segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Duratex ou Vale?

Olá investidores,

Tudo bem com vocês? Como todos sabem, já defini 12 das 13 empresas que farão parte da minha carteira. Contudo, quero colocar nesse bolo uma empresa do setor de Materiais básicos. As candidatas são a DTEX3 e a VALE3.

Ambas são boas. É uma questão de preferência. Antes eu estava praticamente convicto de que iria de Vale, contudo, o fato do Governo ser o controlador dela me incomoda profundamente. Bem diferente da Duratex, cujo dono dela é o Itaú.

Agora estou pendendo para a Duratex. Sei que na blogosfera o DH tem ela na carteira. Mais alguém é sócio da mesma? Qual das duas você acha que é melhor? A Vale depende muito da economia estar aquecida e vende apenas a matéria-prima, enquanto a Duratex comercializa os produtos já industrializados. Ajudem-me a escolher!

Abraços.

52 comentários:

  1. Só vendo os balanços mesmo.
    Mas se você já disse que não gosta pelo fato da mão do governo, não tem nem o que discutir. Vai de DTEX3 mesmo.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Estagiário,

      Pois é, eu estou quase fazendo isso. E o Canadá, como está?

      Abraços.

      Excluir
    2. Está ótimo IL,
      Estou terminando as férias de 15 dias que tive, agora partiu estudar hard :)

      Uta!

      Excluir
    3. Estagiário,

      Que vidão em?! Nem chegou e já teve férias? Assim é fácil, rs.

      Abraços.

      Excluir
  2. Eu não sei você, mas sustentando-se o cenário atual, Vale ganhará metade do meu aporte em setembro. E a outra metade irá para Eternit. rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LDL,

      Em questão de tamanho, não tem comparação, a Vale é MUITO maior que a Duratex. Só que ambas são empresas sólidas e lucrativas. Escolha complicada essa...

      Abraços.

      Excluir
    2. Gosto muito da política de dividendos da Vale. Em outubro ela paga a segunda metade, inclusive.

      Excluir
    3. LDL,

      Ela lucra um absurdo né? Bilhões e bilhões de reais. O que me preocupa é quem manda nela mesmo...

      Abraços.

      Excluir
    4. Opa IL, pra mim os fundamentos da Vale são excelentes. Tenho DTEX e VALE na carteira, são de 2 setores diferentes. Porém acho a VALE uma empresa melhor, fluxo de caixa líquido monstruoso, e é praticamente inquebrável, entregando sempre (tirando alguns não-recorrentes) lucros monstruosos.
      Com relação a quem manda nela, nem me ligo nisso, pode ser até o Tiririca. Como tudo da Vale praticamente é exportado, não tem como governo prejudicar muito. Depois conta como foi a decisão, abraço!

      Excluir
    5. PR,

      Agradeço por compartilhar sua visão comigo! Então, é engraçado né, porque a Vale é uma empresa privada e quem manda nela é o Governo federal! Enfim, coisas da vida, rs.

      Abraços.

      Excluir
  3. Mas não era 12? Vai aumentar de novo? rs
    Como vc disse, ambas são boas, mas eu colocaria uma educacional, setor promissor.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS,

      Eram 12, contudo, estou querendo colocar também uma do setor de Materiais básicos, visando commodities, entende? O segmento educacional chama a atenção, mas prefiro esperar um pouco mais antes de entrar no mesmo.

      Abraços.

      Excluir
  4. Eu só sócio mas não compro mais, tenho coisa melhor minino, rs.
    porque definiu que tem que se rmaterial básico? O que viu de promissor neste setor para os próximos anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Commodities. Quero fincar um pé nelas. Acho que vou ter que ficar com a Vale mesmo. Se você pensar bem, a Duratex está mais para uma Eternit sem amianto.

      Abraços.

      Excluir
    2. E digo mais, uma Eternit sem amianto e... sem fanáticos.

      Não vou emitir opinião, pois sou suspeito. Agradeço a menção. Grande abraço!

      Excluir
    3. Justamente, DTEX vai ralar muito nesta onde de desaquecimento da construção.
      O que lhe faz pensar que o preço do minério vai subir? O Brasil já deixou para trás o boom das commodities faz tempo, vc está atrasado no mínimo 6 anos. Agora é o boom do setor de educação, pense bem!

      Excluir
    4. DH,

      Suas opiniões são sempre proveitosas! Volte aqui depois e me fale o que você acha da Duratex.

      Abraços.

      Excluir
    5. UB,

      Ambas tem vantagens e desvantagens e dependem de um possível aquecimento da economia. Mas a ideia é acrescentar uma "pimenta" na carteira que seja do setor de Materiais básicos. As siderúrgicas não me apetecem....

      Você está posicionado em quais empresas do segmento educacional?

      Abraços.

      Excluir
    6. Pimenta nos olhos dos outros é refresco, mas no seu... rs
      Me posicionei na ANIM3. Fiz meu primeiro aporte este mês. Se a Dilma ganhar a politica de icentivo ao ensino superior irá continuar, em caso de mudança de governo provavelmente também. O setor de educação é o único setor que o governo põe a mão para o bem.

      Excluir
    7. Uó,

      Uma pimentinha sempre vai bem, rs. Você escolheu a ANIM3 porque? O que te chamou a atenção nela em detrimento das outras do segmento?

      Concordo, se o Brasil quiser avançar, tem que investir em educação, não tem jeito. Eu mesmo sou exemplo, visto que já estou na minha segunda graduação.

      Abraços.

      Excluir
    8. Escolhi a ANIM3 no feeling, rs
      Veja isto...
      http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=26/08/2014

      Excluir
    9. Depois faço um post sobre a ANIM3.

      Excluir
    10. Uó,

      Você é uma figura. Até o Diário Oficial da União virou parte dos seus estudos? Mas eu vi lá o que saltou aos seus olhos. Bem interessante, rsrs.

      Abraços.

      Excluir
    11. kkk, então, vamos juntos nesta ou não? Tem outras 4 do setor pra vc escolher, larga mão desta vale e desta detex....

      Excluir
    12. Uó,

      O senhor é fogo, rs. Se eu fosse entrar no segmento educacional, iria de KROT3 sem dúvidas. É "apenas" o maior grupo educacional do mundo.

      Eu estou matutando, pensando, por enquanto, garantidas mesmo na carteira, apenas aquelas 12 do meu outro post.

      Abraços.

      Excluir
    13. Cuidado com esta mania de grandeza: "maior isto", "maior aquilo", se for assim vai querer comprar a JBS, maior processadora de carnes do mundo, rs.

      Excluir
    14. UB,

      Porque você não fala que o Itaú é o maior banco privado do país? A JBS é uma exceção à regra e não o contrário.

      Abraços.

      Excluir
    15. pois é... tamaho não é documento

      Excluir
    16. Uó,

      Tamanho quase sempre significa liderança e lucratividade. Mas eu desisti de ambas. A empresa que está na minha mira chama-se KEPL3.

      Abraços.

      Excluir
  5. Sem comparação, quem tem mais potencial é a VALE.

    Carlão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlão,

      A Vale é uma das vedetes da Bolsa, um monstro de empresa, o problema nela é a interferência governamental.

      Abraços.

      Excluir
  6. Cara, realmente não dá pra ti entender....

    Depois de toda aquela crítica sua sobre a mão do governo na Petrobras, tu vem com esse papo de dúvida sobre a Vale?!

    Seguindo sua própria linha de pensamento, não deveria nem estar na dúvida: vá de Duratex

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho,

      Petrobras e Vale são empresas diferentes. A primeira é de economia mista e enquanto a segunda é privada. Na primeira o Governo manda enquanto na segunda ele não manda, pelo menos não oficialmente.

      Abraços.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Grande Zé Money,

      Obrigado por sua opinião.

      Abraços.

      Excluir
  8. A Duratex teve uma piora na dívida. O Cenário atual não ajuda (Construção). Gosto da administração dela. Dívida um pouco alta mas nada grave. Investiu e investe muito.
    Vale é Vale. O que ela vende, com crise ou sem crise, a empresa sempre será uma referência no mundo. Tirando o não recorrente recente que teve, ela é bem lucrativa. A nova gestão deu uma "enxugada" nas despesas.

    Ps: A Eternit e DTX não podem ser comparadas como fez na minha opinião. Gestão e governança totalmente distintas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,

      Agradeço por seus comentários. Sim, concordo que a construção civil deu uma desacelerada e isso está implicando em dificuldades para a Duratex. Porém, a Vale também está passando por isso, com o fim do boom das commodities.

      Além disso, a empresa está cheia de rolos ultimamente, visto os prejuízos enormes no 4T12 e no 4T13 recentemente.

      Porque você acha que DTEX3 e ETER3 não podem ser comparadas? Ambas são boas empresas, sólidas, do setor de construção e até mesmo concorrentes na parte de louças e metais sanitários.

      Abraços.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Rodrigo,

      Valeu, passe por aqui sempre que quiser.

      Abraços.

      Excluir
  10. IL, não há como comparar Vale com Duratex. Não estou dizendo que uma seja melhor que a outra, mas é como se estivesse querendo contratar um jogador para o seu time e estivesse em dúvida entre um zagueiro e um meia.
    Você precisa definir qual o papel da empresa que quer na sua carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Como disse no post, quero uma empresa do setor de Materiais básicos. A escolha óbvia seria a Vale, contudo, a intromissão (direta) do Governo federal nela me incomoda profundamente.

      Mas isso não é uma prioridade absoluta também. Atualmente eu estou satisfeito com as 12 da minha carteira. Acrescentar mais uma seria um plus, digamos assim.

      Abraços.

      Excluir
    2. mas veja, uma é commodities (com preços internacionais) e o esforço dela é produzir e vender (sujeito a demanda) e a outra é indústria para material de construção, que depende do mercado brasileiro, estratégia de venda, marketing, etc.

      Materiais básicos ficou muito abrangente

      Excluir
    3. EI,

      Sim, eu sei, só que eu quero entrar nesse setor e ambas fazem parte dele. A ideia era ficar com as commodities, contudo, será que a Vale e o seu minério de ferro ainda tem fôlego?

      O fato é que as duas dependem da economia estar aquecida para renderem bem. Acho que esse é o principal ponto em comum delas.

      Abraços.

      Excluir
  11. Não sei com relação a DTEX, mas a VALE está em um momento ruim. Preço do minério de ferro caindo, menor preço histórico e risco China. Pelo preço do minério parece um bom momento de entrada, o risco China que é imponderável, mas não se pode acreditar que o mundo vai parar, não é? Caindo a 26,XX compro mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TL,

      Realmente, aparentemente a China está saturada de tanto minério de ferro. Não dá para prever o futuro, mas o cenário para a Vale parece complicado...

      Abraços.

      Excluir
  12. Eu fui de Vale, como disse o TL se voltar a 26,XX eu vou precisar comprar mais uns lotes em Setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista,

      Desisti da Vale. Estou com outra empresa em mente, além da Duratex.

      Abraços.

      Excluir
  13. Hoje eu coloquei Vale5 na carteira a 26,11...Achei um bom momento pra entrar, o preço do minério de ferro não deve ficar tão baixo quanto está e o câmbio penso que vai valorizar até o fim de ano, o que deve impactar nos resultados...dividendos dela também estão chegando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IB,

      Desejo sorte a você. Eu estou fora da Vale.

      Abraços.

      Excluir
  14. Problema é timing...acho que uma educacional ñ pode ficar de fora. Eu comprei as 4, com maior percentual pra krot, seguida de estácio, sereducacional e anima. Estou aumentando posição nessa última.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guga,

      O segmento educacional virou a moda da vez. Prefiro esperar um pouco mais.

      Abraços.

      Excluir