segunda-feira, 30 de junho de 2014

Fechamento junho de 2014

Olá investidores,

EDIT:

Pessoal, eu tava olhando a rentabilidade do povo da blogosfera e tinha achado muito estranho a minha carteira ter rendido APENAS 0,13%. Era muito pouco! Será que eu havia desaprendido a investir na Bolsa? Fui mexer nas minhas planilhas e descobri que eu fiz todos os cálculos sem levar em conta as ações bonificadas do Itaú. Além do meu PM ter ido para baixo, eu não somei elas nas planilhas na hora em que fiz o fechamento!

Dessa forma, fazendo os cálculos corretos, a carteira teve uma rentabilidade correta de 1,99%, e o patrimônio aumentou 10,1%! Que diferença em? Tudo isso porque eu não contabilizei as 10 ações novas, eu simplesmente fiz o fechamento sem elas! E isso que eu trabalho com contabilidade em, rsrs. Aproveitei e atualizei todos os gráficos, agora sim corretos. Peço desculpas pela falha.

Mais um mês se encerra, o mês da "Copa das Copas", segundo nossa presidanta, e lá vamos nós ao fechamento do mês. Em junho eu recebi a bonificação de 10 ações do ITUB3 e também proventos dele, da BVMF3 e da SBSP3. da Minha carteira performou bem e teve uma alta de 1,99% conforme prova a planilha do ADP abaixo:


O interessante é que pela primeira vez, desde que comecei a usar o sistema de cotas, perdi no mês para o Ibovespa, que subiu bem e fechou com 3,76%. Se estou preocupado com essa derrota? Honestamente, não. Minha carteira não tem VALE e PETR. Quando essas duas empresas sobem bem, o Ibovespa (que tem grande peso delas), obviamente, sobe também. Além disso, no ano, ainda estou na frente do benchmark.

Vamos ver como as ações da carteira se comportaram no mês? A tabela abaixo mostra tudo...


Destaque positivo para CIEL3, CCRO3 e TOTS3. Na ponta negativa temos EZTC3, TAEE11 e ABEV3. Como falei no post anterior, minha carteira está praticamente fechada. Apesar de ter dito anteriormente que a NATU3 seria a 15ª integrante o time, estou em dúvida entre ela e outra empresa. Vamos ver, devo decidir isso nos próximos dias.

Para esse mês, tenho também outra novidade para mostrar. Conforme orientado pelo ADP, vou começar a mostrar o interessantíssimo gráfico que compara a carteira com o CDI e o Ibovespa.


Abraços a todos!

36 comentários:

  1. Bela carteira IL.
    Poderia nos explicar por favor o racional de optar pelo Itaú frente ao Bradesco?
    Abraço.
    W.R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala W.R.

      Questão de preferência mesmo! Ambos são excelentes bancos mas no momento vejo o Itaú um pouco a frente.

      Abraços.

      Excluir
    2. Racional não tem, é emocional mesmo...rs Odiamos o Bradesco !!! kkk

      Excluir
    3. Analisando pelo lado do cliente, o Itaú, para mim, ainda assim é superior ao Bradesco.

      Abraços.

      Excluir
  2. Grande crescimento patrimonial!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Guardião! A carteira é pequena ainda, com o tempo, a tendência é que o crescimento dela diminua gradativamente.

      Abraços.

      Excluir
    2. Agora com os cálculos corrigidos, o crescimento foi maior ainda.

      Abraços Guardião!

      Excluir
  3. Carteira performou bem no semestre, é natural que corrija um pouco. Não perca teu sono com isso porque não vale a pena!

    Te desejo um excelente segundo semestre!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga LDL!

      Pois é rapaz! Até o momento estou satisfeito com a rentabilidade dela. Até porque o que realmente importa é como ela vai fechar no final do ano.

      Desejo o mesmo para você.

      Abraços!

      Excluir
    2. LDL,

      Com a correção ela performou melhor ainda! Abração.

      Excluir
  4. Na despeito do 0,13 carreira segue saudavel parceiro. Parabens pelo campo positivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refiz os cálculos e ela teve rentabilidade de quase 2% em junho. Bem que eu achei estranho a minha rentabilidade em comparação com a blogosfera.

      Abraços.

      Excluir
  5. É absolutamente natural perder para o Ibovespa de vez em quando no mês.

    Excelente semestre, especialmente depois de um janeiro ruim. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é DH, inicialmente eu havia calculado a rentabilidade de forma errada. Ainda assim perdi do Ibovespa, contudo, de 0,13% para 1,99% é uma tremenda diferença.

      Abraços!

      Excluir
  6. Parabéns IL - excelente semestre e excelente recuperação quando olhamos os numeros de Jan. Isso mostra a maturidade na estratégia adotada e também na formação da carteira. Minha carteira ideal é bem parecida com a sua.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado EP! Janeiro começou muito mal mas a recuperação aconteceu. Fico feliz em saber que teremos uma carteira parecida, isso mostra que estamos no caminho certo.

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá IL,
    Na tabela onde você coloca as rentabilidades, nas colunas onde você quer retirar clica com o botão direito sobre a letra da coluna e escolha a opção Ocultar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ADP,

      Sou meio chucro em Excel, vou dar uma olhada lá nas planilhas e ver se consigo fazer isso. Obrigado pela dica.

      Abraços.

      Excluir
  8. Excelente rentabilidade IL, vamos em frente...
    Grande Abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PC, sigamos em nossa jornada.

      Abraços.

      Excluir
  9. Arredonda pra 15 e coloca umas CMIG aí, vaca leiteira de qq carteira. rs
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga OS!

      Vou arredondar para 15 sim, mas não é a CMIG que vai ocupar a última vaga, rsrs. A vaca-leiteira da minha carteira atende pelo nome de TAEE11.

      Abraços.

      Excluir
    2. Jovem, a CMIG é a vaca-mãe da novilha TAEE. Eu to com a mama...

      Excluir
    3. Diga Anônimo,

      O problema é se o governo de Minas Gerais quiser explorar demais a mãe, né?

      Abraços!

      Excluir
  10. Olá IL,

    Está ganhando tanto dinheiro que até já se perdeu nas contas. hehehe
    Parabéns pelo resultado, você merece.
    Minha RF está entediante, preciso pegar um pouco dessa sua coragem para investir na bolsa novamente.
    Abração


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força BBB!

      A Renda Fixa é entediante mas segura! Eu estou 100% em ações temporariamente, mas no ano que vem pretendo abrir posição na RF e deixar de 20 a 30% do patrimônio lá.

      Abraços.

      Excluir
  11. IL, boa rentabilidade, parabéns pela carteira. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Vocês ficam economizando feito mortos de fome e delirando que ganharam da poupança ou da inflação, só que cada dia seu dinheiro compra menos, a inflação real é muito diferente da oficial, dinheiro enfiado no mercado financeiro é dinheiro rasgado, quando passar alguns anos o que juntaram não vai dar pra comprar nem 1 décimo do que compra hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buy and hold discorda de você. Enfim, cada um com suas convicções. Eu invisto em BOAS empresas e não de forma irresponsável no mercado financeiro.

      Abraços.

      Excluir