segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Movimentações da carteira

Olá investidores,

Quem achou que as compras do mês acabaram, se enganou, inclusive eu, rs. Pensei bastante no que meu amigo EI me disse e cheguei a conclusão que realmente, se estou insatisfeito com alguma empresa, é melhor sair imediatamente, não importando se estou no lucro ou no prejuízo. E foi o que eu fiz...

Encerrei posição em ETER3 e TAEE11 hoje. Não no meu PM, mas bem próximo dele. Se levar em conta os proventos recebidos, provavelmente, saí no lucro. Então, bola para frente! O dinheiro dessas duas empresas foi destinado para aumentar posição em CIEL3, SBSP3, VIVT3 e CCRO3.

Como disse, quero focar apenas nas 12 empresas da minha carteira. Julgo que esse número de empresas oferece uma boa diversificação. Nenhuma empresa representa menos do que 5 e mais do que 10% na carteira. Logo, considero que estou bem protegido nesse sentido.

Pretendo fazer um novo post mostrando a configuração atual da carteira e explicar melhor os motivos que me levam a investir em cada uma dessas empresas. Sim, sei que vou ser acusado de estar girando a carteira, mas prefiro pensar que estou dando um passo para trás agora para dar dois à frente no futuro.

EDIT: Encerrei posição também na EZTC3 e mandei o capital que estava nela para a TOTS3. Carteira reforçada, vitaminada, e compras do mês encerradas. Um mês MUITO atípico por sinal. Compras agora só em setembro! 

Abraços a todos!

16 comentários:

  1. IL, apesar do histórico de lucros e boa governança da ETER, nunca fui atraído por esse empresa e nem penso em tê-la, pelo rolo do amianto.

    Gostaria apenas de entender por que está insatisfeito com a TAEE???

    E queria saber suas expectativas com a SBSP.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      ETER3 é um reloginho. Só tirei ela da carteira por estratégia. A qualidade dela continua a mesma! Na verdade não estou insatisfeito com a TAEE11. É o mesmo caso da Eternit. A diferença é que eu optei por trocar ela pela GETI3.

      Mas ela também continua boa, é apenas uma preferência pessoal mesmo. A SBSP3 não me preocupa nem um pouco. Pode até apanhar no curto prazo, contudo, a empresa é boa e seu setor é essencial. E um dia vai ter que chover!

      Abraços.

      Excluir
    2. Quanto a ETER, a minha opinião é a mesma do Guarda. A questão do amianto é complicada.

      CIEL3 dispensa comentários. CCRO3 também. Mas, não compraria as outras.

      VIVT3 é uma empresa que engana clientes como estratégia para alavancar negócios, o que é insustentável a longo prazo. SBSP3 é outra que sofre. Não sei nem por onde começar.

      O mais importante é se sentir confortável com as opções e, claro, ter uma carteira balanceada. Afinal, não existe uma fórmula para o sucesso, nem verdade absoluta.

      Quanto tem investido em média por mês?

      Excluir
    3. DH,

      Não entendi suas críticas para a SBSP3 e a VIVT3. Ambas são boas empresas pois contam com números firmes e lucros consistentes. Mas enfim, gosto é gosto, inclusive em empresas!

      Eu não revelo valores, você sabe, mas posso dizer que é uma quantia razoável por mês.

      Abraços.

      Excluir
  2. Não tem girado muito a carteira? Pretende estabilizar agora ou vai continuar girando? Eu espero um bom tempo seguido de resultados ruins para me desfazer de uma posição, gostaria de saber seu ponto de vista. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,

      A reforma está 90% concluída. Ainda falta definir o destino da EZTC3. Mas a ideia agora é aportar apenas nos 12 ativos da carteira.

      Na verdade essas mudanças não foram realizadas por resultados ruins. Eu me equivoquei em algumas compras, feitas na empolgação, e decidi corrigir o rumo da carteira. Simples.

      Abraços.

      Excluir
    2. Investidor Livre,

      Antes eu pensava igual vc. Decidi por tais empresas e vendia as que não estavam mais entre as selecionadas.
      Hj não penso mais assim. Se vc tem uma empresa que é boa e não está na entre as 12, sugiro vc mantê-la e só comprar as outras.
      Daqui 10, 15, 20 anos o peso da carteira destas "não selecionadas" vai ser tão baixo que nem vai fazer diferença.
      E quem sabe, vc durante estes longos anos vc poderá até mudar de opinião, e aumentar o número de 12, para 15 empresas por exemplo.

      Abs!

      Excluir
    3. Diga ID,

      Essa estratégia é interessante, contudo, não me sentiria confortável com ela. Mesmo com as empresas sendo boas, eu gosto de aplicar naquele negócios que eu acredito.

      Hoje são as 12 da carteira. O futuro? Ninguém sabe.

      Abraços.

      Excluir
  3. Investidor livre, daqui a uns 10 anos, quando o seu patrimônio em renda variável estiver bem grande, ficará confortável com suas economias divididas em apenas 12 empresas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Sim. Você acha que 12 empresas sólidas e lucrativas é pouco?Diversificar apenas por diversificar não faz sentido. Além disso, pretendo aumentar minha exposição em RF no ano que vem.

      Abraços.

      Excluir
    2. Beto, para que mais que 12 empresas?

      Penso como o IL. 12 empresas é um bom número para diversificação e para gerenciamento, além de ganhos.

      Se for para investir em 30 empresas, melhor jogar num fundo, pois em NADA vai diferir dos ganhos/perdas do índice, além de não ter trabalho.

      Excluir
    3. Anônimo,

      Exatamente. Penso igual a você. Se for para investir em trocentas empresas, melhor comprar o BOVA11 logo.

      Abraços.

      Excluir
  4. IL, obrigado pela referência. Espero que tenha realmente entendido meu ponto de vista, pois eu não tinha a intenção de forçá-lo a vender, pois na prática eu nem concordo muito em vender, mas se decidiu mesmo vender, fez a coisa certa e não esperar o momento certo.
    Das empresas que falou, tenho minhas dúvidas sobre Sabesp e Vivo, mas de qualquer forma são boas empresas.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Seus comentários sempre são de muita valia! Na verdade eu optei por vender porque incomodava-me o fato de eu ter a possibilidade de ajustar a carteira e ficar postergando isso.

      Logo, optei por resolver isso de uma vez ao invés de ficar adiando as coisas. Acho que fiz certo! SBSP3 e VIVT3 são boas empresas e essenciais para a economia.

      Abraços.

      Excluir
  5. IL, achei bastante interessante vc publicar sua experiencia de investimento em ações. Comecei esse ano depois de desencanar da "seguranca" da poupança. Por enquanto só tenho 3 na carteia as chamadas "defensivas" BBAS3; CMIG4 e ABEV3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ed,

      Obrigado pelo apoio! Você começou bem, escolhendo três empresas sólidas e lucrativas.

      Abraços.

      Excluir