terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Fechamento dezembro de 2014

Olá investidores,

Chegou a hora do último fechamento do ano! Indo direto ao ponto, minha rentabilidade em dezembro foi de -4,85% enquanto o Ibovespa ficou com -8,62%. No ano a carteira teve rentabilidade de 2,49% enquanto o principal benchmark da Bolsa terminou com -2,91%.



Eu ganhei do índice com folga, contudo, perdi por MUITO da renda fixa, que paga uns 10% em média. Sendo assim, o ano não foi bom, visto que a minha meta de rentabilidade era de pelo menos 12%.

Entretanto, não estou chateado com isso. Esse é apenas o primeiro ano da carteira e a tendência é que ela vá amadurecendo ao longo do tempo, visto que terei cada vez mais ações e receberei mais proventos, que serão integralmente reinvestidos, potencializando o efeito dos juros compostos.

Abaixo está o gráfico comparativo com o CDI e o Ibovespa:


No gráfico dá para ver claramente que agosto foi o melhor mês da carteira. Vejam como ela e o Ibovespa distanciaram-se do CDI. No final da disputa, contudo, o CDI, devagar e sempre, ficou em primeiro lugar. Vale lembrar também que é bem complicado conseguir 100% do CDI atualmente em bancos grandes.

A carteira de investimentos, atualmente, está com mais de 90% do seu capital em ações e o resto no Tesouro Direto. Pretendo investir mais no TD do que na renda variável em 2015 e deixar essa proporção em 70% na RV e 30% na RF.


Encerramos o ano aqui então. Desejo a todos um feliz 2015 e um melhor desempenho nos investimentos.

Abraços a todos!

26 comentários:

  1. IL,

    Cá estamos nós apanhando para o CDI. Eu estou pior ainda, apanhando para o CDI e para o Ibov. Ridículo kkkk.
    Agosto também ficou marcado como meu melhor mês de 2014, porém depois tivemos que devolver tudo.
    O mais importante é continuar firme e forte com a estratégia. Aporte, escolher boas empresas e seguir o plano.

    Abraço e até 2015!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Pois é amigo! Esses altos e baixos fazem parte da caminhada. Como você mesmo disse, o importante é continuar com a estratégia.

      Abraços.

      Excluir
  2. IL você investe a quantos anos?
    Parabéns pela rentabilidade histórica positiva, não vejo a hora de chegar neste patamar.
    Que 2015 seja um excelente ano para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SC,

      Eu leio sobre investimentos desde os 16 anos, contudo, só comecei a investir na Bolsa no final de 2013... A rentabilidade está positiva, entretanto, não do jeito que eu gostaria, hehehe.

      Desejo o mesmo a você.

      Abraços!

      Excluir
    2. Perguntei o tempo, para saber o quanto de juros compostos tem na sua rentabilidade, não vejo a hora de começar a receber a ajuda deles kkk

      Excluir
    3. SC,

      Entendi. Eu comecei a investir a sério mesmo, com aportes mensais, no começo desse ano. Em 2014 eu ainda fiz várias burradas na gestão da minha carteira.

      Agora no ano que vem a ideia é não mexer na configuração dela, que eu julgo a ideal, e aportar mensalmente nas empresas que fazem parte do time.

      Abraços!

      Excluir
    4. Com esse tempo a força dos juros compostos é pequena, parabéns pelo excelente resultado que com toda certeza deve melhorar muito com o passar dos anos.

      Excluir
    5. SC,

      Valeu! Disciplina e paciência são os segredos para vencer na Bolsa.

      Abraços.

      Excluir
  3. Estou em situação parecia, ganhando do IBOV e perdendo para o CDI. Mas vc foi bem pra quem tá muito exsto em RV. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IC,

      Valeu! Só o fato de não ter PTbras e Vale na carteira já ajuda bastante, visto o peso delas no Ibovespa.

      Abraços.

      Excluir
  4. Se não fosse por dezembro, fecharia 2014 com chave de ouro! Mas, de todo modo, ainda assim acima do Ibovespa. Parabéns pelo avanço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH,

      Sim, se o Sr. Mercado tivesse colaborado acredito que dava para ter buscado os almejados 12% de rentabilidade. Enfim, não adianta chorar o leite derramado.

      Veremos o que nos aguarda em 2015.

      Abraços!

      Excluir
  5. No final das contas sua carteira terminou 2014 no positivo. Que em 2015 as nuvens negras saiam de cima da RV.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      Pelo menos isso de bom! Concordo com você, rs.

      Abraços.

      Excluir
  6. Srs. Realmente se nao fosse dezembro terminaria o ano com 15%a.a ( essa é minha meta). Mas infelizmente esse mês foi terrível. Rumo a IF feliz 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LS,

      Todo mundo sofreu em dezembro! Mas agora é bola para frente e esperar para ver como será em 2015.

      Abraços.

      Excluir
  7. Feliz 2015! Continuaremos na luta!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ID,

      Valeu, um dos mitos da blogosfera, rs. Desejo o mesmo a você!

      Abraços.

      Excluir
  8. Olá IL,

    Dezembro infelizmente complicou o seu resultado final.
    Pretende fazer alguma alteração para 2015? ,
    Tipo SBSP3 hehehe

    Feliz 2015
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBB,

      A Sabesp foi limada da minha carteira. Não sei se você chegou a ler o post que eu publiquei sobre empresas estatais, mas em resumo, eu jamais serei sócio novamente de empresas cujo o Governo seja o majoritário.

      Abraços.

      Excluir
    2. Li sim, achei que naquela post você estava se preparando para vendê-la, mas não que já havia feito.
      Concordo 100% com sua opinião naquele post, por isso nunca investi em empresas mistas.
      Na verdade, até empresas como a Vale que substituíram um excelente presidente por outro com interesses também políticos, eu fico longe.

      Abraço

      Excluir
    3. BBB,

      Pois é meu amigo. Se o Governo não sabe sequer governar, imagine administrar uma empresa de forma competente.

      Abraços.

      Excluir
  9. Olá, IL!
    É, colega, gerar retornos em excesso com uma RF pagando quase 12% aa (sendo que há instrumentos até mesmo isentos de IR) é tarefa difícil mesmo.
    Desejo um bom ano novo para você e sua família!
    Sucesso nos investimentos e na vida pessoal.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Soul,

    É difícil mas não impossível! O grande problema é que a maioria das empresas da minha carteira foram punidas injustamente pelo Sr. Mercado nesse ano.

    Agradeço pelas palavras e desejo o mesmo a você!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do seu blog, muito bom mesmo.
    eu criei recentemente o meu, tipo ontem, e gostaria de algumas dicas e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRD,

      Valeu! Vou dar uma passada no seu blog depois. Recomendo estudo e não dicas, ok?

      Abraços.

      Excluir