Seu problema fica claro no seu comentário quando diz: "Caso não tenha percebido, tenho tentado com bastante afinco em meu blog divulgar a informação correta."

      Você acredita em uma metodologia que não é, necessariamente, a melhor para as pessoas em geral. Pode ser a que ofereça a melhor oportunidade, mas exige do investidor um conhecimento que o investidor médio não chega nem perto de ter.

      Isso me lembra um exercício de saúde pública: você é um administrador de uma determinada região, cidade ou país com 10 milhões de habitantes. Existem 2 opções de vacina para uma doença muito grave.

      Vacina A) imuniza 95% dos pacientes, porém tem um risco de 1 em 1 milhão do paciente morrer. Custa $5 por unidade

      Vacina B) imuniza 100% dos pacientes e tem risco zero de morte de pacientes. Custa $50

      Você tem $50 milhões de orçamento, o que você faz? Compra a vacina A para todos com os riscos inerentes ou a vacina B para 10% da população?

      Fazendo uma analogia, o Bastter usa um método que pode não ser o mais eficaz (não é 100% seguro), mas ele consegue salvar mais gente da falência que o método mais eficaz, pois é simples e evita que a turma faça as piores besteiras que fazem normalmente. Já os métodos mais avançados são destinados somente a uma parcela da população preparada tecnicamente.

      Boa noite

      Excluir
    3. EI,

      Muito boa a sua analogia! Eu sempre falei para o Dimarcinho, sem ironizar, que ele tem um conhecimento técnico muito acima da média.

      Mas a rentabilidade dele mostra que, até o momento, isso não traduziu-se em bons resultados. Ou seja, cada um tem que utilizar a estratégia que julga melhor.

      Se eu estou satisfeito com o estilo Bastter e ele está satisfeito com o estilo Dimarcinho é o que importa.

      Abraços.

      Excluir
    4. EI,

      vc está misturando as coisas. O exemplo que você dá pertence a uma interpretação hoje conhecida como "Teoria da Perspectiva".

      O que coloco no meu blog não são respostas de apresentadas de formas diferentes, mas que possuem resultados equivalentes.

      O que mostro é justamente que o que é feito é que as técnicas são apresentadas de maneiras que irão dar um resultado melhor do que o esperado, o que não é verdade.

      IL,

      a técnica de valuation que você ainda não entendeu, por definição, só traria os resultados no longo prazo. Então, mesmo agora no curto prazo dando resultados negativos, pode ser que ainda haja resultados positivos mais pra frente. Mas existe discussão. O ponto aqui é que primeiro vcs precisam entender o q estou falando para depois entrar na discussão dos detalhes. O grande problema é que não entenderam o que estou passando. Aí, realmente fica difícil.

      Outro ponto: não é pq algo é difícil que vc precisa aprender o errado de maneira fácil. Se acha difícil, então desista. Prefiro ser ignorante em um assunto, do que ter o conhecimento errado e usar isso para me prejudicar.

      []s!

      Excluir
    5. Dimarcinho,

      Certo, então pelo o que eu entendi a sua rentabilidade ruim é temporária e a tendência é que no longo prazo (a partir de cinco anos) o jogo vire e você comece a ter um bom resultado.

      É isso? A sua estratégia precisa de tempo para amadurecer? O que você quer passar é que preço importa, mesmo para quem faz pequenas compras mensais?

      Você garante-me que com a minha estratégia de comprar mensalmente ações de empresas boas ignorando o preço pago e reinvestindo os proventos eu vou ferrar-me lá na frente, sendo que seria mais fácil e simples socar tudo no CDI?

      Abraços.

      Excluir
    6. IL,

      a estratégia é baseada no valuation, que é uma forma de cálculo do Valor Presente Líquido.

      Este cálculo envolve a projeção dos fluxos de caixa AO LONGO DOS ANOS. Assim sendo, sim, teoricamente falando, precisa de tempo.

      O ponto aqui é o seguinte: não adianta vc diluir as compras, se vc está SEMPRE comprando "mais caro". No final das contas, será uma soma de pequenos prejuízos, que irão virar um rombo.

      Excluir
    7. Dimarcinho,

      E como definir com exatidão o que é barato ou caro? Não esqueça-se que o Mercado é irracional e podem acontecer aberrações como EZTC3 a um real e OGXP3 a 20 reais.

      Abraços.

      Excluir
    8. dimarcinho,

      Não vou nem entrar na discussão do valuation, compra periódica, etc, porque não vamos chegar a um acordo.

      Acho que você não entendeu a minha analogia. Não estou dizendo o que é melhor ou pior, estou dizendo que a forma como o Bastter prega "salva" mais pessoas da quebra do que deixa pessoas ricas.

      Você entende e coloca no seu blog, técnicas que oferecem maior potencial de ganho que as pregadas pelo Bastter, e pode até ser verdade, mas por outro lado, o que ele diz, talvez, seja uma forma mais simplificada e de menor risco para "a população em geral" (daí o exemplo da vacina).

      Abraços

      Excluir
    9. EI,

      E não vamos esquecer que até o momento o "método" Bastter está mostrando um resultado superior ao do Dimarcinho.

      Abraços.

      Excluir
    10. Sobre a questão do valuation, já expliquei zilhões de vezes em meu site. Acompanhe a série que eu escrevi sobre "Calculando o Valor de uma Ação". Está dividida em 10 partes e tem um passo-a-passo.

      E vou repetir: o que tenho feito foi seguir a técnica do Bastter. Neste ano, o que fiz de diferente foi justamente o que está me salvando....

      Excluir
    11. Dimarcinho,

      Vou dar uma olhada no seu blog depois. Mas se você critica tanto o Bastter, como poderia estar seguindo ele? A conta não fecha!

      Abraços.

      Excluir
    12. Eu seguiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaa rsrsrsrsrs

      []s!

      Excluir
    13. Dimarcinho,

      Então a culpa da sua péssima rentabilidade é do Bastter? Vamos ver como será o seu desempenho em 2015, com a "nova" estratégia.

      Abraços.

      Excluir
    14. dimarcinho,

      Olhando sua carteira, reparei que muitas empresas são boas, mas algumas eu tenho dúvidas.

      Precisariamos saber o percentual em cada empresa para ter uma noção, mas me parece que o problema não é a metodologia, a concentração em certas empresas. Se tem uma alta concentração em VALE e PETR, está explicado. Eu nem diria que você deve mudar a estratégia, mas deve ter paciência se acredita que estas empresas tem futuro, pois vai ter que esperar um ciclo completo da economia para sua estratégia dar resultado.

      Achei estranho algumas empresas como CRIV, POMO e TRPN, mas não as conheço para poder opinar. Tenho a impressão que existem empresas melhores no mercado que estas, mas quem sou eu para julgar.

      Abraços

      Excluir
    15. EI,

      Concordo com a sua visão sobre a carteira do Dimarcinho. Além dessas que você citou, eu acrescentaria ainda a CPEL6.

      Eu já falei para ele reformar a carteira e acrescentar empresas como ABEV3, MDIA3, CIEL3 e TBLE3. Eu não tenho a menor dúvida de que essas trocas seriam benéficas.

      Abraços.

      Excluir