quinta-feira, 31 de julho de 2014

Fechamento julho de 2014

Olá investidores,

Mês ruim para a minha carteira. Ela performou mal e rendeu -0,85%. Tomei uma lavada do Ibovespa, que foguetou e teve uma rentabilidade de 5%.


 Vamos aos números então. Primeiro a visão geral das ações neste mês:


Destaque positivo para o trio TOTS3, CCRO3 e CIEL3. Do lado negativo tivemos EZTC3, NATU3 e ABEV3. Como já avisei para todos no post anterior, estou fazendo uma reforma na minha carteira. Como podem ver, a tabela está com duas linhas desocupadas, que eram da BVMF3 e da SBTP11. Ambas foram vendidas essa semana. ETER3, EZTC3 e TAEE11 serão as próximas da lista.

Elas também estão com a ordem de venda já lançada. As outras dez permanecerão e pretendo acrescentar dois novos reforços, uma empresa de consumo não cíclico e outra empresa do setor elétrico. Darei mais detalhes sobre essas novas aquisições em outro post, mostrando a escalação da carteira e os motivos pelo qual eu escolhi cada uma delas.

E para fechar, o comparativo entre o Ibovespa, a minha carteira e o CDI. No ano ainda estou ganhando do CDI mas fiquei preocupado ao saber que estou perdendo do índice. É aquela história, para que analisar as empresas se é mais fácil investir de forma passiva? Espero reverter esse quadro no final do ano:


Então é isso! Vamos ver o que agosto nos reserva. Espero até o final do mês estar com a carteira realmente definida e ver como ela irá performar até o final do ano. Deixe seu comentário!

Abraços.


40 comentários:

  1. mexeu muito na carteira e o pior é que vai jogar fora a dividendera da TAEE. tem certeza disso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Cheguei a conclusão de que 12 empresas são o número ideal para mim. A TAEE11 vai sair sim, mas vou colocar outra empresa tão boa quanto ela no lugar. Fique tranquilo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Tb to achando q vc esta mexendo demais, tá precipitando não I.L?

      Excluir
    3. Uó,

      Não. Precipitadas foram algumas compras.

      Abraços.

      Excluir
    4. DH,

      Exatamente meu caro!

      Abraços.

      Excluir
  2. Abev3 foi a âncora de muita carteira nesse mês.
    Se vc não olha muito pros dividendos, fez bem em vender bvmf.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos,

      Verdade. O mercado é totalmente irracional! Na verdade o que mais me incomodava na BVMF3 era sua passividade. A Bolsa diz que quer crescer mas isso é uma grande mentira.

      Você já viu alguma propaganda dela na Globo? Em alguma revista ou jornal de grande circulação? Eles não estão preocupados em aumentar a quantidade de PFs e sim de ganhar com as taxas. E ela nem paga tantos dividendos assim...

      Abraços.

      Excluir
  3. Andei olhando comentários antigos e confesso que fiquei preocupado com as frases otimistas e pouco tempo depois as vendas...

    "A respeito da STBP11, acredito muito no crescimento do setor portuário, e ela vem sendo extremamente importante para o desenvolvimento do mesmo. Se o Brasil quiser avançar, precisa investir em seus portos."

    "CMIG é uma bela empresa, porém, não invisto em nenhuma empresa estatal quando existe a possibilidade de investir em uma privada que seja do mesmo segmento. Logo, TAEE11 será minha representante do setor elétrico."

    "EZTC3 é modinha? Me desculpe, mas você falou um tremendo absurdo. Os dados da empresa são espetaculares e sua administração/governança corporativa idem. Como vai ser no futuro ninguém sabe, mas o presente é muito bom."

    "Fala Uó! A EZTC3 dispensa comentários né? Gosto da área de atuação da STBP11, acho ela muito promissora e com um enorme potencial de crescimento."

    "Eu não penso assim. E um trimestre por si só não quer dizer NADA! Tem que esperar fechar o anual. Sobre a EZTC3, confio na administração da mesma."

    "Porque não entrou na Cielo ainda? Sobre a BVMF, a mesma detém o monopólio de um mercado que tem tudo para crescer nos próximos anos. O futuro é promissor.."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Na época eu realmente estava empolgado. Mas eu me enganei. Como falei para o Guardião, as únicas compras que eu me arrependo são BVMF3 e STBP11. ETER3, EZTC3 e TAEE11 estão saindo por estratégia. A qualidade dessas três empresas continua a mesma.

      Abraços.

      Excluir
    2. IL, nada contra suas estratégias, mas rachei o bico com suas frases antigas, parecem frases do Jordan Belfort.

      Excluir
    3. Land,

      Relaxa, rs. Deixa aí de aprendizado! ;)

      Abraços.

      Excluir
  4. Fala I.L. Beleza?

    Sou defensor de um limite de empresas, mas não acho que deva sair vendendo suas ações para chegar ao número mágico.

    Por que não fica nas 12 empresas e vai paulatinamente vendendo nas boas subidas as demais? (fica não, foca!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Eu estou fazendo exatamente isso! As únicas compras que eu me arrependi foram a BVMF3 e a STBP11. De resto, pretendo focar nas 12 e vou vender as outras três sem pressa nenhuma, apenas quando o mercado chegar no meu preço.

      Abraços.

      Excluir
  5. Ué, vai ficar só com uma elétrica? E a concentração intra-setorial? Ter pelo menos uma geradora e uma distribuidora é interessante. E a distribuição é o néctar do setor elétrico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a transmissão que é o filé das elétricas? Pelo menos é o que dizem.

      Excluir
    2. Troll,

      Sim! Distribuidoras não me interessam, vide o rolo da ELPL4. Pretendo ficar apenas na geração de energia mesmo.

      Abraços.

      Excluir
    3. OS,

      É o que dizem, rs. Mas eu não quero mais ter units na carteira. E as duas do segmento são desse tipo, infelizmente.

      Abraços.

      Excluir
    4. A TAEE conta com tag along, sem contar que é vaca leiteira premium.

      Excluir
    5. OS,

      Sim, mas quando você compra a unit, leva um pacote com duas PN e uma ON. Ou seja, PN não é sócio e você ainda leva duas dela. Esse é o problema.

      Abraços.

      Excluir
    6. São as transmissoras que costumam oferecer menos riscos sim. Taesa é transmissora e não tenho distribuidoras em minha carteira. Eu pensei uma coisa e escrevi outra.

      Sobre Units, a Taesa tem tag along e boa governança. optar por ON quando PN tem tag along é só se você quiser votar nas assembleias.

      Excluir
    7. Troll,

      Eu percebi que você havia escrito errado. A Taesa tem tudo isso sim. Mas é aquilo, PN não é sócio. Você tem 100% das PNs e 49% das ONs. Eu tenho 0% das PNs e 51% das ONs. Quem manda?

      Abraços.

      Excluir
  6. concordo c o pessoal, mexe menos na catteira, aos poucos vai ajustando mas da tempo ao tempo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AJ,

      Eu só vendi a BVMF3 e a STBP11 porque não estava confortável com ambas. Errei na minha análise e me deixei levar pela emoção. Vou focar agora nas 12 da carteira e vender as outras três sem pressa.

      Abraços.

      Excluir
  7. Próximo mês vc recupera, um abraço! e muitos rendimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé,

      Valeu pelo apoio. Blogueiro novo na área? Vou te adicionar no meu blogroll.

      Abraços.

      Excluir
  8. A foto ficou meio borrada, mas o filme continua legal.

    Melhor sorte em agosto, IL!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala LDL,

      Muito obrigado. Tenho confiança que a reforma na carteira produzirá resultados satisfatórios.

      Abraços.

      Excluir
  9. Exatamente, foi um mês ruim para você - mas no histórico ainda está legal.

    O importante é você encontrar a estrategia que te deixa confortável e fazer os ajustes necessários.

    Boa sorte nos ajustes e no próximo mes esperamos que voce tenha melhor sorte.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EP,

      É verdade. Poderia estar melhor, mas vamos esperar fechar o ano. Obrigado pela força.

      Abraços.

      Excluir
  10. Tem que ter sangue frio para todas essas mudanças...

    $uceso (y)

    ResponderExcluir
  11. Olá IL,

    Esse mês seria difícil mesmo bater Ibov. com essa subida da Petro e Vale,mas sem dúvida sua carteira é muito melhor que esses dois ativos.
    Abraço e rumo ao Top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBB,

      Obrigado pelas palavras! Vamos ver o que vai acontecer em agosto e até o final do ano.

      Abraços.

      Excluir
  12. Pena que vc não performou bem nesse mês, mas a sua disciplina é exemplar, e mesmo que as custas do aporte teve um excelente crescimento patrimonial..
    Vamos em frente...
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PC,

      Obrigado pela força! O meu patrimônio ainda é pequeno, então os aportes fazem a diferença no começo. Sigamos em nossa caminhada.

      Abraços.

      Excluir
  13. Como dizem, errando e aprendendo! Você nunca vai aprender a andar de bicicleta se não tomar alguns tombos.
    O importante é não desistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplinvest,

      Valeu pela força colega.

      Abraços.

      Excluir
  14. Opa IL, boa a sua carteira, embora eu sinta algumas faltas aí. De qualquer forma, só uma curiosidade, que já deve ter sido respondida no passado mas eu não consegui achar: Por que não divulgar os valores reais da carteira?

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PR,

      Agradeço os comentários! Então, apesar de estarmos teoricamente "protegidos" por um anonimato, não me sinto confortável em divulgar valores.

      Acredito que devemos focar na rentabilidade. É ela que vai fazer a diferença ao longo do tempo, independentemente do tamanho do seu capital.

      Abraços.

      Excluir