sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fechamento fevereiro de 2014

Olá investidores,

Vamos ao fechamento do mês? O mês foi melhor do que janeiro, afinal, o Ibovespa caiu "apenas" 1,1%. A minha carteira fechou o primeiro mês no positivo e ganhou do índice com folga, a rentabilidade dela nesse mês foi de 2,89% conforme demonstra abaixo a planilha do ADP:


O aporte do mês foi destinado para a compra de ações da CCRO3. Além disso, optei por encerrar minha posição na VALE3, pois fiquei profundamente incomodado com o resultado de 2013 e porque já estava desconfortável com a empresa. O capital que estava alocado na Vale foi destinado para a compra de ações da SBSP3. Veja abaixo o meu preço médio em cada ação da carteira e a variação dos ativos até o momento:


As ações estão alocadas da seguinte forma:


Bom feriado a todos!

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado DH! No anual ainda estou no vermelho, mas vamos ver o que acontece até o final do ano.

      Abração!

      Excluir
  2. Que pena que vc vendeu a VALE. Ótima empresa a despeito do evento não recorrente. Excelente rendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TL!

      Sim, a Vale é uma ótima empresa, isso é inegável, o problema é que não vejo tanto crescimento para ela nas próximas décadas. Ela já é uma empresa "madura". Fora isso, o prejuízo em 2013 me irritou demais. Como minha posição era pequena, resolvi sair fora.

      Abração!

      Excluir
    2. Há um conceito extremamente equivocado rondando a Blogosfera de que empresas maduras trazem pouco retorno ao acionista e que a atitude correta é ser agressivo e investir em empresas de crescimento. Na verdade, quando se investe em crescimento, também se incorre em maiores riscos. Farei um post a respeito.

      Excluir
    3. Troll,

      Risco sempre há, só que o risco das Blue Chips é menor, exatamente porque elas já são empresas gigantes e consolidadas. A VALE3 é cíclica e tem muita influência do PT. Por esses motivos, e pelo prejuízo absurdo, optei por sair dela. Estou aguardando o seu post sobre o tema.

      Abração!

      Excluir
  3. http://investandsurvive.blogspot.com.br/2014/02/removendo-captcha-do-seu-blogger-em-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sabia que tinha captcha aqui, vou ler o post do Victor depois. Valeu pela dica.

      Excluir
  4. CCR é uma das minhas preferidas, mas acho que foi precoce ao encerrar a posição em VALE.

    A empresa é boa, está enfrentando problemas com a REFIS e com o mau crescimento global, mas vai se recuperar, e certamente vender neste momento é vender na baixa.

    No mais a evolução percentual da carteira foi muito boa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Guardião,

    A CCR é uma baita empresa mesmo! Sobre a Vale, é o que eu falei pro Troll ali em cima, eu já não estava tão satisfeito com ela, aí vem aquele prejuízo enorme no balanço, resolvi então encerrar minha posição nela. Já a rentabilidade foi boa mesmo, espero continuar nesse ritmo nos próximos meses.

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo resultado IL,

    Achei sábia essa sua decisão de vender Vale.
    Perdi a fé nela, depois que tiraram o Agnelli de lá
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BBB!

      Pois é. A Vale ainda tem muita influência do Governo, apesar de ter sido privatizada.

      Abração!

      Excluir