quarta-feira, 5 de março de 2014

Sobre os valores divulgados na blogosfera

Olá investidores,


Sei que esse meu post deve ser polêmico, contudo, me sinto na obrigação de fazê-lo. Quero discutir com vocês sobre qual é a necessidade e digo mais, a possibilidade de que os valores divulgados pelos blogueiros sejam reais? 


Eu não divulgo meu patrimônio por segurança e por opção mesmo. Mas vamos analisar os "extremos" dessa situação. Você entra no blog do ADP e olha o fechamento dele. Aí você vê os valores do aporte dele. Sempre na casa dos mil a dois mil reais. Beleza, tudo certo, um valor que eu considero normal e possível de ser aportado, ainda mais que ele é casado e deve ter outras despesas.

Por outro lado, você entra no blog do meu amigo Catarrento e vê que ele aportou, no último mês, quase VINTE E CINCO MIL REAIS. Vou repetir. VINTE E CINCO MIL REAIS. Você acha isso normal? Antes que me ataquem dizendo que estou com inveja dos outros, pelo amor, não vamos ser crianças...


O que me deixa com a pulga atrás da orelha é como uma pessoa consegue um aporte desse. Compare com o aporte do ADP. O aporte do ADP é aceitável. O aporte do PC é inexplicável. Entenderam aonde eu quero chegar? Até que ponto os valores divulgados por alguns blogueiros são reais?


Por outro lado, não acho que marmanjo com barba na cara ia ficar fazendo blog para supostamente se "achar" por ter um patrimônio maior e um aporte gigante. É só uma questão que me vem à cabeça de vez em quando... Será que vale a pena divulgar valores? Até que ponto eles vão verdadeiros? Questões a se pensar!

Volto a dizer, não tenho nada contra nenhum blogueiro, é só uma post de reflexão mesmo. Já faz tempo que eu queria abordar esse tema. E já vou avisar que comentários trollando serão sumariamente excluídos.

Abraços a todos!

46 comentários:

  1. Pois é, nem coloco em questão os valores não. Se eles aportam isso, por mim não me faz diferença, continuo fazendo o meu trabalho que sei que serei recompensado.

    Em principio irei desligar o blog (não faz tanta falta também) caso o meu novo projeto dê certo, não terei o porque de ter um blog para dizer que aportei vários milhares de reais....
    Já me coloquei no lugar de pessoas que aportam mais de 15mil reais todos os meses e não vejo sentido em participar dessa comunidade...

    Enfim, são maneiras diferentes de pensar...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forreta,

      O que me salta aos olhos é a discrepância entre os valores aportados! Sobre você, peço que não abandone a comunidade, pois sua presença é muito importante!

      Abração!

      Excluir
  2. IL, entendi perfeitamente o seu ponto de vista, que é refletir e questionar a veracidade, ou não, de alguns que publicam o patrimônio na chamada "blogosfera de finanças".

    Eu sei que sou de "verdade" e "existo". Gasto uma preciosa parcela do meu tempo para manter o blog como forma de disciplina e motivação, atividade que mantenho há quase um ano e meio.

    Verifiquei a minha tabela e no período de três meses - de março a maio de 2013 - cheguei a aportar o valor de R$ 32.760,51 - portanto, maior do que aquele divulgado pelo PC em um mês.

    Conheço muitos colegas que ganham honorários num patamar bem acima do que recebo mensalmente: 2x, 3x, 5x, 10x. Enfim, sem mencionar outras profissões que remuneram melhor que a advocacia.

    Um servidor público federal "top" recebe no mês em que entra de férias o salário, a bonificação e a antecipação do 13º salário; o que ultrapassa o patamar de 25 mil facilmente.

    Não acho que o simples fato de alguém dizer que ganha muito o torna "fake".

    Particularmente, não acho também que o fato de existir "patrimônios falsos" invalidaria a iniciativa de publicação dos valores alcançados mês a mês - ao contrário, é justamente isso que me motivou a poupar e chamou a atenção de muitos para buscar a IF.

    Por último, ressalto mais uma vez que entendi o que quer dizer. Contudo, é certo que com o tempo os perfis falsos são abandonados, haja vista que a graça (se é que existe) se perde.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor,

      Belo comentário, parabéns! Sobre os valores, o que me chama a atenção são mesmo os aportes absurdos. Parece que esse povo que aporta 20, 30k todo mês vive em outra realidade. Uma coisa e fazer um aporte cavalar de vez em nunca, o que eu questiono são aportes desses TODOS os meses.

      Abração!

      Excluir
  3. Do investidor troll você não fala, Né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Troll fez um aporte de 15k e já falou que no próximo mês não ia aportar. Isso é aceitável. Agora 30k todo mês?

      Abração!

      Excluir
    2. Não fala porque tem medo dele te difamar... e você é apegadinho ao seu blog... já aviso que não voltarei aqui para ler suas ofensas, mas sei que te atingi!!! kkkkk

      Excluir
    3. Ok anônimo, pense o que quiser.

      Abração.

      Excluir
  4. Esquenta com isso não fera. O fato de existir esses aportes absurdos é interessante de qualquer forma: se for verdade, é um puta aporte, se for mentira é uma puta falta do que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Foi mais uma curiosidade minha mesmo. Eu trabalho bastante e to bem longe de aportar 30k todo mês como uma galera aí.

      Abração!

      Excluir
  5. Na verdade, tudo o que é publicado pode ser passive de questionamento, porém nao vejo pq um aporte do Adp seja mais ou menos veridico que o do PC. É como o Haule disse, se nao for verdade, é uma puta falta do que fazer. Nao vejo o menor sentigo alguem ficar postando mes apos mes dados que nao sao verdadeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Mas o meu ponto é que o ADP passa a sensação de ser uma pessoa comum, enquanto o PC ao menos para mim é visto como um personagem.

      Excluir
  6. IL, também acho bobagem se preocupar com isso. Gosto de colocar valores pois isso além de me ajudar no meu controle pessoal, me ajuda a ver o desempenho, etc. Seria uma perda de tempo fazer um controle pessoal X e um balanço fake Y para blogosfera... Mal tenho tempo de fazer o controle mensal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a sua situação Guardião! Mas e difícil acreditar nesses valores absurdos que vemos por aí. Quem aporta 30k todo mês nem precisa criar blog! Pra que? Em cinco anos já é milionário...

      Abração!

      Excluir
  7. IL, pessoas vivem em diferentes realidades do que a sua. Você acha "normal" um aporte na média do AdP, mas não acha o do nível do PC, e não explica o porquê.
    Empresários têm altos e baixos, e podem receber muito em alguns meses, e se endividar em outros. Profissionais liberais de sucesso recebem mais do que R$1 milhão por ano. Um corretor de imóveis pode, em um mês, receber mais de R$200 mil em comissões (basta vender um imóvel de R$2 milhões, o que em capitais dos principais estados é um apto. de 200 metros quadrados em um bom bairro, nada anormal). Um casal de funcionários públicos de alto nível tem renda familiar mensal superior a R$40 mil, sem contar férias e 13o. Executivos de grandes empresas têm salários superiores a R$50 mil, fora bônus. Pessoas recebem heranças, vendem participações societárias, recebem dívidas antigas, fazem bons negócios, etc. São muitas realidades.
    Acho difícil alguém perder tempo e falsear patrimônio, especialmente quando todos se escondem atrás de pseudônimos por questões de segurança. O que ganharia com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você acha que pessoas como as do exemplo que você citou se preocupariam em perder seu tempo com um blog? Acredito que a maioria de nós tenhamos de 20 a 40 anos, quantas pessoas dessa idade você conhece que são bem sucedidas e ganham 40 a 50k por mês? Me desculpe, mas alguns valores que são divulgados parecem fake sim... O bacana do blog é a caminhada, o grão a grão, o sacrifício. Quem aporta 30k não passa por nada disso. É a minha visão!

      Abração!

      Excluir
    2. Ninguém "perde tempo" com blog. Quem cuida de um blog, o faz porque quer, não porque precisa. O que você afirma acreditar me parece bem limitado, o mundo é muito maior. Não quero ofender, de forma alguma! Mas, com todo o respeito, a sua realidade não é a dos demais blogueiros. Não tente padronizar um universo totalmente heterogêneo segundo as suas experiências ou a sua condição econômico-financeira.
      Conheço várias pessoas bem sucedidas, das mais diversas idades, que ganham bem mais do que isso. Das mais diversas atividades.
      É possível que alguém divulgue algo inverídico na blogosfera financeira? Teoricamente, é sim, mas acho difícil, porque parece uma estupidez, e sem sentido.
      O que você acha bacana de blogs é só um dos aspectos que podem ser extraídos das experiências dos demais. Pode ser prioritário para você, e não ser para os outros.
      Para mim, essa forma de achar bacana um blog financeiro (grão em grão, sacrifício) parece transformar o investimento, a poupança, em uma competição, como se um tivesse que "chegar lá" ou ter sucesso antes do outro.
      Não há dúvida que alguém que só possa fazer aportes menores provavelmente só vai "chegar lá" muito depois de quem aporte mais. Isso não desmerece ninguém!
      Quem aporta 30k passa pelo mesmo tipo de emoção no mercado. Talvez um outro tipo de experiência ainda mais aterroizante. Temos exemplos de blogueiro que "perdeu", num mês, dezenas de milhares de reais de valor de patrimônio, pela simples queda da bolsa em janeiro. O "sacrifício" é menor do que quem perdeu R$900,00 no mesmo período? Temos investidores que botaram dinheiro em OGX, em Agrenco, em Petro, e independente do valor, estão tomando uma naba. Eu gosto de acompanhar as diferentes estratégias, ouvir opiniões, aprender, e dar pitacos, independente do patrimônio ou do aporte que a pessoa faz.
      Especialmente em se tratando de finanças, parece-me até mais natural encontrar pessoas que possam aportar quantias maiores, pois em tese têm maior capacidade de poupar/investir, do que blogueiros que, pelas mais diversas razões, passam aperto para pagar as contas no fim do mês e fazem sacrifícios (louváveis) para aportar o máximo possível.
      Enfim, desculpe me estender, é que você convidou ao debate, e eu aceitei :)
      Abraços!

      Excluir
    3. Adam,

      Entendi a sua visão! O importante mesmo são as pessoas serem honestas consigo mesmo, não acha?

      Abração.

      Excluir
  8. bobagem tua isso cara...

    por exemplo eu, que não ganho maravilhas, tive um aporte monstro em dezembro, zero em janeiro, um jumbo agora em fevereiro e março promete.

    Já em abril, devo manter a normalidade, apenas, pois recebo salario e algumas "espertezas" costumam me render um qualquer a mais...

    Geralmente esses pequenos golpes de sorte que aumentam mesmo o aporte... Pelo menos comigo foi assim... Tive sorte algumas vezes, fiz boas negociações e peguei grandes pacotes de grana... se dependesse só do salário, tava era fudido....

    abraço,
    Victor

    ResponderExcluir
  9. O questionamento é nego aportar 30k todo mês. Quantas pessoas você conhece que GANHAM isso? Por isso sou contra divulgar valores. Não dá para saber o que é real ou não. Mas é fato que o ADP passa muito mais credibilidade porque ele é gente como a gente.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... Se eu colocar 3 pares de peito de silicone por mês são 40k limpinhos na mão...

      Vai saber o que cada um faz... pode ser um traficante... funça público.. rs

      Excluir
    2. E blogueiro ainda? Rsrs.

      Abração.

      Excluir
  10. Soh pq vc n ganha n quer dizer q outros n consigam, kk

    E nada a ver o lance de ter grana e n precisar ter blog, n vejo correlacao alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente quem tem grana mesmo é discreto. Logo, não acho que que alguém que tire 50k por mês vai se preocupar em ter um blog, divulgar rentabilidade, patrimônio, etc.

      Abração.

      Excluir
  11. Livre

    Uma coisa eu concordo com você. O aporte de menor valor (e sem querer ferir a sucetibilidade das pessoas) soa mais sincero. De fato, estamos acostumados com pessoas que ganham salário de classe média tradicional. Qual é o salário inicial de um engenheiro recém formado? 8k bruto? Dá para aportar 3k ou 4k (a depender do esforço do investidor).

    Acho que os aportes mais significativos, como 20k a.m., são exatamente exóticos porque a maioria da população não ganha isso.

    Foque no serviço público: qual é o salário de um juiz? E se ele for casado com uma juíza? Essa família mensal, bruta deve fazer entre 50 a 60k. Já a lista do judiciário de extras que eles recebem? Já vi que juízes receberam 300k de indenização por isso, por aquilo enfim...

    E se for de família rica? Já tem tudo etc...?

    Te digo ainda conheço, na vida real, várias pessoas que ganham mais de 30k a.m. (+ outras coisinhas a mais). Mas para chegar nesse rendimento mensal, tomou tempo, o que indica que, via de regra, pessoas novas não ganham isso, não é? Não creio que elas tenham blogs para tratar de suas finanças, até porque os blogs são dos mais jovens (via de regra, não é?).

    Aliás, a bem da verdade, até mesmo quem tem pouco não precisa fazer blog para acompanhar as suas finanças e ver seu din-din crescer com facilidade ou dificuldade.

    Eu não sou novo e também não sou velho.

    No meu blog eu publico o patrimônio porque é uma forma que tenho para me estimular a aportar e, aportar mais do que planejo.

    Enfim, se mentiras existirem, elas só depõem contra quem mente, pois o futuro de quem fala a verdade tá se formando de forma mais realística com os seus aportes (altos ou baixos) mensais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lusitano,

      Você entendeu o que eu quis dizer. É óbvio que existem pessoas que tem uma renda que proporciona um aporte turbinado. Mas essas pessoas são a exceção da exceção. Isso foge completamente da realidade do pequeno investidor que trabalha, estuda, paga suas contas e ainda guarda um pouco. Não dá para usar a exceção como regra. Esse e o ponto.

      Abração.

      Excluir
  12. IL,

    Sua inquietação é genuína, mas não vai te levar a lugar algum, é energia gasta a toa.
    Cada blogueiro possui sua própria realidade, esta a qual desconhecemos os pormenores por questão básica de sigilo, já que nossos blogs não devem só ser visitados por gente de boa índole.
    Dentro deste contexto, eu acredito nos aportes grão-em-grão, a lá ADP, como também acredito nos aportes jumbo.
    Dou este voto de confiança, até que o blogueiro não pise na bola, e eu pegue ele tentando fazer os outros de trouxa.
    Tal qual o Doutor Honorários, a criação do meu blog foi para ajudar a me motivar no meu caminho, o que realmente aconteceu e vem gerando resultado pra mim que sinto estar mais disciplinado e só gasto energia com ele para ser algo em benefício meu e se for de mais alguém, beleza também.
    Não é de se descartar a idéia de que possa existir posts com valores fakes, para se enganar e emcobrir passos do blogueiro de modo a ser descoberto, mas como eu disse no topo, é perda de tempo querer descobrir quem é o traidor no meio de todos..rs
    Façamos a nossa parte, publicando sempre a verdade, dentro daquilo que entendemos ser o coerente e que não agregue risco a nós desnecessariamente.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo post Poney! Também acredito na idoneidade dos blogueiros, como falei no post sobre o tema. Inventar valores, tanto de patrimônio como de aporte, seria jogar contra si mesmo e pior, seria uma atitude muito feia, afinal, mentira tem perna curta. Vamos todos acreditar e confiar no bom senso então.

      Abração.

      Excluir
  13. Olá IL!

    Boa questão porém acho que não faz muito sentido quanto parece. Existem pessoas que possuem renda extremamente variável, advogados por exemplo, ganham uma bolada qd resolvem algum caso, corretores qd vendem algum imóvel caro, vendedores de artigos de luxo, etc. Não são todos que possuem uma previsibilidade de ganhos. Não vejo porque o aporte do AdP seria mais "real" que do Catarrento.

    Não acredito que 100% dos blogueiros são sinceros nos dados divulgados, mas acredito que a maioria que está aí a um bom tempo tem mais chance de falar 100% da verdade.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey,

      Verdade, mas o que você citou aí podemos dizer que são "eventos" não recorrentes. Uma coisa e isso acontecer de vez em quando, agora, aporte de 30k todo mês é meio complicado de acreditar! Por outro lado, porque uma pessoa iria mentir ou inventar dados? É uma paradigma complicado esse...

      Abração.

      Excluir
  14. Como já disse um cara, dinheiro é papel pintado, rs. Não invejo ninguém que aporte 30K, 50K, 100K, nem vou desconfiar, não agrega se for fake ou não.
    Meu foco é no rendimento ao longo do tempo, fico de olho nas carteiras e nas rentabilidades históricas, se tem alguma coisa que me deixa desapontado na blogosfera são pessoas que só mostram a rentabilidade do mês e olhe lá, o mais importante é a rentabilidade histórica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Uo. A rentabilidade diz tudo, não importa se o seu patrimônio é de um real ou de um milhão de reais. Ela incide sobre o seu patrimônio, independente do valor total dele. Por sinal, obrigado pelo toque, vou passar a divulgar também a rentabilidade histórica, afinal, ela é fundamental para ver o desempenho da carteira.

      Abração.

      Excluir
  15. IL,

    Realmente é um assunto polêmico, mas eu não acho que a verdade ou mentira estejam relacionados ao tamanho do patrimônio ou do aporte. Portanto destes 2 exemplos que deu, não acho que podemos relacionar um com credibilidade e outro com fantasia.

    Por outro lado é claro que eu acho que existem fakes que divulgam patrimônios/aportes falsos, assim como também acho que devem ter pessoas que divulgam rentabilidades falsas (vai saber).
    Exatamente por estes motivos não ligo muito para ficar me comparando com os resultados de outras pessoas e foco mais no meu aprendizado. Eu também não divulgo os valores da carteira mas gostaria de divulgar, caso me sentisse mais seguro. De qualquer forma, carteiras com valores são bons parâmetros para eu olhar com mais atenção para as estratégias (não os resultados), pois não faz muito sentido eu olhar para uma estratégia de uma carteira muito pequena e nem uma gigante, já que fica complicado comparar com a minha, pois são variáveis diferentes a serem analisadas.

    É um problema não haver um padrão na blogosfera, pois torna um pouco mais difícil comparação, mas ao mesmo tempo é a demonstração da riqueza da diversidade que possibilita o compartilhamento de informações e ideias de pessoas muito diferentes vivendo situações diversas.

    Eu simplesmente ignoro muitas das informações, mas quando quero comparar os resultados, procuro olhar no longo prazo e assim como nas apurações de escola de samba, que desconta as notas mais altas e mais baixas, eu analiso se estou próximo ou melhor que a média em termos de valores e resultados.

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. EI,

    Pois é amigo! Como disse em outras respostas, a priori eu acredito na idoneidade dos blogueiros. Por outro lado, a divulgação de alguns valores realmente me chamam a atenção e deixam meu alerta ligado, digamos assim. Como bem disse o Uo acima, é melhor focarmos em nossa rentabilidade, afinal, ela incide sobre nosso patrimônio e é a melhor forma de comparar o desempenho da carteira dos colegas.

    Abração.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns!

    Você conseguiu aumentar seu número de acessos!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o sentido da sua ironia? Francamente...

      Excluir
  18. Investidor Livre

    O que eu desconfio de fato são daqueles que estão conseguindo rentabilidades agressivas mês a mês. Nao sei se acompanhou mas havia o blog do Zé Mobral que se dizia professor municipal e que aportava 1.500 por mês. Esse sujeito só tinha rentabilidade sinistra e investindo em small caps após ter lido dois livrinhos que nem devem ter 200 páginas. Aquilo não me parecia real.
    Ele contava umas histórias da índia, a mulher que pegava que tinha buceta apertada igual a cuzinho e, como conta a história, seu blog foi descoberto e teve que partir da blogosfera.
    Enfim, vamos ver se ele volta e esclarece essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Eu também acompanhava o blog do Zé Mobral. Não sei se ele era fake ou não, mas aparentemente ele abandonou a blogosfera justamente porque foi supostamente descoberto. Enfim, quem sabe um dia ele volta?

      Abração!

      Excluir
  19. Te preocupa com isso não. Dinheiro falso, seja ele real ou virtual, sempre fará parte do nosso cotidiano.

    Por saber que eventuais dados falsos não prejudicam minha jornada, prefiro dar um voto de confiança aos colegas a desconfiar do que escrevem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredita que eu já fiz este questionamento varias vezes ,não tenho nada contra o PC ,ate gosto dos posts dele ,mas esta historia de aportes 30k e meio estranho ,ele aporta tudo isto e põe na poupança, e compra só 80 ações , logico que quem e fã dele vai vim aqui e defender. mas não só vc mas varias pessoas já fizeram este questionamento pode ver no blog dele os próprios colegas perguntando sobre os aportes monstruosos , enfim se for mentira e ruim pra ele mesmo....

      Excluir
    2. Obrigado pelo apoio LDL! Sigamos em frente em nossa jornada.

      Abração!

      Excluir
    3. Anônimo,

      Eu também acho estranho esses aportes absurdos TODOS os meses. Mas o PC me parece ser um cara gente fina e acho difícil que ele perdesse tempo inventando esses valores. Mas que chama a atenção isso chama...

      Abração!

      Excluir
  20. Olá IL!

    Não há certeza de nada na Blogosfera. Mas alguns deixam muito a desejar quando pretender mentir. Esse que você mencionou, o Catarrento, é fake quase confesso. Ele é sempre preocupado em atrair audiência, sempre bajula o Pobreta (fake comprovado), inclusive obedecendo cegamente a regra que visava me excluir da Blogosfera.

    Fui citado acima. Meus aportes são grandes, mas são períodicos. Some-os durante um ano e verá que são totalmente condizentes com minha posição de funcionário público top of mind.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      Não vou afirmar que o PC é fake, mas é fato que esses aportes vultosos e seguidos são no mínimo suspeitos... Como falei em outros comentários, uma coisa e aportar alto em uma situação especial, agora todo mês fica meio difícil de acreditar! Acho que devemos focar em nossa rentabilidade, pois ela é a melhor forma de mostrar o nosso desempenho.

      Abração!

      Excluir
  21. Eu não vejo problema em ter a divulgação de valores dos aporte(apesar de eu não divulgar). Pra mim foi até uma forma de motivar, pois vi que na blogosfera temos pessoas de várias classes sociais que trocam ideias e motivam-se por aqui.
    Fake ou não gosto de ver os resultados, me motivam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PP,

      A grande questão é que o foco não devem ser os valores divulgados e sim o processo de construção da riqueza.

      Abraços!

      Excluir