sexta-feira, 11 de julho de 2014

Enchendo o carrinho

Olá investidores,

Em julho optei por aumentar posição na MDIA3 e abrir na NATU3. A carteira, a princípio, está fechada! Porém, após algumas análises, estou propenso a realizar, em um futuro próximo, duas trocas na carteira. Mas isso é assunto para outro post.

Abraços a todos!

32 comentários:

  1. Esse mês abri posição em natura também e comprei meio lote de Cetip.

    FRED CONE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caraca, tem q ser macho pra comprar CTIP neste preço.

      Excluir
    2. Parabéns pelas compras Fred.

      Abraços.

      Excluir
    3. Uó,

      O que eu sei é que a CTIP3 é uma ótima empresa. Ela já está na sua carteira?

      Abraços.

      Excluir
    4. já está, mas comprar topo historico até me arrepia os cabelos, rs

      Excluir
    5. Uorrem bife, A Cetip, é o tipo de empresa que quem não comprar agora, vai se arrepender, a tendência é a cotação dela ir para 40,50,60 reais, ela domina e é única nesse mercado e até a distribuição de dividendos está aumentando, minha estratégia é longo prazo.
      FRED

      Excluir
    6. apesar de ser um excelente empresa, comprar ''topos'' realmente me arrepia.. não sou pessimista, sou analista, faça um estudo apenas técnico sobre compra de topos e vera que o resultado não é nada favorável.


      abraços

      Excluir
    7. Quero ficar com Cetip enquanto ela der lucros, enquanto tiver dando esses ótimos resultados, não acredito em análise técnica, não é a toa, que a maioria das pessoas quebram em trades. Eu quero comprar cetip cada vez mais cara, sinal que está indo bem...

      Excluir
    8. Essa história de topo não tem embasamento nenhum e não passa de um antigo TOC do Uó. Quem faz compras mensais não compra topo tempo todo

      Excluir
    9. Uó,

      Quem compra um pouco todo mês vai comprar no topo, no meio, na baixa e ficar com um PM na média. Logo, pensar em preço nessa situação é irrelevante.

      Abraços.

      Excluir
    10. Pois é Fred! A Cetip está se transformando em uma maquininha, pois ela está crescendo muito e ainda assim distribuindo dividendos gordos. O problema de esperar ela cair é justamente se essa correção nunca vier.

      Abraços.

      Excluir
    11. Giga,

      Te arrepia porque? Como já foi dito pelo Troll, quem faz compras mensais não vai comprar TH todo mês.

      Abraços.

      Excluir
    12. Exatamente Anônimo. Me mostra aí um só, umzinho trader milionário que eu acredito em análise técnica. Crude Trader, por sinal, foi mais um que evaporou.

      Abraços.

      Excluir
    13. Exatamente Troll, você disse tudo.

      Abraços.

      Excluir
    14. Não existe isto de comprar topo.
      CIELO é exemplo clássico de topo a mais de 2 anos e nem por isto foi investimento ruim.
      CETIP está na tendência de alta para os próximos semestre, e portanto é totalmente válido o movimento de se posicionar agora.

      Afonsinho!

      Excluir
    15. Se seguir o TSDB do Bastter não comprará topo nunca, mas para iniciar posição como foi o caso, não tem como, tem que encarar a compra, estipular os percentuais na carteira e seguir alimentando, sem stress.

      Excluir
    16. Pois é Afonsinho! Empresa boa tem que comprar sempre.

      Abraços.

      Excluir
    17. OS,

      É assim mesmo que o TSDB funciona. Ele evita que você compre na alta, o que é uma bela mão na roda.

      Abraços.

      Excluir
  2. hehe, como disse no outro post, uma carteira nunca está fechada. a não ser q vc pare de olhar para ela. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando digo fechada é no sentido de permanecer sócio das empresas da carteira por décadas, salvo se elas ficarem ruins um dia.

      Abraços.

      Excluir
  3. Gosto da MDIA. Boa empresa. Ela e BR Foods me atraem... Sigo olhando!

    Simpatizo com a Natura, mas não a ponto de tê-la em carteira (ainda).
    Acha que o Boticário não deixa a concorrência acirrada demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga Guardião,

      Costumo dizer que MDIA3 e BRFS3 são complementares, pois ambas atuam no mesmo setor mas em segmentos diferentes. Pretendo ter ambas na carteira.

      Então, acho meio complicado pensar em concorrência, pois se for pensar assim você não investe em nenhuma empresa. O fato é que a Natura é uma empresa muito bem administrada, com ótimos balanços e uma gestão que respeita o minoritários.

      Vamos ver, há muito tempo queria ter uma empresa do segmento de cosméticos, que a mulherada compra adoidado, na minha carteira.

      Abraços.

      Excluir
  4. Certas empresas são excelentes justamente por conta do ambiente competitivo onde estão inseridas. PETRO é quase um monopólio e não tem a governança e confiabilidade da Natura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Troll e isso acontece porque a Petrobras é estatal. Se um dia ela vier a ser privatizada tal qual a Vale, serei o primeiro a comprar ações da nova empresa.

      Abraços.

      Excluir
    2. IL, posso garantir que existem muito mais empresas privadas com péssima governança do que estatais.

      Excluir
    3. Cite exemplos. Mas vamos falar de empresas sérias e não de MILKs da vida. O que o PT faz com a Petrobras, se o Brasil fosse um país sério, seria caso de impeachment e crime de lesa pátria.

      Abraços.

      Excluir
    4. Você pediu o impossível, pois não existem empresas sérias com péssima governança. Uma coisa exclui a outra automaticamente.

      Sobre a Petro, se a inflação oficial estivesse batendo a casa dos 12%, com gasolina a R$ 6,00 e a empresa tendo lucro recorde enquanto outras milhares estariam a beira da quebra, conte-me como isso seria bom para o País.

      Você aceita muito fácil as coisas que são ditas por aí. Aconselho a exercitar mais seu senso crítico.

      Excluir
    5. Troll,

      Que discurso de petista em? O governo NÃO PODE sacrificar a Petrobras para segurar a inflação. E saiba que mesmo fazendo isso, a inflação oficial, e não a divulgada pelo governo, já está nos dois dígitos.

      É óbvio que como você tem um salário muito acima da média esse efeito para você é irrelevante. Mas o pobre já está sentindo o aumento dos preços na pele. E eu também!

      Se o Governo não tem condições de gerir a Petrobras de forma correta, visando o lucro e o retorno aos acionistas, como petroleiras sérias fazem, é melhor pedir para sair. Os países da Aliança do Pacífico estão dando um baile no Brasil.

      Inflação média de 3% e crescimento médio de 5%. Logo, nós sabemos muito bem de quem é a culpa. E para fechar com chave de merda, a Copa acabou e a conta vai ser paga por todos nós.

      Abraços!

      PS: E nunca, mas nunca MESMO, que uma empresa estatal vai ser mais eficiente que uma privada. Isso é IMPOSSÍVEL! Sou formado em jornalismo, então pode ter certeza que o que eu mais tenho é senso crítico.

      Abraços.

      Excluir
    6. Antes de mais nada, não estou fazendo discurso embasado em nenhum partido e nem defendendo nenhuma empresa. É apenas a MINHA opinião.

      O fato de você ser formado em jornalismo em nada assegura que você é uma pessoa crítica, pois todos sabemos bem como nossa mídia é alienante e mascarada. E todos na Blogosfera já leram seus "copy+paste" do Bastter, sendo que nem sempre ele está certo, apesar de eu admirar muito o trabalho dele.

      E se estamos analisando eficiência sob o prisma da maximização dos lucros, então fica muito claro que uma empresa pública não tem como ser mais eficiente do que uma privada, pois elas possuem objetivos econômicos distintos. O Estado busca (em tese) a satisfação do interesse público, ficando o lucro em segundo plano. Diferente da iniciativa privada, a qual sempre buscará lucrar o máximo possível, ainda que isso implique em sacrifício ao interesse público. Logo, uma empresa privada lucrativa jamais deixará de poluir o meio ambiente, de assediar seus funcionários ou de ludibriar o consumidor se isso implicar em redução de seus lucros. Então, meu nobre, se os objetivos são distintos, é óbvio que o público e o privado não chegarão ao mesmo lugar.

      "Mas então por que a Petro não é privatizada?"

      Eu penso que deveria sim, ficando o Estado com apenas com a regulamentação do setor através da ANP! Mas isso já é outra discussão.

      Aguardando sua réplica recheada de "FODA-SE" em 3, 2, 1...

      Obs: as centenas de empresas que pedem falência anualmente são privadas e não públicas.

      Excluir
    7. Troll,

      Concordo plenamente com sua visão sobre a mídia. Quem me conhece sabe muito bem o quanto eu critico a imprensa em geral, principalmente a Globo. Atualmente, o melhor meio de se informar, é a internet! Tanto que eu nem trabalho na área, afinal, me desiludi com a mesma.

      O Bastter está certo em muitas coisas e erradas em outras. O problema é que ele não admite ser contrariado. Inclusive ele perdeu a paciência comigo outro dia aí só porque eu fiz alguns questionamentos sobre a "filosofia" dele. Logo, concordo novamente que ele não é Deus e nem o dono da verdade.

      É exatamente isso meu caro! Essa baboseira de que o petróleo é nosso é a coisa mais estúpida que existe. Se a Petrobras é dos brasileiros, porque o Governo não dá um pedaço dela para cada um de nós? É por isso que não existe comparação entre empresa privada e estatal.

      Empresa privada visa o lucro. Empresa estatal visa a corrupção, os cabides de empregos, uma banana para o acionista minoritário, etc. Sou 100% a favor da privatização da Petrobras também. Apenas compare o antes e o depois da Vale para vermos no que ela se transformou graças à iniciativa privada.

      Sim Troll, e sabe por quê? Porque as empresas estatais tem o Governo do lado. Sabe quando o Governo vai deixar uma empresa dele quebrar? Nunca. Apenas por isso. Se precisar de dinheiro, os trouxas (nós) pagaremos a conta. O Brasil precisa de MENOS estado e mais MERCADO.

      Abraços.

      Excluir
  5. Boas compras, IL!

    Só uma dúvida... ao invés de realizar as trocas, não seria melhor acrescentar essas 2 novas empresas à carteira?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu LDL! Então rapaz, as trocas serão necessárias porque eu estabeleci um limite de 15 empresas na carteira. Diversificação faz bem, mas em excesso, pode reduzir o potencial de algumas empresas.

      Abraços.

      Excluir