quinta-feira, 24 de julho de 2014

IDH da Banânia

Olá investidores,

Muitos devem achar que eu sou duro demais com nosso país. Mas o fato é que eu pego leve demais. Como já falei antes, vivemos em um lugar abençoado, com enormes recursos naturais, livre de desastres naturais e com tudo, mas tudo MESMO, para ser um país de primeiro mundo.

Porém, como não somos um país sério, dificilmente chegaremos um dia a esse ponto. Vejam, por exemplo, que foi divulgado HOJE o IDH do Brasil e estamos na "incrível" 79ª posição.


Vamos ver agora alguns países que estão na nossa frente:

Sérvia, Jordânia, Azerbaijão, Irã, Sri Lanka, Cazaquistão, Turquia, Costa Rica, Venezuela, Panamá, Líbano, Trinidad e Tobago... Acho que está bom né? E isso que eu citei apenas os que estão imediatamente na sequência. Sabem o que esses dados mostram? Que nossa situação é uma VERGONHA! Vou repetir. VERGONHA!

O Brasil tem potencial para estar no mínimo no top 10. Mas você acredita que isso vai acontecer um dia? Eu não acredito. Com esse povo e esses políticos que temos? Nossa única solução seria fazer igual quando temos um computador com defeito. Formatarmos nossa terra e começarmos tudo do ZERO, com uma administração americana, alemã e nipônica. Aí sim daríamos certo.

Por enquanto, o que resta, é lamentar e ter raiva, mas muita raiva, de ter nascido aqui. E não venham com aquele discursinho que existem muitos países piores que o HUEzil. É óbvio que existem. Mas nós devemos nos comparar com os tops, e não com as porcarias. Você por acaso age assim na sua vida? Prefere estagnar ao invés de prosperar? Pois é. Não utilize essa desculpa então!

Abraços!

36 comentários:

  1. IL, também acho... E duro ouvir na radio CBN falar que a posição é boa, que nós nos comparamos com os melhores...

    Bem, sem comentários.

    Na verdade entre os 10 primeiros NUNCA estaremos, mas certamente gostaria de estar pelo menos na trigésima posição, já seria excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo. Nosso país é uma piada. Você viu o toco, para pegarmos leve, que tomamos de Israel? É vergonha atrás de vergonha...

      Abraços.

      Excluir
    2. kkkkk que merda... O brasil comenta de Israel como se os índices de homicídio já não fossem maiores do o de uma Guerra,

      o brasil vive em uma guerra civil não declarada a anos..

      Excluir
    3. Exatamente Giga. Não cuidamos nem do nosso quintal direito e queremos dar palpite em briga de cachorro grande. É brincadeira! Israel ainda foi gentil com nós, quando disse que somos um gigante cultural e econômico.

      Abraços.

      Excluir
  2. Você é típico reclamão que não seria feliz em nenhum lugar do mundo, cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reclamo mesmo. Aqui na terra das bananas pagamos impostos escandinavos e temos retornos africanos. Você acha isso certo? Por isso que o país não vai para frente. Esse conformismo é irritante.

      Abraços.

      Excluir
    2. IL, nem pagamos impostos escandinavos (apesar de estarmos no caminho e talvez em 2020-2025 chegamos lá se o rumo não for mudado), nem recebemos serviços de países africanos médios (há países bem estáveis como Namíbia, Botswana, etc).
      Compartilho o sentimento de que realmente o Brasil possui muito a oferecer, e ainda estamos muito para trás em muitas coisas.
      Porém de 1980 para 2013, o Brasil foi um dos países em que houve mais melhora no IDH em todo mundo.
      O tempo de escolaridade médio é hoje de 7 alguma coisa, e em 80 era de inacreditáveis 2 alguma coisa. A mortalidade infantil caiu acentuadamente. A expectativa de vida aumentou em mais de 10 anos.

      Creio que as principais fontes para atarmos é a) violência, infelizmente os dados estão piorando b) educação e c) saneamento.

      Se conseguíssemos avançar nessas três áreas, e não é tão difícil, creio que o país já melhoraria bastante nos próximos 10 anos.

      Abraço!

      Excluir
    3. Bem colocado, Soul.
      Para fazer uma avaliação o menos tendenciosa possível, é preciso enxergar a evolução através do tempo. Ainda estamos em uma situação ruim, há muito chão pela frente. Mas é inegável a evolução.

      Esse tipo de radicalismo e superficialidade nas opiniões e convicções é uma triste característica do brasileiro.

      Agora, uma observação: Quanto à violência, ela é consequência de desigualdade social. Acho equivocado combater diretamente a violência (por meio de leis mais duras e aumentando o efetivo policial, por exemplo) e negligenciar a verdadeira origem da violência, que é a desigualdade.

      Isso me leva à outra característica do brasileiro: Anseia por mudança, mas tem aversão à mudança do Status Quo. Ou seja, quer mudar o Brasil, desde que seus privilégios pessoais permaneçam intocados.

      Excluir
    4. Olá, Tarik.
      Eu concordo em termos sobre a violência. Uma das coisas que mais intriga os estudiosos sobre o tema violência no Brasil, é que avançamos economicamente, mas o nível de assassinatos só aumenta na última década. O aumento da violência no nordeste é assustador, apesar de ser a região que mais cresceu economicamente.

      Concordo que a questão de segurança pública não é algo apenas de polícia e repressão. Enquanto tivermos índices absurdos de falta de saneamento, educação, etc, realmente teremos índices altos de violência. Entretanto, é fato que as autoridades de segurança estão atadas, seja pela ineficência das mesmas, seja pela falta de equipamento e efetivo adequado, seja por um Judiciário problemático (enfim há muitas causas). Porém, não se pode deixar a coisa descambar, e um pouco de ordem e autoridade não fará mal ao país. As autoridades estão perdendo o poder, e falo da autoridade de um professor em sala de aula, de um pai sobre o seu filho, de um policial sobre a população. Eu creio que essa permissividade de questionar sempre a autoridade pode nos levar a um país pior. Precisamos de um equilíbrio.

      Abraço amigo!

      Excluir
    5. Soulsurfer,

      Impostos escandinavos é uma força de expressão. O fato é que pagamos impostos absurdamente altos e não temos retorno nenhum.

      É inegável que o Brasil melhorou. O problema é que essa melhora é insuficiente. Como já falei antes, somos privilegiados em vários aspectos. Nós temos o direito de ter uma qualidade de vida de primeiro mundo.

      Você citou três pontos fundamentais. O nosso principal problema, sem dúvidas, é a violência. É inacreditável que tenhamos 60.000 homicídios por ano. E isso são os dados oficiais. Não duvido que esse número chegue a 100.000.

      O problema é o seguinte. Os governantes estão preocupados com isso? Definitivamente não. Não existe segurança e justiça no país. Nosso código penal é uma piada. Como ter esperança assim?

      Fica complicado...

      Abraços.

      Excluir
    6. Tarik,

      Como disse para o Soulsurfer, é óbvio que houve uma evolução, mas foi uma evolução a passos de tartaruga. Países como Japão, Alemanha e Coréia do Sul, que foram devastados na 2ª Guerra Mundial, são potências hoje. E o Brasil, que nunca passou por NADA disso, muito menos desastres naturais, está anos-luz atrás desses países. Como você me explica isso?

      Me desculpe, mas não é radicalismo, e sim realidade. O problema do brasileiro é justamente ser bonzinho demais. Não, a violência não é consequência da desigualdade social. Hoje em dia todos os miseráveis são amparados pelo Governo e a violência disparou.

      Seu discurso é de esquerdista e sociólogo. O único modo de combater a violência é com leis duras que sejam efetivamente cumpridas. A verdade é que ser bandido no Brasil vale a pena. Veja os mensaleiros, desviaram milhões, não vão devolver, e até o fim do ano já estarão em casa soltos e tranquilos. Isso é um país sério?

      Abraços.

      Excluir
    7. Soulsurfer,

      Como falei para o Tarik acima, o grande problema chama-se impunidade. Para que andar na linha se você pode fazer o que quiser que não vai acontecer nada? O Brasil precisa de um choque de gestão URGENTEMENTE! Só assim a violência, quem sabe, começará a cair.

      Abraços.

      Excluir
    8. IL, concordo contigo. Precisamos melhorar e muito os índices de solucionamento de crime e a Justiça precisa ser mais rápida na solução dos conflitos.
      O Brasil é esquizofrênico, na mesma medida que há pessoas sem julgamento, há milhares de presos que continuam presos mesmo depois de cumprir a pena. Geralmente são pessoas pobres sem acesso a advogado. Ou seja, o nosso sistema de segurança precisa realmente passar por um choque de gestão.

      Abraço!

      Excluir
    9. Grande incrementada Soul, me parece que fora os últimos governos do PT - que começaram a tirar essa euforia e crescimento do Brasil - porém o lado bom é que a insatisfação da população com o governo é cada dia maior.

      A esperança!!! Além do PT ha uma desaceleração mundial no comércio o que reduz fabricações etc e tal, a crise americana européia e a brasileira.

      - para acrescentar, na Alemanha se paga em torno de 50% dos proventos em impostos, porém voce nao se importa em pagar isso pois recebe em troca.

      Me parece que o Brasil esta em um processo de melhora em ciclos, e quando o PT sair do governo vai ser uma pagina virada, que nunca desejaríamos ter aberto.

      Excluir
    10. Exatamente Soulsurfer. Precisamos reformar nosso código penal e a CLT URGENTEMENTE. E porque o PT não faz isso? Porque eles estão se lixando para a população. Essa é a realidade.

      Abraços.

      Excluir
    11. Todos nós estamos torcendo por isso Giga. O PT é igual um câncer. É uma célula maligna que se apropriou do Estado brasileiro e está em processo de metástase. Temos que extirpar esses bandidos do poder o quanto antes.

      Abraços.

      Excluir
  3. Calma, IL, cuidado com as coronárias. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa OS, eu tenho saúde de ferro, rs. Sabe, é que é revoltante ver a que ponto chegamos. Temos tudo para ser um país maravilhoso e as coisas não andam. Chega uma hora que cansa.

      Abraços.

      Excluir
  4. sabe o que e pior ,e que nada podemos fazer pra mudar esta merda ,qual opção que temos?não temos um politico decente pra votar ,protestos não adianta nada e a coisa so tende a piorar tamo ferrado ,so vejo uma solução trabalhar juntar muito dinheiro e dar um geito de sumi daqui pra nunca mais voltar........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      É exatamente isso que eu estou fazendo. Se você tem dinheiro, você tem bala na agulha. Logo, se o processo de Venezualização do país continuar, pretendo fugir para o exterior. Penso em ir inicialmente para Portugal e depois decidir o que fazer.

      Abraços.

      Excluir
  5. Olá IL,

    Putz, acho que vou me mudar para Sri Lanka.
    Só o fato de não ter que olhar para a cara da Dilma, já vai me dar uma baita bem estar pessoal.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale BBB! Eu tenho ódio dessa sapatona comunista. E o pior é saber que essa retardada pode se reeleger. Isso é o pior!

      Abraços.

      Excluir
    2. Bye,
      É um país lindíssimo, e desde que problema com o grupo guerrilheiro tigre tamiles foi amenizado, creio que o país deve ter melhorado muito.

      Abraço!

      Excluir
    3. Se o surfista falou, tá falado, rs.

      Abraços!

      Excluir
    4. É realmente uma tristeza pensar na reeleição da Dilma... que lástima...

      Alguém viu esse da Dilma

      http://www.youtube.com/watch?v=N0KkpaY7wZI

      Excluir
    5. Giga,

      É uma completa retardada, absolutamente despreparada para gerir até uma barraquinha de feira, quem dera o nosso país. Realmente, dá uma dor no coração só de imaginar a velha comunista no poder por mais quatro anos. Não podemos deixar isso acontecer!

      Abraços.

      Excluir
  6. Com certeza o ``anão diplomático`` como dito excelentemente por Israel tem todo potencial!!! - porém sabemos a razão a qual não vai...

    E ridiculamente como se fizesse alguma diferença não lembro o nome do Ministro foi singelo e disse ``esta errado este índice, a nossa posição correta é 67``

    Que seja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel apenas mostrou a nossa realidade! Um lugar com tudo para dar certo que será eternamente o país do futuro. Eu vi essa palhaçada também Giga. A presidanta convocou uma coletiva para questionar a posição do Brasil.

      Vamos ser bonzinhos e acreditarmos que realmente estejamos em 67º. Ainda assim, uma posição vergonhosa, ridícula, e atrás de vários, vários e vários países muito piores que nós.

      Abraços.

      Excluir
  7. IL,

    Mudando um pouco de assunto, preciso de um help seu.
    Tentei ganhar uns trocos comprando ggbr4, mas a coisa não vingou e ela acabou caindo um pouco. Síndrome de abstinência da bolsa.rs
    Agora, não sei se vendo ou seguro um pouco para ver o que dá.
    Vi que você não tem ela na carteira, o que faz você não gostar dela?
    Sei que você analisa bem as empresas antes de comprar alguma ação, por isso estou te perguntando pois gosta muito das suas opiniões.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BBB!

      Obrigado pelas palavras gentis. A primeira coisa que devemos ter em mente é que a GGBR4 é uma empresa cíclica. Empresas cíclicas, como o próprio nome diz, ciclam.

      Elas são uma verdadeira montanha russa. Podem ter um ano espetacular e outro trágico na sequência. A Vale é outro exemplo de empresa assim. Da minha parte, não gosto de empresas cíclicas.

      Prefiro empresas entediantes, chatas, previsíveis, que fazem sempre a mesma coisa. Nesse aspecto sou bem parecido com o Buffet.

      No seu caso, fica difícil sugerir um caminho a ser escolhido. Se você acha que as perspectivas para a Gerdau são boas, mantenha o papel. Já se você não gosta de empresas cíclicas como eu, é melhor sair fora!

      Enfim, não sou agente autônomo de investimentos, essa é apenas a minha opinião e quem tem que decidir o que fazer é você. O Troll tem ações da Gerdau, talvez escutar o lado dele fosse uma boa.

      Abraços.

      Excluir
  8. IL, sou seu fã, e diariamente pego muito nais pesado. Parabéns amigo!
    Sugestão, poderiamos usar a blogisfera parA selevionar alguém para concorer a algum cargo político a nivel nacional. Sempre sonho con uma liderança a nivel nacional de uma pessoa honesta. Grande abraço! Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio Bagual! Também gosto muito da sua visão sobre o Brasil. A respeito da sua sugestão, eu juro para você que já pensei bastante em ingressar na política brasileira. Quem sabe no futuro?

      Abraços.

      Excluir
  9. Existe um site chamado "archive.org" que grava capturas de tela de sites periodicamente, para fins de consulta posterior.

    Vejam a captura de tela do site "archive.org", referente ao blog do Zé Mobral:

    https://web.archive.org/web/20140517025936/http://zemobral.blogspot.com.br/

    O Guardião do Zé Mobral roubou o endereço do blog!!! Vejam lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Aqui o link não abriu. O que ele mostra?

      Abraços.

      Excluir