quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O novo ministro da Fazenda

Olá investidores,

A Dilmanta já retornou da reunião do G-20 e, até o momento, ainda não sabemos quem será o homem a assumir essa bomba, que será a Economia do Brasil em 2015. Vários nomes foram especulados, contudo, o anúncio oficial ainda não feito. Abaixo exponho a minha visão sobre o perfil dos principais candidatos e as chances de algum deles for o escolhido:

1)Henrique Meirelles


É o mais competente dos concorrentes e, exatamente por isso, sua chance de ser escolhido é baixíssima. Ele foi o presidente do Banco Central durante o período do ex-presidente Mula. Meirelles é conhecido por ser um economista ortodoxo, rigoroso com o combate aos gastos públicos e à inflação. É a melhor opção, contudo, está praticamente fora da disputa.

Chances de ser o escolhido: 1/10.

2)Luiz Carlos Trabuco


O atual presidente do Bradesco é o segundo melhor da lista, porém, meu feeling indica que dificilmente ele aceitará o convite. O Trabuco é um caso raro de bancário que virou banqueiro. Ele está no banco desde os 18 anos e assumiu a presidência do mesmo em 2009. Ele fez um ótimo trabalho lá e é muito respeitado dentro da instituição. Logo, quem será louco de fazer uma troca dessas?

Chances de ser o escolhido: 3/10.

3)Nelson Barbosa


O Barbosa é uma economista com viés desenvolvimentista, exatamente do jeito que a presidanta gosta. Ele já trabalhou no Governo e saiu do cargo em 2013, após atritos com o Arno Augustin, o secretário do Tesouro mais conhecido pela utilização constante da Contabilidade criativa em nossas contas públicas. Pessoalmente, não acredito que ele aceite um eventual convite. Mas ele é um dos nomes cotados e com razoáveis chances na disputa.

Chances de ser o escolhido: 6/10.

4)Alexandre Tombini


Apresento-lhes o futuro ministro da Fazenda! E por que eu estou bancando esse nome? É só analisar os fatos, leitores. Ele é funcionário de carreira do Banco Central, atual presidente do mesmo, é um bunda mole e certamente será pau mandado da Bruxa, que é o nosso grande problema. É ela que manda e mandará na condução da Economia, logo, qualquer um que aceitar o cargo terá que saber que será mera figura decorativa, o que combina com o Tombini.

Chances de ser o escolhido: 8/10.

Resumindo, a minha preferência número 1 seria o Meirelles. Em seguida o Trabuco, depois o Barbosa e por último o Tombini. Como a presidanta acha que entende de Economia, mas não entende nada, ela pensa na lista exatamente de forma oposta, rs.

Enfim, preparem-se. Não é preciso ter bola de cristal para saber que teremos mais quatro anos de corrupção, inflação e recessão. Os meus planos não mudaram. Pretendo continuar trabalhando e poupando. Mas e você, qual é a sua opinião? Qual dos quatro você prefere e quem você acha que será o escolhido? Deixe o seu palpite e participe do bolão, rs.

Abraços a todos!

20 comentários:

  1. Espero que o Meirelles e o Trabuco não sejam idiotas de trocar a boa reputação conquistada após anos pelo cargo de ministro em um governo falido. A Gilma não deixaria nenhum dos dois implementar as mudanças necessárias e de quebra eles seriam culpados pelo naufrágio da economia.

    Estou na torcida pelo Nelson Barbosa, infelizmente, quanto pior, melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Land,

      O Meirelles e o Trabuco estão fora de cogitação. A disputa está entre o Barbosa e o Tombini, o que, honestamente, é uma Escolha de Sofia.

      Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Anônimo,

      O nome dele apareceu nas últimas horas, mas será que ele toparia?

      Abraços!

      Excluir
  3. Tombini já disse que quer o BC.
    Creio que o Levy aceitaria, pois foi incentivado / indicado pelo Trabuco e o Brandão, ambos seus "patrões" no Bradesco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Vamos aguardar. Amanhã, provavelmente, o mistério será desfeito.

      Abraços.

      Excluir
  4. Tombini será minha passagem para a Austrália pra nunca mais voltar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Aparentemente será ele sim. Mas vamos aguardar o anúncio oficial. Sobre o seu destino futuro, sem dúvidas é uma ótima escolha!

      Abraços.

      Excluir
  5. Por causa da morte do Dr. God, não vai mais anunciar amanhã. Mas, o que importa é que sabemos quem vai continuar mandando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH,

      Pois é. Na prática, afinal, não vai mudar nada.

      Abraços.

      Excluir
  6. Trabuco deu pra trás, hoje... Queda!!!

    ResponderExcluir
  7. Uó,

    Isso já era esperado. Como falei no post, quem é louco de fazer uma troca dessas?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. IL, respondi sua pergunta, passa la no blog.
    Com relação ao ministro da fazenda, vejo que o Trabuco nao é trouxa.... hehehehe....
    Grande abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Eu vi a resposta! Eu tinha certeza que o Trabuco não aceitaria assumir essa bomba.

      Abraços.

      Excluir