sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Fechamento novembro de 2014

Olá investidores,

Vamos ao fechamento do mês? Por sinal, mais um mês em que a carteira fecha no positivo, com uma rentabilidade de 1,65%, enquanto o Ibovespa quase zerou, com um rendimento pífio de 0,07%. Estou cada vez mais satisfeito com a minha carteira e convicto de que estou no caminho certo!


Falando em carteira, abaixo está o desempenho histórico das ações até o momento. Este mês eu recebi proventos da ABEV3, do ITUB3 e da TBLE3, que serão prontamente reinvestidos em dezembro. Já na tabela, destaque para a BRFS3, a VIVT3 e a CIEL3. Por outro lado, a SBSP3, a CTIP3 e a ABEV3 são as lanterninhas do mês.


Eu realizei uma substituição na minha escalação. Saiu a NATU3 e entrou a CTIP3. Nada contra a Natura, contudo, minha carteira estava com muito peso em consumo, visto que a UGPA3, apesar de "oficialmente" ser uma holding, também é consumo.

Sendo assim, eu cortaria a BRFS3 ou ela. Optei por cortar a Natura por que não quero passar de 12 empresas na minha carteira e também por que eu enxergo mais potencial para a Brasil Foods. E a CTIP3 foi escolhida para aumentar o peso do setor financeiro (que é o melhor da Bolsa) e pelos motivos que todo mundo já sabe. Empresa boa, discreta, eficiente e praticamente um monopólio natural no meio em que atua.

No comparativo, estou na frente do CDI e do Ibovespa:


É isso aí pessoal! Nos vemos em dezembro. Espero que o ano feche bem e que eu consiga atingir os meus almejados 12% de rentabilidade. Eu invisto também em Renda Fixa (Poupança e Tesouro Direto), contudo, farei o acompanhamento apenas das ações.

Abraços a todos!

36 comentários:

  1. IL realmente sua carteira está de parabéns, rentabilidade muito boa.
    Estou fazendo o meu fechamento e ainda estou andando de lado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande SC,

      Eu e a carteira estamos evoluindo a cada dia! Agradeço pelas palavras.

      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns pela carteira e rentabilidade, IL.
    Somos sócios em várias empresas.

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bagual,

      Obrigado amigo! Pelo visto temos bom gosto, rs.

      Abraços.

      Excluir
  3. Investidor Livre,

    Parabéns pelo blog. Passarei a acompanha-lo.

    Abcs

    ResponderExcluir
  4. Ah, então foi a CETIP, bela compra. Só falta mandar esta SABESP pro esgoto que esta sua carteira vai ficar chique, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UB,

      Eu estava de olho na Cetip desde o final de 2013... Já a Sabesp continua, 2014 foi um ano atípico e espero que 2015 seja melhor.

      Abraços.

      Excluir
  5. Vc tb está muito bem no acumulado anual! Parabéns!

    E tira esse medo de passar de 12 empresas!rs

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID,

      Valeu! Não é "medo" e sim a aplicação da minha estratégia.

      Abraços.

      Excluir
  6. Legal a rentabilidade do mês.
    Mas, falando serio, não fica com a mão coçando pra comprar mais e passar das 12 empresas? E a Kepler, como ficou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IB,

      Obrigado! Sou a favor da diversificação, contudo, tudo o que é demais faz mal. A Kepler continua no meu radar. Vamos ver como ela vai fechar o ano.

      Abraços.

      Excluir
  7. Parabéns pela compra ...Já tenho Cetip, a algum tempo e por enquanto só alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Valeu! A Cetip tem muitos predicados.

      Abraços.

      Excluir
  8. IL,

    Parabéns pela rentabilidade, tá 8% no anual, o que tá de parabéns. Cetip realmente é uma ótima empresa, mas novamente, não entendo o seu conceito. No post de 1 ano de bolsa eu contestei a sua saída de CRUZ3, e agora também não deixaria de questionar a saída de NATU3 kkkk. Para mim é uma ótima empresa, e não veria necessidade de sair de um investimento que eu considero de valor.
    Enfim, pelos resultados sua estratégia vem dado certo. Não concordo de vc em alguns pontos, mas é sempre bom discutir idéias com pessoas como você.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Agradeço pelas palavras! Então, sobre a Natura, como falei em outra resposta, é apenas a aplicação da minha estratégia!

      O limite de empresas é 12, logo, para acrescentar a Cetip eu optei por retirar a Natura. Enfim, estou satisfeito com a configuração atual da carteira.

      Eu não quero que meu capital fique muito pulverizado, pois isso reduz o potencial de rentabilidade da carteira.

      Abraços.

      Excluir
  9. IL, excelente resultado. Parabéns!

    Tem conseguido se descolar bem do Ibovespa.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande EI,

      Obrigado pela visita e pelas palavras. Vamos ver como a carteira vai fechar o ano.

      Abraços.

      Excluir
  10. Belos rendimentos, estou na sua cola. Estou tambem de olho na SABESP, apesar do descontinho ela ainda está cara, mas gosto da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DI,

      Valeu! Por enquanto estamos sem chuvas em SP... Será que a Sabesp sobreviverá?

      Abraços.

      Excluir
  11. Parabéns IL!
    Trilhando o caminho do sucesso!
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Te adicionei na minha blogroll!
      Abraços!

      Excluir
    2. Simplinvest,

      Ok! Acabei de retribuir a gentileza.

      Abraços.

      Excluir
  13. IL, você é o cara!

    Essa sua carteira é muito boa mesmo, tirando a SBSP3 heheheh
    Parabéns

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande BBB,

      Vocês pegam no pé da Sabesp em?! Hahaha... Por enquanto, sigo sócio dela, mesmo com a "ausência" de água. Agradeço o elogio.

      Abraços!

      Excluir