quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A Bolsa e o mundo não vão acabar

Olá investidores,

Hoje quero falar sobre o desespero do pequeno investidor, principalmente para aqueles que estão iniciando na Bolsa. Muitas vezes, ao começarmos a investir em ações, ficamos empolgados, nos achamos os espertos, não é? Mas a Bolsa e o Sr. Mercado não são brincadeira não. Em tempos em que a Bolsa está andando de lado e até mesmo caindo, como agora, a maior parte das pessoas não consegue ter equilíbrio emocional suficiente para ficar alheio a tudo isso. Na Bolsa, você tem que separar mais do que nunca a razão da emoção. E daí que as cotações das suas ações caíram? Seria melhor se elas tivessem subido? É claro que sim! Mas é justamente no curto prazo que tudo pode acontecer. O fato é que no longo prazo a Bolsa SEMPRE vence.

Se você ficar se guiando pela imprensa (e veja que falo com propriedade, pois sou formado em Jornalismo), você vai ficar louco. É simples. Você vai enlouquecer! A imprensa, em sua grande maioria, é uma porcaria. Ou seja, esqueça notícias. Quando você quiser estudar sobre sua empresa, debruce-se sobre os balanços dela e converse com o RI (Relações com Investidores). Essas são as melhores fontes de informação que você pode utilizar. Não opere notícias! Os balanços não mentem. Toda a saúde financeira da empresa, os seus investimentos, as suas dívidas, está tudo lá. Para a imprensa, quanto mais sensacionalismo melhor. Assim, eles conseguem mais audiência e lucram mais com seus patrocinadores.

Além do mais, a cada ano, a qualidade de vida da população melhora. Veja que no século XX passamos por incontáveis problemas, duas Guerras Mundiais, Guerra Fria, enfim, n coisas e ainda assim, quem teve paciência e investiu religiosamente uma parte do seu salário conseguiu rendimentos fantásticos com o passar dos anos. O mundo NÃO vai acabar. Vou repetir. O mundo NÃO vai acabar. As pessoas vão continuar estudando, trabalhando, consumindo, ad eternum. Esse ciclo não vai ser quebrado abruptamente. Compare a sua situação hoje com a sua situação há dez anos atrás. Tenho certeza que a sua vida prosperou. E assim vai ser para todos. 

O capitalismo vai continuar existindo, com crises ou sem crises. Ou alguém aí acredita em socialismo e comunismo? A mensagem que eu quero passar mesmo é que você deve ignorar tudo isso. Dedique-se ao seu estudo, seu trabalho, seu lazer, e óbvio, a poupar todos os meses religiosamente. Se você vai investir em ações, FII's, Tesouro Direto, não importa. O que importa é guardar um pouco todo mês. Quem tiver a sabedoria e a paciência de esperar vai ter resultados maravilhosos lá na frente. E agora, você promete para mim que vai parar de perder seu tempo com besteiras e focar no que realmente importa?

10 comentários:

  1. O que realmente importa? Comer cu e buceta!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou fazendo Buy e Hold também, conheci o site do Bastter, muito bom, dá dicas feras. o importante é comprar ações com lucros consistentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Anônimo! Continue assim que você vai longe.

      Excluir
  3. excelente post IL ,

    www.aposentandojovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post, IL!

    Só uma dúvida, com esse pensamento e sendo jornalista, onde você consegue emprego? Rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MIN!

      Eu já trabalhei com Jornalismo. Até gosto da área, mas mais como hobby. Atualmente estou em outra profissão.

      Excluir