terça-feira, 20 de maio de 2014

Itaú ou Itaúsa?

Olá investidores,

Estava discutindo exatamente o título da postagem com meu amigo Uorrem Bife. Para quem (ainda) não sabe, eu possuo ações do Itaú (ITUB3). Já a Itaúsa (ITSA3), é uma holding, criada pela família Setubal para administrar seus negócios. A ITSA3 é composta por aproximadamente 95% de Itaú, 4% de Duratex (DTEX3) e os 1% restantes são divididos entre a Itautec (ITEC3) e a Elekeiroz (ELEK3)



Tanto ITUB3 como DTEX3 são boas empresas. ITEC3 e ELEK3 são ruins, mas a participação delas na holding é tão pequena, que chega a ser irrelevante. O ITUB3, atualmente, é a maior posição da minha carteira, fato inclusive que está distorcendo a divisão considerada ideal da mesma. Levando em conta tudo isso, quero ouvir a opinião de vocês.

Vale a pena encerrar a posição em ITUB3 e passar a comprar ações da ITSA3? Vocês acham que comprar ITSA3 significa comprar ITUB3 mais barato? Uma parte dos recursos provenientes da venda seriam destinados para o meu colchão de segurança, que atualmente está em 16,6% do valor que eu julgo ideal. Com o resto, obviamente, eu compraria ITSA3. Vamos debater, estou em dúvida no que fazer e quero ler a opinião de todos...

47 comentários:

  1. Olá IL,

    Este pensamento que você teve, que eu tive, que o Uó teve, de que valeria ITSA em favor de ITUB, parece aquela idéia genial. Ocorre que o mercado não é bobo. Se ITSA tivesse tudo isto de ITUB além de não ter os riscos de DTEX e EQueiroz, concorda que o papel não era para estar tão descontado assim ?
    Ok, você vai me dizer que na verdade o valor está descontado pois existem muitos mais ações ITSA do que ITUB no mercado, logo o que parece ser um desconto na verdade a cotação baixa se deve ao montante de ações no mercado.

    Itáu eu acho um puta banco, seguido pelo Bradesco e por fim BB.
    Como já explanei lá no blog do Uó, se eu fosse posicionar em banco, não escolheria mais BB devido a sua natureza gangorra e interferência governamental. Talvez escolheria para trade, não BH.

    Voltando a ITSA x ITUB, continuo achando que muito preferível ficar com o banco (ITUB), que você consegue enxergar o resultado puro e diminui o risco, do que investir na holding (ITSA) e comprar outras empresas que não são tão boas e com riscos e endividadas.

    Uma vez nestas andanças, vi que alguém comentando que ele no setor financeiro, iria se posicionar nos 3 grandes bancos, com 5% para cada, de modo a diminuir o risco. Gostei desta idéia.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poney!

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Concordo com você, no setor bancário eu to fora do BBAS3 enquanto esses bandidos do PT estiverem no governo.

      Logo, sobram ITUB3 e BBDC3 que são excelentes bancos! Sobre a ITSA3, foi o que eu escrevi no post, a DTEX3 é uma boa empresa! Já viu os dados dela?

      Então, vou ser bem sincero, eu estou numa puta dúvida, rsrs. A Itaúsa é o Itaú! Conversei com o RI essa semana e eles foram bem atenciosos e cordiais.

      A questão mesmo é chegar a conclusão se vale a pena fazer essa troca aparentemente inofensiva.

      Abraços!

      Excluir
    2. Algumas perguntas para exercitar a discussão:

      1) Já viu a dívida de DTEX ?
      2) Se as florestas que ela tem arder no fogo, como fica ? Quanto de impacto causa no faturamento, já que a madeira é matéria prima.
      3) De onde você tirou que dentro de ITSA, ITUB é 95%. Este número é confiável ?

      Excluir
    3. - Poney, vou me adiantar ao Investidor Livre e responder 2 perguntas:
      - as florestas de madeira (geralmente eucalipto ou pinus - no Brasil temos a melhor produção mundial por tempo de plantio até coleta - comparando-se com paises tambem grandes produtores mundiais:pinus -paises nordicos e eucalipto Austrália - o ganho em tempo é cerca de 1/3 do total),as florestas de arvores com intuito de corte para madeira processada são extremamente bem cuidadas (até mais que lavoura de soja por exemplo e são plantadas em pequenos blocos separados uns dos outros -como uma peneira -então se pegar fogo em 1 o todo não é afetado).
      - o Investidor Livre fez o dever de casa e foi consultar no proprio site da Itausa os percentis que possui de cada empresa(algo bem proximo que ja havia dito no meu blog).

      Excluir
    4. Poney,

      Acho que o Boris já falou quase tudo, por sinal, agradeço a ajuda dele! Apenas um adendo, sobre a dívida da empresa, acabei de ver os dados no Bastter e achei a mesma equilibrada, inclusive o FCL fechou no azul em 2013.

      A respeito da participação do ITUB3 na ITSA3, foi o próprio RI que me informou, hoje mesmo, e o valor exato é de 94,4%. O resto é composto por DTEX3, ITEC3 e ELEK3.

      Como o Itaú tem a maior participação, mesmo que as outras três venham a piorar, como a participação delas é pequena, o efeito na holding vai ser bem irrisório.

      Abraços.

      Excluir
  2. ITSA3 : P/VP : 1,62 /// Div Yield : 4,1%
    ITUB3 : P/VP : 1,90 /// Div Yield : 3,5%

    Bem, bem... julgando que entre 94 e 95% de ITSA contem ITUB (o que quase a deixa igual a esta última), mas possui um P/VP menor e um Div Yield maior, eu tendo mais para a ITSA...

    Por isso que acho que para você o ITUB seria ideal, pois nossas mentes são meio antagônicas nesses pensamentos financeiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opiniao Guardião. Realmente, temos algumas "divergências" em nossa estratégia, mas em uma coisa tenho certeza que somos idênticos.

      Na vontade de ganhar dinheiro e atingir a independência financeira o quanto antes, rsrs. Os dados são úteis, mas aonde você pegou eles? No Bastter?

      Abraços.

      Excluir
  3. - olá Investidor Livre, como você já viu no meu blog eu tenho ações das 2 empresas.Não considero que seja vantagem ficar vendendo uma posição e comprar outra - mas Itaúsa é uma empresa para acompanhar e se for de seu interesse iniciar posição aos poucos.A função da Itaúsa é manter e aumentar o patrimonio das familias Vilella e Setubal (2 das controladoras do Itaú) principalmente através de juros compostos e constante concentração de ações dos que permacem sócios da empresa.Como funciona:
    - a empresa sempre tem um programa de recompra de ações-que são canceladas.
    - sempre são lancadas opções de aquisição de ações (preço menor que o do mercado) exatamente nos valores dos dividendos obrigatórios distribuídos.
    - todos anos são feitas bonificações de ações através de incorporação de capital de reserva (paga menos impostos).
    - eventualmente a empresa compra grandes lotes de ações - razão da dívida atual - e usa o dinheiro da reserva de capital ou faz lançamento de opções com preferencia aos atuais sócios (preço menor que o do mercado).
    - resumindo:quem fica pouco tempo com a ação não percebe mas no longo prazo é criada uma clara tendencia de concentração de patrimônio com os sócios que permanecem - a grande desvantagem é que você nunca verá entrada de dividendos (a idéia é reinvestir 100% do que a holding gera nela mesma).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boris,

      Você deu uma aula aqui no meu blog! Muito obrigado pelas informaçoes! Por tudo o que você escreveu, a empresa parece ter uma excelente governança e respeito pelos minoritários.

      Inclusive entrei em contato com o RI deles e fui muito bem atendido, com respostas rápidas e precisas. Ainda estou pensando no que fazer, mas sua contribuição foi muito bacana.

      Abraços.

      Excluir
  4. Prefiro o BANCO DO bRASIL, paga muito mais dividendo, além de ser um banco maior.

    BETO FISCAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,

      Você sabe que o dividendo é descontado do preço da ação né? Logo, eles só vão fazer efeito no longo prazo e apenas se forem religiosamente reaplicados.

      Sobre o BBAS3, já falei minha opinião em outras ocasiões. Um ótimo banco, com os melhores dados do setor, porém administrado pelos bandidos do PT. Sendo assim, eu não confio.

      Administração privada > administração estatal.

      Abraços.

      Excluir
  5. Entre ITUB x ITSA prefiro o puro e sem gelo: ITUB3.
    Na dúvida, no problem, fique com os dois.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela resposta Wagner.

      A ideia é escolher um só mesmo, por isso estou querendo saber a opinião do pessoal.

      Abraços.

      Excluir
    2. Este negócio de 'na duvida fique com os dois' fez minha carteira ficar rexunxuda, vale a pena não, rs

      Excluir
    3. O problema é que os dois são quase a mesma coisa. Como falei antes, ITUB3 representa 94,4% da ITSA3.

      Excluir
    4. Uó, é só não ter dúvida, kcete, tá parecendo mineiro pô. rsrs

      Excluir
    5. No meio de tanta empresa boa é normal ter algumas dúvidas, rs.

      Excluir
  6. Pô I.L., vc me convenceu a comprar ITUB em detrimento da ITSA e agora é vc querendo vender para comprar a outra? rs.
    Comprei DTEX este mês, pretrendo comprar ITUB em breve. ITSA já descartei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não te convenci de nada Uó, rs. Apenas mostrei as características de cada empresa e você optou por ITUB3. Mas veja só que coisa, por coincidência, eu também estava pensando em fazer essa troca.

      Abraços.

      Excluir
    2. Itub começa ficar interessante, rs.

      Excluir
    3. UB e o seu método de gestão ativa da carteira, rs.

      Excluir
  7. eu tenho itsa e não troco por itub.

    não realize posição e troque. pare de comprar itub e entra na itsa. so o desconto ja vale o "risco" das outras participações e o DY acaba ainda sendo maior.

    true story...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de dizer, complementando o boris. tenho itsa ha qse 2 anos e ja recebi 3 bonis em titulos e a cada tri recebo proventos... nada mau!

      Excluir
    2. Fala Anônimo, tudo bom?

      A ideia seria escolher apenas UMA das duas, por isso, obrigatoriamente, eu teria que descartar a outra. Sim, eu li sobre a política de bonificações deles, realmente, a empresa parece ter uma boa governança e respeito ao minoritário.

      Quero ler mais opiniões, pois ainda estou em dúvida no que fazer.

      Abraços!

      Excluir
    3. desculpa o jeito que vou te falar, mas isso ja ta na pedra, pra sua facilidade. como voce é basteriano, não existe PN. Como ITSA3 é um pouco pior de liquidez, a resposta esta pronta: ITUB3.

      eu como não me importo muito com isso (não quero ser socio, so acionista, se os fundamentos ou algo assim começarem a mudar, vendo tudo e espero) comprei ITSA4 mesmo.

      Excluir
    4. Mais um voto para ITUB3, rs. Sobre a ITSA, o problema não é apenas a liquidez. Você tem que ter a mesma ação do controlador. E o controlador tem a ON. Logo, o ideal é comprar a ON.

      Abraços!

      Excluir
  8. Acho que o Boris já falou tudo!!! rs

    Na dúvida, porque não fica com os dois? Caso esteja muito com o pé atrás, coloque uns 80-90% em ITUB e o resto em ITSA.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dimarcinho,

      Então, como já falei antes, a ideia é escolher ou ITUB3 ou ITSA3. Em todo o caso, vou esperar o mês fechar e se for fazer a mudança será somente em junho. Até lá eu devo ter uma decisão.

      Abraços!

      Excluir
  9. Amigo, também estou no mesmíssimo dilema, vou iniciar posição em Itau, e vou decidir entre itub3 ou itsa3. Um ou outro.

    Vc já se decidiu?

    Obs. Eu SEMPRE compro ON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga BB!

      Ainda não me decidi não, infelizmente. Em todo o caso, se essa mudança realmente acontecer, pretendo realizá-la apenas em junho, no começo do mês.

      Sobre comprar sempre ON, parabéns, você está correto, pois é a mesma ação dos controladores.

      Abraços.

      Excluir
  10. Compro itsa4 porque que itsa3 tem pouca liquidez e muita volatilidade, é uma boa ação sempre tem bônus de subscrição e paga um bom dividendo é a minha maior posição na carteira. é minha única pn minhas outras 9 ações são on

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Obrigado por sua opinião, certamente será útil na minha tomada de decisão.

      Abraços!

      Excluir
  11. ITSA3 é bem mais descontada do que o ITUB3.
    Teria que fazer uma análise bem mais detalhada sobre o tema, mas por cima eu compraria ITSA3 mesmo com os 5,6% da holding pertencendo a outras empresas.
    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a sua opinião Estagiário.

      Abraços.

      Excluir
  12. Aqui mermão ITSA4 é mais facil de negociar. Outra, é verdade que ITSA paga menos dividendos que ITUB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      ITSA4 eu esqueço que existe... Sobre os dividendos, tem que ver o payout, mas eles devem ser parecidos.

      Abraços.

      Excluir
  13. Na dúvida, opte pela mais transparente - no caso, a ITUB3.

    Por temer uma decisão populista a respeito da correção das contas poupança, só volto a comprar ações de bancos quando o Judiciário tiver um posicionamento concreto sobre esse tema.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu posicionamento LDL! Estou propenso a manter a posição em ITUB3, até porque não quero girar meu patrimônio.

      Sobre sua decisão, respeito, mas discordo.

      Abraços.

      Excluir
  14. Desculpem a ignorancia, mas qual a diferença entre ITUB4 e ITUB3? este mes comprei ITUB4...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayann,

      ITUB4 é PN e ITUB3 é ON.

      Sócio é SEMPRE ON, de ligado!

      Abraços.

      Excluir
  15. Passados mais de dois anos da discussao original, alguma novidade ou mudança de opiniao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Da minha parte não.

      É melhor ser sócio do Itaú, especificamente ITUB3.

      Abraços!

      Excluir