domingo, 16 de novembro de 2014

Sobrevivendo na Bolsa

Olá investidores,

O tempo passa rápido né?! A data está atrasada, contudo, sempre vale o registro. No dia 30 de outubro de 2013 eu comprei as minhas primeiras ações. Um ano passou-se e eu sobrevivi à Bolsa! E quais foram elas? Souza Cruz e Tractebel. E por que eu escolhi elas na época?


A CRUZ3 porque uma empresa que dá lucro há mais de 100 anos e NUNCA teve um prejuízo sequer dispensa comentários né? E a TBLE3 porque desde aquele tempo eu já a considerava uma das melhores empresas do segmento elétrico. A situação não mudou né? Aquela máxima de que empresas boas tendem a permanecer boas vale para ambas e para todas as empresas que são boas.

O que eu aprendi de lá para cá? Muita coisa! No começo eu era muito mais afobado e ansioso. Tanto que eu fiz um trade na Tractebel! Comprei um lote a um valor e, depois de algumas semanas, vendi o mesmo acima desse preço. Ganhei uma miséria, mas me achei o cara da Bolsa, rs.

Depois de muito estudo, muitas discussões, muita troca de ideias, eu entendi que estava fazendo tudo errado. Uma coisa é Buy and Hold e outra coisa é Trade. Eu estava misturando as duas e a tendência é que eu levasse ferro lá na frente.

Felizmente consegui mudar minha rota e acredito que estou no caminho certo. A Souza Cruz, apenas a título de curiosidade, eu vendi-a também, nem sei por qual motivo, rs. O fato é que hoje me sinto totalmente seguro em minha caminhada rumo à independência financeira. 

Eu estou extremamente satisfeito e confortável com TODAS as empresas da minha carteira. Talvez eu inclua mais uma empresa nela, que é a Kepler Weber, pelo simples motivo de que a única coisa que presta no Brasil chama-se Agronegócio e que ela beneficia-se diretamente do mesmo. Além disso, seria um novo setor para diminuir o risco.

Em resumo, eu continuo acreditando no B&H e acho que quem tiver disciplina e paciência colherá ótimos frutos em um futuro próximo. Para 2015 a estratégia já está traçada e será divulgada no próximo post, incluindo a diversificação em Renda fixa e o que eu farei para concretizar a aquisição da minha casa própria. 

Fique à vontade para relatar como foi o seu começo na Bolsa e qual é a sua situação no momento. E vamos continuar estudando, afinal, ninguém sabe tudo e conhecimento é sempre bem vindo. Sigamos em nossa caminhada!

Abraços a todos!

26 comentários:

  1. Parabéns IL, pela sua dedicação e companhia nesta jornada na busca pela IF.

    Grande abraço e SUCESSO!

    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Bagual,

      Sua presença nesse espaço é sempre engrandecedora. Agradeço pelas palavras gentis.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá Investidor Livre, desde 2007 invisto de alguma forma na bolsa, pois foi nesse ano que comprei as primeiras cotas dos fundos de ações, tive um bom retorno com o fundo de ações da vale, naquele tempo, já as ações diretamente comecei a comprar tem uns 3 anos, sendo as primeiras ações a LAME4 e PDGR3, Já das que estão em carteira atualmente as mais antigas são CCRO3 e GRND3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Muito bacana o seu relato! Felizmente eu sempre fugi dos fundos, rsrs. Somos sócios em CCRO3 e eu acho a GRND3 uma empresa ótima, apesar dela não estar na minha carteira.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fiz meu primeiro aporte em ações no dia 10 de fevereiro de 2014, logo logo chego no meu primeiro ano o blog é muito interessante para registrar os erros e acertos e os efeitos do aprendizado! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SC,

      Concordo plenamente. O blog é o registro da nossa caminhada e uma forma de trocarmos força nos momentos complicados.

      Abraços!

      Excluir
  4. Livre,

    Vc recebe FGTS? Vai utilizar para comprar o imóvel?

    Aqui tem uns links sobre o assunto. Não sei se vc já leu!

    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/p/financiamento-imobiliario.html

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID,

      Não recebo não, pois sou trabalhador autônomo. Vou dar uma olhada no link indicado.

      Abraços!

      Excluir
  5. IL,

    Meus parabéns pelo primeiro ano de bolsa! Uma grande vitória, e que venham muitos outros anos!
    Só uma coisa que eu me toquei lendo esse post. Segundo você, a CRUZ é:
    "A CRUZ3 porque uma empresa que dá lucro há mais de 100 anos e NUNCA teve um prejuízo sequer dispensa comentários né?".

    E depois vem com essa:
    "A Souza Cruz, apenas a título de curiosidade, eu vendi no prejuízo, nem sei por qual motivo, rs.".
    Desvios são normais, porém é sempre essencial ter uma estratégia bem traçada. Eu concordo com sua análise da Souza Cruz. Entretanto, você não possui mais essa ação em carteira, e ela continua sendo uma empresa fantástica que dá lucro há mais de 100 anos. Por que vc não coloca de volta na carteira? Eu tenho na minha e não me arrependo!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      O prejuízo, no caso da CRUZ3, foi de comprar as ações a X e vender a um valor abaixo de X. Foi um prejuízo no preço, sacou? Eu ainda acho ela uma empresa que dispensa comentários!

      Ela não está na minha carteira simplesmente por que eu não quero, rs. Mas é fato que ela cai muito bem em qualquer portfólio. É apenas uma questão de preferência.

      Abraços!

      Excluir
  6. Olá IL,

    O tempo passa muito rápido, o meu fez 1 ano nesse mês.
    Além do aprendizado, faz-se amigos, mesmo que de maneira virtual.
    Tudo de bom para você e que venha mais 1 ano de blog, de preferência com maiores ganhos para todos.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBB,

      Pois é meu amigo! Nós somos verdadeiros guerreiros, não acha? Agradeço pelas palavras e estimo o mesmo para você.

      Abraços!

      Excluir
  7. Com brfs3, wege3, anim3 dentre outras batento topo histórico quem não acredita em b&h é tolo. Basta escolher as empresas certas. São poucas, mas tem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,

      É por essas e outras que sou totalmente contra o investimento em ETFs. Investir em empresas boas > anos luz de distância > índices.

      Abraços.

      Excluir
  8. Em julho fiz 2 anos sérios na bolsa... Veremos quem vai se manter ano que vem, que promete ser bem esquisito. Talvez uma janela propícia para aumento pesado de aportes. Abraço. Victor (Invista e Sobreviva!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VS,

      Eu espero estar nesse grupo, rs. E as suas Cemigs, fez o que com elas?

      Abraços.

      Excluir
    2. cara, ce acredita que eu "esqueci" delas??? So vi que vão pagar quase mil conto de proventos em dezembro... (tenho 1200 ações entre ON/PN).

      sei lá, vou deixar quieto por hora... acho que precipitei, sei la...se der merda tamem, não é muita coisa que tá em jogo... tem gente que tem petro hauhauahuahauha!!

      abraço!

      Excluir
    3. Victor,

      Eu vi, a Cemig anunciou o pagamento de proventos recentemente. Enfim, cada investidor tem que saber o que fazer, principalmente no caso dela.

      Abraços.

      Excluir
  9. IL,

    duvido muito que você estivesse fazendo este post feliz da vida se tivesse entrado na bolsa em Outubro de 2007 e fechando 1 ano em Outubro de 2008.

    Imagino que seu discurso seria MUITO, mas MUITO diferente.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho,

      Na verdade eu não estou feliz da vida. Pelo visto, no andar da carruagem, sequer vou bater a minha meta de rentabilidade em 2014. É mais um retrospecto para ver que a Bolsa não é esse bicho de sete cabeças que pintam por aí.

      Sobre o seu exemplo, é aquilo, como eu compro um pouco todos os meses, provavelmente estaria seguindo a minha estratégia, consciente de que a renda variável varia para cima e para baixo.

      Abraços!

      Excluir
  10. Parabéns IL

    Em 20 anos olharemos para trás com orgulho destes nossos primeiros passos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Obrigado! Certamente faremos isso.

      Abraços.

      Excluir
  11. Fico feliz pela sua evolução, IL, desejo que continue em plena ascensão por muitas décadas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Comecei em novembro de 2013 e me toquei agora que também completei um ano, graças ao seu post. Acho que a melhor coisa foi ter descoberto esses blogs em que podemos compartilhar ideias, mesmo que as vezes não concordemos uns com os outros, mas sem sombra de dúvidas é muito bom poder comparar seu modo de investir e descobrir erros e acertos, e também o que mais se adapta ao seu estilo.
    Quero aproveitar e agradecer a todos que fazem parte dessa comunidade, principalmente os blogueiros, que tem a coragem de compartilhar conosco seus pensamentos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Você falou bonito meu amigo! É isso mesmo, a blogosfera financeira é o nosso espaço e espero que ele dure muitos e muitos anos.

      Abraços!

      Excluir