sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fechamento janeiro de 2014

Olá investidores,

Finda-se o mês de janeiro e o IL, orgulhosamente, vem mostrar a todos como foi o desempenho da minha carteira durante esse período. Para quem não sabe, meu capital está alocado 100% em renda variável. Meu único investimento hoje são minhas ações e o meu colchão emergência, que por sinal ainda é um colchonete, pois estou montando ele de novo. Assim como a maior parte da blogosfera, eu também estou utilizando as planilhas do grande ADP, que se tornaram referência para todos nós. Primeiro vamos ver a situação atual da minha carteira de ações:


Como podem ver, quase todas as ações da minha carteira desabaram, exceto a VALE3, que teve uma valorização irrisória. Se isso me preocupa? De forma alguma! São empresas excelentes, isso aí é movimento de curto prazo, tenho certeza que no futuro vou ter muitas alegrias com elas. O aporte do mês foi destinado para a compra de ações VIVT3 e VALE3. Eu tinha alguns títulos de longo prazo do Tesouro Direto que optei por resgatá-los mesmo com prejuízo. Porque fiz isso? Eu não estou confiando no Brasil a longo prazo. O fato do dinheiro ficar "preso" também me incomodava. Nas ações tenho liquidez imediata e isso é uma grande vantagem. Os ativos estão alocados na carteira da seguinte forma:


 Vamos agora ao cálculo da rentabilidade do mês. Vejam vocês mesmos, segundo o sistema de cotas idealizado pelo ADP:


A carteira DESABOU! Mas como disse antes, é só um momento passageiro, afinal, no longo prazo a Bolsa SEMPRE vence. Nunca se esqueça disso. Apenas para comparação, minha carteira desvalorizou -5,25% enquanto o Ibovespa despencou -7,51%, ou seja, ainda ganhei do benchmark, rsrs. Não gosto dessas comparações, mas é mais a título de curiosidade. Meu objetivo real é que a carteira vença a inflação (óbvio) e a renda fixa. Vamos ver o que acontece nos próximos meses. Caso tenham achado o formato do fechamento ruim, opinem, é a primeira vez que faço e ainda estou pegando a manha. Forte abraço a todos!

18 comentários:

  1. Desvalorização próxima à minha, mas vamos que vamos e não te conhecia! Prazer! rsrsrs
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thales!

      Esse mês foi ruim pra todo mundo! Te coloquei no meu blogroll. Retribui lá?

      Abração!

      Excluir
  2. Fechamos a rentabilidade praticamente igual hein!
    Gosto de comparar com o ibovespa não só por curiosidade.
    Na verdade é para saber realmente se estou fazendo o meu "trabalho de casa" certo. Eu tenho que ser melhor do que o ibovespa, senão seria melhor eu investir nos ETFs mesmo, sem tanto trabalho.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga ID!

      Verdade, ficamos bem próximos mesmo! Sobre o IBovespa, o problema é que é relativamente fácil ganhar dele, levando em conta que tem bastante porcaria lá. Até outro dia, senão me engano, OGXP3 estava no bolo também.

      Abração!

      Excluir
  3. Desabou menos que a minha, que é recheada de FIIs e que apanharam muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      Em janeiro todo mundo foi mal. Acho que ninguém deve ter ficado verdinho, rsrs. Sobre os FIIs, ainda não invisto neles, preciso estudar mais e me aprofundar a respeito. Mas fazendo uma comparação rápida, pode-se dizer que eles são "pedaços" de um imóvel que pagam um valor todo mês?

      Abração!

      Excluir
  4. O mes foi ruim para todo mundo... Acho q anos melhores virao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CR7,

      Sem dúvidas amigo! Vamos plantar agora para lá na frente a colheita ser farta e duradoura.

      Abração!

      Excluir
  5. boa rentabilidade... difícil algue´m ter ficado verde esse mês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AJ,

      Verdade amigo! Vamos ver o que fevereiro nos reserva.

      Abração!

      Excluir
  6. Por que não mostra o patrimônio? Já é milionário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala DH,

      Muito pelo contrário! É uma questão puramente de segurança mesmo. Hoje meu patrimônio é pequeno, mas daqui dez anos será grande. Não vou me sentir confortável divulgando ele. Espero que entenda.

      Abração!

      Excluir
  7. IL, até que não foi tão mal, a turma está apanhando bastante (inclusive eu), mas vamos torcer para as coisas melhorarem durante o ano.
    Gosto da sua carteira.
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI!

      Pois é, todo mundo se lascou em janeiro. Obrigado pelo elogio! Até o final do ano vou conseguir montar a minha carteira ideal, aí você me dá o seu feedback de novo, rs.

      Abração!

      Excluir
  8. Bom dia, IL.

    Qual planilha do AdP é essa que aparece na segunda imagem?

    Bom ler esse trecho, me deixa mais calmo.

    "Como podem ver, quase todas as ações da minha carteira desabaram, exceto a VALE3, que teve uma valorização irrisória. Se isso me preocupa? De forma alguma! São empresas excelentes, isso aí é movimento de curto prazo, tenho certeza que no futuro vou ter muitas alegrias com elas".

    ResponderExcluir
  9. Fala MIN!

    A planilha da segunda imagem é essa aqui, de rendimento:

    http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

    Temos que operar com a razão e não com a emoção. Esquece cotação! Só saia das empresas se elas ficarem ruins.

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Nobre IL,

    Gosto de sua carteira. São empresas muito sólidas. A única ressalva é ter um colchão de segurança pequeno, pois caso algum problema apareça, você pode ficar em apuros sendo obrigado a realizar prejuízos de curto prazo.

    A propósito, respondi seu questionamento aqui:

    http://investidortroll.blogspot.com/2014/01/atualizacao-mensal-dezembro-de-2013.html?showComment=1391472052878#c4409097120497385877

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobilíssimo rei da blogosfera,

      Obrigado pelo elogio! É verdade, essa situação está me preocupando, porém, estou focado em aumentar o colchão o quanto antes.

      Abração!

      Excluir