quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Retrospectiva e metas para o ano que começa

Olá investidores,

Não sou muito ligado nessas bobeiras de ano novo, do tipo, ah, acabou o ano, zerou tudo, agora é tudo novo, como se as coisas mudassem assim da noite para o dia... Mas enfim, no ano que passou eu consegui me formar, em um curso que eu gosto, acho bacana, mas que eu não me vejo ganhando bem nele.

Levando isso em conta, estou pensando em começar um novo curso nesse ano, vamos ver, estudo nunca é demais. Eu sempre fui fissurado em investimentos, mas 2013 foi o ano em que eu efetivamente comecei a investir na Bovespa. Nunca gostei de fundos, a ideia de ter um gestor administrando meu dinheiro jamais me atraiu, prefiro eu mesmo ser o responsável pelas minhas decisões, ainda mais as financeiras.

Então, após estudar muito, decidi ingressar na Bovespa aos poucos. Como disse no post sobre a cotação, felizmente, consegui me desligar desse mal. Faço a minha compra mensal de ações e acompanho só os lucros. Se os lucros estão consistentes, ótimo, automaticamente a cotação vai acompanhar os lucros. O segredo é olhar os BALANÇOS.

Esqueça análise técnica. Você conhece algum trader milionário? Acredito no Buy and Hold e não preciso citar exemplos de investidores bem sucedidos dessa técnica, não é mesmo? Warren Buffet, Lírio Parisotto, e Luiz Barsi, por exemplo. Bom, para 2014 eu pretendo aportar todos os meses em ações, Tesouro Direto e Poupança.

Fora os investimentos, nesse ano pretendo realizar o sonho de conhecer os Estados Unidos. Como falei na introdução do blog, acho que devemos aproveitar o presente e o futuro, sem abrir mão de nenhum dos dois. Eu nunca fui para o exterior, nunca viajei de avião, e tenho o sonho de conhecer o país mais poderoso do mundo. 

A propósito, a Internet, fundamental nos dias de hoje, também foi inventada pelos ianques! Pois bem, quero ir para lá conhecer um país de primeiro mundo. Pretendo fazer uma viagem internacional por ano. Não encaro isso como luxo, mas como lazer, afinal, viver só para trabalhar e acumular não dá, né?

Sobre a minha rentabilidade, informo que vou começar a postá-la todos os meses a partir desse mês de janeiro que se inicia. Vou utilizar as planilhas do ADP e também vou participar do ranking do Victor, conforme combinado com ele. 

Espero que esse ano seja excepcional para todos os colegas da blogosfera de finanças e que todos nós tenhamos muita saúde e dinheiro, que são as duas coisas mais importantes da vida para mim. E você, já fez seus planos para esse ano? Deixe seu recado e vamos trocar ideias!

10 comentários:

  1. O segredo dos investimentos é montar patrimônio, não ficar gastando dinheiro de patrimônio, se você quer viajar, viaje, mas com dinheiro guardado e planejado para isso, lazer é necessário, conhecer outros lugares e outras culturas melhora sua criatividade e pode melhorar seu salário também.

    Abraços
    Zé das Cove
    http://buscapelaif.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fala Zé!

    Obrigado pela visita e pelo comentário. Talvez eu não tenha sido tão claro na postagem, mas o dinheiro que eu irei destinar para essa viagem não será retirado do meu patrimônio. Ele será acumulado em outra poupança, sem relação com os investimentos, para que eu possa usufruir do mesmo futuramente.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. excelente, vc acrescentará muito a blogosfera tb divulgando suas rentabilidades e estrategias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AJ! Vamos começar 2014 com tudo!

      Abração.

      Excluir
  4. Interessante seus objetivos Investidor Livre, não conhecia o seu blog, vou acompanhá-lo para saber das novidades referentes a esses objetivos.

    Ao contrário de você, eu vejo a virada do ano como uma ótima época para traçar novos planos e objetivos, sempre fiz isso e posso dizer que em grande parte deu certo. Pensando nisso eu criei um blog para falar não só dos objetivos financeiros como de todos os outros, passa lá e se puder me fala o que achou.

    Abaço!
    http://mirenoalvo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita Mire no Alvo!

    Agradeço os elogios! Sobre a virada do ano, é o que eu estava comentando com meus pais outro dia. Ok, ano novo, todo mundo lá em Copacabana comemorando, mas.... e aí? O que mudou? Absolutamente NADA! O ano mudou, o ano virou, e as coisas não são resolvidas assim, do dia para noite, muito pelo contrário. Ainda existe um MONTÃO de problemas, não só no Brasil, mas no mundo. O que dá resultado é o trabalho de formiguinha, feito diariamente, isso na minha visão. Por isso não sou fã dessas bobeiras de Natal, que para mim é uma data comercial, e Ano Novo. Vou passar no seu blog sim.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana sua explanação, neste quesito eu concordo plenamente com você, em geral as pessoas são passivas e acham que ao virar o ano muita coisa vai mudar sem nenhum esforço.

      A minha visão é de que é uma ótima fase para refletir o que deu certo e errado, aprender com os erros, revigorar as energias e correr atrás de novos objetivos e realizações.

      Valeu pela vista lá no Blog!
      Grande Abraço!

      Excluir
    2. Verdade. Vamos que vamos em 2014 então!

      Abração.

      Excluir
  6. Você deve ser novo (já que está se formando) e te digo : VIAJE!!
    Aproveite agora. Se possível, faça intercambio...
    E se conseguir, entre como trainee em alguma empresa.

    ResponderExcluir
  7. Fala VBI!

    Então, eu quero viajar sim, tenho o sonho de conhecer esse mundão inteiro, ao menos os principais países do globo. Sobre o Trainee, eu já tenho a minha empresa, então ao menos no momento essa possibilidade está descartada.

    Abração!

    ResponderExcluir