quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sócio tem que querer comprar cada vez mais caro

Olá investidores,

Essa frase é polêmica né? Gera muita discussão na blogosfera...  Segundo o Bastter, ela foi originalmente dita pelo Mille, que também é frequentador do site. Só que, para mim, Investidor Livre, ela faz todo o sentido. A frase é simples e diz tudo! Todo investidor, adepto do Buy and Hold, quer que suas ações se valorizem, certo? Logo, se você, adepto das compras mensais, adquire suas ações e paga sempre um preço mais alto em relação a compra anterior, o que vai acontecer? Cada vez mais o seu patrimônio vai aumentar, afinal, suas ações estão mais caras e tem mais valor. Isso não é fantástico? "Torcer" para as ações caírem para poder comprá-las supostamente mais baratas, me desculpem, mas não passa de loucura. Empresa boa tem que comprar sempre, na alta, na baixa, na média, e se ela se valorizar sempre, melhor, como eu já expliquei acima.

EZTC3 chegou a custar menos de 5 reais na Bolsa, na época do seu IPO. O que foi melhor? Comprar ela a 5 reais, 10 reais, 15 reais, 20 reais, 25 reais até chegarmos aos 30 reais de hoje ou foi melhor investir na empresa do Sr. Eike Batista, a famosa OGXP3, que fez o caminho contrário? A OGXP3 chegou a custar 25 reais, depois foi pra 20 reais, depois foi pra 15 reais, depois foi pra 10 reais, depois foi pra 5 reais e hoje vale centavos. Qual investidor está melhor? O que comprou cada vez mais caro e foi o "otário" de pagar sempre mais, ou o "malandro" que pagou sempre menos? Já sei, vão me dizer que não dá para comparar com a OGPX3 porque essa empresa é pré-operacional. Tudo bem, não tem problema nenhum, só citei a OGXP3 para que as pessoas entendam o conceito.

Procurem pelos gráficos de empresas como USIM3, UNIP3, MILK11, AGEN11, etc. Antigamente, todas as ações dessas empresas, que funcionam até hoje, eram caras. Hoje em dia, elas são baratas. Novamente, foi bom negócio para o holder comprar as ações cada vez mais baratas? Quem está melhor? Quem investiu nas porcarias que eu citei nas linhas acima ou quem investiu em empresas "caras" como ABEV3, CIEL3, CRUZ3, etc?  Qual a conclusão que tiramos dessa breve análise? A frase que está escrita no título dessa postagem! Sócio tem que querer comprar cada vez mais caro! O que realmente me preocupa é saber que esse conceito absolutamente simples e extremamente importante para o pequeno investidor não é absorvido pelas pessoas, que insistem em comprar ações na "queda" e acham que estão abalando...

37 comentários:

  1. Fala Investidor Livre,

    Se a estratégia adota é Buy and Hold, não faz sentido querer aumentar a carteira em uma ação pagando sempre menos do que já pagou, isso é atestado de falência, mas eu entendo, que em determinados momentos existe cenários favoráveis, quando a queda é geral e a empresa é sólida, possui histórico de recuperação, entre outros, está ai uma boa oportunidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mire!

      O holder compra sempre, na baixa, na média e na alta. Não existe isso de boa oportunidade. Se você quer ganhar na variação dos preços das ações é outra história.

      Abração!

      Excluir
  2. Depende, se eu estou comprando uma renda passiva via BBAS por exemplo, e essa renda me custar menos dinheiro, ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só a renda passiva. E a valorização da ação? Se você comprar sempre mais barato vai ter o mesmo fim da OGXP3.

      Abração!

      Excluir
  3. Acho que a questão é se a queda é baseada nos fundamentos da empresa ou em queda geral no mercado... Se for baseada na queda do mercado como agora, eu compro sem medo e feliz, pagando menos por um ativo de qualidade, mas se a queda é referente aos fundamentos do ativo, o alerta deve ser ligado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente. Holder foca em fundamentos e não em notícias. Mesmo assim, pro holder, quanto mais caro ele comprar, mais patrimônio ele tem. Simples.

      Abração!

      Excluir
  4. Vamos mudar o título do post, rs...
    "Sócio tem que querer comprar cada vez mais lucro, cada vez mais ROE, cada vez mais margem", o preço é um coadjuvante, nem vale à pena ficar falando disto mais, é como discutir futebol e o sexo dos anjos, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó,

      Tudo isso que você falou significa valor. E o que 99% das pessoas fazem é confundir preço com valor. Devemos acumular valor. É assim que vamos enriquecer.

      Abração!

      Excluir
    2. Qual boa empresa não tem momentos de queda?

      Excluir
    3. Doutor,

      É óbvio que isso acontece. Entretanto, essa situação não deve ser encarada como uma "oportunidade" de comprar mais por menos. Sempre que suas ações caem, seu patrimônio cai. O x da questão é esse.

      Abração!

      Excluir
    4. Sempre que o valor de uma cotação caiu é porque a empresa piorou? Sempre que o valor de uma cotação aumentou é porque a empresa melhorou?
      A questão é acreditar ou não na hipótese do mercado eficiente.

      Vou usar o mesmo exemplo da EZTC3.

      Em Jul/2007 EZTC3 custava R$10,xx.
      Em Dez/2007 EZTC3 custava R$7,xx
      Em Mai/2008 EZTC3 custava R$4,xx
      Em Nov/2008 EZTC3 custava R$1,7x
      Fonte: http://exame.abril.com.br/mercados/cotacoes-bovespa/acoes/EZTC3/grafico

      Supondo que se você tivesse comprado EZTC3 em 2007. Em 2008 o que você faria?
      a) venderia tudo porque pela hipótese do mercado eficiente a empresa estava indo muito mal;
      b) compraria mais ações por causa da pechincha e sabia pelos demonstrativos trimestrais que o risco era baixo;

      Excluir
    5. Olá Seth,

      Eu tomaria a decisão baseada nos balanços. Veja que a EZTEC3 SEMPRE apresentou lucros crescentes desde o seu IPO. Ou seja, como que vou desfazer posição de uma empresa que o lucro só sobe?

      Nesse cenário apontado por você, permaneceria sócio da mesma e aumentaria posição, mas não porque a cotação caiu ou subiu e sim porque a empresa permaneceu boa.

      Abração!

      Excluir
  5. IL, é isso mesmo e parece que o pessoal não entende este conceito simples.

    O maior absurdo é o investidor se enganar achando que a queda é boa. Ele está perdendo dinheiro mas diz que está feliz.

    As pessoas não entendem a frase e a chave é a palavra "querer". Obviamente se caiu, faz parte, e todas as ações em algum momento caem e temos que comprar, mas eu fico mais feliz quando a empresa que eu sou sócio só sobe.

    A empresa que me deixa mais feliz na minha carteira é CIELO e as que mais cairam são as que mais me preocupam, pois não gosto de me enganar.

    Parabéns pelo post.


    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI!

      Exatamente, o investidor se acha o malandro porque está comprando determinado ativo mais "barato". Só que para o investidor ter cada vez mais patrimônio ele precisa que suas ações se valorizem sempre. Logo, se ele está comprando sempre mais barato, como isso vai acontecer?

      Você resumiu bem, se cair tudo bem, mas o ideal mesmo é sempre subir! Sobre a CIEL3, essa aí dispensa comentários, vou comprar a bichinha mês que vem no preço que estiver. Afinal, empresa boa tem que comprar sempre!

      Abração!

      Excluir
  6. Mas se o holder quer ganhar dinheiro a partir da renda passiva - rendimentos - pq torcer para valorização da ação? Já que ele não pretende vender, não vai realizar lucros.......então se desvalorizar, mas os fundamentos foram mantidos, melhor, pois pode comprar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia realmente é não vender, exceto se a empresa ficar ruim, mas você prefere que seus ativos valham mais ou menos? Quanto mais dinheiro você tiver alocado em investimentos de VALOR, mais patrimônio você tem. A ideia é essa!

      Abração!

      Excluir
  7. Da mesma forma que uma ação pode desvalorizar pelo cenário do mercado, pode tmb valorizar mesmo q seu fundamento não tenha mudado, o que não quer dizer q ela valorizou pq a empresa está melhor...desejar que ela fique mais cara não quer dizer q essa valorização seja devida, da mesma forma que só pq uma cotação caiu dizer q ela agora está barata pode estar errado tmb, ela pode estar em problemas sérios............. nos dois casos tem q se pensar se a compra vale a pena, e aí é decisão de cada investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Anonimo, eu concordo que o que vc diz faz sentido e isso é o que vai acontecer. Quero esclarecer que eu sei que o que eu torço não tem nada a ver com o que vai acontecer efetivamente. Eu sei que o mercado vai cair, vai subir e a estratégia é continuar comprando em qualquer condição, pois está definida e o mais importante é seguir a estratégia.

      O fato é que eu eu já tenho uma carteira de ações e portanto tenho boa parte do meu patrimônio lá, desta forma, sinceramente eu fico mais feliz quando esta carteira se valoriza do que quando cai.

      Eu enxergo a queda como uma diminuição do meu patrimônio e não como uma oportunidade de comprar mais barato, apesar de saber que é efetivamente uma oportunidade na maioria das vezes.

      O que vai acontecer daqui para frente eu não sei, mas eu fico feliz quando a carteira pelo menos acompanha o mercado. Minha estratégia é ganhar da renda fixa usando renda variável, Se ao final de cada ano eu estou cumprindo minha meta, eu termino o ano feliz, por outro lado eu sei que em determinados momentos o mercado vai cair e a estratégia, apesar de triste, é tomar uma ação de remediação que é comprar.

      Me desculpe, mas para mim não faz o menor sentido eu ficar feliz em ver meu patrimônio diminuindo ano após ano, mas não significa que eu não saiba o que fazer quando cair.

      Abraços,

      Blog Economicamente Incorreto
      http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

      Excluir
    4. Sim anônimo, concordo plenamente com você. No curto prazo tudo pode acontecer, inclusive, ação de empresa boa caindo e ação de empresa ruim subindo.

      O fato é que, no longo prazo, é IMPOSSÍVEL que uma empresa boa não te ofereça um bom retorno. Veja o que aconteceu com o capital de quem investiu há dez anos atrás em empresas como VALE3, ABE3V, e ITUB3...

      Abração!

      Excluir
  8. Olha a maluquice, tem gente que fica feliz com a seguinte situação:

    Compra um apartamento por R$ 500mil, aí 2 anos depois o apartamento dele está valendo R$ 250mil, ele fica feliz e diz: "Porra, vou comprar outro por mais R$ 250mil!".

    Veja só, ficou com 2 apartamentos por R$ 750mil, e o cara sai feliz porque acha que ganhou dinheiro. Isso não é se enganar?

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o pior ainda é ter comprado 2 por 750 e ter 2 que valem 250 cada (=500)

      Excluir
    2. Se ele tivesse comprado os 2 apartamentos antes teria gasto 1 milhão.... rs

      Excluir
    3. então você quer dizer que é melhor morrer com um tiro no pé do que com um tiro na cabeça?

      Excluir
    4. Só estou mostrando o outro lado moeda do seu exemplo....

      Excluir
    5. dimarcinho, finalmente estamos tendo uma conversa em nível decente.

      Veja, eu concordo com você e estava mostrando um dos lados. Mas uma coisa interessante é que esta moeda não tem só 2 lados, pois ainda haveria a possibilidade de ter comprado 2 por 1 milhão e ter subido, o que seria o melhor dos mundos.

      Mas o foco mesmo do comentário é falar sobre as quedas, desta forma, em caso de queda, tendo 1 ou 2 apartamentos, continua ruim, sendo que ao comprar 2 o sujeito teria assumido um risco maior. Assim sendo, comemorar queda, para mim, é uma contradição.

      Abraços

      Excluir
    6. EI,

      Fazer uma analogia com imóveis é sempre bacana. Quem compra um imóvel quer que o mesmo se valorize SEMPRE. Logo, como quem compra ações de boas empresas, quer que as mesmas desvalorizem para poder comprá-las mais barato?

      Desvalorização = diminuição do seu patrimônio.

      Abração!

      Excluir
    7. SE os fundamentos da empresa não mudaram, então uma queda é apenas uma distorção q se traduz em oportunidade para comprar mais dividendos futuros com um mesmo capital.

      É ÓBVIO que é necessário que no LP o ativo vá subindo. Mas no CP as quedas são bem vindas.

      Excluir
    8. Eu tenho minhas dúvidas se quedas expressivas acontecem sem mudança de fundamentos (exceto em crises sistêmicas). Quedas pequenas (ou o que os grafistas chamam de correções) acontecem, mas não quedas muito grandes.

      Veja HGTX3 e GRND3, os resultados estão vindo ruins nos últimos trimestres, e apesar de não serem mudanças drásticas de fundamentos, há mudança de fundamentos que impactam as pespectivas futuras e elas estão apanhando bastante. Eu sinceramente acho que no caso delas os fundamentos continuam bons, mas existe um risco, mesmo que pequeno, de continuarem piorando, desta forma a situação se complica.

      Em caso de crises sistêmicas, aí sim as quedas são mais por fatores psicológicos, pessimismo exagerado ou falta de liquidez do que por mudanças nos fundamentos das empresas, portanto nestes casos é sempre um bom momento para continuar aportanto na bolsa.

      Em resumo, eu aceito melhor as quedas gerais por crises sistêmicas do que se uma ação específica está caindo muito sem motivos aparentes.

      Excluir
    9. Eu acho que o importante é aportar sempre, independentemente do cenário. Comprando todo mês o seu PM vai se diluir e se a empresa for boa ele tende a zero.

      É isso que importa.

      Excluir
  9. basterete, vou te vender minhas cielos por 70,00 e recomprar por 58, que tal?

    ue, mas cotação não importa... como é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Não sou bastterete. O fato é que os conceitos do Bastter fazem todo o sentido. 99% das pessoas que se preocupam com o preço das ações vendem tudo no fundo em pânico.

      E outra, o Bastter é médico, acho que formado em federal, o cara trabalha no mercado financeiro há trocentos anos, não estamos falando de um zé mané que surgiu do nada. Se você agir igual a maioria, que sempre perde na bolsa, vai ser mais um perdedor.

      Sobre a CIEL3, apenas para você saber, vou comprá-la no mês que vem, no preço que estiver.

      Abração!

      Excluir
  10. você me vende pelo preço atual, se chegar em 58 eu me comprometo a vender para você de volta, mas se subir para 70 você recompra, combinado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CIEL3 é uma das melhores empresas da Bolsa. A pessoa que ficar esperando "correção" do preço dela nunca vai conseguir comprá-la Empresa boa igual essa sobe em linha reta.

      Abração!

      Excluir
  11. A este debate se chama "Discussão Bizantina".

    Conceitos simples para quem assim pensa, tal qual pode ser simples entender também que quero comprar uma excelente empresa pela metade do valor (por que o sujeito a está vendendo pela metade do valor nem me interessa, mas fato é que eles vendem nas crises).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      O importante é cada um estar feliz com a sua estratégia. Eu prefiro comprar mais caro, você prefere mais barato, mas o fato é que o fundamental mesmo é acumular ações de boas empresas.

      Abração!

      Excluir