quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fechamento abril de 2014

Mais um mês se encerra e vamos ao fechamento do período. Primeiro vamos ver a valorização histórica das ações até o momento:


Sobre a rentabilidade, novamente venci o Ibovespa, que acumulou uma valorização de 2,4% enquanto minha carteira fez 2,65% conforme mostra a planilha do ADP:


Os ativos estão alocados da seguinte forma:


ITUB3 continua sendo a maior participação da minha carteira, mas como estou aportando todo mês em outras empresas, o mesmo está sendo diluído aos poucos. Por hoje é só pessoal!

41 comentários:

  1. Ótima performance, da sua carteira pretendo adquirir TAEE11 e Trocar as minhas OIBR4 por VIVT3, pois estou decepcionado com os R$ 2,00 ofertados por elas ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas OIBR4 aí é esparro, empresa bem inconstante '-

      Excluir
    2. OIBR é um exemplo de empresa para manter distância.

      Excluir
  2. Obrigado Matuto! TAEE11 é uma das tops do setor elétrico, sem dúvidas. Que rolo da OI foi esse aí? Eles vão fechar o capital?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fecharam capital, foi uma fusão com uma empresa de telefonia de Portugal a Portugal Telecom, onde ela adquiriu perto de 35% da oi, e agora o nome vai ser Corpco. O ruim foi que eu entrei na empresa antes da fusão onde o VP estava em 6 reais e eu comprei por 2,80 e as ofertas de ações estão em R$ 2,00 para as pn e R$ 2,17 para as on. Eu pensava que se foce vender ou fazer algo no minimo iriam se basear no Valor patrimonial mas foi um erro de iniciante mesmo, ja aprendi e na próxima estarei preparado.

      Abraço

      Excluir
    2. Entendi matuto! É aquela história, não existe dinheiro fácil na Bolsa, lá ninguém é bobo.

      Abraços.

      Excluir
  3. Sua rentabilidade anual está espetacular!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ID!

      Espero continuar assim.

      Abraços!

      Excluir
  4. 7,45% no ano... kkkkkkkkkkk

    que inveja! :D

    Parabéns pela carteira..... Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Forreta!

      Sigamos em frente na nossa jornada.

      Abraços!

      Excluir
  5. ta com uma rentabilidade realmente excepcional!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AJ! Estou alocado 100% em ações, por isso o cenário é 8 ou 80.

      Abraços!

      Excluir
  6. Excelente fechamento IL! Que continue assim! Qual a sua expectativa referentes as quedas das RAPs da Taesa apartir de 2018?

    ResponderExcluir
  7. Uau que bela performance da carteira! Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Insano!

    Sobre sua pergunta, confesso que estou por fora do assunto e preciso me aprofundar sobre o mesmo, por isso, não vou saber responder. O que eu sei é que a maioria das concessões da empresa vencem lá para 2030 e por enquanto ela vem sendo um reloginho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A RAP possui reajuste anual pela inflação. A receita será reduzida pela metade no 16º ano de operação, mas continua sendo reajustada até o final da concessão. A empresa conta com esse fato já consumado, ou previsto, e tendo um bom fluxo de caixa já tem esquematizado um plano que permita absorver essa redução sem grandes impactos.

      Excluir
    2. Obrigado pela explicação Guardião! Pelo o que você escreveu, a empresa está totalmente preparada para isso.

      Abraços!

      Excluir
    3. Acredito que sim, IL. Mas a pergunta do Insano talvez seja melhor esclarecida pelo e-mail do RI.

      Excluir
    4. Tem uma entrevista com o RI da Taesa, que eles tocam nesse ponto de maneira um pouco superficial, mesmo assim uma queda de 50% é pesado. E pelo que vi nas concessões, o principal impacto ocorre em 2018. Entretanto a empresa tem uma margem líquida gigantesca, o que deve dá para aguentar a porrada!

      Quem não assistiu a entrevista ainda, segue o link:
      https://www.youtube.com/watch?v=eKLDd6gur14

      Excluir
    5. Insano, muito bom esse link. Vi a entrevista e ela vai ao encontro do que penso, o que me tranquiliza. Sugiro aos demais sócios da TAESA acessarem esse video do youtube e se tiverem pressa jogarem logo no minuto 09:45 porque a partir daí vão pegar o trecho mais interessante da entrevista, especialmente essa questão das RAPs

      Excluir
    6. Realmente, muito boa a entrevista com o pessoal da Taesa.

      Excluir
  9. Parabéns por ter batido o ibovespa, realmente muito bom!

    E poderia me dizer como calculo o rendimento histórico? Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado IM!

      Eu utilizo a planilha do ADP, ela calcula o rendimento do mês, anual e o histórico. Já virou padrão na blogosfera.

      Abraços!

      Excluir
    2. legal, add seu site ao meu blogroll...flw!!

      Excluir
    3. Valeu IM, vou adicionar você também.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Valeu LDL. Vamos torcer para maio ser bom também.

      Abraços.

      Excluir
  11. Nem a queda da ABEV aos 45 do segundo tempo ofuscou a rentabilidade acima do Ibov. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dr.! Foi por pouco, mas ganhei do Ibovespa de novo! Obrigado pela visita.

      Abraços!

      Excluir
  12. Olá IL! Depois me add ao seu blogroll!

    ResponderExcluir
  13. [x] Excelente - acima de 3,74% (CDI + 0,5)
    [ ] Ótimo - acima de 3,24% (CDI)
    [ ] Bom - acima de 2,99% (IPCA)
    [ ] Regular - acima de 2,26% (Poupança)
    [ ] Ruim - acima de 0,23% (IBOV)
    [ ] Péssimo - acima de -2,27% (IBOV - 2,5)
    [ ] Horrível - abaixo de -2,27%

    ResponderExcluir
  14. Olá Investidor Livre - muito boa performance da sua carteira.

    Quem sabe, com a queda de mais de 5% da Ambev, você consiga aumentar a participação dela na carteira ... acho que a empresa tem total capacidade de repassar o aumento de imposto para o consumidor, sem perder receita de vendas com isso.

    Te adicionei lá no meu blogrol - se puder, me adiciona por aqui também e vamos firmes na nossa jornada de investimentos.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EP!

      Obrigado pela visita e pelo comentário! Concordo com você, a tendência é que essa sacanagem do Governo seja absorvida sem grandes impactos pela empresa. Vou te adicionar sim, colega.

      Abraços!

      Excluir
  15. Parabéns IL,

    Sucesso pra vc.
    http://simpleseprospero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado SP!

      Vou adicionar você no meu blogroll também.

      Abraços.

      Excluir
  16. Olá IL,

    Vc nao mostra seu Patrimônio em Valores no Real? Só em porcentagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não divulgo valores SP. Acho que o mais importante é mostrar a rentabilidade e que todos podem chegar na independência financeira com disciplina e paciência.

      Abraços!

      Excluir